22.12.08

Espiritismo e Universidade: mais uma dissertação sobre organizações espíritas

Figura 1: Caldo Santo, sopa distribuída aos sábados por Dona Sônia do Centro Educacional Maria Salomé, em Santa Luzia, uma das organizações estudadas por Daniella


Daniella Francisca Soares e Silva defendeu hoje a dissertação de mestrado intitulada "Práticas de Funcionamento, Gestão e Fundamentos da Doutrina Espírita em Organizações do Terceiro Setor" na Fundação de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD-MG.

Ela estudou doze centros espíritas na região de Santa Luzia - MG, quatro organizações de cunho social criadas por eles e realizou ainda um estudo em profundidade em uma creche mantida por sociedade espírita em parceria com o estado.

Daniella escreveu um capítulo na fundamentação teórica no qual trata da história, estrutura e ação social do movimento espírita.

O estudo é muito rico em informações e apresenta problemas enfrentados por organizações de terceiro setor, a conexão entre o pensamento espírita e a ação social das organizações estudadas, questões de cunho legal e financeiro, problemas de preconceito por parte da comunidade local e a relação entre as organizações, cidadãos, funcionários, voluntários e outros públicos envolvidos nos projetos.

Parabéns a Daniella e à sua orientadora, Dra. Patrícia Gazolli. Aguardamos publicações de artigos.

Nenhum comentário: