23.11.08

Projeto Evangelizar - Jogos


Em agosto de 1986 (há vinte e dois anos!!!) coordenei um projeto na evangelização infantil denominado "Projeto Evangelizar". Organizamos grupos de interesse que desenvolveram material para treinamento de evangelizadores em diversas áreas que praticamente não tinham material publicado.


Com a palestra de sexta-feira redescobri alguma coisa que fizemos no projeto e pretendo publicar aos poucos no EC para o público leitor que trabalha com crianças nas Sociedades Espíritas do Brasil e do exterior.


A Recreação dos Três aos Cinco Anos


"Transpor um obstáculo e com isso rejubilar-se é a principal característica da recreação entre quatro e cinco anos. É a idade das proezas. A criança inventa as próprias brincadeiras, e de objetos mais diversos imagina uma série de brinquedos: um pau de vassoura é um cavalo, um sabugo de milho é uma adorável bonequinha."


"01 - Adivinhe o que foi


Indicação: três a cinco anos

Objetivos: atenção, observação, acuidade auditiva, saber esperar sua vez.

Material: uma venda de pano.

Preparação: as crianças sentam-se em semicírculo, destacando-se uma para ter os olhos vendados

Desenvolvimento: A fim de iniciar a brincadeira, a professora escolhe uma criança, que deve produzir três ruídos diferentes. O companheiro vendado deve identificar os sons produzidos (batidas de pés, toque na porta, palma, barulho na mesa, estalar de dedos, barulho com a língua, etc.) O próximo a ser vendado fica a critério da professora."


Se você já usou esta brincadeira em sala de aula, comente...

Um comentário:

Cristina helena disse...

Excelente incluir jogos na evangelização. Trabalham o respeito, o entendimento do ponto de vista alheio, de forma alegre, lúdica. Faz sentido para as crianças e justamente esta convivência que está faltando. Só uma sugestão: é interessante misturar as idades entre 4 e 6 anos, pois isto enriquece muito a compreensão de uns e outros. A mistura de idades humaniza também.
abçs