20.7.12

BEZERRA DE MENEZES RECOMENDANDO COMPRA DE LIVROS?



Qual é o limite das responsabilidades entre encarnados e desencarnados? Os assuntos da administração do movimento espírita, de forma geral, são de responsabilidade dos espíritas. Responsabilidade significa escolha, decisão e arcar com os resultados das escolhas.

As orientações espirituais, via de regra, envolvem estímulo, reserva, reflexões morais, sempre respeitando as escolhas de pessoas e grupos. Espíritos que se tornam diretivos da vida de terceiros nos deixam preocupados sobre sua condição. Já vi alguma posição mais assertiva ante consulta e em particular (dentro de um grupo).

Recebi por estes dias uma notícia de uma confraternização na qual um médium dá uma comunicação, na qual Bezerra de Menezes sugere que se estude um livro do próprio médium como tema central do próximo evento, com a renda do livro voltada "à região e à divulgação do Espiritismo". Difícil crer que Bezerra de Menezes se prestasse à condição de garoto propaganda, especialmente se considerarmos a situação do evento, no qual as pessoas estão emocionadas e estabeleceu-se um vínculo de simpatia com os expositores.

Lembrei-me de uma situação muito singular narrada por Camille Flammarion, no livro "O Desconhecido e os problemas psíquicos", no capítulo intitulado "Os Crédulos". Ele conta a história de um senhor que busca uma médium em busca de notícias da esposa desencarnada. Tratava-se de alguém "bem apessoado" e com recursos financeiros, que talvez seria considerado um "bom partido" nos dias de hoje.

A médium disse ao consulente que a esposa estava bem, mas muito preocupada com ele, porque estava sozinho e que deveria procurar uma nova companheira, quem sabe a própria médium.....

4 comentários:

  1. Lembro aqui que o Codificador, Allan Kardec foi considerado " o bom senso encarnado". O senso entre outras caracteristicas torna possivel o exercicio ds critica.
    Muitos trabalhadores de potencial abdicando desta diretiva perdem sua capacidade de melhor servir , caminhando perigosameente para o des - serviço doutrinario.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jáder, achei fantástica a sua colocação. Creio que ai entra o nosso discernimento que é fruto de estudo. O bom senso é fundamental porém deve ser cultivado.
    Um grande abraço
    Gustavo Baptista

    ResponderExcluir
  3. Oi Jáder,

    Voce foi de uma sutileza... Gostei muito do seu comentário. Fiquei rindo, muito legal. O seu blog além de informativo e instrutivo, nos faz bem ao fígado.
    Abraço,

    Edélzia

    ResponderExcluir
  4. Oi, gostei muito do blog. Lembrei-me do Programa De Olho no Mundo(www.deolhonomundo.com), de Aline, da Cidade das Pirâmides, que diz: "Ser de luz é viver na luz com atitudes, palavras e pensamentos".Abçs.

    ResponderExcluir