29.5.21

FESTA JUNINA RIMA COM PANDEMIA? E COM AÇÃO SOCIAL?

 

Um kit junino são duas sacolas de papel


Quem acompanha o EC já sabe que eu frequento a Associação Espírita Célia Xavier, associação que mantém quatro unidades, em Belo Horizonte, Betim e Ribeirão das Neves, e que mantém, em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte o Lar Espírita Esperança, que dá educação e cuidado a crianças até 5 anos de idade, no bairro Salgado Filho.



Uma tradição nossa são as festas juninas. E fazíamos muitas, mas já devo ter publicado diversas vezes sobre a festa na qual uníamos os diferentes grupos da casa em um mesmo ambiente. Com a pandemia, não foi possível agrupar, nem no ano passado, nem nesse, infelizmente. Ainda faltam vacinas e sobram versões do mesmo vírus.


Não desejando deixar passar em branco uma comemoração tão importante para o grupo, a mocidade, com a ajuda do voluntariado da Casa de Célia, desenvolveu uma festa junina à distância. Como angariar recursos para as atividades sociais da casa, uma das finalidades dessa comemoração? Os organizadores da festa usaram a estrutura de cozinha industrial do Lar Espírita para fazer um "kit festa junina", contendo: doces típicos, caldo de feijão, canjica, galinhada e cachorro quente! Foram vendidos cerca de 400, a 50 reais a unidade. Para a entrega em casa, mais dez reais (que contou com motoristas voluntários) e para quem deseja economizar um sistema de "drive-thru" com todo o cuidado para não haver COVID, e muito menos contágio.

Doces "juninos"


Resolvido o problema dos "comes" e do recurso para as atividades sociais de nossa casa espírita, falta a interação, fundamental em qualquer festa. Mantivemos, então, o padrão desenvolvido no ano passado. Todo mundo (bem, na verdade, muitos) se veste "a caráter", em casa mesmo, e liga a televisão, se ela for "smart TV", ou outro aparelho com tela que permita acesso à festa a distância.


Canjica, caldo de feijão, galinhada e cachorro quente

Esse festão junino vai acontecer hoje, às 19 horas. Cada um se serve em casa e todos estaremos juntos de uma forma bem tecnológica, mas cheia de afeto.

Além de nos revermos, os que nos separamos por reuniões em dias diversos ou por diferentes unidades, conseguimos algum recurso para a creche, oficina de costura, enxovalzinho, serviço de urgência social, distribuição de cestas básicas (em Neves e Betim), campanha AECX-COVID, campanha de inverno, entre outras atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário