1.9.08

4o. ENLIHPE ENTRA EM CONTAGEM REGRESSIVA


O mês de setembro começou e com ele começou a contagem regressiva para o Quarto Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas.
A LIHPE foi uma iniciativa do amigo Eduardo Carvalho Monteiro, que dedicou grande parte de sua vida à construção de arquivos, biblioteca e publicação de livros que pudessem preservar a memória espírita no Brasil. Ela ganhou notoriedade com a construção do grupo na internet, iniciativa de Milton Bonfante, que agregou interessados no tema de três continentes e possibilitou a troca de fontes, informações, fotografias, imagens, projetos de pesquisa e publicações entre os membros. Eventualmente se discutia um tema, mas sempre houve o esforço de não transformar o espaço recém construído em uma lista de discussões.
Muitas das últimas teses, dissertações e monografias defendidas nas universidades brasileiras, que tinham por temática o Espiritismo, transitaram, ainda embrionárias, por este espaço, em busca de informações e interlocução.
Os encontros nacionais são um espaço de encontro entre a comunidade acadêmica e o público espírita. O primeiro ocorreu em Goiânia-GO, o segundo, mais estruturado, em Campinas-SP, paralelo a um evento da USE e o terceiro, já autônomo, em Belo Horizonte-MG. O último evento aproximou expositores, pesquisadores, escritores, editores, profissionais de mídia e muitos historiadores, espíritas ou não e contou com a presença física do Eduardo, que se preparava para apresentar trabalho no Congresso de Paris, e dele surgiram muitas parcerias e iniciativas, inclusive o Anuário Histórico Espírita de 2006.
O quarto encontro será decisivo na consolidação da LIHPE. Organizado em parte pela operosa equipe do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa - ECM, de São Paulo e em parte por membros da LIHPE, ele está concebido da seguinte forma:
- Um mini-curso aos interessados em aprender como preservar a memória do seu Centro Espírita, Federativa ou de personalidades, sem ter necessariamente a formação de historiador.
- Um vídeo sobre o trabalho do Eduardo Carvalho Monteiro, preparado exclusivamente pela Versátil Home Vídeo para o evento
- Diversas mesas, compostas de trabalhos previamente selecionados, com diversos temas associados à pesquisa e memória espírita. Após a apresentação dos trabalhos haverá debate dos temas com o público presente.
- Lançamento do livro: Chico Xavier - Um Herói Brasileiro no Universo da Edição Popular, de Magali Oliveira, escrito a partir de sua tese de doutoramento.
Há expositores de quatro estados: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
O evento está voltado para o público espírita que deseja conhecer sua história e para o público acadêmico que deseja conhecer o Espiritismo e sua construção na sociedade brasileira.
As inscrições estão abertas. Peço aos interessados a gentileza de confirmar a presença com antecedência, para que a Comissão Organizadora possa ter uma noção do número de pessoas que estarão presentes, mesmo que só possam realizar a sua inscrição mais próxima ao evento.
Peço aos simpatizantes da idéia a gentileza de divulgarem as informações do evento e o cartaz, entre o seu círculo de relações.
Há uma agência de viagens oficial do evento, pronta a facilitar a reserva de hotéis e o translado para os participantes de outros estados.
Toda ajuda será importante.

Nenhum comentário: