7.1.18

VOCÊ TEM UM TRABALHO DE PESQUISA QUE TRATA DA SOBREVIVÊNCIA DA ALMA?

Logomarca provisória do 14o ENLIHPE


Foi publicada ontem a chamada de trabalhos para o 14o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que será em Belo Horizonte - MG, na sede federativa da União Espírita Mineira, nos dias 25 e 26 de agosto.

O tema central deste ano será "Sobrevivência da alma".

O evento escolhe trabalhos submetidos até o dia 30 de abril para apresentação. Os trabalhos deverão ser escritos em formato acadêmico, que está descrito no edital de chamada de trabalhos, publicado em http://www.lihpe.net/wordpress/?p=1732.

Esses trabalhos serão avaliados por pareceristas com formação acadêmica e conhecimento do espiritismo, não terão acesso aos nomes dos autores e escreverão considerações e sugestões de aperfeiçoamento dos trabalhos, além de aprová-los ou não para apresentação no evento. Os trabalhos sobre o tema central (Sobrevivência da alma) têm preferência aos que não tratam dele.

Os trabalhos poderão ser publicados futuramente em forma de capítulo de livro ou artigo de periódico indexado, mediante permissão do autor.

As inscrições para o evento ainda não estão abertas, iremos divulgá-las futuramente.

A comissão organizadora está formada por:

- Alexandre Ramos (RJ)
- Gilmar Trivelato (SP)
- Jáder Sampaio (MG)
- Marcelo Gulão (RJ)
- Marco Milani (SP)
- Raphael Carneiro (ES)

Se você deseja ter informações sobre a Liga de pesquisadores do espiritismo - LIHPE ou sobre a submissão de trabalhos escreva um e-mail para contato@lihpe.net.

Esse evento está sendo apoiado pela União Espírita Mineira e pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo.

3 comentários:

  1. Olá Jader
    Quero me dedicar em 2108 a estudar sobre o Apóstolo Simão Pedro. Estou na fase de busca de fontes de pesquisa. Você teria alguma bibliografia para me sugerir? Abraços, Emerson Santos.

    ResponderExcluir
  2. Emerson, tudo bem?

    Acho que não tenho muito como contribuir com você. Da Bíblia temos o livro dos Atos dos Apóstolos e as epístolas atribuídas a Paulo de Tarso, que você já deve saber. Dos livros mediúnicos, há o livro Paulo e Estêvão, de Emmanuel, que com certeza você também conhece. Dos livros de estudiosos espíritas, temos o livro "As Marcas do Cristo", volume 1, que é um estudo sobre a vida de Paulo de Tarso por Hermínio Miranda, que defende a hipótese de ele e Lutero serem o mesmo espírito.

    Dos livros dos cristãos primitivos, há o História Eclesiástica, escrito por Eusébio de Cesaréia nos séculos IV ou V.

    Há também os livros apócrifos atribuídos a Paulo de Tarso, que são polêmicos, considerados imaginários, por se contraporem à teologia vigente com ideias como a reencarnação, por exemplo.

    Há muitos documentários e livros escritos por autores acadêmicos, e ficções, como o Paulo de Taylor Caldwell. Eles expressão a opinião dos respectivos autores, sendo que o de Caldwell tem elementos de ficção assumidos, apesar do Hermínio a considerar médium.

    Os artigos acadêmicos podem ser procurados e salvos em qualquer terminal da UFMG, usando a base periódicos CAPES, mas a maioria está em língua inglesa. Deve haver algumas publicações no Scielo, em português, de textos acadêmicos.

    Acho que você deveria conversar com alguém da área de Ciência da Religião, para orientar seus estudos, eles, com certeza, sabem muito mais que eu sobre o que se pensa de Paulo de Tarso, hoje.

    Acho que não é mesmo minha praia... Fico devendo.

    Um abraço

    Jáder

    ResponderExcluir
  3. Não é sobre Paulo o estudo do rapaz e sim sobre o apóstolo Simao Pedro.

    ResponderExcluir