23.7.10

TEM ESPÍRITOS NO BANHEIRO?


Ainda outro dia uma amiga perguntou-me o que ler no "Evangelho no Lar" quando se tem crianças em casa. Sempre fui de opinião que as crianças têm preferência, mesmo porque elas não aguentam ficar quietas ou participar com um texto filosófico dissertativo do século XIX.
Sempre me perguntam o que sugerir para os adolescentes lerem, e temos cada vez mais textos com uma linguagem muito distante da linguagem coloquial que usamos, por menores e mais simples que sejam.
Este livro chega em um ótimo momento. Tatiana Benites, experiente em "arte clown", escreve textos curtos, doutrinários e bem humorados. Ela tem um olhar curioso, capaz de captar o universo infantil e reproduzi-lo. Com todo o respeito, não é uma linguagem professoral, simplificada à força, muito comum nos novos livros voltados para o público infanto-juvenil espírita que têm surgido. Não é um texto didático, mas tem uma capacidade enorme de promover o debate de temas complexos de forma simples.
Já li metade do livro e tenho sempre lido a coluna dela no Correio Fraterno, e considero o trabalho que examinei com ótima qualidade doutrinária.
Se ainda me lembro das aulas de Psicologia do Desenvolvimento, penso que ela tem um livro para crianças de oito ou mais anos de idade, mas precisamos testar. Com esta idade, a leitura tem que ser acompanhada e discutida, para incentivar a criança e auxiliá-la a entender o livro. Com certeza os jovens de 12 anos ou mais (eu me incluo) deverão "curtir" muito o livro.

3 comentários:

Ricardo Alves da Silva disse...

Muito feliz seu comentário, Jáder!

Eu sou um "jovem" que leio o Correio Fraterno, acompanhando avidamente, com um sorriso no canto do rosto, as aventuras da Laurinha. E isso quando o sorriso não abre de vez, com muita alegria!

Quando recebi o email de divulgação do livro, fiz questão de divulgá-lo entre meus contatos.

Abraços!

Ulysses Baldez disse...

É sempre interessante ler um bom e inteligente texto. Fico contente quando encontro irmãos de doutrina que fazem esse trabalho de formiguinhas que é divulgar essa maravilhosa doutrina. Eu Ulysses Baldez de São Paulo, convido você e seus leitores a visitarem meu site, o qual tem o objetivo de divulgar nossa querida doutrina Espírita pelo Brasil e pelo mundo; fique na paz do amado Mestre Jesus.
www.casulo.weebly.com

Rogério Pietro disse...

Tatiana Benites conseguiu dar corpo a uma obra que ajuda a desmistificar o Espiritismo, aliando o bom humor a conceitos estabelecidos da Doutrina. Pode ser lido por qualquer um, independente do credo. Uma leitura que vale a pena e pode ser usada em aulas para crianças e jovens.