30.7.19

VOLUNTÁRIOS À VENDA! POUCOS EXEMPLARES.



Estive recordando da minha tese de doutorado, realizada em uma instituição espírita de Belo Horizonte para o 1º Encontro das Casas Espíritas do Entorno do Hospital Espírita André Luiz. 

Na parte teórica estudamos três gigantes dos estudos da motivação: Abraham Maslow, David McClelland e Josph Nuttin. Dos três capítulos, ainda hoje o mais citado é o de Maslow, porque mostramos que ele desenvolveu uma teoria muito mais ampla que as citadas em palestras motivacionais e manuais de administração. Bastou que tivéssemos lido todos os seus livros e artigos disponíveis.

A tese trata da motivação e sofrimento psíquico de voluntários e depois escrevemos sobre os mecanismos de defesa que eles desenvolvem nos grupos espíritas. Esse trabalho "virou" capítulo de livro e foi comunicado em congresso nacional.

Ela trata também da história da creche estudada, suas estruturas organizacionais ao longo do tempo, sua cultura e todas as atividades que se fazia àquela época. Isso foi a base para um diálogo de muitos meses com os dirigentes da mesma.

Aproveitamos para sintetizar as pesquisas que antropólogos realizaram sobre o movimento espírita no Brasil, as que falavam das atividades sociais espíritas,e propusemos um ethos e visão de mundo para o movimento espírita brasileiro. Eu nunca tentei publicar esse artigo em separado. Uma pena!

A tese tornou-se livro e esse esgotou-se em pouco mais de dois anos. Para minha surpresa, encontrei alguns lugares que ainda estão vendendo o livro novo e usado. Seguem os links desses lugares para quem se interessar:

Amazon do Brasil

https://www.amazon.com.br/Volunt%C3%A1rios-J%C3%A1der-dos-Reis-Sampaio/dp/8560114173

Estante Virtual

https://www.estantevirtual.com.br/livros/jader-dos-reis-sampaio/voluntarios

Livraria Universo Espírita

https://www.livrariauniversoespirita.com.br/livros/estudos-e-pesquisas/voluntarios-sampaio-jader-dos-reis/



Nenhum comentário:

Postar um comentário