15.7.10

KARDEC E A RELIGIÃO NATURAL


No livro Obras Póstumas, encontra-se uma comunicação de um médium de Marseille (Jorge Genouillat) que trata do futuro do Espiritismo. É uma mensagem de abril de 1860 e define um papel ao Espiritismo junto ao cristianismo.

"O Espiritismo é chamado a desempenhar imenso papel na Terra. Ele reformará a legislação ainda tão frequentemente contrária às leis divinas; retificará os erros da História; restaurará a religião do Cristo, que se tornou, nas mãos dos padres, objeto de comércio e de tráfico vil; instituirá a verdadeira religião, a religião natural, a que parte do coração e vai diretamente a Deus, sem se deter nas franjas de uma sotaina, ou nos degraus de um altar. Extinguirá para sempre o ateísmo e o materialismo, aos quais alguns homens foram levados pelos incessantes abusos dos que se dizem ministros de Deus, pregam a caridade com uma espada em cada mão, sacrificam às suas ambições e ao espírito de dominação os mais sagrados direitos da Humanidade." Um Espírito

É um discurso forte, diria até mesmo revoltado, contra os abusos cometidos por alguns membros do catolicismo passado. Ele reflete bem o espírito francês que moveu a sociedade na direção da revolução francesa, marcada pelo Iluminismo.

Desconheço como foi feita a organização do livro Obras Póstumas, e não encontrei na pesquisa que fiz este texto na Revista Espírita. De qualquer forma, ele se acha ligado a Kardec e atribui ao Espiritismo o papel de revisão do cristianismo.

14.7.10

TV CEI LANÇA DESENHO ANIMADO SOBRE O ESPIRITISMO



A TV CEI (Conselho Espírita Internacional) lançou este desenho animado com temática espírita. Ele tem cerca de oito minutos. Gostaria muito de saber qual é a reação das crianças que o assistem (com suas respectivas idades). Peço aos leitores que informem se elas assistiram do começo ao final, se acharam chato ou legal e se entenderam as informações do desenho.

13.7.10

KARDEC E A RELIGIÃO


Em diversos momentos Kardec discute a questão da religião em face ao Espiritismo.
Na Revista Espírita de julho de 1864 Kardec publicou um texto pouco conhecido hoje, intitulado A Religião e o Progresso. Basicamente ele aponta mudanças no dogma católico que vão surgindo nas palavras de seus contemporâneos e seus impacto sobre a ortodoxia. Seu argumento central parece ser "a religião precisa rever seus princípios ou perecerá" e ao apontar algumas transformações anunciadas (a substituição do inferno pela caridade, por exemplo, publicada pelo Jornal La Verité), que, não intencionalmente, aproximam o catolicismo do pensamento cristão-espírita.
Ele conclui este trabalho dizendo: "Estender-se-ão as mãos, quando a ciência não vir na religião nada de incompatível com os fatos demonstrados e a religião não masi tiver que temer a demonstração dos fatos. Pela revelação das leis que regem as relações entre o mundo visível e o invisível, o Espiritismo será o traço de união que lhes permitirá olhar-se face a face, uma sem rir, a outra sem tremer. É pela concordância da fé e da razão que diariamente tantos incrédulos são trazidos a Deus."

TURMA DA MÔNICA CONTA HISTÓRIA DE REENCARNAÇÃO

Esta história já foi publicada em revistinhas. Alguém a adaptou para o vídeo, mas exige que o internauta leia os quadrinhos, que vão passando.

O que acham disso? As crianças gostaram? Comentem.

11.7.10

DIVULGAR E PESQUISAR


Estava assistindo mais uma vez o filme baseado no excelente livro de Humberto Eco, "O Nome da Rosa". Desta vez chamou-me a atenção uma frase do monge assassino, da qual reproduzo a essência: "Não há mais o que descobrir, pois o conhecimento já está completo." Ele entende que basta reproduzir o que já se conhecia, que a humanidade tinha à disposição todo o conhecimento de que necessitava.
Esta ideia medieval remete à distinção entre a produção e a divulgação do movimento espírita. Diversas vezes, especialmente na "Revista Espírita", Kardec se refere as Espiritismo como um conhecimento em construção, evolutivo, que sairia de um momento centralizador de elaboração, necessário para a sua estruturação inicial, para um momento coletivo, que hora vivemos.
A Liga de Pesquisadores do Espiritismo é um espaço criado para incentivar a produção de conhecimento sobre o Espiritismo. É, portanto, um programa que visa a apoiar estudiosos, da academia ou não, adeptos ou não do movimento espírita, a obter fontes, debater suas ideias, publicar seus trabalhos, enfim, criar uma rede de intercâmbio que é essencial à produção de conhecimento rigoroso.
Como o movimento costuma se orientar para a divulgação, muitas pessoas entendem que a palestra, a conferência ou a apresentação do trabalho é a finalidade principal da divulgação, e que quanto maior o público atingido, melhor.
Nossos esforços têm se dirigido em outro sentido. O congresso, o encontro, é meio e não fim. Nele se busca interlocução para o aprimoramento dos trabalhos, reflexão e não palco.
Outra diferença entre o trabalho sistemático de pesquisa e a divulgação, é que o divulgador prepara sua exposição para atender a uma determinada demanda. O pesquisador deve realizar um trabalho sistemático de pesquisa, que não seja voltado a este ou aquele evento, mas que atenda aos objetivos que ele traça em uma linha programática.
Se um estudioso quer conhecer melhor as relações entre o Espiritismo e o Espiritualismo Moderno no século XIX, não será fazendo um esforço concentrado e lendo uma dúzia de textos que ele fará um trabalho de peso. Ele deve dedicar tempo siginificativo na busca de fontes, no seu entendimento e no diálogo com o que já se produziu até o momento, desconstruindo as formulações apressadas ou mal fundamentadas e propondo teorias e teses mais maduras.
O evento é uma oportunidade de encontrar pessoas igualmente interessadas, que possam contribuir com o trabalho. Assim, o pesquisador produz conhecimetno porque entende que este é o seu trabalho e os eventos são oportunidades que comunicar as descobertas, levar as ideias de pesquisa, divulgar o que está sendo feito.
Esta é a finalidade do ENLIHPE e por isso o CCDPE e a LIHPE têm feito um esforço logístico e financeiro para publicar os trabalhos apresentados, assim como se tem aos poucos aumentado as exigências para a apresentação de trabalhos e criado comissões.
Concito os interessados a participarem desta nova versão do Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que acontecerá em São Paulo, e aos autores e pesquisadores a lerem, citarem e discutirem os temas que têm sido publicados, para que não fiquem em um círculo restrito e pereçam.
Até o momento a parceria CCDPE-LIHPE rendeu cinco livros e irá lançar dois novos livros no 6o. ENLIHPE. São os três "Anuário Histórico Espírita", organizados pelo Eduardo Monteiro e Leandro Borba, o "Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil" e a coleção "Espiritismo na Universidade", organizada por professores da UNIFRAN e que visa a publicar dissertações de mestrado e teses de doutorado com temática associada ao Espiritismo.
Em breve teremos a programação do evento.

4.7.10

PARCERIA: NOVAS POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO SOCIAL


Continuo insistindo que a sociedade mudou. Temos hoje toda uma estrutura criada fora do movimento espírita para a inclusão das pessoas no mundo do trabalho.
Vejo com bons olhos as iniciativas existentes, como a criação de estruturas nas casas espíritas para a profissionalização e a qualificação de um segmento da nossa sociedade que tem acesso apenas ao trabalho desqualificado e mal remunerado. Contudo, o que podemos fazer com este tipo de ação é limitado e muitas vezes amador.
Fui levado a ensinar educação profissional na Universidade por muitos anos. Existem recursos públicos (o Fundo de Amparo ao Trabalhador, por exemplo) e existem organizações que qualificam pessoas com escolaridade diversificada.
Penso que o maior problema dos chamados "assistidos" é o acesso à informação, a análise de potencial e o acesso à escola e aos cursos profissionalizantes.
Em vez de apenas executar as atividades de formação, as sociedades espíritas poderiam promover parcerias e realizar as atividades de orientação e fomento.
As organizações do sistema S (SENAI, SESC, SEBRAE, SEST, SENAR, SESI, etc.), por exemplo, já têm estrutura, seriedade e expertise para a formação dos jovens. Em Belo Horizonte, a ASSPROM, tem uma experiência de formação básica e inserção de jovens em situação de risco em organizações públicas e privadas.
A prática da caridade não se confunde com a esmola, já nos afirmavam os interlocutores de Kardec. Organizemo-nos para realizar ações mais efetivas.
Um futuro alternativo ao oferecido pelo crime organizado é um dos nossos grandes desafios nos centros urbanos dos dias de hoje.

SOCIEDADE NOVA, IDEIAS NOVAS PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA


Recebi a notícia acima do jornal Momento Espírita (Bauru - no. 7, 2010) , na coluna de Lina Giacheti.

Hoje temos nas cidades de médio e grande porte um grande número de automóveis, inclusive dos frequentadores de casas espíritas. Todos temos que lavá-los e muitos de nós pagamos por este serviço, que costuma consumir o nosso tempo.

Ao mesmo tempo, a integração do jovem no movimento espírita envolve o estudo, a integração na casa, mas também a convivência do jovem com o jovem.

Fiquei pensando sobre a viabilidade de se fazer uma tarefa para os jovens, com base na lavagem dos carros, no espaço das sociedades espíritas, enquanto os trabalhadores e frequentadores fazem suas tarefas e assistem às reuniões.

Se eu fosse dirigente, retiradas as despesas com os custos da tarefa (água, material de limpeza, etc.) direcionaria parte deste recursos para a promoção social e parte dele para a ações culturais (bibliotecas, promoção de eventos, custeio de expositores de outros lugares, etc.) e não o utilizaria para as despesas fixas da sociedade espírita.

Se eu fosse dirigente de grupos de mocidade, aproveitaria para realizar a integração dos jovens, apresentar os novatos, trabalhar com todos a convivência cristã e, cá entre nós, seria um trabalho bem divertido em conjunto. Os jovens precisariam ser treinados para realizar a atividade, para que a limpeza ficasse com boa qualidade. Assim como a campanha do quilo, é uma boa oportunidade para distribuir mensagens aos transeuntes e "clientes".

Não pensei ainda nas implicações legais, mas todos assinariam o termo de voluntariado, os pais dos menores (com 16 anos ou mais) também, e como não há distribuição de lucros, empregados nem patrões, seria uma atividade de arrecadação de fundos para sociedades sem fins lucrativos, de preferência com utilidade pública.

O maior problema é conseguir um espaço adequado à atividade junto às sociedades espíritas.

Gostaria de ouvir pessoas da área de advocacia, juízes e outros profissionais do direito sobre esta ideia, assim como servidores públicos ligados à receita e à fiscalização.

1.7.10

TIAGO PAZ ESTUDA A IMAGEM DE CHICO XAVIER EM TESE DE DOUTORADO


O mestre em Psicologia Social Tiago Paz Albuquerque, hoje cursando doutorado nesta mesma área na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, está fazendo uma pesquisa sobre a imagem de Chico Xavier junto ao povo brasileiro.

Pelo que pude entender, seu interesse é atingir um número elevado de respondentes de todas as crenças para realizar o seu trabalho, razão pela qual ele pede que as pessoas respondam seu instrumento eletrônico.

O Espiritismo Comentado gostaria de apoiar a iniciativa e pede a seus leitores que respondam e indiquem a amigos e conhecidos a participação na pesquisa, dentro dos preceitos da ética e da responsabilidade da prestação de informações.

Segue o texto enviado pelo pesquisador na íntegra:


"Amigos e colegas,

Peço a colaboração de todos para responderem a um questionário que trata sobre a imagem de Chico Xavier junto ao público brasileiro. Esse questionário faz parte da minha pesquisa de doutorado em Psicologia Social, orientado pelo Prof. Dr. Celso Pereira de Sá, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Para acessar ao questionário, basta clicar no link abaixo e responder.

http://pt.surveymonkey.com/s/pesq_quest

Se puderem, encaminhem esse e-mail para todos da sua lista de e-mails.
Obrigado,

Tiago Paz e Albuquerque
Aluno de doutorado
Programa de Pós-graduação em Psicologia Social
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Fone: 55 21 83544022
E-mail: tiagopaz@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/9814411412881480 "

24.6.10

ENCERRRADO O PRAZO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO ENLIHPE


Encerraram-se as inscrições de trabalhos para o 6o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

O evento tem por tema central "O Espiritismo visto pelas áreas de conhecimento atuais". Ele será realizado no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, em São Paulo-Brasil, nos dias 21 e 22 de agosto de 2010.

A programação será divulgada em breve.

Continuam abertas as inscrições para participantes, que são limitadas. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.ccdpe.org.br/

ATENÇÃO: As inscrições até o dia 30 de junho custam 40 reais, após esta data custarão 50 reais.

23.6.10

CRISTIANE BAHIA LEVANTA FUNDOS PARA FAZER CURTA METRAGEM SOBRE SUICÍDIO


Em uma sociedade cada vez mais materialista e consumista, a perda de condição econômica e status social é vista como um problema insuperável por muitas pessoas. Este assunto é o foco do curta-metragem que está sendo viabilizado por Cristiane Bahia, jovem cineasta mineira.
O suicídio tem aumentado no Brasil, afirma a cineasta, que se baseia em dados comparativos do Ministério da Saúde, que propõe que o tema seja tratado como problema de saúde pública e que se realizem ações de prevenção.
Cristiane escreveu o roteiro do filme "O Décimo Segundo", que foi aprovado pela comissão pública que avalia pedidos de apoio à cultura ligados à Lei Rouanet.
Em sintonia com a Campanha em Defesa da Vida, da Federação Espírita Brasileira, que mobiliza esforços de todo o movimento espírita brasileiro, e inspirada pela leitura de Memórias de um Suicida, obra-prima da mediunidade de Yvonne Pereira, o curta promete promover a discussão em torno do tema e dos valores que dão sentido à vida.

Uma forma de apoio é participar do Cine Música Festival, que acontece no teatro do Clube dos Oficiais, à rua Diabase 200 - Prado, e que terá o apoio do Grupo Nossa Ópera e de outros artistas. O valor do ingresso é de 10 reais. Mais informações no Eventos Espíritas (http://eventoespirita.blogspot.com).

16.6.10

CEM MIL ACESSOS!

Estamos comemorando 100.000 acessos no EC.
Este projeto começou em março de 2007, com o objetivo de divulgar um site com o mesmo nome, e foi crescendo. Cresceu tanto, que sobreviveu ao site. Hoje, graças ao interesse no Espiritismo, o blog tem sido mundialmente acessado, mesmo sendo publicado principalmente em língua portuguesa.

Parabéns ao leitor, que tornou esta marca possível. Muito gratos aos 225 seguidores e também àqueles anônimos. Agradecemos aos que participaram comentando as publicações de forma respeitosa e analítica.

Outras marcas virão.


13.6.10

CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA

Figura 1: Pintura de Van Gogh
"O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo" é um livro de Kardec pouco conhecido pelos espíritas em geral.

Detive-me recentemente no item "Código Penal da Vida Futura" (Capítulo VII da primeira parte do livro). É um estudo de Kardec, fruto das muitas comunicações e questionamentos sobre a condição dos espíritos após a morte.

Apesar do título, Kardec não situa Deus na condição de juiz e executor, mas de criador da lei do progresso. No contexto da lei do progresso, as ações dos homens têm consequências óbvias nesta e em outras vidas.

A vida após a morte é uma continuidade da vida presente.

Assim, quem se prende à vida material tem dificuldades em desencarnar. A alma desprende-se do corpo com lentidão, sofre angústias ao desprender-se e pode ficar em estado de perturbação durante um tempo variável (Kardec fala em meses ou anos).

Muitos têm a ilusão de continuar vivos e sofrem as "necessidades, tormentos e perplexidades da vida".

Os criminosos sofrem com a presença das vítimas e das circunstâncias do crime.

Os orgulhosos sofrem vendo os pretensos inferiores em condição melhor que a sua.

Os hipócritas sofrem, vendo seus segredos conhecidos por todos.

Os sensualistas (Kardec os chama de sátiros) se veem impotentes para realizar seus desejos, que, exaltados, se transformam em tormento.

Os avarentos sofrem ao ver seus bens dissipados pelos herdeiros.

Os egoístas sofrem sozinhos a falta de socorro, uma vez que não socorreram a ninguém, embora sejam dignos, como todos os demais, da ajuda de espíritos superiores. Contudo, não os registram, presos em suas emoções.


Para Kardec, apesar da metáfora de "Código Penal", o sofrimento não é um castigo, mas uma consequência dos atos e escolhas do homem. Ele fará com que os espíritos compreendam que são eles próprios quem podem mudar seus destinos e que suas crenças sobre como viver eram equivocadas.


Penso que este capítulo é o que melhor disserta sobre a suposta contradição entre presciência divina e livre-arbítrio, mas isto é matéria para outra publicação.

11.6.10

O TÚMULO DE PAPUS NO PÈRE-LACHAISE

Papus é o pseudônimo de Gérard Encausse, um médico francês que dedicou sua vida ao estudo de terapias alternativas (homeopatia, hipnose, etc.) e que estudou e participou de diversas organizações de tendência espiritualista.

Figura 1: Túmulo pichado da família Encausse (Foto de Débora Vitorino)

Nos Congressos Espiritualistas de 1899 e 1900 (o segundo foi presidido por Léon Denis) ele foi relator e secretário geral.

Figura 2: Fotografia do túmulo de Papus antes do ato de vandalismo.

9.6.10

TÚMULO DE DELANNE É PICHADO NA FRANÇA

Figura 1: Túmulo de Delanne em 2010 - florido por uns, pichado por outros.
Débora Vitorino teve uma surpresa desagradável em sua última viagem à França. Ela foi ao famoso cemitério Père Lachaise, visitar túmulos de espíritas franceses e de espiritualistas reconhecidos pelo movimento espírita.


Figura 2: Detalhe da pichação. (maio de 2010)
O túmulo de Kardec, sempre florido e visitado constantemente, estava intocado. Há anos ele sofreu um atentado à bomba que exigiu da prefeitura de Paris a sua recuperação.
Na visita que fez no mês de maio, ela encontrou o túmulo de Gabriel Delanne pichado com tinta vermelha aplicada sobre os nomes e abaixo deles. A comparação das fotos de 2006, 2008 e 2010 não deixam dúvida quanto ao ato de vandalismo.
Figura 3: Túmulo de Delanne antes da pichação em maio de 2006

Qual seria a motivação dos vândalos? Religiosa? Fanatismo político? Oposição às ideias espíritas, consideradas irracionais pelos ignorantes do pensamento espírita?

"- Não encontrei coisa semelhante em nenhum outro túmulo no cemitério, apenas no de Papus (Dr Encausse, espiritualista francês do século XIX-XX)." Débora, como todos os admiradores da civilização, da democracia e da liberdade de crença, repudiou o ato.

O que está acontecendo no velho mundo? O que ocorre na pátria da revolução francesa? Um retrocesso aos tempos do absolutismo e da inquisição? Uma ditadura da "lógica da república"? Esperamos que não.

3.6.10

SAIBA ONDE COMPRAR O VOLUNTÁRIOS E O PESQUISAS EM BH


___________________________________
ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CÉLIA XAVIER - AECX
Rua Coronel Pedro Jorge 314 - Prado -BH
Telefone: 31-3334-5787 (Altair ou Dirley)

GRUPO DA FRATERNIDADE IRMÃ SCHEILLA - GFEIS
Rua Aquiles Lobo 52 - Floresta - BH
Telefone: 31-3226-3911 (Madalena)

GRUPO DA FRATERNIDADE ALBINO TEIXEIRA - GEFRATER
Rua dos Aeroviários, 154 - Liberdade (Aeroporto)
Telefone: 31-3441-8545

GRUPO ESPÍRITA LARES UNIDOS - GELU
Rua Itália 174 - Nações Unidas. Sabará - MG

LIVRARIA QUIXOTE
Rua Fernandes Tourinho 274, Savassi - BH
Telefone: 3227-3077
__________________________________________________________


EM SÃO PAULO OU PELA INTERNET

___________________________________________________

CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO - Livraria Virtual
São Paulo - SP

EDITORA EME
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1080 - Vila Fátima
Capivari - SP
Telefone: 19-3491-7000


PRORROGADO O PRAZO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O 6o. ENLIHPE


Atendendo a pedidos, o prazo de submissão de artigos para o 6o. ENLIHPE foi prorrogado para o dia 15 de junho de 2010.
A Liga de Pesquisadores do Espiritismo é uma instituição virtual que promove o intercâmbio de informações relacionadas à pesquisa do Espiritismo. Seu sexto encontro nacional tem por tema "O Espiritismo Visto pelas Áreas de Conhecimento Atuais".
Há espaço para trabalhos relacionados às seguintes áreas: memória do Espiritismo, Filosofia, Educação, Física, Saúde Mental, Ações Sociais e Intervenção na Sociedade, Administração de Centros Espíritas, Movimento Espírita Brasileiro e Internacional, Antropologia.
Os trabalhos podem ser aprovados para apresentação oral ou pôster.
As inscrições estão abertas.

2.6.10

HÁ DOIS MIL ANOS FOI ENCENADA EM ROMA

Foto 1: Ruínas do Coliseu Romano, local de uma cena importante do romance
Com 102 atores, uma peça baseada no romance Há dois Mil Anos, de Emmanuel, será encenada pela primeira vez em Roma - Itália.
O grupo teatral dirigido por Berenice Brandão, está ligado à Fundação Caminho, Verdade e Vida, de Belo Horizonte.
Maiores informações na matéria do Jornal "O Tempo".
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1678&IdCanal=4&IdSubCanal=29

31.5.10

SESSENTA PAÍSES!


Desde outubro do ano passado, quando inserimos o flag counter no blog, já obtivemos o registro de visitas de sessenta países no Espiritismo Comentado.

Uma análise mais detida aponta o Brasil como grande usuário do blog. Em segundo lugar vem a comunidade portuguesa e em terceiro a norte-americana. Se agruparmos os demais países da Europa, eles viriam em quarto lugar e em quinto a comunidade japonesa.

Com o tempo teremos instrumentos de tradução simultânea mais fiéis e o conteúdo do EC, hoje muito limitado pelo emprego do português poderá se globalizar ainda mais. Aguardemos.

28.5.10

O CONCEITO DE MENTE EM LÉON DENIS

Foto 1: Nova Capa do Livro de Denis

A terceira parte do livro "O Problema do Ser, do Destino e da Dor", chama-se "As Potências da Alma". É um trabalho sobre a Psicologia do Ser Humano, ampliada pelas pesquisas e contribuições dos pesquisadores que trataram o que hoje se convencionou chamar recentemente de estados alterados de consciência.

Quando Denis trata da consciência ele desenvolveu um modelo muito interessante, que só não se perdeu no tempo porque seus livros continuam sendo publicados e lidos.

O discípulo de Kardec distingue três dimensões da consciência: o "sensorium", o "criterium" e a "consciência subliminar".

Sensorium

"Faculdade de concentrar as sensações externas, coordená-las, defini-las, perceber-lhes as causas e determinar-lhes os efeitos". É a relação entre os cinco sentidos e a consciência.

Criterium

"Faculdades de entendimento". Denis parece situar nesta categoria o que hoje se costuma denominar como habilidades cognitivas.

Consciência Subliminar

Um dos pais da Psicologia moderna, William James, ao estudar a experiência religiosa postula a existência de uma consciência profunda, e propõe que o nosso campo do conhecimento a estude. Denis entende que ao propor isto, ele aponta para a existência da alma. Ilustra seu argumento com a história de Hellen Keller, que ficou muito conhecida. Uma menina surda,muda e cega de nascença, que aprende a entrar em contato com o mundo a partir da influência. Apenas com o tato, uma professora consegue comunicar-se com ela, alfabetizá-la e ela desenvolve-se, tornando-se poetisa e sendo considerada filósofa e psicóloga. O espírita de Lyon entende que "o caso de Helen prova que, por trás dos órgãos momentaneamente atrofiados, existe uma consciência desde muito familiarizada com as noções do mundo."

Além de Keller, Denis apresenta o pensamento de Kant, o caso de Ella Hopkins, os experimentos de Lombroso sobre transposição de sentidos, o trabalho de Albert de Rochas com "Mireille", os detalhes da produção escrita de Walter Scott, uma declaração de J. J. Rousseau e, por fim, a mediunidade de Andrew Jackson Davis.

Léon Denis fez em sua época algo que é fundamental nos dias de hoje: colocou o Espiritismo para dialogar com os cientistas consagrados, analisou fatos documentados e publicou para o movimento espírita e para o público em geral.