21.11.20

ESPIRITISMO OU KARDECISMO? ENTREVISTA PARA A PUCMINAS 2


 


Dando continuidade à entrevista feita pela aluna da PUC Minas.


02- Espiritismo kardecista é a mesma coisa que espiritismo?

Resposta de Jáder Sampaio

"A palavra espiritismo foi criada em língua francesa por Allan Kardec que desejava distinguir a doutrina que ele publicava a partir de “O Livro dos Espíritos”, do spiritualism (espiritualismo ou espiritualismo moderno), que é um movimento mediúnico norte-americano que foi difundido na Europa.

No Brasil, contudo, o senso comum aproximou o espiritismo dos cultos afro-católicos, ambos recebidos com restrições por um país oficialmente católico. É uma aproximação estranha, porque o espiritismo foi desenvolvido filosoficamente e os cultos afro são tradições trazidas pelos povos africanos, essencialmente orais. 

Para que não houvesse confusão entre as práticas, algumas pessoas começaram a se referir ao espiritismo como “centros de mesa”, “centros de linha branca” ou “kardecismo”, mas essas designações não são aceitas pela maioria dos espíritas brasileiros, que preferem que se distinga o espiritismo, de umbanda, do candomblé e de outros cultos de matriz africana."

7 comentários:

  1. O fato que é o termo kardecismo já aparece em alguns dicionários, que não criam os novos termos, mas apenas registra aqueles que a sociedade vem utilizando:
    https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/kardecismo/
    https://www.dicio.com.br/kardecismo/
    https://www.dicionarioinformal.com.br/kardecismo/

    ResponderExcluir
  2. A palavra espiritismo não foi criada por Kardec. A palavra já era utilizada como é possível verificar no periódico "Sacred Circle (1955)" publicado por John Worth Edmonds entre outras publicações anteriores.

    "Spiritism" significando comunicação com os mortos, sinônimo de necromancia.
    J. W. Edmonds em seus estudos dos fenômenos espíritas apresenta a diferença entre "old spiritism" e "modern spiritism" em um diálogo entre o cético e o espiritualista.

    ResponderExcluir
  3. Marisa, Kardec n'est pas anglais! Il est français! Il parle français!

    ResponderExcluir
  4. Sem qualquer apontamento crítico, incabível sempre, tenho percebido que o "kardecismo" está se formando como grupo a partir de alguns estudiosos que restringem a Doutrina Espírita às obras básicas da Codificação e outros textos de Kardec (eventualmente, incluindo obras dos espíritas da 1a hora, como Denis, Delanne, Flammarion, etc). Estes tendem a excluir peremptoriamente o material originado pela espiritualidade através de Chico Xavier, Divaldo Franco e outros médiuns brasileiros. Faz sentido para você? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. André, faz sentido sim! Alguns são meus amigos queridos, mesmo que não compartilhe essa ideia com eles. Eles reduzem o conceito de espiritismo a Kardec, com pequenas concessões. O único reparo que faço é que eles também não se veem como kardecistas.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de, eventualmente, Hyppolite não haver criado a palavra, ela aparece nos livros fundamentais do Espiritismo com uma definição muito clara, e acompanhada nos mesmos livros da afirmação de que, não sendo a criação de um humano (encarnado), não deve ser personalizada em ninguém. Por essa simples razão me parece inadequado utilizar a expressão 'kardecismo' como designação dessa doutrina tão abrangente e complexa.

    ResponderExcluir
  7. Amorim, quem quer que conheça filosofia e ouça “fenomenologia” vai pensar em Edmund Husserl e em Erlebnis. A palavra fenomenologia já existia e foi empregada por Immanuel Kant. Não se trata de invenção de palavras, mas de uma escola filosófica.

    ResponderExcluir