1.11.07

Visita ao Centro de Cultura

O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, situado na capital paulistana, abriu as portas gentilmente para uma visita em setembro.








O Centro foi criado a partir da iniciativa do Eduardo, hoje desencarnado, que dedicou sua vida à construção de um acervo de livros, documentos impressos e digitais referentes ao Espiritismo e outros assuntos.

Há mais de um ano a equipe assumiu o desafio e inicialmente transferiu, higienizou e está catalogando o acervo doado.




O acervo ocupa um andar inteiro do prédio e estará aberto a consultas após a catalogação e registro. Entre livros, documentos e outras fontes ele foi estimado em mais de 40.000 objetos.

Outra frente de trabalhos do CCDPE é a publicação das obras do Eduardo e de outras obras para a preservação da memória e história espíritas no Brasil. Com o selo do CCDPE já foram publicados "Marechal Ewerton Quadros: Primeiro Presidente da Federação Espírita Brasileira", "O Espiritismo na Bíblia", "Cem Anos de Evangelho com Eurípedes Barsanulfo" e "Auto de Fé de Barcelona". Este último encontra-se resenhado no site Espiritismo Comentado.



Outros livros do Eduardo também são encontrados como "História da Dramaturgia com Temática Espírita (1850-1950)", "Anália Franco - A Grande Dama da Educação Brasileira", "Maçonaria e Espiritismo: Encontros e Desencontros", além dos três volumes do "Anuário Histórico Espírita" editados a partir dos trabalhos dos membros da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas.

Com infra-estrutura montada para cursos e reuniões, o Centro de Cultura vem ocupando seu lugar bandeirante na construção de um espaço novo e oportuno no Movimento Espírita Brasileiro.






Agradecemos à gentileza da Júlia Nezu, da Izabel Vitusso e do Geraldo que nos receberam de coração aberto. Desejamos à equipe muito sucesso nos seus sensatos empreendimentos em prol da divulgação e pesquisa da cultura espírita.



2 comentários:

  1. Opa! Eu tenho um livro deste colega aí, hein: é o "100 anos de comunicação espírita em São Paulo" - muito bom!

    Marcus Papa

    ResponderExcluir
  2. Jáder, poxa que carinho seu fazer referência ao Centro de Cultura em seu blog. Para nós, será sempre uma honra levar a diante o trabalho de preservação da memória, iniciado por Eduardo Monteiro. O grupo trabalha com afinco para disponibilizar o quanto antes o acervo à comunidade.
    Um grande abraço
    Izabel Vitusso

    ResponderExcluir