18.12.09

FEB DISPONIBILIZA TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS DE TEMÁTICA ESPÍRITA EM SEU SITE

Figura 1: Stand da Federação Espírita Brasileira

Já é possível aos interessados fazer download de teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos publicados em revistas científicas relacionados ao Espiritismo. A Federação Espírita Brasileira disponibilizou este recurso antes mesmo do acesso às obras raras via internet.
Como já havíamos sido alertados pela nossa leitora acesse a página inicial do Portal FEB (http://www.febnet.org.br) e clique em Biblioteca, dentro da caixa Pesquisas.
Veja abaixo uma lista das teses e dissertações disponibilizadas no portal:

ALBUQUERQUE, Tiago Paz. Dissertação de Mestrado (UERJ, 2009). A representação social de perfeição na memória das personalidades do Espiritismo.

ALMEIDA, Angélica Aparecida. Tese de Doutorado (Unicamp, 2007).
“Fábrica de loucos": Psiquiatria x Espiritismo no Brasil (1900 – 1950) (Uma).

ANDRADE, Mário Celso Ramiro de. Tese de Doutorado (USP, 2008).
Gabinê fluidificado e a fotografia dos Espíritos no Brasil: a representação do invisível no território da Arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais (O).

ARAÚJO, Ana Catarina. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 2005).
Programa de Treinamento sobre a Intervenção Terapeutêutica, Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade (RIME) para re-significar a Dor Espiritual de Pacientes Terminais.

ARAÚJO, Ana Catarina. Tese de Doutorado (UNICAMP, 2001).“Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade na Re-significação da Dor Simbólica da Morte de Pacientes Terminais".ARAUJO, Eveline Stella de. Dissertação de Mestrado (UFPR, 2007).Médicos, Médiuns e Mediações: um estudo Etnográfico sobre Médicos-Espíritas.

ARRIBAS, Célia da Graça. Dissertação de Mestrado (USP, 2008).
Afinal, espiritismo é religião?: a doutrina espírita na formação da diversidade religiosa brasileira.
BETARELLO, Jeferson. Dissertação de Mestrado (PUC-SP, 2009)Unir para Difundir - O impacto das Federativas no crescimento do Espiritismo.
BIGHETO, Alessandro César. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 2006). Eurípedes Barsanulfo : um educador espírita na Primeira República.

CAROLI, Alexandre. Tese de Doutorado (Unicamp, 2008). Caso Humberto de Campos: Autoria literária e mediunidade (O).

CAROLI, Alexandre. Dissertação de Mestrado (Unicamp, 2001). Poesia transcendente de Parnaso de Além-túmulo (A).
CASTRO, Maria Lucia Caldas Santana de. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 2003). A Educação da alma: o trabalho voluntário na CEA-AMIC "onde está teu coração, está teu tesouro" - Um estudo de caso.
CRUZ, Inácio Manuel Neves Frade da. Dissertação de Mestrado (UFJF, 2007). Doutor Fritz andou de disco voador: hibridizações e sincretismos na terapia espiritual de Chico Monteiro.

DAMAZO, Alessandra. Dissertação de Mestrado (UNESP, 2006). Análise de assunto de conto espírita por meio do percurso figurativo e do percurso temático.

FERNANDES, Paulo César. Dissertação de Mestrado em Sociologia (UNB, 2008).
Origens do espiritismo no Brasil: diálogo, razão e resistência no início de uma experiência (1850-1914).

GIL, Marcelo Freitas. Dissertação de Mestrado (UFPEL, 2008). Movimento Espírita Pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais (O).

GODOY, Marino Luís. Dissertação de Mestrado (UFPR, 2007). Espiritismo em Ponta Grossa – PR: perspectivas de um Espaço do além e para um além do espaço (O).

GUARNIERI, Maria Cristina. (PUC- SP, 2001). Morte no Corpo, Vida no Espírito - O processo de luto na prática espírita da psicografia.
INCONTRI, Dora. (FEUSP, 2001). Pedagogia Espírita: um Projeto Brasileiro e suas Raízes Histórico-Filosóficas.

LEÃO, Frederico Camelo. Dissertação de Mestrado (USP, 2004). Uso de práticas espirituais em instituição para portadores de deficiência mental.

LEWGOY, Bernardo. Tese de Doutorado (UFRGS, 2001). Chico Xavier e a cultura brasileira.

MACHADO, Murilo. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 1998). Extase: entre a imagem e a palavra : estabelecimento de um modelo descrititvo para o estudo antropologico das manifestações extásicas (O).

MOREIRA, Alexander. Tese de Doutorado (FMUSP, 2004). Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de Médiuns Espíritas.
MOURA, Eliane. Tese de Doutorado (UNICAMP, 1993). Vida e morte : o homem no labirinto da eternidade.

PEREIRA, Rafael. Monografia (Unicamp, 2006). Estudo sobre a pedagogia Espírita e seus pressupostos filosóficos (Um).

PUTTINI, Rodolfo Franco. Tese de Doutorado (UNICAMP, 2004). Medicina e religião no espaço hospitalar.

SACRAMENTO, Gleide. Dissertação de Mestrado (UFBA, 2006). Eu e o Outro: uma reflexão acerca dos processos de identificação no Espiritismo.
SAMPAIO, Jáder dos Reis. Tese de Doutorado (USP, 2004). Voluntários: Um estudo sobre a motivação de pessoas e a cultura em uma organização do terceiro setor.

SANCHEZ, Zila. Tese de Doutorado (USP, 2006). Práticas religiosas atuando na recuperação de Dependentes de drogas: a experiência de grupos Católicos, evangélicos e espíritas (As).

SILVA, Angélica Aparecida. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 2000). Religião em confronto: o Espiritismo em Três Rios.

VIVEIROS, Maria Laura. Dissertação de Mestrado (1983). Mundo Invisível - Cosmologia, Sistema Ritual e Noção de pessoa no Espiritismo (O).

Nenhum comentário:

Postar um comentário