25.3.15

COMO PESQUISAR NO ESPIRITISMO COMENTADO



O Espiritismo Comentado está comemorando em março, oito anos de publicações, comentários e diálogos muito ricos sobre seu tema central. Foram até agora quase 850 matérias sobre assuntos diversos, quase 490 mil visualizações, acessos de 123 países (27 deles fizeram 50 ou mais acessos registrados pelo flagcounter)

Nesse meio tempo, comentamos um grande número de livros espíritas que lemos e consideramos que vale a pena conhecer, como uma forma de tentar quebrar a resistência pelo novo que se instalou no movimento espírita, em função de um grande número de livros escritos com informações contraditórias e isoladas, recentemente. Outra frente de trabalho foi o resgate de autores já desencarnados, que aos poucos vão sendo esquecidos, pela falta de mídia ou pela falta de discussão sobre suas obras nos centros espíritas.

Tomei a liberdade de divulgar a Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE), nossa frente de trabalho com interessados de todo o Brasil, seus encontros, suas publicações. Falta muito ainda para que este trabalho seja conhecido no Brasil, apesar do interesse de movimentos do exterior, como o movimento francês. Um trabalho quase quixotesco tem sido a divulgação dos livros da coleção "Espiritismo na Universidade", composta até o momento de teses e dissertações defendidas no Brasil e que poderiam ficar na obscuridade e no desconhecimento do movimento espírita. Sei que se trata de trabalhos de interesse restrito e que jamais se tornarão best-sellers.

Tenho sempre recebido cortesias de livros da editora Lachâtre, que tem sido parceira na publicação de nossas traduções e psicografias. Como gosto de sua linha editorial, séria e aberta, tenho sempre comentado livros deles em minhas publicações, mas não há qualquer financeiro ou de mercado nisso, nem eles nunca me pediram que divulgasse nada. Uma pesquisa no blog constatará que escrevo sobre quaisquer editoras espíritas que tenham publicado livros que considero do interesse do movimento.

Outro interesse do EC é o resgate das vidas de espíritas que trabalharam e produziram pelo movimento e de instituições espíritas interessantes, que têm realizado ações de promoção social, inovações nas atividades dos centros espíritas, apresentado ou solucionado problemas de interesse mais amplo. 

O público nos tem sinalizado interesse em temas relacionados à mediunidade, à doutrina espírita em geral e ao comentário de eventos atuais, como foi o caso da publicação sobre o incêndio de Santa Maria, com mais de dois mil acessos. Continuaremos tratando disso.

Ontem, o leitor e amigo José Lourenço me perguntou sobre publicações antigas, então resolvi mostrar um instrumento que temos no blog e que não é muito utilizado. Na régua superior do blog (de quem acessa por notebook ou desktop, não pelos celulares) há uma caixa de pesquisa à esquerda do símbolo do google +. Veja abaixo:


 mais  Próximo blog»


Para pesquisar dentro do Espiritismo Comentado, basta escrever a palavra dentro da caixa de pesquisa e pressionar a tecla enter

No caso do amigo Lourenço, ele está interessado em uma pesquisa sobre determinismo. Aparecerão três matérias, e eu recomendo a matéria "O Determinismo dos Deuses Gregos", para o estudo dele.

Boas pesquisas, leitores e obrigado pela confiança em nosso trabalho!

6 comentários:

  1. Que tenha ainda bons anos à frente de serviço em benefício do movimento e da doutrina espírita.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Jáder pelos 8 anos do Espiritismo Comentado. Suas matérias, dicas, comentários, dicas de livros, etc., muito nos informa e nos conforta. Obrigada e um fraternal abraço. Edélzia

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Jáder! Sua resposta saiu melhor do que a encomenda - me ensinou a "pescar". rsrsrs
    Grato pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns tbm gosto muito desse blog. A propósito posso sugerir assuntos? Li o evangelho do futuro de Bezerra de Menezes e gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Leandro, é uma boa sugestão. Já tenho o livro, mas estou preso a outros compromissos, como terminar uma tradução do livro de Wallace. Em breve farei um comentário sobre um livro de Arthur Conan Doyle, chamado Terra da Bruma.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro do Dr Bezerra é quase que pessoal. Um romance que os personagens trazem características do autor, sobretudo o doutor Capper. Já esse livro do Artur Conan eu não conheço. Vou procurar.

    ResponderExcluir