5.9.12

PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE PASSE



Na literatura de língua inglesa encontram-se muitas pesquisas em periódicos científicos sobre healing. A palavra tem múltiplos significados, inclusive o fisiológico, que significa cura, mas é muito usada como referência à "spiritual healing", que seria "uma relação simples e direta entre o curador (healer) e o paciente no qual pode ocorrer uma melhora na condição do paciente. Os mecanismos subjacentes às práticas de 'healing' são usualmente explicadas com base na transmissão de uma 'energia curadora', embora ainda haja pouco entendimento do tipo de energia que pode estar envolvida." (Hodges & Scofield, 1995)

Os passes, como os praticamos no meio espírita, seriam considerados por estes pesquisadores como uma forma de 'spiritual healing'.

Que tipo de evidências empíricas (perceptíveis pelos cinco sentidos) podem dar suporte a uma prática que está se tornando reconhecida pela chamada Medicina Complementar e Alternativa?

Os autores acima citados, da Universidade de Londres, fizeram um trabalho de revisão e apresentaram resultados empíricos favoráveis às 'curas espirituais' (spiritual healings) que passo a traduzir:

Em Enzimas


Monoamina axidase em plaquetas humanas (Rein, 1986) - aumento do nível de enzimas (p < 0,001)

Em Microorganismos

Inibição de culturas de fungos (Barry, 1968) - diminuição do crescimento dos fungos (p < 0,001)

Produção de dióxido de carbono em culturas de fermento (Grad, 1965) - Mudanças na produção de CO2 (p < 0,0005)

Efeitos em Células In Vitro

Hemólise de células vermelhas do sangue (Braud, et. al, 1979) - redução da hemólise (p < 0,001)

Hemólise de células vermelhas do sangue (Braud, 1988) - redução da hemólise (p < 0,00002)

Efeitos em plantas

Sementes de plantas (Grad, 1965) - Redução do efeito do estresse (damage) salino (p < 0,001)

Efeitos em animais

Feridas de pele em ratos (Grad, 1965) - Aumento da taxa da cura da ferida (p < 0,001)

Retardo do crescimento do bócio em ratos (Grad, 1965) - Crescimento mais lento da tireóide (p < 0,001)

Efeitos em seres humanos

Aumento dos níveis de hemoglobina no sangue (Krieger, 1975) - Aumento da hemoglobina pós-tratamento (p < 0,01 - 0,001)

Estado de ansiedade em pacientes cardíacos (Heidt, 1979) - Redução dos níveis de ansiedade (p < 0,01 - 0,001)

Fonte: Hodges, R. D, & Scofield, A. M. Is spiritual healing a valid and effective therapy? Journal of the Royal Society of Medicine, v. 88, apr. 1995, p. 203-207

Obviamente, há pesquisas negativas com healing, e este trabalho já apontava a existência de mais de 8000 curadores (healers) na Grã-Bretanha, registrados em uma instituição denominada Confederação das Organizações de Curadores (CHO, em inglês).

Eles recomendaram, há mais de 15 anos, a estruturação de programas de pesquisa em healing, em função da existência de resultados positivos e da disseminação da prática. 

Outro ponto digno de nota é o efeito dos passes e outras técnicas similares em sementes, células e fungos, além do conhecido efeito de alteração da tensão da superfície da água (Rindge, 1977), que se opõem aos argumentos geralmente usados pelos céticos como o efeito placebo.

Parece, portanto, que em vez de reinventar a roda, cabe aos interessados em um entendimento dos passes (principalmente os chamados magnéticos ou humanos por Kardec), fazer estudos de revisão dos trabalhos já existentes, especialmente dos recentes, posto que no século XIX os magnetizadores não tinham por prática de pesquisa os estudos experimentais e apenas teciam considerações sobre estudos observacionais de tratamentos empíricos, com raras exceções.

3 comentários:

Zilda Santiago disse...

Muito bom.Pena que não tem como compartilhar.

Zilda Santiago disse...

Encontrei onde compartilhar e fiz isto.Um conselho:Tire a verificação de palavras que é horrível;Quando aparece mt gente desistir de comentar.

Jáder Sampaio disse...

Zilda, obrigado pela sugestão. Eu não sabia que era possível. Vou tentar desabilitar.