24.2.08

Reuniões do Conselho e Assembléia da AECX


Foto 1: Conselho Diretor da Associação Espírita Célia Xavier

Reuniu-se em 24 de fevereiro o Conselho Diretor da Associação Espírita Célia Xavier para analisar a prestação de contas, o relatório das atividades das quatro unidades da AECX e discutir projetos. Escolhi alguns dos temas discutidos para divulgação:
- As oficinas do Lar Espírita Esperança foram transferidas para a Casa de Etelvina e Nova Luz. Demandam-se voluntários nestas unidades para torná-las plenamente funcionais.
- O Lar Espírita Esperança fez convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e irá oferecer em 2008 um curso de Eletricidade Básica aos interessados. Será instalada uma oficina do CEFET nas instalações do LEE. O curso ocorrerá aos sábados, voltado a pessoas de baixa renda a partir de 14 anos que desejam se profissionalizar. Haverá, em princípio, 20 vagas.
- A Mocidade da AECX fará 40 anos em 2008. Está em curso uma programação de atividades de comemoração da data. Informem-se.
- Os dirigentes de reuniões públicas irão empenhar-se na identificação de novos talentos na AECX para o crescimento das atividades.
- A Evangelização Infantil unificou turnos na sede, ampliou o número de crianças assistidas e fortaleceu a equipe. As aulas acontecem agora aos sábados das 9:00 às 10:30 h. As equipes do Lar Espírita, Citrolândia e Nova Luz necessitam de voluntários porque estão evangelizando mais crianças.
- A arrecadação da casa aumentou, mas as despesas também em função da folha de pagamentos, taxas de serviços e outros itens. A arrecadação é importante para conseguir recursos para a promoção social, manutenção patrimonial e realização de projetos. A diretoria irá estudar alternativas para o problema.
- Apesar das dificuldades de arrecadação, o balanço da casa foi superavitário em 2008.
- Estão encerradas as obras de ampliação da Casa de Etelvina em Citrolândia - Betim. Elas coincidiram com um grande aumento populacional da região, o que proporcionará uma perspectiva nova de trabalho e estudos espíritas para a comunidade.
- 2008 será o ano de obras em Nova Luz. A unidade, na região de Ribeirão das Neves terá uma atenção especial da Associação para com suas instalações e perspectivas.
- O Departamento de Educação de Adultos adotou o tema "Unificação do Espiritismo" para o ano de 2008.
- Universidade de BH fará projeto de comunicação social na Associação Espírita Célia Xavier

Sequente à reunião do Conselho, realizou-se na sede da Associação a reunião da Assembléia Geral que aprovou as contas por unanimidade e acompanhou com atenção a apresentação do relatório de atividades de 2008.

4 comentários:

  1. Bacana podermos ter acesso a essas informações, que são de interesse dos freqüetadores da Casa, mas que quase nunca tomamos conhecimento.

    É bom que nos matenhamos informados sobre o andamento das atividades da AECX, para darmos nossa contribuição, quando possível.

    Sugiro uma divulgação dos itens mais relevantes das reuniões, de maneira a facilitar o acesso das pessoas que vão ao Célia e às outras unidades.

    ResponderExcluir
  2. Érica,

    Você entendeu bem o propósito de incluir no EC o resultado da reunião do Conselho de Diretores. Os resultados são sempre públicos, posto que se encontram registrados em cartório, mas nem sempre são publicados, ou seja, são de conhecimento amplo dos associados. Precisamos reverter esta situação. Como você pode nos ajudar?

    Um abraço

    Jáder

    ResponderExcluir
  3. Postar essas informações no blog já é um grande início, mas devemos lembrar que nem todos acessam a Internet ou mesmo nem têm conhecimento do blog.

    Uma sugestão que tenho é afixar os resultados das reuniões nos murais que há na Casa, tanto no geral quanto no da Mocidade. E, quem sabe, expor isso oralmente aos freqüentadores de reuniões - públicas, mediúnicas, de estudos... -, para que todos saibam.

    Não é necessário detalhar muito nas explicações, mas divulgar o mínimo para que os interessados busquem maiores informações.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Érica,

    Encaminhei sua sugestão aos membros do Conselho Diretor. Espero termos alguns resultados brevemente.

    Um abraço

    Jáder

    ResponderExcluir