22.11.08

Dicas para Ler Livros Espíritas

Figura 1: Pintura à Óleo de Alexander Rossi

O Grupo Scheilla fez um convite gentil para discutirmos como estudar o Espiritismo. Um dos tópicos de nossa reunião foram estratégias de leitura, das quais selecionei doze dicas para o Espiritismo Comentado:
1. Escolha livros que lhe darão prazer.
2. A leitura é uma habilidade, leia um pouquinho todos os dias e aos poucos sua capacidade de ler aumentará.
3. Experimente estilos diferentes (contos, poesias, romances, mensagens, estudos, livros históricos, livros temáticos, etc...).
4. Se você não tem hábito de leitura, comece com textos curtos.
5. Para ler um romance de 500 páginas, não páre antes das quarenta primeiras...
6. Não pare a cada palavra desconhecida para procurar no dicionário. (Se quiser aprender palavras novas, anote-as e consulte depois).
7. Divida textos menores em partes.
8. Certifique-se que ao final da leitura você entendeu quais são as principais idéias do autor.
9. Evite ficar riscando ou marcando os livros. Em vez de marcar no texto as idéias principais, anote ao lado do parágrafo uma frase pequena que resume o que é tratado.
10. Leia periódicos espíritas (jornais, revistas, boletins e blogs ou similares), eles tratam de assuntos que não são encontrados nos livros em geral (notícias, informações sobre a casa espírita, textos sobre atividades especializadas, eventos, reflexões de temas do momento, entre outros).
11. Leia Kardec; estude Kardec. Se possível, nesta ordem.
12. Combine com os amigos ler o mesmo livro, ou troque de livros com os amigos. Fica mais fácil de tirar dúvidas e ouvir opiniões.

Nenhum comentário: