27.2.10

À VENDA O PRIMEIRO LIVRO DA COLEÇÃO ESPIRITISMO NA UNIVERSIDADE


Há dois anos, no Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, o Prof. Marco Milani apresentou um trabalho que mostrava as teses e dissertações que tratavam de temas relacionados ao Espiritismo no Brasil, que ele pesquisou no banco de teses da CAPES. Como fossem dezenas e em diversos estados, elas sensibilizaram a Profa. Nadia, da Universidade de Franca, que voltou à sua cidade e encontrou respaldo em um grupo de professores para tentar realizar um projeto: criar a coleção "Espiritismo na Universidade".
Conseguido o apoio da Universidade de Franca, eles entraram em contato com acadêmicos que concordassem em ceder seus direitos autorais para o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, que seria beneficiário e articulador do projeto em parceria com a UNIFRAN, assim como o distribuidor dos exemplares.
Minha tese foi escolhida como a primeira a ser publicada, e começamos um trabalho de obtenção de apoio financeiro para a empreitada. Após a submissão do projeto por duas vezes, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, em reunião ordinária da Câmara de Saúde, Humanidades e Artes aprovou o recurso que viabilizava a impressão.
Neste ínterim, a equipe da Editora UNIFRAN já havia diagramado e orçado duas vezes o livro. Coube à Editora EME o melhor orçamento e o final da parceria, uma vez que ela desenvolveu a capa acima para o livro e a coleção.
No final de fevereiro, estava impresso e entregue o "abre-alas" da coleção, uma tese defendida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo que trata da cultura organizacional de uma sociedade espírita e da motivação de voluntários que operam em uma de suas atividades de promoção social.
A tese tem um capítulo inteiro dedicado ao movimento espírita brasileiro e ao ethos na obra de Allan Kardec. Ela compreende uma revisão da obra de três grandes estudiosos da motivação: Maslow, McClelland e Nuttin, assim como uma proposta de modelo teórico para o estudo de organizações do terceiro setor (autônomas, que não visam lucro, com grande efetivo de mão de obra voluntária, autogerenciadas).
A história da Creche Futuro (nome fantasia) se desdobra aos olhos do leitor, assim como os relatos de história de vida dos voluntários, a partir dos quais se pôde rever o modelo teórico de motivação desenvolvido até então.
O livro custa 28 reais e pode ser adquirido na livraria virtual do CCDPE (http://www.ccdpe.org.br) ou na da Editora EME (http://ww.editoraeme.com.br).

Um comentário:

Magali disse...

Jader

Não tem o que comentar, mas deixo algumas palavras.

O esforço de todos vocês representa uma parcela importantíssima da História do Espiritismo.

Sinto-me emocionada e privilegiada, de conhecê-los e receber a oportunidade de aprender muito com todos vocês.

Obrigada.
* com certeza estarei divulgando esse lindo trabalho realizado pelo CCDPE.