1.12.08

Que estamos fazendo?

Figura 1: Fotos da enchente disponibilizadas pelo Blog "Falando Claro"


O estado de Santa Catarina passa por momentos muito difíceis. Pessoas desabrigadas, que perderam suas residências, cidades em estado de calamidade e mortes.


Os problemas com chuvas não são recentes no Brasil, mas o que aconteceu no belo estado de Santa Catarina é uma tragédia sem antecedentes. Pelo que declararam especialistas houve uma concentração de chuvas em um curto período de tempo. Vimos que em uma noite choveu 125 mm, o que, segundo a meteorologista, é o equivalente a 125 litros de água por metro quadrado. Por esta razão vimos na televisão o terreno de áreas totalmente cobertas por florestas e matas cederem.


As instituições da sociedade brasileira se mobilizaram para atenuar o sofrimento. Defesa Civil, Exército, Cruz Vermelha e voluntários de todo o país trabalham para enviar roupas, alimentos e medicamentos para os desabrigados, fornecer atendimento médico e outras ações que se fazem urgentes.


Temos uma rede de centros espíritas de cerca de dez mil instituições. Além de incentivarmos os membros a participar das iniciativas e de disponibilizar informações sobre como ajudar, como podemos utilizar esta rede para aliviar o sofrimento de nossos irmãos catarinenses?

4 comentários:

  1. É JADER O QUE NÓS ESPÍRITAS ESTAMOS FAZENDO? ONTEM ESTAVA NO SEMINÁRIO EM QUE VC FALOU (RENDO GRAÇAS A VC E MARCELO, LINDAS PESSOAS!)LÁ JÁ ESTAVA MUITO INCOMODADA COM ESSA TRAGÉDIA. AO TERMINAR VIM PARA CASA UM POUCO CHATEADA, PQ EM MOMENTO ALGUM FOI FEITA REFERÊNCIA A ESTE ASSUNTO E NEM UMA PRECE. ÉRAMOS MUITOS ALI E COM CERTEZA NOSSA VIBRAÇÃO TERIA SIDO MUITO BOA. ÁS VEZES ME INCOMODO COM A FRASE "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO", TANTO FALADA EM NOSSOS MEIOS, PQ NOS PIORES MOMENTOS EM NOSSA SOCIEDADE NÃO VEJO ENGAJAMENTO ALGUM ENTRE NÓS ESPÍRITAS. NÃO FAZEMOS CAMPANHA DO QUILO AOS DOMINDOS PQ NÃO DEDICAR UM
    ÀQUELAS PESSOAS? TODOS JUNTOS NÃO SEREMOS PONTO DE VISTA E SIM UNIÃO!
    ABRAÇOS,
    RENATA

    ResponderExcluir
  2. A TV Bandeirantes está fazendo uma campanha chamada "Santa Catarina Urgente". Doações (alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, colchões) podem ser deixados nas unidades da emissora. Em Belo Horizonte, fica na Av. Raja Gabaglia, no São Bento.

    Jáder

    ResponderExcluir
  3. Acessei o site da Defesa Civil de Santa Catarina.

    http://www.defesacivil.sc.gov.br

    Eles criaram um novo site para orientar os cidadãos brasileiros sobre o desastre.

    http://www.desastre.sc.gov.br/

    Nele acessei a seguinte informação:

    DOAÇÕES
    Consultas sobre as contas bancárias para doações podem ser feitas pelo telefone: 0800 482 020. Contas bancárias e instruções de como efetuar doações de alimentos, higiene e outros para as pessoas atingidas.

    ResponderExcluir
  4. Recebi a seguinte informação da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG:

    Prezados Senhores,


    Após as enchentes, em especial, a da última semana, os catarinenses estão necessitando de água potável e alimentos para o pronto consumo, como biscoitos, barra de cereais, enlatados, especialmente alimentos prontos para crianças.
    As doações serão recebidas nesta Coordenadoria e, posteriormente, encaminhadas para a Defesa Civil.

    Além disso, há uma conta da Defesa Civil do Estado de SC que está recebendo contribuições de qualquer valor.


    BANCO DO BRASIL
    AGÊNCIA 3582-3
    CONTA 80.000-7

    BRADESCO
    Ag. 0348-4 c/c: 160.000-1

    BESC
    Ag. 068-0 c/c: 80.000-0

    O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil e o CNPJ, 04.426.883/0001-57.

    Gentileza dar ampla divulgação.

    Antecipadamente agradecemos.

    Atenciosamente,

    Maria Célia Nogueira Lima
    Coordenadora de Assuntos Comunitários

    A Universidade Federal de Minas Gerais fica na Av. Antônio Carlos 6627 - Pampulha. Belo Horizonte

    ResponderExcluir