23.9.09

Saiu a Programação do 5o. ENLIHPE


1º Dia - Sábado, dia 26

8h00 Recepção, entrega de material e visita aos pôsteres

8h30 Abertura – lançamento do livro PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL: TEXTOS
SELECIONADOS

9h00 Jáder Sampaio – Satisfação, desligamento e sofrimento de voluntários espíritas
Psicólogo, doutor e mestre em Administração. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Co-autor do livro Diante do mistério: psicologia e senso religioso (Loyola). Tradutor da obra O aspecto científico do sobrenatural, de Alfred Russel Wallace (Lachâtre). Editor do blog Espiritismo Comentado, com mais de 50 mil acessos em todo o mundo.

9h40 Marco Milani – Aspectos da governança da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
Economista, professor universitário, mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Coordenador do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da Universidade Mackenzie. Membro da diretoria- USE Distrital Lapa, SP.

10h20 Intervalo para café e visita aos pôsteres

10h55 Alexandre Caroli Rocha – Uma estratégia para a construção autoral na psicografia: as
citações
Graduado em Letras pela Unicamp, autor da dissertação de mestrado A poesia transcendente de Parnaso de além-túmulo (2001) e da tese de doutorado O caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade (2008).

11h35 Astrid Sayegh – Bergson e o Espiritismo: a evolução do princípio espiritual
Pós-Graduada em Filosofia. Ex-coordenadora do curso de Filosofia da FEESP. Fundadora do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (IEEF). Autora dos livros: Bergson, o Método Intuitivo — uma abordagem positiva do Espírito e Ser para conhecer, conhecer para ser.

12h15 Almoço e visita aos pôsteres

14h05 Alexander Moreira-Almeida/Klaus Alberto – O método de Kardec na elaboração do
Espiritismo
Professor Adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF.

14h45 Paulo Henrique Figueiredo – As origens científicas do princípio vital
Diretor do grupo editorial Universo das Letras (Revista Universo Espírita). Apresentador do programa de rádio Universo Espírita – pensar e viver com liberdade. Autor do livro: Mesmer, a ciência negada e os textos escondidos (Lachâtre).

15h25 Intervalo para café e visita aos pôsteres

16h00 Samantha Lodi – Anália Franco e sua ação sócio-educacional
Mestre em Educação na área História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Graduada em Comunicação Social pela Unesp. Professora no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Graduação de Pedagogia.

16h40 Oceano Vieira – Filme Documentário "A Grande Síntese" de Pietro Ubaldi - Direção do
pesquisador espírita Oceano Vieira.

18h15 Encerramento das atividades do dia.

2º Dia - Domingo, dia 27

8h00 Abertura e Composição mesa

8h05 Nadia Lima – A psicografia como historiografia
Jornalista, articulista do jornal A Nova Era. Professora doutora de História Moderna no curso de graduação em História da UNIFRAN, Universidade de Franca.

8h45 Pedro Camilo – Deolindo Amorim: cultura e vanguardismo espírita no aquém e no além
Advogado com especialização em Ciências Criminais. Professor universitário no estado da Bahia e autor do livro Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa (Lachâtre).

9h25 Intervalo para café e visita aos pôsteres

10h00 Ana Catarina Elias – Elementos da Espiritualidade que compõem A intervenção RIME
Psicóloga, doutora em ciências médicas/UNICAMP. Professora doutora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

10h40 Dora Incontri – A Pedagogia Espírita e a Educação para a Morte
Jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação/USP, Coordenadora do curso de pós-graduação em Pedagogia Espírita pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Professora de pós-graduação em “Metodologia de Ensino I: Preparação Pedagógica” e “Tanatologia-Educação para a Morte”, na Faculdade de Medicina da USP.

11h20 Angélica A. S. Almeida – Inácio Ferreira: A Institucionalização da integração entre Psiquiatria
e Espiritismo.
– NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalho sobre Inácio Ferreira aceito para publicação na revista Society for Psychical Research em Londres.

12h00 Almoço e visita aos pôsteres

14h00 Reinício - apresentações

14h10 Ercilia Zilli – A Ética da Psicologia e a Religiosidade do Psicólogo
Psicóloga Clínica, mestre pelo Programa de Ciências da Religião, da PUC. Pós-graduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor, pela FGV. Autora do livro O Espírito em Terapia - Hereditariedade, Destino e Fé. Apresentadora do programa Novos Rumos, na Rádio Boa Nova. Presidente da ABRAPE - Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas.

14h50 José Roberto de Lima Dias - A Cultura Espírita no Rio Grande do Sul Através do Jornal "A
Evolução"
Doutorando no Curso de História Ibero-Americana, da PUC - Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Rio Grande – FURG.

15h30 Apresentação Musical

16h00 Prece Final

2 comentários:

  1. Prezado Jáder,
    infelizmente não pude participar do 5o ENLIHPE. Fiquei em Franca preparando um texto sobre "José Marques Garcia", que será apresentado no VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral, no GT "Movimentos Sociais e Memória", aí na UFMG, entre os dias 05, 06 e 07 de outubro próximo. Ví a capa do livro "Pesquisas sobre o espiritismo no Brasil: textos selecionados", ficou muito bonita.
    Espero encontrá-lo em breve.
    Um abraço.
    Adolfo.

    ResponderExcluir
  2. Adolfo,

    Sentimos sua falta. O encontro foi muito rico, com trabalhos instigantes. Eu fiquei pessoalmente tocado com a análise de texto quase arqueológica que o Alexandre Caroli fez do Irmão X.

    Espero que em breve vc tenha um exemplar do livro em mãos. O CCDPE disponibilizou um exemplar de cortesia para os autores, que gentilmente cederam os direitos autorais para o Centro de Cultura, como você.

    Um abraço mineiro.

    Jáder Sampaio

    ResponderExcluir