Acabo de ler "de um só fôlego" o livro acima escrito por Adriano Calsone. Conheci o autor no último encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, quando ele foi convidado a lançar seu trabalho e apresentá-lo rapidamente para nós.
Adriano é formado em Comunicação Social, com pós graduação em mídias digitais, o que, de certa forma, explica o texto. É uma narrativa que flui aos nossos olhos, fácil de ler, com letras grandes, como convém às pessoas que como eu, já precisam do auxílio de óculos para ler. O projeto gráfico é agradável e criativo. As citações aparecem com letras diferenciadas, mas dão continuidade ao texto, fluem, em vez de apenas servirem como uma espécie de prova do que foi afirmado antes. Infelizmente, Calsone não faz as citações completas, para a tristeza dos estudiosos do espiritismo, que gostam de rever as fontes. Eles terão mais trabalho...
O livro assusta a um leitor espírita, conhecedor de Kardec, porque trata da Teosofia de Mme. Blavatsky, Coronel Olcott e Annie Besant, mas, curiosamente, como ela ganhou as colunas da Revue Spirite no século XIX, após a desencarnação de Allan Kardec. É, portanto, uma recuperação histórica, sob a ótica do autor do livro, de uma época do movimento espírita, pouco conhecida por nós, espíritas brasileiros, seja pela dificuldade de acesso à Revista Espírita em língua portuguesa após 1869 (ano em que desencarnou Kardec), seja pela escassez de trabalhos históricos desta época.
O texto faz uma retrospectiva da história controversa de Mme. Blavatsky, embora não mencione a pesquisa sobre sua mediunidade feita pelos estudiosos da American Society for Psychical Research, que tanta reação causaram aos adeptos da Teosofia.
O que se vê no livro foi uma aproximação de Pierre-Gaëtan Leymarie aos fundadores da doutrina teosófica à época em Blavatsky vivia na França. Ele parece tê-la percebido como médium e ter-se deixado levar pelas semelhanças de suas ideias com as propostas pela Doutrina Espírita, sem atentar muito para as diferenças. Talvez ele tenha se inspirado em uma prática de Kardec na Revue, que dá notícias de semelhanças e diferenças de outras formas de pensamento que fazem alguma fronteira com o espiritismo, como o fez com o druidismo, o islamismo e similares.
Calsone recuperou e deixou uma lista ao final do livro dos 50 artigos publicados pela Revista Espírita que tratam da Teosofia, seja de divulgação da mesma por seus profitentes, seja de crítica dos espíritas franceses que aos poucos vão se apercebendo das diferenças.
Blavatsky chega a tentar modificar a linha editoral da Revista, criticando que ela seja um veículo de discussão e informação do espiritismo, para tornar-se uma espécie de revista de variedades sobre doutrinas espiritualistas, ou seja, que permita ser usada para a divulgação da teosofia, vista por sua fundadora como um avanço do pensamento espírita. Os franceses, contudo, perceberam as diferenças metodológicas entre o trabalho originado na obra de Kardec para a construção do pensamento espírita e o da teosofia, que se fiava apenas na seriedade dos seus médiuns, na milenaridade do pensamento oriental e na autoridade de Helena como leitora, ou melhor, releitora e autora de uma nova contribuição ao espiritualismo.
Creio que Calsone tenta escrever um texto que prenda espíritas e teosofistas, e faz um esforço hercúleo para "afastar-se de seu objeto de estudo" e relatar os eventos como aconteceram, interferindo o mínimo possível com seu juízo de valor. Isso causou-me a impressão de que o texto flutua entre a teosofia e o espiritismo, sem deixar clara qual é a filiação do autor. Calsone é um egresso da teosofia que voltou-se ao movimento espírita ou um espírita que fez um esforço de apreensão da teosofia para relatar um pedaço da história do nosso movimento na Europa? Creio que este mistério só ele mesmo pode resolver.
Título: Em nome de Kardec
Autor: Adriano Calsone
Editora: Vivaluz Editora
282 páginas
2015 - 1a. edição
Post Scriptum
Tive a satisfação de receber o texto abaixo do autor do livro, que explicou a questão que levantei.
"Jáder, amigo. Agradeço a iniciativa da resenha literária, atitude importante à cultura espírita. Infelizmente, a crítica contemporânea como análise conscienciosa é ação cada vez menos praticada em nosso meio literário espírita. Obrigado!
Post Scriptum
Tive a satisfação de receber o texto abaixo do autor do livro, que explicou a questão que levantei.
"Jáder, amigo. Agradeço a iniciativa da resenha literária, atitude importante à cultura espírita. Infelizmente, a crítica contemporânea como análise conscienciosa é ação cada vez menos praticada em nosso meio literário espírita. Obrigado!
Sobre a minha filiação,
ao contrário da curiosa trajetória do professor Herculano Pires, que jovem passou
pela Teosofia para depois tornar-se espiritista, conheci o Espiritismo na
adolescência por meio dos cursos da Federação Espírita do Estado de São Paulo
e, desde então, permaneço espírita sem mistério. Portanto, não sou egresso do
Teosofismo. Na introdução de nosso livro, faço lembrar que “antes de começarmos
a escrever esta obra, mal sabíamos o que
era a Teosofia, embora ainda não saibamos exatamente o que ela possa significar,
já que nos pareceu ser mesmo uma doutrina secreta – fechada e reservada a
poucos”. O que me desagradou ao estudar esta doutrina secreta do século 19 foi,
justamente, o seu caráter secreto por estatuto e o seu processo seletivo por
aptidão mediúnica, condições que acenderam uma aura de doutrina seleta, reservada
para poucos.
De fato, o nosso
estudo “flutua entre a teosofia e o espiritismo”. Isso aconteceu naturalmente, em
virtude do enorme interesse que temos pelo entendimento das relações
interpessoais no pós-Kardec francês. E em nosso próximo trabalho, a biografia
da Madame Kardec, não será diferente: também flutuaremos para as relações interpessoais...
Por conta disso, descemos até o chão das “fábricas” (Teosofismo e Espiritismo) para
conhecer a vida e os costumes de seus “funcionários”, o que pode justificar
este afastamento do objeto de estudo, mas sem relação alguma com questões de
filiação.
Nas edições da Revista Espírita observamos que Allan
Kardec, como de hábito, estudou e publicou opiniões sobre as diversas crenças
ou escolas espiritualistas de sua época. Na Revue
de outubro de 1868, por exemplo, há um artigo elogioso sobre a “Doutrina de
Lau-Tse”, em que o mestre fala nas últimas linhas do “traço de união para a
aliança fraterna das crenças”, “resultado que o Espiritismo deve chegar”. Esse
objetivo fraternal das crenças unidas, embora utópico, esteve para o mestre sempre
pautado na necessidade do estudo e do respeito. Foi o que almejamos em nossas
pesquisas publicadas no Em nome de Kardec:
estudo e respeito à contribuição do próximo.
Pelo pouco que
estudamos sobre a Teosofia no Espiritismo, tivemos a oportunidade de conhecer e
estimar as iniciativas de seus fundadores (Blavatsky e Olcott) e de seus
continuadores (Besant, Steiner e Leadbeater, dentre outros). No caso particular
da teósofa Anne Besant, que dedicamos um capítulo no livro, é inegável a
importância de seu legado espiritualista, especialmente o seu trabalho
intelectual e humanitário em prol da sociedade indiana. Neste aspecto, flanamos
para ressaltar a contribuição social da Teosofia (também como doutrina que negou
o materialismo), que pode, obviamente, servir como exemplo salutar à nossa
militância espírita."
Adriano Calsone