2.11.09

JORGE DAMAS RESGATA OBRA HISTÓRICA DO ESPIRITISMO FRANCÊS



O conhecido escritor espírita Jorge Damas resgatou um livro publicado pelo Sr. Pezzani que trata do tema Pluralidade dos Mundos Habitados.

Segundo o tradutor, o autor advogava no tribunal de Lyon, e tem também a obra "Os princípios superiores da moral". Ele iniciou Roustaing no Espiritismo, o que pode explicar o quase desconhecimento de seu trabalho no Brasil contemporâneo apesar da referência de Kardec ao mesmo.

Na língua inglesa, contudo, Pezzani aparece ao lado de Victor Hugo, Flammarion e outros conhecidos autores espíritas, no livro "O Debate da Vida Extraterrestre". O autor deste livro explica que o livro de Pezzani foi publicado em 1865, apesar dele se interessar pelo tema desde 1838. Ele considera que Flammarion solucionou de forma irrevogável o debate pluralista. Em 1872 o livro já estava na sua sexta edição e havia sido traduzido para o sueco e o espanhol.

Mesmo não tendo lido, penso que é leitura obrigatória para quem deseja conhecer a história do Espiritismo no século XIX.

Um comentário:

Jáder Sampaio disse...

Jorge Damas publicou uma explicação bem plausível para o desconhecimeto da obra de Pezzani no Brasil. Penso que explica melhor que minha hipótese.


"Pezzani fez a iniciação complementar de Roustaing, pois a inicial foi feita por um médico de Bordeaux. Depois de Roustaing ler o LE e o LM é que foi procurar, por correspondência, contato e aprofundamento com Kardec e Pezzani. Ver meu livro: Jean Baptiste Roustaing - Apóstolo de espiritismo, pp. 226-234. Pezzani não é conhecido no Brasil, não foi por causa de Roustaing, mas porque o nosso movimento não pesquisou quase nada fora de Paris, da época de Allan Kardec." - Jorge Damas