26.10.11

ENTREVISTA COM LUIZ ANTÔNIO PESSOA, AUTOR DO LIVRO VADE MECUM ESPÍRITA



Figura 1: Capa do Livro Vade Mecum Espírita

Especificações técnicas: número de páginas: 624, Formato: 16 x 23, Editora: Boa Nova.
Preço de capa: 44,00 Disponibilidade para vendas: www.ccdpe.org.br/wccdpe/loja/

Luiz Pessoa Guimarães, 64, é administrador de empresas, industriário, colaborador da União Espírita de Piracicaba-SP, palestrante espírita, comentarista do programa radiofônico “Visão Espírita”, pela Rádio Brasil Santa Bárbara do Oeste, fundador do Projeto Vade Mecum Espírita, conhecido em 72 países, com 3.500 assinantes do Newsletter.


 Figura 2: Luiz Pessoa Guimarães, autor do livro

Do que trata o livro Vade Mecum Espírita?
O Vade Mecum Espírita é um livro de pesquisa destinado a oradores, expositores, divulgadores bibliotecas, livrarias e escritores espíritas. Para 2.400 assuntos diferentes, indicamos a bibliografia espírita com o nome do livro, autor e o numero da página onde poderá ser estudado aquele assunto específico. Possibilita-nos comparar as visões de almas e espíritos diversos sobre um mesmo assunto

Como e quando iniciou? Com qual finalidade?
Este trabalho nasceu por volta de 1982 quando ingressamos nas fileiras dos estudiosos do assunto. Nosso objetivo, como todo bom presbiteriano era organizarmo-nos para revermos determinados conceitos quando dele tivéssemos necessidade no futuro. Aquela frase famosa de todos nós “Onde é que eu já lí isto?”

E o projeto VME, do que compõe? Como funciona?
O Projeto “Vade Mecum Espírita” nada mais é do que as várias formas que utilizamos para divulgar a Doutrina dos Espíritos. O primeiro processo de divulgação é o livro, que consiste em todas as etapas necessárias para manter o livro sempre atualizado, adicionar novos títulos, assuntos e sua editoração. O segundo processo é a confecção de apostilas onde são reunidos num mesmo volume todos os textos catalogados possibilitando o estudo comparado daquele assunto específico. Por exemplo: Reunimos dezenas de comunicações psicografadas de Allan Kardec o que nos possibilita uma análise em grupo dos vários conteúdos, estilos e características existentes em cada comunicação. Além de “Alan Kardec Espírito” possuímos mais algumas dezenas de títulos. O terceiro processo é o site com domínio próprio www.vademecumespirita.com.br onde além de apresentar toda a pesquisa contida no livro e atualizada diariamente, trazemos à tona artigos maravilhosos que ao longo de nosso trabalho, destacamos como especiais. O quarto processo é o Twitter http://twitter.com/vmespirita onde postamos mensagens curtas não só extraídas de obras espíritas, mas também proferidas por personagens de nossa história e que revelam que o pensamento espírita esteve sempre “no ar”. Finalmente o quinto projeto é o nosso programa radiofônico: Visão Espírita, dirigido pelo radialista Edson Evangelista sob a responsabilidade da USE de Santa Bárbara d´Oeste. Os comentários são proferidos por mim, Alan, André e Geraldo. O programa é divulgado pelos 690 KHz da Rádio Brasil e pela internet www.radiobrasilsbo.com.br  Todos estes processos podem ser multiplicados de forma geométrica com a entrada do CCDPE-ECM, pois, atualmente, com exceção do programa de rádio e as apostilas onde conto com a colaboração da Suzél e da Deise, todos os outros processos são realizados só por mim de forma muito lenta. Imagine os cinco projetos dissecados em dezenas de tarefas e cada tarefa realizada por vários colaboradores.
Conte-nos sobre a 8ª edição do livro.
Esta 8ª edição esta sendo distribuída após nove anos do lançamento da 7ª edição e com 47% de informações a mais que a última edição. Inicialmente, estava um pouco apreensivo, pois com o acréscimo de informação e a inflação de 130% ocorrida do período da última edição que foi lançada a R$ 30,00, projetava-se um preço em torno de R$ 90,00. Graças ao bom trabalho da Boa Nova Editora o preço de lançamento foi inferior à metade desta projeção. Quando vimos o livro entre os “mais vendidos” no site da Editora tomamos um susto, pois trata se de uma obra de pesquisa concorrendo com romances. A edição esta praticamente esgotada após dois meses do lançamento. Queremos deixar aqui registrado o nosso agradecimento ao nosso confrade Eurípedes Kühl que foi o responsável direto por esta aproximação com a Boa Nova Editora. Estamos muito satisfeitos com o trabalho profissional da Boa Nova.

E o site Vade Mecum Espírita?
Sobre o site Vade Mecum Espírita (www.vademecumespirita.com.br) hoje contamos com 3.500 visitantes com assinatura para o recebimento de nossas News Letters e aproximadamente 170 visitas diárias. O site nos oportuniza trazer à tona todos os artigos que durante nosso trabalho de catalogação do livro classificamos como artigos especiais. A qualidade do material ali exposto é excepcional e artigos que estavam esquecidos foram trazidos à tona e reciclaram diante do público. Nosso site é visitado em 83 países e mais de 700 cidades brasileiras. Diante do sucesso inquestionável e da visibilidade que alcançou a Imagenet (nosso provedor e web design) está providenciando uma versão mais moderna do site a custo zero.
Agradeço a oportunidade que nos ofereceram de divulgar o nosso trabalho.



Luiz Pessoa Guimarães - Piracicaba 25 de Outubro de 2011

O Espiritismo Comentado agradece a Dra. Júlia Nezu, que realizou a entrevista com o autor do livro.

Nenhum comentário: