19.9.09

FILOSOFIA ESPÍRITA É TEMA DE SIMPÓSIO EM SÃO PAULO

Astrid Sayeg está organizando o primeiro simpósio espírita de estudos filosóficos, cuja programação abaixo encontra-se também no blog Eventos Espíritas (http://eventoespirita.blogspot.com/). Ela conversou com o Espiritismo Comentado e esclareceu nossas dúvidas e questões sobre o evento. Confira!
EC - Por que você está organizando um Simpósio Espírita sobre Estudos Filosóficos?
ASTRID - A busca da verdade não pode permenecer circunscrita nos horizontes limitados do mundo fenomênico, mas importa a mudança de olhar sobre o mundo em direção às verdades do espírito, que só a filosofia pode propiciar. O presente evento visa promover e divulgar o estudo da filosofia, colocando-a a o alcance de todos, como forma de obter uma visão racional e libertadora do Evangelho, abalizando a possibilidade de uma transformação ética do ser.

EC - Franklin Leopoldo é um professor muito conhecido no meio acadêmico por seus trabalhos e traduções de textos filosóficos. Qual a ligação dele com o Espiritismo?
ASTRID - Prof Franklin não é espírita, mas autoridade no meio acadêmico filosófico. Importa esse dialógo entre espiritas e não espiritas de modo a nos propiciar uma visão mais compreensiva. A Filosofia Espírita nada tem a temer da filosofia acadêmica, da qual é a síntese; por outro lado a filosofia acadêmica muito pode enriquecer-sea luz da filosofia espírita que traz a sançao de seus valores. Importa novos diálogos para acrescentar algo inovador e superar os paradigmas ou temáticas espíritas que se repetem.

EC - O que o interessado pode esperar do Simpósio?
ASTRID - Não temos como prometer algo, mas trazemos a boa vontade de esclarecer o que seja a Filosofia Espírita, assim como alguns temas filosóficos como a questão de Deus na nossa vida. Por outra, importa trazer aos centros espíritas a visão da filosofia de modo a ser divulgada nos cursos e palestras. É importante ainda fazer ver o papel da filosofia, no mundo, para a nossa sociedade pós -moderna. Gostariamos que o participante despertasse para o que seja a filosofia espírita, tão pouco exaltada em sau especificidade, e para a importância da sua divulgação como forma de educação liberta.

EC - Como, quando e onde inscrever-se?
ASTRID - As inscrições encontram-se abertas até dia 10 de Outubro, e podem ser efetuadas pelo site:
www.ieef.com.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 2973-6580. Convidamos todos a compartilhar desse banquete de idéias.

2 comentários:

Alexandre disse...

"Compilação de passagens sobre filosofia espírita nas obras de Kardec", por Silvio Chibeni. Ver em:
http://www.geocities.com/Athens/Academy/8482/artigos.htm

Maria José disse...

Bom saber deste evento. Vou divulgá-lo na Comunhão Espírita de Brasília. Grande abraço.