12.6.08

Coletânea de Estudos Espíritas



No período de 1993 a 2000 mantivemos na Associação Espírita Célia Xavier um grupo de estudos com a finalidade de aprofundar temas espíritas de interesse geral. Uma das finalidades do grupo era a redação dos melhores trabalhos e sua posterior publicação.


Neste período "publicamos" três títulos: "Doutrina Espírita, Cristianismo e História" (1996), "Coletânea de Estudos Espíritas" (1997) e "O Transe Mediúnico e Outros Estudos" (1999).


O "Coletânea" foi impresso em off set e foram feitos 1000 exemplares.


Ele está dividido em três partes. Na primeira, que são ensaios biográficos, duas personalidades espíritas são tratadas: Léon Denis e Gabriel Delanne. O texto de Delanne acabou de ser republicado por O Consolador em três línguas. http://www.oconsolador.com.br/ano2/60/principal.html


Na segunda parte, trata-se de mediunidade e passes. Há um estudo histórico da prática de passes, um trabalho sintético explicando o que são e como se fazem passes, um estudo que também ficou bastante divulgado pelo GEAE (Grupo de Estudos Avançados Espírita) que faz uma revisão dos trabalhos mediúnicos e de autores encarnados sobre a Psicografia e um artigo comunicado no IV Encontro Nacional Espírita de Saúde Mental, rediscutindo o famoso caso SW, no qual Jung estuda a mediunidade de sua prima (oculta sob o nome SW) e a diagnostica como histérica.


A terceira parte do livro contém um trabalho polêmico, no qual se discute a interpretação dos evangelhos no meio espírita, estabelecendo um diálogo que vai de Kardec a Emmanuel e que se focaliza em reflexões sobre uma hermenêutica espírita. Outro texto interessante é um olhar médico-espírita sobre a questão da homossexualidade, que apresenta uma brevíssima revisão histórica, a apresentação das posições de diferentes ramos da medicina e faz uma revisão dos comentários dos espíritos acerca do tema.


Ainda na terceira parte há um trabalho originalíssimo. Rodrigo José escreveu sobre os Contos de Fadas na Evangelização Infantil. Na verdade, o autor se deteve sobre o mito e as estórias e seu impacto sobre a psique. Ele dá algumas dicas importantes para os evangelizadores sobre o uso de estórias nas aulas de evangelização.


Finalizando, há um estudo curiosíssimo, uma metáfora física, no qual se compara a evolução do espírito à vida das estrelas.


A edição do livro está no final. Há apenas uma centena de exemplares para serem vendidos pela Associação Espírita Célia Xavier (que os editou) pelo valor de R$10,00 (dez reais). A impressão foi econômica e não houve preocupação em se estabelecer uma distribuição do mesmo.

Ficha:

Coletânea de Estudos Espíritas

Autores: Débora Z. Vitorino, Deyler S. Paiva, Jáder Sampaio, Rodrigo José e Tatiana Jacomini.

Formato: 15 x 21 cm

120 páginas

Ano de Publicação: 1997

Se você se interessa, escreva ou telefone para:


Associação Espírita Célia Xavier.

Rua Coronel Pedro Jorge 314 - Prado CEP 31.010-200 Belo Horizonte - MG

Telefones: 031 - 3334-5787


4 comentários:

Alusah Martins Salvador disse...

Olá, meu nome é Alusah, gostaria de saber se no Lar existem crianças para serem adotadas. Aguardo resposta. Você pode responder no meu blog: http://alusah.blogspot.com/

Jáder Sampaio disse...

Prezada Alusah,

O sistema original do Lar Espírita Esperança é de Creche Casulo, ou seja, as crianças passam o dia conosco e retornam para casa no final da tarde.

Obrigado pelo comentário

Jáder Sampaio

Harkatryn disse...

Boa tarde.
Gostaria de entrar em contato com vc.
Como faço?

Jáder Sampaio disse...

E-mail: jadersampaio@uai.com.br