14.12.12

DIVALDO LANÇA LIVRO NOVO PELA FEB



A Federação Espírita Brasileira está lançando livro atribuído a Bezerra de Menezes, psicografado por Divaldo Pereira Franco, médium baiano que tem vasta publicação mediúnica, reconhecido internacionalmente por suas conferências e por sua obra social no bairro Pau da Lima, em Salvador.

Ainda não li, logo, não tenho como comentar o livro, mas as expectativas são altas.

11.12.12

CORREIO FRATERNO DISCUTE AS MUDANÇAS DO MERCADO EDITORIAL ESPÍRITA




Já está nas gráficas a última edição do Correio Fraterno que conseguiu fazer uma espécie de fórum sobre as mudanças do mercado editorial espírita. Simonetti trata dos clubes do livro espíritas, tenho um artigo sobre pirataria de livros espíritas e novas mídias, o alerta do GEEM foi publicado, Allan Kardec foi consultado sobre a ética da publicação espírita, Ricardo Carrijo (ADELER) fala das novas exigências dos leitores e Marco Milani discorre sobre a necessidade de seleção de bons livros pela livraria espírita.

Parece-me que é uma boa oportunidade de fazer uma reflexão sobre um tema que vem sofrendo mudanças no cenário brasileiro e demando mudanças de editores, autores, leitores, gestores, donos de livrarias e outros atores do mundo do livro espírita.

Recomendo a leitura. A edição já está na internet: http://www.correiofraterno.com.br/nossas-secoes/68/1110-edicao-448


4.12.12

FÍSICA DA APOMETRIA




Muitos autores espiritualistas entusiasmam-se e tentam explicar os fenômenos que observaram através de fórmulas matemáticas, como a esperança de conferir maior autoridade e cientificidade àquilo que crêem.
A matemática foi incorporada às ciências humanas e naturais para constatação de regularidades e para a estimativa de probabilidades de ocorrência de fenômenos. A isso chamamos explicação, em teoria científica. Um autor que notabilizou-se pelo seu uso, foi Isaac Newton. Antes dele Francis Bacon havia percebido que se poderia estudar a ocorrência de fenômenos com o registro da ausência e da presença deles, e a anotação dos contextos em que se deram. Newton identificou relações mais complexas dos fenômenos, que foram muito além da ocorrência ou não, identificando padrões matemáticos através de fórmulas.
O emprego de fórmulas em ciência, tem por necessidade a observação e a constatação de padrões de ocorrência de fenômenos. Elas não se sustentam por mera intuição, mas por indução ou dedução. Além do seu surgimento, elas são constantemente colocadas em teste, porque um cientista pode encontrar um padrão em um conjunto de fenômenos, e este não voltar a acontecer em outro conjunto similar.
O físico Alexandre Fontes da Fonseca publicou esta semana na revista O Consolador, um artigo onde analisa algumas proposições conceituais e matemáticas da Apometria. Ele mostra erros no emprego de conceitos (geralmente mal definidos) e na conexão entre os conceitos e as equações propostas (sua análise mostra afirmações absurdas).

30.11.12

GELATINAS PARA A CAMPANHA DE NATAL



O Natal está chegando e a Associação Espírita Célia Xavier está em plena campanha. Como em 2011, estou pedindo às pessoas a doação de Gelatinas, para compor as cestas de Natal. Nossa meta são 946 caixinhas ou pacotes. No atacadista Apoio, conseguimos comprá-las por R$0,69 a unidade, até a última vez que orçamos.

Serão montadas 473 cestas, que serão distribuídas para famílias em vulnerabilidade social em regiões de Belo Horizonte, Betim e Ribeirão das Neves, onde a Associação mantém unidades. As cestas não são a única ação social que desenvolvemos nestas regiões. Em Belo Horizonte, a AECX mantém uma creche em parceria com a PBH, nas demais regiões são realizadas diversas campanhas ao longo do ano, ações de formação profissional e educativas. No Natal, além das cestas haverá distribuição de brinquedos para as crianças.

Os gêneros que compõem cada uma das 473 cestas são os seguintes:

Açúcar - 1 pct 5 kg
Arroz - 1 pct 5 kg
Feijão - 2 pct 1 kg
Macarrão - 2 kg
Farinha de mandioca - 2 pct 1 kg
Fubá - 1 kg
Óleo - 2 latas
Sal - 1 kg
Tempero - 1 pacote
Milho verde - 1 lata
Sabão - 2 unidades
Chá - 1 caixa
Caldo de carne - 2 tabletes
Sardinha - 2 latas
Gelatina - 2 caixas
Extrato de tomate - 1 lata
Salsicha - 1,5 kg
Refresco artificial - 2 pacotes
Doce - 1 barra
Balas - 1 pacote
Refrigerante - 2 litros (pet)

As doações serão recebidas até o dia 12 de dezembro.
As cestas serão montadas no Lar Espírita Esperança, nos dias 13 e 14 de dezembro.
A distribuição será nos dias 15 e 16 de dezembro.

Participem!

27.11.12

HISTÓRIAS QUE OS ESPÍRITOS CONTARAM


Montagem fotográfica com as capas da nova coleção

Herminio Miranda escreveu durante anos em "Reformador", publicando artigos sobre temas diversos, especialmente publicações relacionadas à imortalidade da alma, reencarnação e mediunidade que saíam em países de língua inglesa. Creio que a obra que mais o projetou, após esta fase, foi "Diálogo com as sombras", publicada pela FEB próxima dos anos 80, que mostra suas recomendações e experiências com o atendimento aos espíritos desencarnados.

Chamou muita atenção o uso da técnica de indução de regressão de memória no atendimento, o que era praticamente desconhecido, mas penso que sua maior contribuição foi a desconstrução do papel do doutrinador, como alguém que instrui em doutrina, que fica explicando aos espíritos como é o seu mundo, a moral cristã e as leis de Deus, na esperança que a razão os retire da condição que a perturbação emocional os situou.

A explicação é útil aos espíritos ignorantes, de boa fé, tem seu papel junto a alguns sofredores, mas é bastante limitada para os que agem como psicopatas do mundo dos espíritos ou aos que têm conflitos intensos, como ódios, ciúmes, e outras emoções perturbadoras. Os espíritos inteligentes e maus se riem da precariedade de nossos conhecimentos sobre o mundo deles.

Assim apresento um conjunto de livros que ele publicou pelo Correio Fraterno e que foram muito importantes para nosso grupo mediúnico. Ficou conhecido como "Coleção Histórias que os Espíritos Contaram". O grupo de Herminio é um dos poucos que conheço que seguiu a orientação de André Luiz em "Desobsessão", de gravar as sessões. A disciplina valeu a pena e anos depois ele desarquivou as fitas de rolo e transcreveu com mínimas mudanças os diálogos realizados com os espíritos em um pequeno grupo mediúnico.

Nos livros da ilustração acima, o leitor pode se encantar com as narrativas das histórias, mas chama-me atenção a forma como o atendente trata seus interlocutores. Ele os escuta, talvez pela influência das pequenas incursões que o autor fez na psicanálise de Freud e na regressão a vidas passadas de Albert de Rochas e outros. Quando digo que os escuta, significa que valoriza que os espíritos contem suas histórias e os auxilia a perceber seus conflitos, os momentos em sua história nos quais, influenciados por suas emoções em desalinho, decidiram-se por adotar uma persona vingativa, às vezes fria e calculista, mantida às custas de um afastamento com suas emoções mais profundas.

Sua cultura possibilita que ele dialogue sobre realidades diferentes no tempo e na história, sem perder-se na curiosidade vã. O atendente não se afasta da experiência e do sentido dado pelo espírito comunicante para pedir-lhe que dê detalhes de sua experiência passada, mas acolhe aquilo que ele se dispõe a trazer. Naquele momento, o mais importante é auxiliar a pessoa que se apresenta para conversar, fazendo-a abandonar suas defesas rígidas e mostrar-lhe o quanto são insatisfatórias para sua vida, trajetória futura e felicidade.

A editora Correio Fraterno fez uma bela reedição da coleção. Papel Lux Cream, muito confortável aos olhos, capas belíssimas, ilustrações sugestivas e sóbrias, o trabalho de edição nos entregou uma coleção primorosa. Só lamento que no Brasil não se façam pequenas edições com capa dura, que tornam os livros muito mais duráveis, mas de preço mais elevado.

Recomendo, portanto, aos interessados na mediunidade, a leitura dos quatro livros, que se tornaram referência importante para o aperfeiçoamento dos que se voluntariam neste tipo de trabalho.


23.11.12

VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Recebemos o texto abaixo vindo da GEEM, conhecida editora de obras psicografadas por Chico Xavier, que se tornou um grupo com ações diversas, inclusive assistenciais. Como concordamos com sua argumentação clara, estamos repassando aos leitores do EC.



Violação de Direitos Autorais

Infelizmente, tem sido comum, em alguns sites, a disponibilização para download de obras de Francisco Cândido Xavier, que não são de domínio público, sem autorização ou ao menos consulta prévia dos titulares dos direitos De modo geral são disponibilizados sem a capa, sem o nome da editora e alguns são apresentados resumidamente, descaracterizando totalmente a obra do Chico e dos Autores espirituais.


O GEEM, titular do direito autoral de várias obras, por cessão expressa de Chico Xavier, discorda desta prática, pois a divulgação da doutrina espírita deve ser feita em total respeito às leis do País.

Note-se, a esse respeito, que o GEEM, entidade religiosa sem fins lucrativos, há quase 50 anos divulga a obra de Chico Xavier.

Editamos até o momento em torno de dois milhões e meio de exemplares, sem qualquer objetivo de lucro. Toda a diretoria e os participantes do grupo são voluntários, sem qualquer remuneração.

No entanto, na estrutura da máquina administrativa há evidentemente funcionários remunerados, cuja folha é custosa.

Nossos livros têm uma longa preparação pré-edição com despesas significativas no que tange às capas, à diagramação, à qualidade gráfica e não nos parece justo que deles se apossem terceiros, mesmo com a melhor das intenções, como se tivessem nascido do nada.

Por que razão Chico Xavier nos teria cedido os direitos? Para cuidarmos dos livros com atenção e respeito.

Parte significativa de nossos livros é distribuída gratuitamente a centros, instituições, bibliotecas, pessoas físicas e percentual significativo das vendas é dirigido à população mais simples a preços inferiores ao custo dos livros.

E o eventual resultado na comercialização dos livros não é utilizado em benefício do GEEM, mas, sim, nos respectivos projetos de divulgação e obras de caridade.

Quando é o caso, temos concedido, gratuitamente, respeitadas determinadas condições, autorização para a utilização das obras, às pessoas que o desejam, com equilíbrio e ponderação.

Mas não podemos aceitar a utilização indiscriminada, sem qualquer autorização ou consulta prévia.

GEEM — GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL

18.11.12

VINÍCIUS E O EGOÍSMO

Pedro de Camargos - Vinícius

Pedro de Camargos (1878-1966), conhecido como Vinícius, é um dos autores paulistas mais prolíficos e inteligentes na temática do Evangelho à luz do Espiritismo. Pessoa não apenas reconhecida e lembrada, mas querida pelos membros do movimento espírita, nasceu em Piratininga, onde teve educação em uma escola metodista, de fundação norte-americana, que muito o influenciou. Dirigiu a Igreja Espírita "Fora da Caridade não Há Salvação" até 1937, quando transferiu-se para São Paulo.

Dirigiu programa cristão-espírita na Radio Educadora de São Paulo, dedicou-se à assistência social e trabalhou imensamente pela divulgação do espiritismo em diversas frentes, como a imprensa, a publicação de livros e a exposição em Centros Espíritas. Zêus Wantuil (Grandes Espíritas do Brasil) informa que presidiu a "União Federativa Espírita Paulista", foi sócio-gerente de "O Semeador" (da FEESP) e presidiu o "Instituto Espírita de Educação" até 1962.

Recordei-me dele ao preparar um estudo para o Grupo Scheilla sobre o capítulo de "O Livro dos Espíritos", Da Perfeição Moral. Nele, um espírito diz a Kardec que a maior chaga da humanidade é o egoísmo e que "dele deriva todo o mal". Certamente inspirado por esta passagem, Vinícius escreveu a seguinte página:


Egoísmo


A usura é a nudez do egoísmo.
A avareza é o esqueleto do egoísmo.
A inveja é o miasma do egoísmo.
A hipocrisia é a mentira do egoísmo.
A esquivança é o covil do egoísmo.
A dissimulação é a covardia do egoísmo.
O jogo  é a fascinação do egoísmo.
O roubo é a violência do egoísmo.
A bajulação é o recurso do egoísmo.
A iniquidade é a lei do egoísmo.
A discórdia é a expansão do egoísmo.
O ódio é a combustão do egoísmo.
A vingança é o desagravo do egoísmo.
A calúnia é a perfídia do egoísmo.
A intemperança é a avidez do egoísmo.
A vaidade é a parvoíce do egoísmo.
O ciúme é o travo do egoísmo.
A luxúria é a desfaçatez do egoísmo.
O fanatismo é o zelo do egoísmo.
A intolerância é a arbitrariedade do egoísmo.
A impiedade é a resistência do egoísmo.
O assassínio é a loucura do egoísmo.
O orgulho é a soberania do egoísmo.

Em suma: o pecado sob todas as formas, sob todos os aspectos, sob todas as modalidades, é fruto do egoísmo, porque o egoísmo assume, no mal, todas as formas, todos os aspectos, todas as modalidades.

(Vinícius. Em torno do Mestre. (4 ed.) Rio de Janeiro: FEB, 1979. p. 286)

11.11.12

COMO NÓS, ESPÍRITAS, PODEMOS NOS PREPARAR PARA A MORTE?


Noite estrelada, de Van Gogh - Vista da noite da janela do seu sanatório, pintada de memória


Discutíamos o tema separação entre a alma e o corpo no Centro Espírita Simão Pedro, em Belo Horizonte, e um dos participantes fez a pergunta que intitula nossa matéria.

Seguramente, o conhecimento espírita nos dá um quadro de referências que pode ser extremamente útil no mundo dos espíritos. Uma vez desencarnados, se em condições medianas, temos alguma noção clara da continuidade da vida, do reencontro dos afetos, do papel do pensamento, etc. Contudo, o ser humano é mais que conhecimento, porque os sentimentos e as sensações, desempenham um papel tão ou mais importante que o saber em assuntos vivenciais.

Irmão X tem um trabalho importante chamado “Treino para a morte”, publicado no livro Cartas e Crônicas, psicografado por Chico Xavier. É uma boa leitura para se pensar em ações práticas para a morte. Em resumo, ele mostra muitas situações em que viver a vida é fundamental para se preparar para a morte.

Uma das questões importantes na nossa cultura é nos habituarmos a falar sobre a morte. Ela ainda é um tabu, um assunto proibido, que fica ainda mais difícil de conviver quando cruza o nosso caminho, através da perda dos relacionamentos afetivos. Recordei-me das gerações anteriores a minha, que considerava que não se devia falar sobre a morte porque “a atrairia”. Muitos diziam também que cemitério não é lugar para criança. Frequento uma clínica de hemodiálise, na qual a morte está sempre “batendo ponto”, e o assunto é visto como perturbador, ao ponto de não se comunicar aos pacientes que um colega querido se foi, impedindo-os de prestar as últimas homenagens e de dar um abraço de conforto na família, o que seria possivelmente agradável ao que se foi, em um momento tão difícil.

Preparar-se para a morte, então, começa com conversar sobre ela, em aceitar sua realidade e a finitude do corpo, levar a sério a ideia que estamos aqui por um período e que ele pode findar-se a qualquer momento. A proximidade da morte, com as doenças ou a idade avançada, pressupõe sabedoria para entender os limites do corpo e para preparar o grande momento.

Acertar-se com os desafetos que colecionamos em momentos impensados é também um bom exercício, principalmente se aconteceu a partir de futilidades e vaidades feridas. Os assuntos que varremos para “debaixo do tapete” (quem não os tem?) são uma boa fonte de perturbação no mundo dos espíritos.

O desapego gradual dos bens materiais é também um bom exercício para a morte. Não estou pregando que nos tornemos Franciscos de Assis, da noite para o dia, mas que identifiquemos aquelas coisinhas com que nos prendemos e saibamos abrir mão delas aos poucos. Nossa dirigente já desencarnada, Ada Eda Magalhães, quando começou a perceber a proximidade da visita da morte, passou a presentear aos amigos com as lembranças que ela colecionava de suas viagens ao exterior. Os enfeites de casa, os livros, pratos, iam de suas mãos para as mãos dos amigos queridos. Ela não dilapidou a herança dos filhos e netos, mas só pude perceber sua sabedoria neste ato quando, após sua desencarnação, passei pela sala de minha residência e vi um de seus objetos, que me remetiam às melhores recordações dos anos em que mantivemos nossa amizade “intergeracional”. Ela certamente irá perceber, onde estiver, os pensamentos de carinho dos amigos que ficaram.

O desapego não é algo que se refere aos objetos, há também os cargos e as pessoas. Viver é desapegar-se. Os pais que não aprendem a mudar seu comportamento ante os filhos que crescem e ganham autonomia, tornam-se fonte de perturbação na vida deles. Os trabalhadores que se aferram a um cargo, uma patente militar, uma distinção, não se preparando para a aposentadoria, ficam como um cão faminto diante de seu osso já roído e sem nenhuma fibra de carne. Nossas realizações valem pela recordação de as termos concluído, pela gratificação do reconhecimento, quando ele vem dos demais, mas principalmente do que nós sentimos ao terminar nossa tarefa. Elas moram no passado e não no presente, agrilhoando-nos. Aprender a desligar-se de algo que fizemos por muitos e muitos anos não é exercício fácil, especialmente no mundo masculino, na nossa cultura.

Perceber que a morte do corpo nos espreita, é a realidade da vida. Ele começa a morrer quando nasce, só não sabemos ao certo quando isto se dará. Então, viver bem a vida é a melhor preparação para a morte, que deixará de ser o bicho papão da noite da existência e se transformará no misterioso casulo de lagarta, portal de uma nova realidade.

6.11.12

O ESPIRITISMO ESTUDA OUTRAS RELIGIÕES E FILOSOFIAS?


O Príncipe Arjuna dialoga com Krishna (?)
 
Estava em um estudo na Fraternidade Espírita Luz Acima (Belo Horizonte - MG), tratando do cristianismo do século I. Basicamente, tratava-se de uma leitura rápida do livro dos Atos dos Apóstolos e dos principais incidentes que ele relata para dar uma visão do “todo” deste trabalho do Novo Testamento.

Um debate interessante iniciou-se sobre a concepção cristã do espiritismo. Kardec, em “O Livro dos Médiuns” classifica os tipos de espíritas de sua época e destaca os que ele intitula espíritas-cristãos, ou verdadeiros espíritas. (O Livro dos Médiuns, capítulo III, item 28). Essencialmente, Kardec parte de um diálogo com os espíritos sobre o cristianismo para lançar os princípios de uma ética espírita, e desenvolve uma proposta de um espiritismo que não se resume ao estudo dos fenômenos espirituais, mas que tem uma proposta de ação no mundo para os sujeitos, uma proposta ética.

Uma das participantes perguntou se o único livro que estudávamos era a Bíblia. Em princípio, não entendi direito a questão e achei que se tratasse de um evangélico “em missão” no meio da comunidade espírita, mas não se tratava disso. Ela tinha interesse no estudo dos autores indianos, e em textos como o Bhagavad-Gitã, que é um diálogo entre o príncipe Arjuna e a divindade Krishna, que compõe o Mahabharata, um livro que contém narrativa, reflexões filosóficas e morais.  Imediatamente recordei dos textos mimeografados que estudamos na Mocidade AECX nos anos 80, com passagens do Gitã, tentando entender a simbologia da reencarnação que se encontra nas questões propostas por Arjuna.

Como o espiritismo não elegeu “livros sagrados”, o próprio Kardec mostrava uma abertura muito grande para a leitura e entendimento de diferentes tradições religiosas, como é o caso dos artigos que ele escreveu sobre o Islã (Maomé e o Islamismo, Revista Espírita, agosto de 1866 e novembro de 1866) e sobre os Celtas (O espiritismo entre os druidas, Revista Espírita, abril de 1858). Léon Denis também se dedicou ao estudo dos Celtas (O Gênio Céltico e o Mundo Invisível).  Nada impede, portanto, que se faça uma leitura espírita das obras de inspiração espiritual das diversas culturas, contudo, é um trabalho de interpretação destas tradições religiosas a partir do espiritismo e não o contrário, que seria uma forma de sincretismo, e deixaria os espíritas a um passo da adoção dos ritos hindus.

Não é um estudo fácil, nem imediato, porque demanda o conhecimento de uma cultura e tradição muito complexa, com a qual não tivemos muito contato em nossa formação. O final de uma leitura dessas, se empreendida, deixaria o estudioso com um conhecimento do Bhagavad-Gitã pelo hinduísmo (o que geralmente aponta para muitas leituras e interpretações, no livro Filosofias da Índia encontramos dezenas de escolas de pensamento) e uma interpretação espírita do Gitã. Para ser sério, é um trabalho que exige anos de estudo, viagens, diálogo com especialistas, estudo do idioma hindu, etc.  As iniciativas, portanto, como as do nosso grupo de jovens, devem vir acompanhadas da devida humildade e do reconhecimento das imensas limitações que temos ante uma cultura oriental milenar, mas respeitando a condição do espiritismo como “interlocutor” e não como “discípulo”.

3.11.12

O PRIMEIRO PERIÓDICO ESPÍRITA BRASILEIRO


A Biblioteca Nacional lançou um instrumento de pesquisa denominado Hemeroteca Digital Brasileira, que está sendo alimentado com periódicos brasileiros antigos.

Nosso leitor Alexandre Caroli Rocha identificou nesta base de dados o periódico "
O Echo d'Alem-Tumulo : monitor d'o spiritismo no Brazil", publicado inicialmente em 1869 e que traz artigos de diversos espíritas da época, como Casimir Lieutaud, Luiz Olympio Telles de Menezes, Jose Francisco Lopez, e traz notícias do movimento francês, assim como primeiras traduções de textos da codificação.



Para os interessados em ler o que pensavam os espíritas baianos à época de Kardec, o melhor link é o 
http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx e digite Écho no campo de título.


1.11.12

DIÁLOGO COM OS CÉTICOS



Publicado em julho de 2011, este trabalho do coautor da teoria da evolução é uma discussão filosófica sobre a possibilidade e limites do estudo dos fenômenos espirituais com os métodos das ciências naturais. Foi publicado originalmente anos após Wallace ter feito seus próprios experimentos (cf. O aspecto científico do sobrenatural) e ter publicado uma pequena monografia onde fazia uma revisão dos principais estudos anglo-saxões. 

Ao traduzi-lo, não esperava a boa recepção que teve no movimento espírita, que o tem lido, citado e comentado, o que aponta a existência de grupos e pessoas interessadas em um conhecimento mais substantivo do espiritismo e da pesquisa que se estabeleceu em torno de sua fenomenologia. Wallace é um autor de reputação no ambiente acadêmico, por sua imensidade de estudos e descobertas, em um círculo de cientistas que ganharam notoriedade universal, como Darwin, Lyell e outros.

Por milagres, termo muito usado por Wallace em sua obra, não se entenda a intervenção divina no mundo humano, mas a existência, comunicabilidade e ação dos espíritos desencarnados (preterhumanos, como ele gosta de dizer)

SUMÁRIO

Apresentação: Dra. Astrid Sayegh

A queda do muro de Hume. (Prefácio do Tradutor - Dr. Jáder Sampaio)

Diálogo com os céticos - artigo lido ante a Sociedade Dialética de 1871

Definição do termo "milagre"

A evidência da realidade dos milagres

A natureza contraditória das afirmações de Hume

Objeções modernas aos milagres

A incerteza dos fenômenos assegurados pelo espiritualismo moderno

A necessidade do testemunho científico

Revisão das afirmações do Sr. Lecky sobre os milagres

É a crença em milagres uma sobrevivência do pensamento selvagem?

Vocabulário de termos filosóficos utilizados no livro (Dr. Jáder Sampaio)

Índice Analítico (Dr. Jáder Sampaio)

26.10.12

PUBLICADA NOVA FOTO DE ALLAN KARDEC



Recebemos de Charles Kempf (França) uma nova imagem de Allan Kardec. Ela pertencia ao acervo do Instituto Metapsíquico Internacional (IMI) e foi publicada no livro/catálogo Entrée des médiums: Spiritisme et art d'Hugo à Breton. (Chegada dos médiuns: espiritismo e arte, de Hugo a Breton). Ele pode ser encontrado na Amazon francesa.


Kempf nos informou que a imagem de Fernand Desmoulins estará exposta na Maison de Victor Hugo dos dias 18 de outubro até 20 de janeiro.

Agradeço ao Dr. Alexandre Caroli Rocha a tradução do título.

22.10.12

PROMOÇÃO SOCIAL E LIDERANÇA EM MONTES CLAROS


A Associação Espírita Paulo de Tarso é uma jovem instituição na cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. A sigla CEPA vem dos prolegômenos de O Livro dos Espíritos (nada tem a ver com a Confederação Espírita Panamericana). Encontra-se no bairro Morada do Parque, e tem mais dois espaços, onde realiza suas atividades assistenciais e promocionais.




 Fachada da Sede no Moradas do Parque



Livraria na entrada da sede


Na sede encontram-se uma livraria e uma biblioteca que demonstram a preocupação da direção do grupo com os estudos. Perguntei durante uma das palestras quem havia lido "No Invisível", livro de Léon Denis, e quase metade dos presentes levantou a mão, o que demonstra a valorização e o conhecimento dos clássicos.  




Porta da Biblioteca

Visão interna da biblioteca 

Uma grande mesa de ardósia encerada é utilizada para as atividades mediúnicas da casa. Ela situa-se em um cômodo distinto do auditório, reservado.


Ambiente para as reuniões mediúnicas 

O auditório havia sido recém-construído, com simplicidade mas bem adaptado às suas atividades. Pé direito alto, sistema de som e data-show tornam o espaço arejado, com boa acústica e adaptado às atividades de ensino-aprendizagem, além das cadeiras móveis, que permitem a formação de pequenos grupos.

Microfones e púlpito para as anotações do expositor 

Mesa e sistema de projeção de imagens

Mesmo simples, o auditório comportou bem o público que abriu mão do feriado prolongado para participar e discutir os temas propostos. Registramos a presença de espíritas de cidades próximas, como Janaúba e de outras sociedades espíritas da cidade, a quem agradecemos o apoio. Os ventiladores potentes, mas silenciosos, deixaram o ambiente em uma temperatura amena, resolvendo os problemas do clima quente da região.



Visão do público presente na atividade da noite

Discutimos pela manhã o tema "Assistência, Promoção e Convivência" e às 20 horas do dia 13 "Liderança na Casa Espírita". O bom nível das questões e da participação, além do ambiente de fraternidade e descontração deixaram saudade.


Flagrante de um momento da exposição à noite


O Prof. Elton (Tom), dirigente da casa divulgou os livros da Série "Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo" e as traduções das obras espíritas de Alfred Russel Wallace, que traduzimos. A livraria disponibilizou para o público o livro "Voluntários", da coleção Espiritismo na Universidade e o mais recente lançamento do Conselheiro, "Casos e Descasos na Casa Espírita".



Tom mostra os livros que fazem parte do acervo da biblioteca

Após as atividades pudemos fazer um momento de autógrafos e conversar rapidamente com os participantes, que nos acolheram com gentileza e fraternidade. 


Da Paz, uma das dirigentes da atividade promocional da casa e dois trabalhadores

Foram momentos de encontro, troca de experiências e, para mim, de reencontro com muitos amigos de décadas e outros novos conhecidos. Foi muito gratificante voltar a Montes Claros e encontrar o movimento espírita atuante, promissor e em expansão, trabalhando por uma região marcada pelos grandes contrastes sociais.

Após a atividade da noite, vem aquela conversa "mineirinha".


 Fotos: Carol J. Sampaio.







18.10.12

PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL



Este é o primeiro livro da "série pesquisas brasileiras sobre o espiritismo", publicado em 2009.

Sumário:

Introdução: Pesquisas brasileiras sobre o espiritismo? Dr. Jáder Sampaio

Perfil da produção acadêmica brasileira com temática espírita (1989 a 2006) - Dr. Marco Antonio Figueiredo Milani Filho

As muitas faces da intolerância contra o espiritismo - Dr. Jáder Sampaio

A contemporânea e dogmática negação do neovitalismo de Claude Bernard - Bel. Paulo Henrique de Figueiredo

Yvonne do Amaral Pereira: literatura a serviço do bem - Bel. Pedro Camilo

Clóvis Tavares - Esp. Flávio Mussa Tavares

Fogo selvagem, água que brilha: história da doença e do hospital do pênfigo foliáceo de Uberaba - Dra. Nadia Rodrigues Alves Marcondes Luz Lima

José Marques Garcia, pioneiro da história do espiritismo em Franca - Ms Adolfo de Mendonça Júnior

Irmão X e o processo de 1944 - Dr. Alexandre Caroli Rocha

Abrigos espíritas para a infância: uma descoberta da infância sob o lema "Fora da caridade não há salvação" - Ms. Alexandre Ramos de Azevedo

Estratégias da mídia jornalística a serviço da memória espírita - Bel. Izabel Regina Rodrigues Vitusso

11.10.12

A TEMÁTICA ESPÍRITA NA PESQUISA CONTEMPORÂNEA



Continuamos publicando o sumário dos livros da LIHPE. Os títulos dos três primeiros livros foram os temas dos respectivos encontros nacionais.

SUMÁRIO

Prefácio: Espiritismo em diálogo - Dra. Maria Angela Vilhena

Introdução: Uma cartografia rudimentar do espiritismo feita por pesquisadores brasileiros - Dr. Jáder dos Reis Sampaio

Satisfação, desligamento e sofrimento de voluntários espíritas - Dr. Jáder dos Reis Sampaio

Projeto de 1868: a proposta de Kardec para a sociedade parisiense de estudos espíritas analisada sob a perspectiva das práticas atuais de governança corporativa - Dr. Marco Milani

Uma estratégia para a construção autoral na psicografia: as citações - Dr. Alexandre Caroli Rocha

Bergson e o espiritismo: a evolução do princípio espiritual - Dra. Astrid Sayegh

Allan Kardec e o desenvolvimento de um programa de pesquisa em experiências psíquicas - Dr. Alexander Moreira-Almeida e Dr. klaus Chaves Alberto.

Anália Franco e sua ação socioeducacional na transição do século XIX para o século XX - Ms. Samantha Lodi-Corrêa

Inácio Ferreira: a institucionalização da integração entre psiquiatria e espiritismo - Dra. Angélica A. Silva de Almeida

A ética da psicologia e a religiosidade do psicólogo - Ms. Ercília Zilli

A cultura espírita no Rio Grande do Sul através do jornal "a evolução" - Dr. José Roberto de Lima Dias

6.10.12

EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DA REENCARNAÇÃO

Capas de três edições diferentes do livro de Gabriel Delanne

Discípulo de Allan Kardec na França do século 19 e início do século 20, Gabriel Delanne acompanhou o desenvolvimento das ciências psíquicas dentro e fora do movimento espírita francês, sempre atualizado e contribuindo com as pesquisas sobre o fenômeno espiritual.

Um dos temas para os quais contribuiu, foi a difícil questão da reencarnação, considerada como um princípio do espiritismo sustentado pela lógica e pelo  pressuposto da justiça divina. Como todos os cientistas de sua época, ele se questionava se poderia haver evidências empíricas da reencarnação e compilou este livro onde se encontram estudos de caso publicados na imprensa espiritualista e nas instituições acadêmicas de pesquisas psíquicas que surgiram no final do século 19.

Delanne, entre outros temas, trata da memória integral, dissertando sobre ecmnésia, regressão de memória, recordações durante a anestesia e criptomnésia. Alguns desses temas mostram a influência do magnetismo animal e da metapsíquica em seus escritos. Ele fala da regressão de memória induzida pelo magnetismo, recordações em estado de transe, crianças prodígio, "dejá vu", paramnésia e falsas memórias. 

Selecionei para os leitores de Espiritismo Comentado um caso no qual uma inglesa narra diversos episódios envolvendo percepções de uma vida na corte francesa de Maria Antonieta, além de possíveis percepções mediúnicas. Foi comunicado pela Sra. Spapleton, de Londres, à Sociedade de Pesquisas Psíquicas (SPR), sobre narrativas feitas por uma escritora conhecida por ela. Essencialmente é um caso que sugere recordação de vidas passadas, embora alguns dos fenômenos apresentados isoladamente possam ser explicados por outras teorias.

Como as recordações eram motivo de galhofa, a escritora manteve-se no anonimato, o que depõe a favor de sua honestidade, posto que não há interesse financeiro ou de promoção pessoal nos seus relatos.

Desde os seis anos ela via a mãe com roupas à Luis XVI, embora não tenha tido acesso a gravuras sobre a época. Segundo Delanne-Spapleton, ela desenhava estas roupas sem modelo, e as características eram as da época e lugar citados.

Ao estudar a revolução francesa, emocionava-se com os relatos envolvendo Maria Antonieta. Passado algum tempo, via a figura de Maria Antonieta, contudo estava "desvairada, agonizante, de olhar glacial". 

Adulta, visitou o Museu Grévin, onde encontrou uma "exata reprodução da minha visão, em Margate, com suas minúcias", embora a imagem de Maria Antonieta fosse diferente. Os amigos riram e ela resolveu ficar mais reservada com suas percepções.


Museu Grévin (um museu de cera)

Na visita ao Palácio de Versalhes, identificou para a criada os apartamentos do rei e da rainha, sem que tivesse visto anteriormente. Em um determinado quarto foi "tomada da mesma forte emoção dos dias precedentes, foi direto a uma portinha que se achava em um caixilho da parede". 
"- Há aposentos mais adiante", disse. Os guias lhe perguntaram se desejava visitar os apartamentos de Maria Antonieta.

"Os locais eram justamente como eu os havia suposto intuitivamente."


Fachada do Petit Trianon

Em visita ao Petit Trianon, o imóvel nos jardins de Versalhes usado por Maria Antonieta, ela considerou idêntico ao seu sonho o aposento de música, "só as cadeiras tinham colocação diferente". Lá, a escritora viu pela primeira vez os monogramas de Maria Antonieta, que ela traçava sob os retratos da rainha quando pequena e que eram idênticos aos que via.


Corrimão com o monograma de Maria Antonieta no Petit Trianon


Detalhe do monograma de Maria Antonieta

Outros lugares foram reconhecidos, como o Castelo de Marly e a Praça da Concórdia (antiga Praça da Revolução) que lhe trazia lembranças da execução da rainha. Um detalhe, a escritora lembrava-se de ter sido do sexo masculino àquela época.

Delanne não considera este um caso que possa ser explicado exclusivamente pela reencarnação, mas o conjunto dos detalhes relatados, se verídicos, realmente faz pensar.

3.10.12

O ESPIRITISMO VISTO PELAS ÁREAS DE CONHECIMENTO ATUAIS



Sumário

Uma análise espírita da obra "A Física da Alma" de Amit Goswani - Alexandre Fontes da Fonseca

Conjectura e proposta experimental para detecção de movimentos de fluidos nas cercanias de médiuns de efeitos físicos - Ademir Xavier

As narrativas de vida nas rodas de conversas com mulheres na educação de adultos: um lugar privilegiado de produção de saber na perspectiva espírita - Ângela Linhares, Aldenora Guedes, Francisco Antônio Barbosa Vidal e Benedito Dagno Moreira

Espiritismo e engajamento político - Sinuê Neckel Miguel

Diálogos e ritmos: em busca de uma ideia de sujeito (na perspectiva espírita) no trabalho com juventudes - Ângela Linhares, Gardner Assis e Josael Jario Santos Lima.

Investigando relações entre voluntariado e contexto sociocultural numa instituição espírita: contribuições da fenomenologia - Yuri Elias Gaspar e Miguel Mahfoud.

O espiritismo em teses e dissertações: um mapeamento da produção acadêmica brasileira - Tiago Paz e Albuquerque

O espiritismo na mídia: uma análise de conteúdo na maior revista semanal do Brasil de 1968 a 2010 - Marco Antonio F. Milani Filho e Kátia Penteado

Memória de uma jornada - Jáder dos Reis Sampaio


28.9.12

O MITO DE CHICO XAVIER NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


 Foto de Bethânia
Bethânia Alves de Menezes defendeu em Uberlândia, no ano de 2006, uma dissertação de mestrado no Instituto de Geografia. Ela fez a gentileza de disponibilizar para os interessados, no formato pdf, no seguinte endereço: http://www.ig.ufu.br/sites/ig.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/Anexos_BethaniaAlves.pdf
O título é "O Mito de Chico Xavier: os usos, apropriações e seduções do simbólico em Uberaba-MG."
Pode parecer estranho, mas há outras dissertações na área de Geografia relacionadas com o espiritismo e o movimento espírita de alguma forma.

Segue abaixo o resumo escrito pela autora para os interessados.


"A pesquisa é resultado de questionamentos realizados em torno do simbolismo implícitos na imagem do médium Chico Xavier, a partir dos espaços usados e apropriados por ele na difusão do Espiritismo Cristão em Uberaba/MG. Tem como objetivo decifrar os conteúdos dos espaços criados a partir da doutrina espírita, envolvendo a pessoa do médium que consistem em compreender os processos de sacralização de espaços, mesmo após a sua morte.O problema central da pesquisa em questão é o espaço do mito. Tomam-se como ponto fundamental de análise alguns teóricos do espaço e desloca-se a mesma análise do espaço social para o espaço sagrado; procedimento este compartilhado por diversas correntes das ciências sociais. Analisadas as estruturas, as formas e os conteúdos da unidade de análise do espaço, enfatizam-se os processos de organização social, até atingir as posições concretas das pessoas que continuam a obra do mito e das organizações, ou seja, os espaços apropriados como: a casa e/ou museu, a livraria, o centro espírita, o grupo assistencial e, por fim, o
mausoléu. Assim, foi possível decifrar os lugares a partir dos usos e apropriações estabelecidas pelo médium e por seu público demonstrando as práticas sociais demandadas na estruturação do Espiritismo. Embora seja evidente sua imagem de mito, busca-se analisar nos legados do médium e em seus seguidores, além das formas de apropriação desses espaços e da difusão de seus ensinamentos."

26.9.12

UFJF PROMOVE CICLO DE CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE.


RAUL TEIXEIRA TRABALHANDO...

É com satisfação que publico as imagens da comemoração dos 32 anos da Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói-RJ, com a presença de Raul Teixeira. Recebi-as em agosto de 2012.


Raul e Divaldo Franco



Raul autografando livro com a mão esquerda.

Desejamos força e paciência para o médium fluminense na sua trajetória de recuperação.