4.7.19

DO TRATAMENTO DE UM CÂNCER À FORMAÇÃO DO MOVIMENTO DA FRATERNIDADE EM BELO HORIZONTE - MG





Marcelo Orsini entrevistou Ed Soares, filho de Jair e Ló, em 2017, em um vídeo de pouco mais de 40 minutos. Jair e Ló são personagens importantes, praticamente considerados fundadores do Movimento da Fraternidade. Ló tinha um diagnóstico de câncer, do qual teria sido curada pela Irmã Scheilla em reunião mediúnica de materialização. Além das curiosidades sobre as materializações que se iniciaram em sua casa, no bairro Santa Tereza, Ed fala pontualmente do surgimento e desenvolvimento do Movimento da Fraternidade.

Ed explica que Chico Xavier participou de algumas das reuniões do grupo, como assistente, e os espíritos assinam o verso de documentos da fundação do Hospital André Luiz. Talvez algumas das narrativas de livros como “Missionários da Luz” e “Nos domínios da mediunidade” façam referências a essas reuniões.

A entrevista remete aos dois livros com o mesmo título escritos por Ranieri e Dante Labate (Materializações Luminosas) sobre a fenomenologia e a memória dos grupos envolvidos.

É interessante a relação de tutela que se estabelecia entre a administração das casas espíritas e a espiritualidade, de cuja diminuição se queixa o entrevistado.

Este vídeo é uma fonte histórica muito interessante, porque reproduz não apenas os relatos, mas também a compreensão e a organização dos atores sociais dos anos 1950 e seguintes, possibilitando um entendimento maior da constituição do movimento espírita nos grupos que se filiaram ao Movimento da Fraternidade.

Agradeço ao Leandro Soares a divulgação dessa entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário