19.8.16

PAULO MOURINHA (PORTUGAL) NO 12o. ENLIHPE



Paulo Mourinha
O Dr. Paulo Mourinha, português, está na LIHPE há muitos anos, mercê de um intercâmbio-amizade com Eduardo Carvalho Monteiro, que conheceu no Grupo Espírita Batuíra. Com Eduardo fez uma parceria no livro "Chico Xavier e Isabel, Rainha Santa de Portugal. Ano passado nos aproximamos mais, em função dos trabalhos do Primeiro Encontro França Brasil, através de um dos coordenadores que esteve na Europa acertando detalhes com o movimento espírita europeu.

Paulo enviou-nos o seu livro “Uma história Luso Brasileira”, publicado pela Federação Espírita Portuguesa. Nele, as biografias de espíritas portugueses que viveram no Brasil ou não, se multiplicam. Leão Pitta, por exemplo, que eu conhecia de um livro que narrava uma palestra para crianças, tem recuperada sua memória, que se cruza com a de Pedro de Camargo.

Cientes de que Paulo viria ao Brasil por época do 12º. ENLIHPE, para fazer uma viagem de estudos, fizemos o convite para fazer uma conferência e autografar seus livros, gentilmente enviados pela Federação Espírita Portuguesa.

Paulo é licenciado em medicina com graduação em homeopatia (Devonshire Medical School), pós-graduado em medicina tradicional chinesa (Universidade Pedro Choy - Lisboa), mestre em psicologia clínica (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) e em antropologia (Universidade Nova de Lisboa) e doutor em neurociências (Universidade Nova de Lisboa). 

Ligado ao movimento espírita, fez parte do Grupo Espírita Batuíra de Algés, Casa do Caminho de Lisboa, Centro de Cultura das Caldas da Rainha, entre outros. Membro-fundador da editora Verdade e Luz, sendo atualmente colaborador da Federação Espírita Portuguesa. Participa da comissão organizadora do 8o. Congresso Espírita Mundial, que acontecerá em Lisboa, no mês de outubro próximo.

Aguardamos com interesse esta bela possibilidade de intercâmbio cultural e de conhecimento da história do espiritismo em nas terras portuguesas .

Nenhum comentário: