20.12.13

CROOKES, HOME E ALGUNS PESQUISADORES CONTEMPORÂNEOS NOTÁVEIS


Recebi de Chrystiann Lavarini o documentário abaixo, que trata de fenômenos de efeitos físicos produzidos pela mediunidade de Daniel D. Home e pesquisados por William Crookes. Está em italiano, mas dá para acompanhar com um pouco de boa vontade.





O produtor entrevistou Guy L. Playfair, Brian Inglis e John Beloff. O primeiro ficou conhecido pelo seu livro A Vaca Voadora, Inglis é pesquisador da Society for Psychical Research e Beloff é filósofo e tem livros publicados sobre parapsicologia.

Para quem se interessa pela instituição inglesa, o documentário mostra a sede deles há alguns anos e alguns de seus membros. 

Gostei muito das fotos e da encenação dos fenômenos com Home. 

Se entendi bem, no final os autores se equivocam com relação à posição de Crookes com relação aos espíritos. Ele defendia, sim a existência de uma força especial que envolveria os fenômenos mediúnicos, mas defendia também a existência dos espíritos, a partir dos fenômenos obtidos com Florence Cook, velha conhecida dos espíritas brasileiros. Não dá para reduzir os fenômenos de Home à psicocinese.

Nenhum comentário: