16.4.15

ARTIGOS INTERESSANTES PUBLICADOS NO JORNAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS.


O Jornal de Estudos Espíritas é um periódico aberto, revisto por pares, publicado na internet de de amplo acesso.

Em 2015 já foram publicados três artigos completos (o Jornal publica também resenhas, comentários, etc.) Pode-se acessar o índice, com links para resumos e para o artigo completo em: https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3

O primeiro artigo foi escrito por Marco Milani e seu título é "Um breve diálogo entre um espírita e um descrente acerca da reencarnação". O autor apresenta os principais conjuntos de críticas feitas à ideia da reencarnação e argumenta como um paradigma aceito pelo pesquisador pode afetar suas conclusões.

O segundo artigo, escrito pelo editor, é bastante instigante. Ele trata dos fenômenos de transporte e discute se ele seria melhor explicado pela teoria da desmaterialização ou rematerialização (Bozzano) ou pela teoria da quarta dimensão (Zöllner). O autor faz uma discussão tendo em vista as comunicações obtidas por Kardec sobre este tipo de fenômeno e mostra a consistência da proposta de Zöllner, tanto com as explicações obtidas por Kardec quanto pela física. Alexandre Fonseca abandona, portanto, a teoria de Bozzano.

O terceiro artigo é bem polêmico. O espiritismo de Kardec é monista, como dizia o Prof. Mario Barbosa, há mais de duas décadas, e ainda dizem muitas pessoas no movimento espírita? Leonardo Marmo Moreira argumenta que não, com base em O Livro dos Espíritos, faz um histórico da questão na filosofia e discute os argumentos dos defensores do monismo. Qual é sua opinião, leitor?

Entrei em contato com o editor, e ele convida estudiosos e pesquisadores do espiritismo e temas relacionados a ele para:
1. Considerarem enviar artigos(jestudosespiritas@gmail.com)
2. Entrarem no cadastro para receberem avisos de novas publicações no JEE

O site do JEE é: https://sites.google.com/site/jeespiritas

Nenhum comentário:

Postar um comentário