3.6.10
PRORROGADO O PRAZO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O 6o. ENLIHPE
2.6.10
HÁ DOIS MIL ANOS FOI ENCENADA EM ROMA
O grupo teatral dirigido por Berenice Brandão, está ligado à Fundação Caminho, Verdade e Vida, de Belo Horizonte.
Maiores informações na matéria do Jornal "O Tempo".
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1678&IdCanal=4&IdSubCanal=29
31.5.10
SESSENTA PAÍSES!
Uma análise mais detida aponta o Brasil como grande usuário do blog. Em segundo lugar vem a comunidade portuguesa e em terceiro a norte-americana. Se agruparmos os demais países da Europa, eles viriam em quarto lugar e em quinto a comunidade japonesa.
Com o tempo teremos instrumentos de tradução simultânea mais fiéis e o conteúdo do EC, hoje muito limitado pelo emprego do português poderá se globalizar ainda mais. Aguardemos.
28.5.10
O CONCEITO DE MENTE EM LÉON DENIS
O discípulo de Kardec distingue três dimensões da consciência: o "sensorium", o "criterium" e a "consciência subliminar".
Sensorium
"Faculdade de concentrar as sensações externas, coordená-las, defini-las, perceber-lhes as causas e determinar-lhes os efeitos". É a relação entre os cinco sentidos e a consciência.
Um dos pais da Psicologia moderna, William James, ao estudar a experiência religiosa postula a existência de uma consciência profunda, e propõe que o nosso campo do conhecimento a estude. Denis entende que ao propor isto, ele aponta para a existência da alma. Ilustra seu argumento com a história de Hellen Keller, que ficou muito conhecida. Uma menina surda,muda e cega de nascença, que aprende a entrar em contato com o mundo a partir da influência. Apenas com o tato, uma professora consegue comunicar-se com ela, alfabetizá-la e ela desenvolve-se, tornando-se poetisa e sendo considerada filósofa e psicóloga. O espírita de Lyon entende que "o caso de Helen prova que, por trás dos órgãos momentaneamente atrofiados, existe uma consciência desde muito familiarizada com as noções do mundo."
19.5.10
VOLUNTÁRIOS EM SÃO PAULO
No último final de semana fizemos uma viagem de divulgação do Voluntários em São Paulo.
O primeiro compromisso foi no CCDPE, que sediava a reunião da USE (União das Sociedades Espíritas de São Paulo) Regional São Paulo. Agradecemos ao Luiz Fernando (presidente) e ao Jeferson Betarello (diretor do Departamento do Livro) pela acolhida.
No domingo estivemos no Grupo Espírita Batuíra. A casa foi erigida por Spartaco Ghilardi, cuja influência era patente. Na foto acima vemos Pedro Nakano, Luiz Fernando, Geraldo Ribeiro, Jáder, Júlia Nezu e Marco Milani à frente da entrada do GEB.
A comunidade do Batuíra prestigiou o evento, e se interessou pela palestra que tratava do voluntariado espírita, tema de sua vivência cotidiana, dada a dedicação deste grupo para com as pessoas em geral.
Mais uma foto da comunidade do Batuíra.
No Seara Bendita fomos recepcionados pela direção, que se fez atuante e presente.
Uma foto dos seareiros, em pleno sábado à noite.
Os eventos foram importantes para sensibilizar o movimento espírita para o apoio devido ao Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, bem como para apresentar a proposta da Coleção Espiritismo na Universidade. Aguardemos o futuro.
8.5.10
EC EM FORTALEZA: FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ
Sua juventude permitiu a aplicação de experiências de outras federativas. A FEEC é composta de uma estrutura enxuta e voltada às principais atividades de uma federativa
Em seu estatuto encontram-se as finalidades de congregação das organizações espíritas, promoção de sua participação democrática, incentivo de estudos, assessoramento quanto à Lei Orgânica de Assistência Social, manutenção de distribuidora de livros, edição de periódico espírita e edição de livros espíritas.
Foto 3: Cidades Cearenses com Sociedades Espíritas
Mais informações podem ser encontradas em http://www.feec.org.br
7.5.10
EC EM FORTALEZA: LIVRARIA ESPÍRITA ITINERANTE
“Estes livros são adquiridos e voltados para os turistas, igualmente itinerantes, às vezes espíritas, porque os espíritas locais geralmente compram nas livrarias dos Centros Espíritas para ajudá-los”, conta-nos.
Um homem desejava suicidar-se por haver perdido um ente querido e foi procurar Chico Xavier. Encurtando a história, após o atendimento consolador, ele resolveu utilizar suas posses para divulgar a obra do médium mineiro e adquiriu um ônibus, adaptou-o e enviou pelas estradas do Brasil. Como o projeto veio parar no Ceará, bem, é outra história. Venha à avenida dos hotéis cearenses e procure o Clélio...
6.5.10
CHICO XAVIER, O FILME, ESTÁ NA FRENTE...
02 de maio de 2010. Saiu o relatório dos dez mais vistos filmes no Brasil. Chico Xavier, na sua quinta semana de exibição, já gerou quase 26,5 milhões de reais em bilheteria, foi visto por mais de 2,89 milhões de expectadores e atraiu leitores em todo o Brasil para as biografias e obras do médium. A FEB lançou uma nova edição do Parnaso de Além Túmulo, e as livrarias de mercado montaram stands destacando os livros espíritas. Viva Chico...
5.5.10
ESPIRITISMO COMENTADO EM FORTALEZA: AS MÃES DE CHICO
A trama envolve três mulheres, que perdem seus filhos e vão procurar o médium mineiro em busca de consolo. Artistas conhecidos pelo público participam das gravações. Nelson Gonçalves fará novamente o médium.
Uma das locações do filme “As Mães de Chico Xavier”, que deverá estar nos cinemas ainda este ano, é a cidade de Fortaleza. Fazíamos um tour pela cidade quando a guia nos mostrou a equipe e comentou sobre a tolerância do brasileiro com as diferentes religiões, o que não é comum na Europa (a guia era portuguesa).
EC tirou fotos da equipe de filmagem no Passeio Público, em frente à Santa Casa.
Mais informações podem ser obtidas no blog http://asmaesdechico.blogspot.com/
24.4.10
LIVRO DE HUMBERTO DE CAMPOS É RESENHADO
• um prefácio escrito por Emmanuel, que foi o espírito que acompanhou o médium em vida;
• um texto inicial de Humberto de Campos, intitulado “Esclarecendo”;
• 30 capítulos que percorrem o período a história do Brasil entre o último quartel do séc. XIV d. C. (1.37...) e a última década do séc. XIX d. C. (1.89...), na qual se consolida a maturidade da nação brasileira.
Uma possível classificação das obras psicografadas por Chico Xavier , enquadra o livro de Humberto de Campos na classe “Prosa Histórico-Geográfica” junto à obra A Caminho da Luz e aos romances que retratam o cristianismo primitivo, todos livros autoria espiritual de Emmanuel. Ao ler Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, surge-nos a oportunidade de aprofundar a compreensão sobre o livro através de vários caminhos. E um deles, ao qual me arrisco, é o literário.
Nosso livro possui uma estrutura textual narrativa, pois foca ações que ocorrem num dado tempo, praticadas por personagens em um determinado espaço e apresentadas pelo narrador, que lhes interpreta assumindo um ponto de vista sobre os fatos. Há, assim, o reconhecimento da subjetividade do autor impressa na obra. Na análise de fatos da história do Brasil, Humberto de Campos tem por objetivo demonstrar:
• a missão evangelizadora da nação brasileira, identificando no Brasil a condição de “coração espiritual da Terra”, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita teve em nosso país;
• o acompanhamento feito por Jesus do processo evolutivo brasileiro, baseando-se em dados colhidos no Plano Espiritual para tecer comentários sobre a escravidão, os movimentos nativistas, a Inconfidência Mineira, a Guerra do Paraguai, o Espiritismo e o Movimento Espírita no Brasil.
Corresponde ao gênero literário Épico, menos subjetivo que o Lírico, sendo do tipo Romance: uma narrativa de maior extensão na qual são apresentados vários episódios que formam a história de um ou vários personagens centrais (protagonistas), podendo explorar profundamente aspectos físicos, sociais ou psicológicos das personagens. O romance Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho tem o povo brasileiro como protagonista e lhe explora os aspectos espirituais.
Diferencia-se dos demais romances de prosa histórico-geográfica por possuir uma entidade coletiva como protagonista ao invés de indivíduos. Conforme Humberto de Campos, na formação da alma coletiva do povo brasileiro, os índios representavam os simples de coração, os brancos europeus chegavam sedentos da justiça divina, e, mais tarde, com os negros, veio a expressão dos humildes e dos aflitos.
Em uma visão geral da história do Brasil, por um prisma eurocêntrico, temos a Pré-história brasileira (de 58.000 a. C. até 1.500 d. C.), a Colônia (de 1.500 até 1.822), o Império (de 1.822 até 1.889) e a República (de 1.889 até a atualidade). Todavia, o intervalo histórico contemplado pelo livro de Humberto de Campos começa no final da pré-história brasileira e termina com proclamação da república, evento que atesta a maturidade coletiva do povo brasileiro.
Aproveitando o ensejo da metáfora, na adolescência, sob a tutela de Dom Pedro II, com equívocos e acertos, o povo brasileiro desenvolveu o senso de liberdade e aprimorou a sua fraternidade, somando-os à mansidão. Retrocedendo mais um pouco, o período colonial brasileiro corresponderia à infância do Brasil, ainda bastante preso à saia de sua mãe, Portugal. O século XIV d. C., no qual Portugal tem seu apogeu histórico com as grandes navegações e o encontro de novas terras além mar, seria como o período de gestação do Brasil. Nas palavras de Fernando Pessoa, “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”
A diferença com o livro A Caminho da Luz é mais profunda por ser este em estrutura textual dissertativa, consistindo em um esforço de síntese em contribuição “à tese religiosa, elucidando a influência sagrada da fé e o ascendente espiritual, no curso de todas as civilizações terrestres” .
Para Emmanuel, no prefácio de Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, “se outros povos atestaram o progresso pelas expressões materializadas e transitórias, o Brasil terá a sua expressão imortal na vida do espírito, representando a fonte de um pensamento novo, sem as ideologias de separatividade e inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz.”
As contribuições do povo brasileiro serão (já são) expressões espirituais em favor do mundo.
_____________________________________________________
Marival Veloso Matos, 08/02/2008 – disponível em www.uemmg.org.br em 03/04/2010;
1º verso do poema “O Infante”, na 2ª parte, Mar Português, do livro Mensagem, de Fernando Pessoa;
Antelóquio do livro A Caminho da Luz (Espírito Emmanuel, pisc. Francisco Cândido Xavier. FEB: 1938).
23.4.10
CORREIO FRATERNO COMEMORA 50 ANOS DO LAR DA CRIANÇA EMMANUEL - SÃO BERNARDO DO CAMPO
21.4.10
REGIONAL NORDESTE DA AMEBH PROMOVE SEMINÁRIO DE INCENTIVO À LEITURA
19.4.10
VOLUNTÁRIOS FOI LANÇADO EM BELO HORIZONTE
Lançar um livro de uma coleção intitulada Espiritismo na Universidade não deixa de ser um ato quixotesco, dado o medo que têm os acadêmicos de serem acusados de "misturar as coisas".
Passado o "frio na barriga" do início do evento, provocado pela pergunta assombrada (será que vem alguém?), a caneta nova começou a fazer seu serviço e a deixar suas marcas nas páginas iniciais dos livros, ainda com cheiro de gráfica.
O "Voluntários" remeteu as pessoas ao "Pesquisas", mas a maioria delas já o conhecia (trem danado de bom...)
Livros, fila de leitores, pão de queijo, sorrisos. Um lançamento é festa e também é reencontro. Sensação indescritível.
14.4.10
VOLUNTÁRIOS SERÁ LANÇADO NA LIVRARIA QUIXOTE (SAVASSI) - BH
O livro é baseado na minha tese de doutoramento da USP, foi publicado a partir de esforços de diversos parceiros (FAPEMIG, Editora EME, Universidade de Franca – SP, Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – São Paulo). É o primeiro título da Coleção “Espiritismo na Universidade”, que visa publicar teses e dissertações que tratem do Espiritismo em fronteira com alguma área do conhecimento.
Ele trata de motivação e sofrimento de voluntários, cultura organizacional do terceiro setor, o ethos espírita brasileiro (com revisão de autores da Antropologia) e mostra os resultados de um estudo feito em uma creche espírita da capital mineira.
Em anexo segue a imagem da capa do livro. Por gentileza, repassem para suas redes de relacionamento, especialmente para os interessados no tema.
Local: Livraria Quixote
Data: 17/04/2010 (isto mesmo, neste sábado....)
Endereço: Rua Fernandes Tourinho 274, Savassi. Belo Horizonte – MG
Horário: das 11:00 às 14:00 horas
Preço: R$28,00
Prof. Jáder Sampaio
PSICOLOGIA UFMG – AECX - LIHPE
7.4.10
SUPERENVIESADO
O difícil trabalho do jornalista
O Jornalismo de Superinteressante
Não me surpreende, portanto, que a Super, adote eventualmente esta linha sensacionalista. Aparentemente o trabalho sobre o Chico Xavier quer mostrar dois lados de um debate sobre a mediunidade. Seria excelente se fosse apenas isso, mas as entrelinhas e insinuações da repórter denunciam sua intenção (será mesmo dela ou da revista?): a de gerar descrédito e até ridículo na imagem pública do Chico.
1. Para fazer o contradito eles procuraram especialistas que estudaram o Chico ou sua obra? Não.
2. Estudaram o trabalho do Chico em profundidade? Não.
3. Apresentaram os autores que pesquisam mediunidade? Sim e não (Ficou isolada e descontextualizada a entrevista com o Dr. Alexander Almeida).
4. Usaram material de blogueiro, sem formação científica adequada? Sim.
5. Usaram termos da metapsíquica, há muito abandonados pela parapsicologia, como hipótese alternativa à mediunidade? Sim.
6. Usaram epistemologia positivista do século XIX? Sim (comprovação de hipóteses como sinônimo de verdade, em lugar de teste, corroboração ou falsificação de hipóteses).
7. Sugeriram a explicação da mediunidade a partir dos sintomas das crises de epilepsia? Surpreendentemente sim.
8. Apresentaram hipóteses físicas sobre materialização como se fossem conhecimento científico? Curiosamente sim. (Eles calculam a energia necessária para "surgir uma massa do nada", o que não é hipótese espírita para a explicação de fenômenos de materialização).
http://www.richardsimonetti.com.br/artigos/superinteressante.html
5.4.10
HOSPITAL ANDRÉ LUIZ DIVULGA VAGAS GRATUITAS PARA TRATAMENTO - BELO HORIZONTE
A lista de documentos necessários para uma avaliação do serviço social do Hospital é a seguinte:
- Contas de água, luz, telefone, aluguel, condomínio residencial em datas recentes. XEROX
- Notas fiscais e recibos referentes a gastos mensais da família. (medicamentos, planos de saúde, escola) XEROX.
- Carteira de Identidade (certidão de nascimento das crianças) de todos os membros que residem na casa. XEROX
- Carteira de trabalho de todos os maiores de 18 anos. ORIGINAL
- Declaração de Imposto de renda ou de isento de todos os maiores de 18 anos.
- Último contra cheque de todos que trabalham com carteira assinada. XEROX
- Declaração de próprio punho sobre a situação no mercado de trabalho, relatando ocupação, renda, ou a condição de desemprego. Esta deverá ser assinada por duas testemunhas com seus respectivos endereços e carteira de identidade.
- Comprovante de INSS, pensão, aposentadoria. XEROX
3.4.10
SEXTA FEIRA DA PAIXÃO CONTEMPORÂNEA
2.4.10
ESTADO DE MINAS PUBLICA ESPECIAL CHICO XAVIER
Acesse: http://www.uai.com.br/htmls/page/326/capa_especial_chico_xavier.shtml
1.4.10
27.3.10
6o. ENLIHPE TERÁ CHAMADA DE TRABALHOS
6º ENCONTRO DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
“O Espiritismo visto pelas áreas de conhecimento atuais”
21 e 22 de agosto de 2010
São Paulo-SP
Sobre o Congresso
Apresentação
O grande êxito alcançado com as edições do Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo* reforçou o propósito de seus integrantes e colaboradores em promover anualmente este evento científico.
O encontro tem se constituído em um espaço privilegiado para apresentação e discussão de conhecimentos na área e tem contado com a participação de pesquisadores de todas as regiões do país, interessados na divulgação e avaliação dos seus estudos científicos.
* Até a edição de 2009, o evento se denominava Encontro da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas. A partir de 2010, o evento se denominará Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, mantendo-se a sigla Enlihpe.
Objetivo
Promover o debate de idéias inovativas sobre a teoria e a prática espírita, além de incentivar a publicação e debate de trabalhos acadêmicos voltados à temática de fronteira com o Espiritismo
Submissão de trabalhos
Áreas temáticas
I) Memória do Espiritismo
II) Filosofia e Pensamento Espírita
III) Educação e Espiritismo
IV) Física e Psicologia dos Fenômenos Espirituais
V) Saúde Mental e Espiritismo
VI) Ações Sociais e Intervenções na Comunidade
VII) Administração do Centro Espírita
VIII) Movimento Espírita Brasileiro e Internacional
IX) Antropologia do Movimento Espírita
Instruções aos autores
Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, isto é, que não tenham sido enviados para publicação em outro evento ou periódico e poderão ser redigidos em português ou inglês. A avaliação será feita utilizando-se o sistema Double Blind Review, por membros do Comitê Científico do encontro.
Todos os trabalhos deverão ser enviados, exclusivamente, para o seguinte email: trabalhos6enlihpe@ccdpe.org.br
O período de submissão é do dia 01 de março de 2010 até o dia 30 de maio de 2010. A confirmação do recebimento e aprovação do artigo também será enviada eletronicamente ao email do remetente.
Os trabalhos poderão ser submetidos em forma de artigos ou pôsteres, conforme formatos definidos a seguir:
Artigo científico
•Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro autores.
•Cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos para o 6º Enlihpe.
•O artigo deverá ser gravado em 2 arquivos: ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo; ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação de autoria. Ambos os arquivos deverão ser enviados, simultaneamente, ao seguinte email: trabalhos6enlihpe@ccdpe.org.br.
Formato do Trabalho:
Editor de textos: Word for Windows 6.0 ou Posterior
Número de páginas: Mínimo de 8(oito) e máximo de 12(doze)
Configuração das páginas
Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm.
Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm)
Fonte: Times New Roman, tamanho 12
Formato do parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm
Espaçamento: antes 0 pt; depois 6 pt; entre linhas: simples.
Figuras, tabelas e gráficos: Fonte Times New Roman, tamanho 8 a 12
Orientação geral: Normas da ABNT
Resumo: Mínimo de 1150 caracteres (aproximadamente 10 linhas), máximo de 1750 caracteres (aproximadamente 15 linhas)
Revisão ortográfica a cargo dos autores
Pôster
•Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores.
•Cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos para o 6º Enlihpe.
•Os pôsteres deverão gravar 2 arquivos: ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo; ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do pôster sem qualquer identificação de autoria. Ambos os arquivos deverão ser enviados, simultaneamente, ao seguinte email: trabalhos6enlihpe@ccdpe.org.br
Formato do Trabalho:
•Dimensão: 100 x 90cm
•Conteúdo obrigatório (ARQUIVO 2): Título, introdução, objetivos, método, análise de dados, conclusão e referências.
•Modelo disponível em: http://www.ccdpe.org.br
Cessão de direitos autorais
A aprovação de trabalhos está condicionada à cessão de direitos autorais para o Centro de Cultura e Documentação e Pesquisa do Espiritismo – ECM para posterior publicação. Esse documento está disponível em: http://www.ccdpe.org.br