3.4.12

ESPIRITISMO COMENTADO NO RÁDIO?


A rádio Boa Nova entrevistou-nos para o programa Roteiro, que é realizado pelo simpático radialista Adriano Marques.

Conversamos sobre assuntos diversos: o voluntariado, que é o tema central, mas também a Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE), o Eduardo Carvalho Monteiro, o Espiritismo Comentado e o movimento espírita, sempre com bom humor e simpatia.


A data é 01/03/2012.

Comentem! Critiquem! Ajudem a melhorar.

31.3.12

ELIAS E JOÃO BATISTA NA VOZ DE TIM E VANESSA



Uma das passagens evangélicas estudadas por Kardec é o reconhecimento de Jesus diante dos discípulos que João Batista era o Elias que havia de vir. Ao contrário de outras tradições cristãs, os espíritas entendemos que se trata de uma afirmação da doutrina da reencarnação.

Gladston explora na letra da música a questão da lei de causa e efeito, na qual o homem é livre para escolher seus atos, mas se torna responsável por eles, ou seja, herda-lhes as consequências. No caso de João Batista, observa-se a simetria histórica de sua morte encomendada, frente à execução dos sacerdotes de Baal, feita por Elias.

Conhecer a vida dos dois personagens dá ao ouvinte uma capacidade de entrar nas poéticas palavras de Gladston, imortalizadas na voz dos dois intérpretes.

24.3.12

UMA CANÇÃO ESPÍRITA DE NATAL





Se você gostou de Tim e Vanessa, não pode deixar de ouvir esta música de James Marota. Ele é conhecido pela qualidade de suas composições.

A surpresa desta interpretação fica por conta da Cacau, que permitiu que a música fosse cantarolada pelos amigos dos países de língua inglesa.

Vendo o trabalho final, ainda não entendi por que não concorreu ao Grammy.

Algum dos leitores conhece o intérprete? Que bela voz, hein?

21.3.12

DIVALDO FRANCO NOS EMIRADOS ÁRABES


Os Emirados são um país de língua árabe e têm como religião oficial o Islã. Acho que Kardec se emocionaria ao ver seus habitantes interessados no espiritismo.

20.3.12

CONHEÇA O INSTITUTO LACHÂTRE.

O Instituto Lachâtre, situado em Bragança Paulista - SP, fez uma publicação recente na qual apresenta sua identidade, objetivos e outros temas de interesse.

Ele visa à divulgação do espiritismo e seu informativo anuncia o surgimento da revista Leitura Espírita.

Confiram.

18.3.12

PARABÉNS PARA O EC!


O Espiritismo Comentado está comemorando cinco anos! Na verdade, foi no dia 11 de março, mas festa de aniversário tem que ser comemorada no fim de semana, não acha?

Nestes cinco anos crescemos muito. São 491 membros públicos, que associaram suas identidades digitais ao EC e passaram a receber as publicações assim que elas vão para a net.

Temos uma média de acessos entre 100 e 200 pessoas por dia. Pessoas dos cinco continentes, mas especialmente do Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal, da Europa em geral e do Japão. Vez por outra temos alguns leitores Australianos e latino americanos. Obrigado a todos! Quando puderem avisem se é possivel ler as matérias com o tradutor simultâneo, que sei que trunca um pouco o que se escreve.

Outro recurso que inauguramos em 2011 foi o compartilhamento com o Facebook e o Twitter. Os dois ainda estão em meu nome (Jáder Sampaio), mas são uma forma de acompanhar na horinha quando sai do forno uma publicação nova.

Separamos sem divórcio a publicação de eventos do corpo do EC. Estamos mantendo com a ajuda do Leandro o blog Eventos Espíritas (http://eventoespirita.blogspot.com) onde se pode ter sinteticamente o acesso a palestras, seminários, simpósios, lançamentos de livros e outros. A divulgação é gratuita, mas a única exigência é que o evento seja divulgado em um arquivo de imagem do tipo jpeg ou outros, porque ele aparece em uma janelinha do EC.

No segundo semestre de 2007 inserimos o contador de acessos, e agora que escrevo está em 227.363. Temos também o Flag Counter, no pé da página, e pude assistir a comunidade espírita norte-americana superar a portuguesa ao longo do ano. Um obrigado especial aos leitores de Atlanta e de Mountain View, que sempre estão acessando nossos trabalhos. Mandem-nos notícias para que a comunidade EC possa conhecê-los.

Chega de números! Contamos com vocês em 2012, quando comemoraremos os 500 followers e, quem sabe, os 300 mil visitantes.

17.3.12

ESPIRITISMO, FICÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA CEARENSE: ÁREA Q

Cena de Área Q


Qual é a relação entre ficção científica, histórias de Quixeramobim e Quixadá (CE) e espiritismo? Resposta: Área Q. Entendeu? Não? Eu explico.

A Mundo Maior Filmes faz lançamento nacional no dia 13 de Abril do filme Área Q. Já existe no Facebook uma página dedicada ao filme: http://www.facebook.com/pages/Area-Q/278495788883488

A história é, no mínimo, intrigante. Envolve "causos" de abdução contadas nas cidades do interior cearense e espiritualismo. Trata do desaparecimento do filho de um jornalista, que vai a Fortaleza em busca de respostas.

Mais informações? Só mesmo vendo o filme. Estou pelo menos intrigado: será que é bom? Vamos conferir.

16.3.12

PEDRO INTERPRETADO POR TIM E VANESSA



Uma amiga contou-me que em seu grupo de mocidade, há muitos anos, cantava-se "pintinho amarelinho".  Outra disse-me que não gosta de música que vem com a alcunha de espírita, por sua baixa qualidade. Pessoalmente, cantei em coral espírita na juventude e tive contato com diversas músicas e canções, e até hoje algumas me emocionam.

Um grande incentivador da música no meio espírita foi Leopoldo Machado. Na metade do século passado, a questão de cantar-se ou não no meio espírita era imensamente polêmica, e chegou-se a escrever um livro de entrevistas sobre esta questão. Grandes espíritas manifestaram-se, uns a favor e outros contra. Bons tempos. Recordo-me de uma das tiradas do Leopoldo, que dizia com outras palavras: "Para enfrentar aquelas preces quilométricas, que demoram minutos a fio e parecem não encerrar nunca, só com música!"

Tim e Vanessa são dois intérpretes e compositores de Minas Gerais. Gosto de muita coisa que eles produzem, e esta música, em especial, é emocionante.

A letra, aos moldes dos Paralamas do Sucesso, contam uma história, a do apóstolo Pedro. As metáforas dão vida aos diálogos, que ficam evidentes com o jogo de vozes entre Tim e Vanessa. Quem conhece os episódios que vão se sucedendo vê que não é uma história linear, mas vai e volta, como uma onda, entre a conversão e os testemunhos.

"Vem que eu te farei um pescador de homens"
"Depois do mestre, martírios são troféus"
"Sou pequena ovelha, atemorizada, balindo negação"
"Pedro, tu me amas; Pedro, tu me amas; Pedro, tu me amas?"
"Ouve Simão Pedro, morrerás em cruz. Não, eu não mereço essa distinção"
"As mãos que Ele tocou, os pés que Ele lavou, apontarão os céus"
"Volvo à vida e tomo pela tua mão"
"E tu que és rocha, constrói a minha casa, no coração do irmão"

O arranjo é belíssimo, melodioso, e a voz de Vanessa arrepia.

Quem pode ser simpatizante do cristianismo e não emocionar-se com uma melodia dessas?

15.3.12

DUAS CARTAS PARA UM MAGISTRADO


Imagem de uma carta escrita à mão
Você escreveria uma carta para um juiz de direito dando declarações falsas sobre a morte de seu cônjuge? Acha que sua sogra o faria?

Camille Flammarion escreveu diversos livros com o material que ele recebeu sobre fenômenos psíquicos em geral de toda parte do mundo. Deste material, ele escreveu diversos livros e exemplificou em outros, como é o caso de "A Morte e Seu Mistério", publicada em três volumes pela FEB (Antes da Morte, Durante a Morte e Depois da Morte).

No volume III, Flammarion transcreve um estudo publicado nos Annales des Sciences Psychiques, de 1919 (pág. 67)

Ele narra a desventura do Conde Ubaldo Bêni, que empregou o jovem Garibáldi Veneziâni. Este último passou a desviar-lhe dinheiro e foi descoberto. Em viagem de negócios no dia 24 de agosto de 1916, já retornando de Lucera para Montecorvino, em um tílburi (uma charrete de duas rodas e dois assentos), foi assassinado pelo empregado.

No inquérito descobriu-se a fraude de Garibáldi, através dos vales e recibos dos correios, e este confessou o crime, sendo preso e acusado em juízo.

O inquérito estava para terminar, quando o juiz recebeu do delegado de polícia de uma cidade da Úmbria (Itália) duas cartas.

A primeira, da Condessa Bêni-Gasparini, afirma o seguinte:

"Atesto que na noite de 24 do corrente, quando esperava ansiosa a volta de Ubaldo, vi diante de mim meu marido, que me disse: 'Olha, tiraram-me das mãos as rédeas do cavalo. Procura o traidor. O culpado tem uma mancha na vista' " Ana Bêni

A segunda, da Condessa Catarina Bêni, mãe de Ubaldo, assim o diz:

"Na manhã do dia 26 do corrente, tenho a certeza que vi praticarem o crime que matou meu pobre filho Ubaldo. Pareceu-me vê-lo chegar no seu tílburi, por uma estrada deserta, quando foi atacado. O agressor tinha um sinal especial, pequena mancha numa das vistas. Meu pobre filho, ao cair ao chão na parte baixa da estrada, fez um movimento e o assassino fugiu precipitadamente." Catarina Béni.

(Flammarion, Camille. A morte e seu mistério. vol III. Rio de Janeiro: FEB, 1982. pág 167-168.)

Conspiração ou comunicação espiritual de Ubaldo Bêni? Deixo as conclusões ao leitor.



9.3.12

DEUS PUNE?




A concepção espírita de Deus difere da de outras doutrinas cristãs. Deus não é visto como Espírito ou pessoa, mas como uma inteligência superior e a causa primeira de tudo.

Quando Allan Kardec escreve sobre a permissão de Deus para os atos dos homens, ou fala de castigos, ele se refere às leis universais, criadas por Deus e que conferem consequências e limites às ações do homem. Esta visão é bem clara na questão abaixo de "O Livro dos Espíritos" que transcrevo no EC:


964. Mas, será necessário que Deus atente em cada um dos nossos atos, para nos recompensar ou punir? Esses atos não são, na sua maioria, insignificantes para Ele?

“Deus tem Suas leis a regerem todas as vossas ações. Se as violais, vossa é a culpa. Indubitavelmente, quando um homem comete um excesso qualquer, Deus não profere contra ele um julgamento, dizendo-lhe, por exemplo: Foste guloso, vou punir-te. Ele traçou um limite; as enfermidades e muitas vezes a morte são a conseqüência dos excessos. Eis aí a punição; é o resultado da infração da lei. Assim em tudo.”

3.3.12

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O 8o. ENLIHPE


Está publicada a chamada de trabalhos para o 8o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

O tema de 2012 será "Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico".

Interessados em submeter trabalhos podem acessar o site da LIHPE, especialmente a página http://www.lihpe.net/wordpress/?p=580

26.2.12

O CÃO FILÓSOFO




“Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.” Allan Kardec, O livro dos espíritos, questão 597 a.



Quando o cãozinho Gêra chegou na casa dos Lima, entendeu que havia conquistado um novo território. Macho, movido por seus instintos, começou a demarcar seu território. Urinou pelos quatro cantos da casa, molhou os pneus dos automóveis e deixou bem claro que aquele lugar e todos os que nele habitavam pertenciam a ele.
Como eram bons os Lima! Eles davam comida, faziam carinho e realizavam com alguma limitação, mas corretamente, o seu papel de servi-lo. Eles reconheciam que o território era de Gêra, e por consequência, Gera os aceitava e os desejava.
Um dia, Gêra ficou sem entender por que seus servos não o obedeceram. Eles o pegaram à força e o mergulharam em uma substância gelada, cobriram seu pelo de bolhas e feriram seu olfato com um cheiro forte que ele desconhecia. Contudo, como eles o secaram e deram-lhe comida e água, aquela má impressão passou. Gêra ficou confuso. Os Lima são bons ou maus? Noutro dia, os Lima o levaram a outro ser humano esquisito, com um jaleco branco, fora do seu território. Fora abduzido por seus servos, sequestrado! Eles o chamavam de veterinário. O veterinário o imobilizou, colocou uma máscara desconfortável em sua boca e mexeu em todo o seu corpo. Que desconfortável e que desrespeitoso! Depois, que crueldade, ele o feriu! Gêra não pode acreditar que seus servos permitiram que um estranho o torturasse! Sentiu uma pontada dolorosa entrando corpo adentro! Se eles sabiam que o veterinário o iria torturar, então Gêra não teve dúvidas, eles eram sádicos, malvados, perversos. Chorou imensamente por ter tido essa má sorte.
Passados alguns banhos, vacinas e remédios (que gosto horrível) Gêra entrou em uma crise existencial canina, porque pensara que seus servos eram bons, e de fato eles atendiam suas necessidades e até lhe davam carinho, brincavam com ele, mas ao mesmo tempo permitiam que ele padecesse aqueles sofrimentos! Foi quando surgiu o gosto pela filosofia.
O cão filósofo começou a pensar e inicialmente apontou a contradição dos Lima. Como poderiam ser bons os Lima, se o faziam sofrer? Se os Lima o faziam sofrer, eram maus, sádicos, não poderiam ser bons. A contradição entre a maldade e a bondade dos Lima o levou a uma conclusão lógica: os Lima não existiam. Eram uma ilusão canina. Os cães, em sua fragilidade, haviam criado a ilusão do Dono, em sua história e, ele, fora ludibriado por esta fantasia milenar de sua espécie.
Gêra passou a viver como se os donos não existissem. Não brincava mais com eles, mas sempre comia a comida e água que apareciam. Entrou em um estado de indiferença, ataraxia. Tinha certeza que a comida chegava até ele por acaso, que ela fazia parte de seu território, que as sensações desagradáveis, como o banho, eram fruto de algum mecanismo fisiológico de seu corpo canino, e suspeitava que fosse algum tipo de alucinação que era oriunda do cérebro, afinal, donos não existiam.
Para dar uma contribuição à sociedade, resolveu explicar aos outros cães sobre a alucinação dos donos, e uivava à noite, tentando explicar a verdade o mais longe que pudesse. Às vezes ouvia o cão do território vizinho dizer que ele estava enganado, mas não se deixava convencer, nem abater e estava aberto a discussões, com seus latidos e ganidos. Como era difícil ser um cão esclarecido!

24.2.12

DIVALDO FRANCO FALA SOBRE PUBLICAÇÃO DE LIVROS ATRIBUÍDOS A ESPÍRITOS




O vídeo é curto, mas a mensagem muito clara. Divaldo entende que uma livraria espírita não deve disponibilizar livros apenas porque vendem e são atribuídos a espíritos.

Você acha que apenas por que um livro é atribuído a um espírito e considerado psicografado, ele é coerente com o espiritismo?

20.2.12

CARNAVAL? O QUE É ISSO?


Há uma saudável discussão sobre as origens do carnaval, embora a maioria dos foliões não estejam muito interessados nisto.

Curiosamente, o carnaval é uma inserção de cultos pagãos no movimento cristão.

O velho Houaiss fez um estudo etimológico no qual encontra no latim medieval a origem da palavra carnaval.




1. carneleváre ou carnileária - "véspera da quarta feira de cinzas em que se inicia a abstinência de carne exigida na quaresma" (século XI ou XII)
2. carnelevale - milanês (1130), oriundo do latim clássico carne levare (abstenção de carne)
3. carnevale - italiano (século XIV)
4. carneval - francês (1552)
5. passa às demais línguas européias (século XVII)

Guitar (2001) afirma que o carnaval se origina da Saturnália, uma festa romana na qual as pessoas rompiam com as diferenças de status social, escravos poderiam criticar seus donos, banquetes eram feitos e se elegia um príncipe da festa (que evoca a imagem do Rei Momo moderno), que regularia o que aconteceria (de forma apenas simbólica).

A data da Saturnália é próxima ao período do Natal (solstício de inverno, a mais longa noite do ano no hemisfério norte), mas teria sido posteriormente adiada para as vésperas da quaresma, próximo ao equinócio da primavera, na Itália.

Além do sincretismo pagão, nas Antilhas se incorporaram elementos da cultura indígena local (dança, música e participação de todos os membros da comunidade, como celebração da plantação da Yucca (que é comida até hoje no México por época do carnaval) e da comunidade africana, trazida como escrava. Dos africanos vieram os ritmos, as cores e as máscaras.



No Brasil veio o entrudo, uma festa portuguesa celebrada à época do carnaval, que consistia de brincadeiras e folguedos. O nome se deve a grandes bonecos que faziam parte da festa, e o entrudo de rua trazia, segundo a Wikipédia, brincadeiras violentas como o lançamento de urina e sêmem nos participantes. No século XIX vieram algumas tentativas de proibição do festejo, mas sem sucesso.




No Brasil, havia também blocos, cordões e desfiles de automóveis, chamados corsos, no início do século XX. Posteriormente surge o desfile de escolas de samba e as demais variações de festejos, como os que acontecem na Bahia, Pernambuco e no interior de Minas Gerais.

Participar ou não do carnaval de rua? Deixo a questão ao leitor. 

14.2.12

RECORDAÇÕES DE ZÉ ARIGÓ



O site Espiritismo BH entrevistou Leida Oliveira, pessoa que trabalhou desde a juventude com José Arigó, médium curador de família católica que foi estudado por José Herculano Pires no livro cuja capa se acha apresentada acima.

Ela fala da infância, surgimento da mediunidade, curas realizadas, perseguições por parte da igreja, a relação com médicos e o processo por curandeirismo e exercício ilegal da medicina.

O indulto da pena de prisão de José Nilo (pai de Leida) e Arigó por Juscelino Kubistcheck é um dos eventos narrados por sua biógrafa oral. Tendo sido novamente preso em Lafaiete, ele era procurado na cadeia pelas pessoas sem acesso ao tratamento médico e continuou suas atividades mediúnicas.

A recuperação da época por Leida lembra muito a relação da sociedade com Chico Xavier e com o espiritismo em geral, apesar de Arigó (que significa matuto, caipira) não ter estudado a doutrina como o médium de Pedro Leopoldo/Uberaba.

De um evento curioso do interior das Minas dos anos 50 ao impacto internacional de seus fenômenos, Leida faz uma narrativa deliciosa, que nos prende do início ao fim.


Outra dica: a Leida é autora de um livro sobre Arigó. Eu ainda não li, mas vamos conferir?


6.2.12

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA ABRE REFORMADOR



No terceiro ENLIHPE, em Belo Horizonte, o representante da Federação Espírita Brasileira nos informou sobre todas as ações de conservação do acervo bibliográfico, digitalização e disponibilização ao público.
Há alguns dias, o Prof. Vinícius Lousada comunicou à LIHPE a disponibilização do conteúdo de Reformador ao público.
As três últimas décadas já estão na base de informações e as demais devem ser integradas até julho de 2012. O link é www.febnet.org.br/acervo/
Fiz algumas pesquisas e depois de algum tempo encontrei meus artigos, mas tive que digitar o sobrenome, seguido do nome e observar a questão dos acentos (meu nome é acentuado, mas a base recupera o nome sem acento). Como há muitos autores com o sobrenome Sampaio, foi necessário fazer diversas tentativas até obter os três trabalhos. 

A pesquisa por palavra-chave foi bem sucedida. Foi necessário aguardar um pouco até aparecer na direita o link de visualização.
É possível também pesquisar por revista, por coluna, título e outras informações. Se você tem a referência completa que está buscando, é bem fácil obter o trabalho em pdf. Recuperei 383 trabalhos que trazem Deus no título.

Foi fácil também baixar a revista na memória do computador e recortar o trabalho do pdf. Veja a inserção do texto de Denis:


Faça uma experiência e leia Reformador de seu micro, note ou tablet.

3.2.12

JORNAL 'O IMORTAL' PUBLICA ENTREVISTA


O Imortal é um jornal publicado na cidade de Cambé, no Paraná, e circula há quase 60 anos. Pode ser lido na internet, em O Consolador:

Neste mês tive a grata surpresa de ver publicada a entrevista feita por Guaraci Silveira, de Juiz de Fora, publicada na edição de fevereiro de 2012.

Confiram!



2.2.12

SAIU MAIS UM NÚMERO DO BOLETIM GEAE


O Boletim GEAE é uma das mais antigas publicações espíritas digitais na internet. GEAE significa Grupo de Estudos Avançados Espírita. Hoje, de cara nova, tem o formato de uma revista digital, que se pode baixar gratuitamente e folhear com o Adobe Reader (o da extensão pdf), um programa gratuito de leitura de documentos, muito disseminado e fácil de se obter.

As primeiras publicações foram feitas como se fossem folhas datilografadas na internet, mas sempre com um conteúdo instigante, contribuição internacional e divulgação de eventos de caráter espírita. Iniciaram-se há vinte anos!

Artigos, perguntas e respostas e debates (alguns polêmicos) em torno do espiritismo tem sido a tônica do grupo.

Para acessar o Boletim 548 diretamente, digite o endereço abaixo no navegador:

(PDF para download - http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae548.pdf)

30.1.12

MOSTRA DE FILMES COM CONTEÚDO ESPÍRITA EM LONDRES



Se você estiver em Londres e quiser fazer um programa interessante na última semana de fevereiro, vá à sala Alfred Hitchcock, na Queen Mary University of London, e assista, gratuitamente, pelo menos um dos dez filmes de conteúdo espírita e espiritualista que serão exibidos em uma mostra organizada pela Prof. Else P. R. Vieira.

A mostra exibirá um documentário pela manhã e um longa-metragem à tarde.

A lista de Filmes:

Nosso Lar (2010)
As Mães de Chico Xavier (2011)
O Filme dos Espíritos (2011)
Bezerra de Menezes (2008)
Chico Xavier - o Filme (2010)
Allan Kardec, o Educador (2005)
As Cartas Psicografadas por Chico Xavier (2010)
Divaldo Franco - Humanista e Médium Espírita (2008)
A Grande Síntese de Pietro Ubaldi (2009)
Eurípedes Barsanulfo, Educados e Médium (2007)



Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos

Data:
de 21 a 25 de fevereiro de 2012
Horário: Das 10h00 às 18h00
Local: Alfred Hitchcock Cinema – Arts Building (Queen Mary University of London)
327 Mile End Road, E14 NS – Mile End Station
Reservas antecipadas gratuitas:
http://bit.ly/SpiritFilm
Mais informações: bussevents@gmail.com
Todos os filmes lusófonos terão legendas em inglês. As sessões serão seguidas de um debate sobre o tema.


24.1.12

COMO FOI O 7o. ENLIHPE?


O site do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo está atualizado e cada vez mais rico.

Para quem se interessou pelo ENLIHPE e ainda não o conhece, foi feita uma reportagem fotográfica dos conferencistas, organizadores, eventos e lançamentos de livros, objetiva, clara e compreensiva.

Acesse o site do Centro de Cultura http://www.ccdpe.org.br/ e desça duas matérias para ver o que aconteceu em 2011.