2.8.08

Desencarne ou Desencarnação?


Celso Pedro Luft escreveu sobre formação de palavras no seu "Novo Manual de Português". Ele afirma que:

"Para a expansão de seus recursos vocabulares ou lexicais, serve-se a língua de dois recursos gerais: ampliação lexical interna e externa."

Na ampliação interna, temos os processos de derivação, que podem ser por prefixação, sufixação, prefixo-sufixação (parassíntese) e regressiva.

Consultei diversos dicionários, e todos eles apresentam a palavra desencarnação, até com o sentido espírita de "afastamento permanente (pela alma ou espírito) do corpo físico".

Nenhum deles (Houaiss, Aurélio, Nascentes, Laudelino Freire) apresenta a palavra desencarne, mas todos eles apresentam a palavra "encarne" com o sentido de "ato de encarnar".

O que posso concluir, salvo melhor juízo, é que seria preferível utilizar o substantivo desencarnação, que está dicionarizado e é bastante conhecido, mas não seria incorreto utilizar a palavra "desencarne", com o sentido de "ato de desencarnar", que seria possível por derivação prefixal. O que não se deve é confundir desencarne ou desencarnação com descarnar, parassíntese que significa retirar a carne do osso.

8 comentários:

  1. Caros amigos:
    Em particular, não me sinto muito bem com o termo desencarne, utilizado para referir-se ao ato de desencarnar, tomando como base a palavra encarne encontrada em alguns dicionários. Penso que devido às inúmeras formas de conjugação dos verbos em nossa língua portuguesa nos faz confundir, os verbos encarnar e desencarnar, na forma do Presente do Subjuntivo se conjuga: eu/ele encarne e eu/ele desencarne, e no Imperativo Afirmativo: encarne ele ou desencarne ele. Portanto a forma realmente adequada de se referir aos atos de entrar ou deixar o corpo é mais elegante usar Encarnação, Desencarnação e por conseguinte Reencarnação, sem prejuízo das observação do verbo Descarnar. E se estamos envolvidos na divulgação da Doutrina Espírita, lembrando que o palestrante deve utilizar o pronome sempre no plural, dificilmente utilizará as formas das conjugações verbais acima, portanto devemos prezar pelas formas indicadas. Grato pela oportunidade e muita paz a todos

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo,

    Concordo com você que o substantivo desencarnação é preferível ao encarne, como está escrito na publicação original.

    Parece-me, contudo, difícil que uma pessoa confunda um verbo com um substantivo em uma frase bem elaborada, ainda mais se o verbo estiver no modo subjuntivo ou imperativo.

    Quanto ao uso contínuo do plural na exposição espírita, é um tema polêmico. Lewgoy, em sua tese de doutorado, comenta o uso do "plural de modéstia" nos meios espíritas. Quem sabe não conversamos sobre este tema em uma outra matéria, dada a sua complexidade?

    Um abraço

    Jáder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jader
      Como escrevi. Nunca ouvi de Raul Teixeira, Chico Xavier-Andre Luiz etc ou Divaldo Franco usarem desencarne ou reencarne. Soa tao estranho. Nao soa bem. Correto eh a acao. A REENCARNACAO DE FULANO. A DESENCARNACAO DE FULANA. gratidao pela oportunidade.

      Excluir
  3. Realmente. Também eu prefiro os vocábulos ENCARNAÇÃO, DESENCARNAÇÃO, REENCARNAÇÃO. Por entendê-los mais elegantes. Jay!... Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Língua é viva! Embora a origem etimológica das palavras tenha pleno valor, há que se considerar seu "uso". Dessa forma, em pesquisa rasa pelas obras doutrinárias encontraremos o termo "desencarne" com frequência. A informação é válida, mas torçamos para que isso não se torne motivo de contenda ou até de separação em nosso Movimento. Paz e Bem a todos!

    ResponderExcluir
  5. Colega da Webespírita, a língua é viva, com certeza. Palavras alteram sua forma de pronunciar e de escrever com o tempo e em lugares diferentes. Temos, contudo, a necessidade de uma norma padrão, e geralmente ao fazer uma revisão ortográfica, considero as palavras dicionarizadas. Desencarne ainda não se encontra dicionarizado, então um leitor de fora do meio espírita terá dificuldade em acessar seu significado. Com relação à contenda, acho que você exagera. O artigo surgiu de uma simples pergunta: Devo usar a palavra desencarnação ou desencarne? Minha resposta é: prefira desencarnação a desencarne, porque está dicionarizado. Não creio que esse seja um assunto de contenda, no sentido de conflito, apenas uma consideração.

    ResponderExcluir
  6. A Palavra desencarne não existe na Doutrina Espírita.

    ResponderExcluir