14.1.20

O LIVRO DOS MÉDIUNS: ESSE DESCONHECIDO



Uma instituição espírita regional fez uma pesquisa com 264 participantes de reuniões mediúnicas, cujo tema central era “O Livro dos Médiuns”.

O subtítulo do livro é “Guia dos médiuns e dos evocadores”, e foi escrito por Allan Kardec porque muitas pessoas o procuraram após a publicação de “O Livro dos Espíritos”, perguntando sobre a parte prática, sobre o exercício da mediunidade. Kardec, então, publicou um primeiro livro chamado “Instruções práticas sobre as manifestações espíritas” (1858), cujo desenvolvimento gerou “O Livro dos Médiuns” (1861).

O Livro dos Médiuns está para a prática da mediunidade assim como as leis de Newton estão para a física. Ninguém pode dizer-se físico ou estudante de física e ignorar essa formulação do pesquisador inglês, publicada em 1687. Mesmo com todo o desenvolvimento e pesquisa investidos nessa disciplina, o conhecimento considerado básico é fundamental para que se possa ser capaz de entender seus avanços.

O resultado da pesquisa foi que 67% dos membros de reuniões mediúnicas responderam ter lido todo o livro. Quando se perguntava se o livro foi estudado em grupo, o número cai para 28%. Na terceira pergunta, ou seja, se o livro foi estudado mais de uma vez em grupo, o número cai para 7%. 

Não se trata de frequentadores de centros espíritas em geral, mas membros de reuniões mediúnicas, que, segundo Kardec, deveriam se instruir antes de procurar a prática.

Essa pesquisa merece ser ampliada. Se você participa de um grupo de prática mediúnica, levante os números. Se eles forem como os da pesquisa, está na hora de estudar “O Livro dos Médiuns”.

3 comentários:

  1. É muito bom sabermos para incentivarmos o estudo dessa obra magistral. Amanha, 15 de janeiro, completará 159 anos do seu lançamento.

    ResponderExcluir
  2. Temo-nos dedicado (eu e minha mulher) a traduzir obras de Allan Kardec. Depois de bastante trabalho já feito, é nossa profunda convicção de que a maior parte das pessoas que se dizem espíritas não têm de facto um conhecimento mínimo das obras em questão. O "Livro dos Médiuns", em especial, nada tem a ver com o "espiritismo institucional", visto entre aquilo que a obra apresenta e recomenda e a prática geral do "espiritismo" há diferenças e contrastes tais e tantos, que nem vale a pena tentar adivinhar o que realmente os relaciona, mesmo que superficialmente.
    As mais cordiais saudações ao autor deste blogue, que temos visitado muitas vezes, com votos de muitas felicidades

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho e obrigado pela gentileza! Jáder Sampaio

    ResponderExcluir