22.4.20

UM HERÓI NORTE-AMERICANO QUE NÃO PEGOU EM ARMAS.




1864. A guerra de secessão norte-americana está em curso. Uma criança negra, filha de dois escravos, acaba de nascer. Ela é sequestrada com a mãe e resgatada por um mateiro, ficando órfã e sendo inicialmente criada pelos donos de sua mãe. A criança é franzina e frágil.

Em um ano, Abraham Lincoln assina a abolição da escravatura, mas o pequeno órfão está no estado escravocrata do Missouri. Não há escola fundamental para afrodescendentes, o trabalho para os recém libertos é manual e mal remunerado, a segregação racial é considerada legal.

Como esta criança poderia se tornar uma pessoa influente na sociedade americana, sem optar pela via da política, nem pela via empresarial? Qual foi a trajetória dessa criança? A ecologia poderia ser antevista no século 19, em um meio agrícola de monocultura de algodão?

Esta é a história real de um herói negro que Hermínio Miranda resolveu contar, como se o leitor estivesse assentado em sua frente em um ambiente com lareira acesa. Eu o li em apenas um dia, e você?

O pequeno laboratório de Deus

Hermínio Miranda

Lachâtre

320 páginas


ALERTA DE SPOILER: Só assista o vídeo abaixo depois de ler o livro.

5 comentários:

  1. Jader, eu tenho esse livro cuja leitura é muito agradável. Devo ter lido em pouco mais de uma semana. O George W. Carver foi um extraordinário exemplo de perseverança, desprendimento, humildade e trabalho incansável. Ótima lembrança a sua em divulgar esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto Cerqueira23 abril, 2020

      Jader, o unknown sou eu, Humberto Cerqueira da AECX

      Excluir
  2. Eu acabei de ler e achei delicioso! Merece ser divulgado e lido.

    ResponderExcluir