3.7.19

III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E ESPIRITISMO




A ABRAPE - Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas organizou este ano o III Congresso Brasileiro de Psicologia e Espiritismo: Psicologia, Espiritualidade e Ética nas Relações Humanas. A programação é variada e contém muitos trabalhos sobre religião e religiosidade. Há também abordagens psicológicas de temas espíritas.

A psicóloga Ercília Zilli, da ABRAPE, é mestre em ciência da religião, o que mostra esse empenho no diálogo interreligioso do evento. Por muitos anos a formação dos psicólogos, marcada pelo materialismo subjacente a instituições de ensino superior e pesquisa, não contemplava disciplinas sobre religião, religiosidade e espiritualidade, como se não fossem senão uma ilusão ou algo pouco relevante para o entendimento psicológico do ser humano. Mais recentemente, tanto na psicologia como na saúde em geral estas questões têm sido objeto de pesquisa e formação dos profissionais da área.

O congresso, portanto, é uma oportunidade de se aprender sobre o judaísmo, o cristianismo, o culto Iorubá e, obviamente, o espiritismo. Nesta perspectiva, ele interessa aos psicólogos em geral, não importa a filiação religiosa ou mesmo seu ateísmo.

Vamos tratar de alguns conceitos de psicologia humanista que vimos empregando no diálogo com espíritos desencarnados em reuniões mediúnicas, nos últimos 30 anos. Eles foram tratados no livro Conversando com os Espíritos, base dos seminários que temos realizado nas casas espíritas no último ano.

Penso que o evento é voltado aos psicólogos espíritas, mas é do interesse dos espíritas em geral. 

A organização agradece a divulgação do evento nas mídias sociais.

Nenhum comentário: