17.8.16

MARCELO GULÃO PIMENTEL: MAIS UM EXPOSITOR DO 12o. ENLIHPE



Estamos recebendo como conferencista no ENLIHPE pela primeira vez o Prof. Marcelo Gulão Pimentel, mas ele já nos conhece há mais tempo, uma vez que participou do 4º. ENLIHPE. Eu o conheci mais proximamente no Nupes-UFJF, organizando o evento de divulgação do livro “Diálogo com os céticos”, de Alfred Russel Wallace, traduzido por nós. Ele discutiu seu trabalho de mestrado, que já estava bem avançado e que gerou a dissertação: “O método de Allan Kardec  para investigação dos fenômenos mediúnicos (1854-1869)


Marcelo é historiador (UERJ), especialista em história moderna (UFF) e mestre em saúde (UFJF) na linha de pesquisa de história e filosofia das pesquisas em espiritualidade. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós Graduação em História Política (UERJ). Tem apresentado trabalhos em diversos eventos organizados por instituições  ligadas à história, como a Associação Nacional de Pós-Graduação em História (ANPUH) e a Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).


Tive a satisfação de coordenar a mesa composta pelo Prof. Marcelo e pelo Dr. Alexander Moreira-Almeida no I Encontro França-Brasil de Cultura e Pesquisa Espírita, na UERJ, em 2015, quando ele apresentou um trabalho baseado no tema central de sua dissertação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário