7.3.08

EC Entrevista: IV Congresso Espírita Mineiro


Espiritismo Comentado entrevistou a comissão organizadora do IV Congresso Espírita Mineiro. Com a palavra, Roberta Maria de Carvalho, em nome da comissão:

1) O Que é o IV Congresso Espírita Mineiro (CEM)?
É um grande encontro Espírita que acontecerá em Belo Horizonte, MG, no período de 03 a 06 de abril de 2008, com o objetivo de comemorar os 100 anos da União Espírita Mineira/UEM. Terá como tema central: Espiritismo: Amor e Educação
2) O que diferencia este congresso dos outros encontros espíritas que tem sido promovidos em âmbito regional ou estadual, na capital mineira?
Como se trata da comemoração dos 100 anos da UEM o congresso foi idealizado pelos componentes do Conselho Federativo do Estado de Minas Gerais/COFEMG, e pretende reunir espíritas de todo o estado de Minas Gerais e do País em torno desse objetivo.
3) Quem está organizando o IV CEM?
A Diretoria da União Espírita Mineira, que designou uma coordenação geral, formada por membros de sua diretoria e departamentos. Foram também criadas comissões, formadas por voluntários da UEM e outras entidades espíritas, quais sejam: 1) Acervo Histórico; 2) Apoio Médico e Espiritual; 3) Estudos; 4) Transporte e hospedagem; 5) Apoio ao congressista; 6) Promoção, Publicidade e Informação;
4) Haverá distribuição do material das palestras para os participantes? Que outras "surpresas" a comissão organizadora está preparando?
Todas as palestras e apresentações serão gravadas e, havendo interesse, a UEM poderá comercializar em DVD.
5) Quantas pessoas deverão participar do congresso? Quantos centros espíritas? Quantas cidades deverão ser representadas?
Foram convidados todos os centros espíritas do estado, os Conselhos Regionais Espíritas, Alianças Municipais Espíritas, todas as federativas dos estados brasileiros, a FEB e entidades que atuam no movimento Espírita em âmbito estadual e nacional. Além de ampla divulgação na mídia com o objetivo de alcançar todos os interessados. Esperamos 1700 participantes.
6) Nestor Masotti, presidente da FEB está apoiando o congresso?
O Presidente da FEB estará participando da abertura do evento, ocasião em que proferirá a palestra: “O Espiritismo e o seu papel Educativo no Terceiro Milênio”
7) A presença de Divaldo Franco está confirmada?
Sim, na abertura e na palestra de encerramento do Congresso.
8) O Minascentro tem limitação de público imposta pelas autoridades de governo, por razões de segurança. Vocês crêem que o número de vagas será suficiente para atender a todos os interessados?
O Minascentro tem, em seu auditório Topázio, 1700 lugares. Esperamos ocupar todas as vagas.
9) O III Congresso Espírita Mineiro realizou-se em 1958 e propôs a adesão ao novo desenho federativo que emergiu do Pacto Áureo, como, por exemplo, a criação do COFEMG. O atual congresso terá algum impacto na organização do movimento espírita do estado?
Esse encontro, desde que idealizado, inclusive pelo saudoso Honório Abreu, tem a intenção muito mais que informações esclarecedoras, mas principalmente, abordagens que toquem a intimidade da criatura, com vistas à sua renovação. Entendia ele que, nos dias atuais o Espiritismo está mais que difundido na mídia, em obras e outros meios de comunicação de massa e que o nosso grande desafio continua sendo a aplicação dos ensinamentos. Desta forma, o tema "Espiritismo: Amor e Educação" propõe uma reflexão sobre a necessidade da reforma íntima e do aperfeiçoamento moral e espiritual, nossos grandes desafios. Assim, esperamos sensibilizar os corações, fortalecendo a todos na ação contínua perante o Movimento Espírita de Minas Gerais, em benefício das AME, dos CRE no apoio constante às casas espíritas.
10) Haverá homenagens durante o congresso ou lançamento de livros?
Além das palestras e apresentações artísticas, os destaques serão: a exposição de acervos históricos da UEM e de Chico Xavier e, ainda, apresentação de vídeos destacando os Conselhos Regionais Espíritas-CRE e suas cidades sedes. Companheiros que se destacam nas diversas regiões do Estado serão também homenageados por indicação de cada CRE.

Um comentário:

Marcus Papa disse...

Uma fonte confiável da UEM e que está na organização do evento me disse o seguinte: "de cada dez telefonemas que recebemos, nove só perguntam que dia o Divaldo irá e se é possível pagar só para a palestra dele".

Seria interessante que as pessoas se interessasem pelo evento como um todo dada a importância do mesmo.

Muito legal a informação que serão disponibilizados dvd's do encontro.

Abraços.
Marcus Papa.