12.10.08

Espiritismo e Religião



Figura 1: Daniel Dunglas Home

Kardec publicou na Revista Espírita de março de 1858 a seguinte consideração, após analisar a mediunidade de Daniel Dunglas Home.

"A religião nos ensina a existência da alma e a sua imortalidade; o Espiritismo disso nos dá prova palpável e viva, não mais pelo raciocínio, mas pelos fatos. O materialismo é um dos vícios da sociedade atual, porque engendra o egoísmo. O que há, com efeito, fora do eu para quem tudo relaciona com a matéria e a vida presente? A Doutrina Espírita, intimamente ligada às idéias religiosas, esclarecendo-nos sobre a nossa natureza, nos mostra a felicidade na prática das virtudes evangélicas; lembra o homem quanto aos seus deveres para com Deus, a sociedade e a si mesmo; ajudar a sua propagação é dar um golpe mortal na praga do ceticismo, que nos invade como um mal contagioso; honra, pois, àqueles que empregam, nessa obra, os bens com que Deus os favoreceu na Terra!"

Observe o leitor, que mesmo no início dos trabalhos da codificação, quando Kardec pensava ser possível desenvolver uma metafísica baseada no ensino dos espíritos que servisse de fundamento às religiões em geral, porque demonstrava a existência da alma, ele não negava o papel do cristianismo e de sua ética, na proposta social espírita, assim como combatia as idéias céticas e materialistas às que reputava a ilusão de perceber a vida com base exclusiva na vida presente.

11.10.08

Comunicação sobre Obsessões Coletivas

Em fevereiro de 1865, Kardec publicou na Revista Espírita a comunicação de um espírito protetor através da conhecida mediunidade da Sra. Delanne. Ela trata das obsessões coletivas e explica um caso em Madagascar e o dos endemoniados de Morzine, que acabamos de comentar.


Figura 1: Capa atual da Revista Espírita, publicada pela FEB

"Esta noite eu vos ouvi ver os fatos de obsessão que se passaram em Madagascar; se o permitis, emitiria minha opinião sobre esse assunto.

Nota.- O Espírito não tinha sido evocado; estava, pois, lá, no meio da sociedade, escutando, sem ser visto, o que ali se dizia. É assim que, com o nosso desconhecimento, temos sem cessar, testemunhas invisíveis de nossas ações.

Essas alucinações, como as chama o correspondente do jornal, não são outra coisa senão obsessão, obsessão no entanto de um caráter diferente daquelas que conheceis. Aqui, é uma obsessão coletiva produzida por uma plêiade de Espíritos atrasados, que, tendo conservado suas antigas opiniões políticas, vêm por manifestações tentar perturbar seus compatriotas, a fim de que estes últimos, tomados de medo, não ousem apoiar as idéias de civilização que começam a se implantar nesse país onde o progresso começa a nascer.

Os Espíritos obsessores que impelem essas pobres pessoas a tantas manifestações ridículas, são os dos antigos Malgaches, que estão furiosos, e eu o repito, de ver os habitantes dessas regiões admitir as idéias de civilização que alguns Espíritos avançados, encarnados, têm a missão de implantar entre eles. Também os ouvis freqüentemente repetir: "Mais preces, abaixo os brancos, etc." É vos fazer compreender que são antipáticos a tudo o que pode vir dos Europeus, quer dizer, do centro intelectual.

Não é uma grande confirmação de vossos princípios, essas manifestações à vista de todo um povo? Elas são menos produzidas por essas populações semi-selvagens do que para a sanção de vossos trabalhos.

As possessões de Morzine têm um caráter mais particular, ou por melhor dizer, mais restrito. Podem estudar-se, sem sair do lugar, as fases de cada Espírito; observando os detalhes, cada individualidade oferece um estudo especial, ao passo que as manifestações de Madagascar têm a espontaneidade e o caráter nacional. É toda uma população de antigos Espíritos atrasados que vêem, com despeito, sua pátria sofrer o impulso do progresso. Não tendo progresso por si mesmos, procuram entravar a marcha da Providência.

Os Espíritos de Morzine são comparativamente mais avançados; embora brutos, julgam mais sadiamente do que os Malgaches; discernem o bem e o mal, uma vez que sabem reconhecer que a forma da prece nada é, mas que o pensamento é tudo; vereis, de resto, mais tarde, pelos estudos que fareis, que não são tão atrasados quanto o parecem à primeira vista. Aqui, é para mostrar que a ciência é impotente para curar esses casos por seus meios materiais; no fundo, é para atrair a atenção e confirmar o princípio."

Os Possessos de Morzine

Figura1: Morzine no mapa francês

Allan Kardec publicou um estudo sobre "possessos" na região de Morzine, Alta Savóia, pequena cidade com cerca de 2500 pessoas. O fenômeno iniciou-se com duas estudantes que alegavam ver Maria, mãe de Jesus, e que apresentavam convulsões. Elas foram exorcizadas pelo abade Pinguet em 1857 e pararam temporariamente de apresentar suas visões e convulsões.


A França anexou a Savóia em 1860 e as autoridades francesas proibiram a prática de exorcismo, tido como superstição (Harris, 1997). Outras pessoas começaram a apresentar não apenas as convulsões, mas diziam-se tomadas pelo demônio, o que levou o Dr. Artháud, de Lyon, a diagnosticar o acontecimento social de "histero-demonopatia". Cabe comentar que nesta época mal se distinguia a histeria da epilepsia, posto que pouco se sabia sobre os neurônios e seu funcionamento.



Figura2: Igreja de Morzine

As pessoas "endemoniadas" aumentaram e chegariam a quase duzentas até 1863. Morzine tornou-se um problema para a administração francesa, que, influenciada pelo espírito racionalista e materialista oriundo da revolução francesa, entendia tratar-se de ignorância, superstição ou algum quadro clínico de causas naturais.

O governo francês enviou o Dr. Adolphe Constant (ou Constans) para o local. Ele defendeu em seu relatório que a demonopatia era causada pelos seguintes fatores: insalubridade das habitações, má qualidade da alimentação e estado histérico dos doentes do sexo feminino (à época acreditava-se que a histeria era relacionada ao útero, sendo uma doença feminina). Não restringindo-se a diagnosticar, o alienista iniciou uma "cruzada" contra os doentes. Segregou-os do meio social, internando-os em hospitais de alienados e até em quartéis. Posteriormente ele viria a criar bibliotecas e cursos de dança (Harris, 1997), mas continuou suprimindo violentamente as manifestações. Algumas mulheres, em 1863 chegaram a fugir para a Suiça, com medo de serem extraditadas para as américas.

A suposta demonopatia continuou até cerca de 1873. Ruth Harris afirma que com os atos de repressão das autoridades francesas, muitos "endemoniados" passaram a dar vazão ao demônio em suas casas, sendo acobertados por seus familiares.

Vê-se que as ações propostas pelo médico não guardam muita relação com sua análise de causas. Esta última tornou-se uma espécie de "discurso científico" que justificaria os atos arbitrários que cometeu.



Figura 3: Vista atual de Morzine

A história chegou a Mirville (magnetizador) e a Kardec. Kardec trocou correspondências com médicos e espíritas locais e dá a entender que chegou a visitar a região e a ver alguns dos "possessos".

Ele publicou em dezembro de 1862 o seu primeiro artigo sobre o evento, e mais quatro outros em 1863. Constans leu alguns dos artigos e os dois entraram em debate franco sobre a questão.

Kardec desconstrói a análise de Constans. Segundo ele, não há como afirmar que a localidade fosse miserável e insalubre (outros lugares na França e na Suiça seriam mais e não apresentariam os mesmos fenômenos), não há outros sinais de má alimentação (ele encontrou poucas pessoas com raquitismo ou bócio), e a tese da histero-demonopatia, além de meramente descritiva pelo frágil avanço das ciências da época, não explicava alguns fenômenos que aconteceram no povoado.


O Dr. Alexander sintetizou os argumentos de Kardec no trabalho publicado recentemente na "Transcultural Psychiatry" da seguinte forma:

"(...) a expressão de habilidades não adquiridas (falar francês fluente e responder em linguagens diferentes, como o alemão e o latim), o conhecimento de eventos à distância (clarividência), a leitura do pensamento de outros (telepatia), transfiguração, referir-se a si mesmo na terceira pessoa ("ela", "a filha", etc.), a manifestação corrente de uma personalidade que se considera o demônio, o paciente afirmar que um poder externo o controla, o comportamento normal nos intervalos entre os episódios, pressão arterial normal apesar da intensa agitação, ódio intenso da religião e amnésia entre os episódios."

Kardec argumenta que se trata de uma obsessão coletiva, que abateu-se na localidade "uma nuvem de espíritos malfazejos", da mesma forma que já aconteceu em outros lugares. As vítimas têm sensibilidade mediúnica e "o eu do espírito estranho neutraliza momentaneamente o eu pessoal".


Figura 4: Mesmerismo
O codificador entende que "os espíritos curadores e consoladores, atraídos pelo fluidos simpáticos, substituirão a maliga e cruel influência que desola aquela população." Ele cita a correspondência do Sr. A..., de Moscou, que passou por problemas semelhante em suas terras e que tratou dos obsediados com "imposição de mãos" e "fervorosa prece".

Estes artigos de Kardec, ao lado dos que discutem a chamada "loucura espírita" são as bases de muitos dos trabalhos e terapêuticas que dispensamos hoje a médiuns, doentes mentais e pessoas em sofrimento psíquico que procuram os centros espíritas.

Um olhar espírita do século XXI, já distante no tempo, seguramente manteria a análise do codificador: há indícios de mediunidade e obsessão nestes fenômenos. Isto não significa que, em um fenômeno coletivo como este, também não pudesse haver epilépticos (que infelizmente foram asilados), histéricos ou simplesmente neuróticos impressionáveis e pessoas que viveram uma situação de estresse e de desenraizamento, devido à mudança de pátria e à intervenção repressora cultural das autoridades francesas. Junte-se tudo isto e temos uma explicação plausível para as proporções e temporalidade das pretensas possessões de Morzine.

5.10.08

Vinte e Cinco Mil


Neste dia eleitoral no Brasil comemoramos 25 mil acessos do Espiritismo Comentado. Em setembro atingimos um recorde de pessoas e acessos, mais de 120 pessoas realizaram mais de 240 acessos em um único dia.
A comunidade internacional continua presente no EC. Em setembro tivemos acessos da Oceania (Austrália), do Japão, Europa, África, de países de língua espanhola na América Latina e do leste ao Oeste dos Estados Unidos. Cabe uma nota importante para a comunidade norte-americana e canadense: obrigado pelo esforço em acessar e muitas vezes traduzir o conteúdo para sua(s) língua (s).
No continente europeu, os portugueses são nossos assíduos parceiros, auxiliando até nas campanhas que o EC tem mantido, como foi o caso da Sociedade Espírita Joanna de Ângelis - BH. Os espanhóis estão cada vez mais presentes em nossos acessos, e surpreeendeu-nos o interesse de "navegantes" das ilhas atlânticas, portugueses e espanhóis.
A comunidade espírita Brasileira, contudo, tem sido de longe a grande parceira neste projeto. Acessa e comenta ativamente as publicações, faz pesquisas de temas novos que ainda não tivemos a oportunidade de publicar, envia mensagens de apoio ao blog e ao meu e-mail pessoal. Muito grato aos conterrâneos pelo incentivo que dão ao EC!

4.10.08

Toda Assistência é um Assistencialismo?



Assistência social: conjunto das medidas através das quais o Estado (ou entidades não governamentais) procura atender às pessoas que não dispõem de meios para fazer frente a certas necessidades, como alimentação, creches, serviços de saúde, atendimento à maternidade, à infância, a menores, velhos etc.; serviço social

Assistencialismo: 1 soc doutrina, sistema ou prática (individual, grupal, estatal, social) que preconiza e/ou organiza e presta assistência a membros carentes ou necessitados de uma comunidade, nacional ou mesmo internacional, em detrimento de uma política que os tire da condição de carentes e necessitados 2 pol pej. sistema ou prática que se baseia no aliciamento político das classes menos privilegiadas através de uma encenação de assistência social a elas; populismo assistencial

Não é preciso fazer uma revisão de literatura muito profunda para ver que existe uma diferença marcante entre a assistência social e o assistencialismo, como se pode observar nos verbetes do dicionário Houaiss. A primeira palavra tem o sentido de uma espécie de socorro, auxílio. A segunda palavra é seu pejorativo, ela focaliza o momento em que o socorro tem uma intenção pérfida, que é a de manter o socorrido necessitado com finalidades político-econômicas.

Apesar desta distinção gritante, a idéia de que toda assistência é um assistencialismo tornou-se vigente. Tem-se construído ao longo dos anos um preconceito imenso contra os trabalhos de auxílio empreendidos principalmente pelas instituições religiosas.

Eu já ouvi em uma reunião de estudantes a expressão “amansar o cordeiro” referindo-se às práticas assistenciais. Foi uma reunião curiosa, porque os acadêmicos “politizados” tinham medo de ter sua imagem associada a qualquer prática de auxílio, generosidade (esta sim, uma palavra mais aceita), socorro, apoio. Como se a omissão de socorro pudesse ser capaz de criar consciência social, pudesse mobilizar as pessoas a construir uma sociedade melhor, tivesse um valor em si.


Há mais de vinte cinco anos participo ativamente do movimento espírita, e tenho visto em poucos momentos a prática de assistencialismo, em muitos a prática de assistência. Os resultados são modestos (assim como os recursos que se consegue para obtê-los) mas atingem muitas vezes seu tímido papel transformador, ao contrário de muitas políticas de estado (que contam com grandes recursos e esparsos resultados).

3.10.08

Florentino Barrera traduzido para o português

A Madras Espírita, em parceria com a USE-SP lançaram "O Processo dos Espíritas - A História de uma Injustiça", escrito pelo espírita argentino Florentino Barrera.

O tema não é novo. Hermínio Miranda fez uma tradução do livro escrito por Marina Leymarie (esposa do então presidente da Sociedade para a Continuação das Obras de Kardec), que teve seu marido preso por uma acusação de estelionato envolvendo-o em conjunto com o Sr. Buguet (o fotógrafo médium) e o Sr.Firman.

O livro de Barrera traz novas informações obtidas em fontes de língua espanhola, que desconhecíamos. Ele mostra a possível influência clerical nas origens do processo, não deixa dúvidas sobre a intencionalidade em atingir Leymarie e dá detalhes do processo, como o conteúdo das testemunhas de defesa, que mostram que as fotografias não poderiam ter sido montadas com bonecos, como o afirmou o Sr. Buguet (que ganhou a liberdade com esta mentira).

Há uma biografia de Leymarie, contando sua infância e juventude, contribuição importante para o conhecimento de um personagem vilipendiado pela sociedade francesa no século XIX.

O leitor terá a oportunidade de ver a carta que Buguet escreveu para Leymarie pedindo desculpas pelas calúnias dirigidas e ele, peça fundamental para a libertação do espírita francês no recurso que ele encaminhou a uma corte superior.

Uma curiosidade, o livro apresenta uma foto atribuída a Jesus de Nazaré, obtida na sede da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Esperamos que a Madras melhore a qualidade das inúmeras fotografias que enriquecem o texto de Barrera nas próximas edições, mas recomendamos aos interessados na históra do espiritismo após Kardec sua leitura imediata.


2.10.08

Divaldo Franco é entrevistado na Rede TV

O médium e orador Divaldo Pereira Franco foi entrevistado recentemente pela jornalista Sônia Abrão na Rede TV. Assista a entrevista no You Tube.
PARTE 1: http://br.youtube.com/watch?v=EV_uBeNipVI
PARTE 2: http://br.youtube.com/watch?v=4I_ZFSBuy90


A entrevista faz parte da estratégia de lançamento do programa TRANSIÇÃO – A Visão Espírita para um novo Tempo. Ele estréia em Rede Nacional, dia 05 de outubro de 2008, das 15:00h às 15:30h, na REDE TV.


Espiritismo e Universidade: Tese de Doutorado na UNICAMP

Autor da Tese: Alexandre Caroli Rocha

Anote o link: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000443434

Ele vai levar você à tese "O caso Humberto de Campos : autoria literaria e mediunidade".

Leia o resumo: Entre 1937 e 1969, publicaram-se 12 livros que o médium Francisco Cândido Xavier atribuiu ao escritor Humberto de Campos e a Irmão X. O objetivo desta tese é estudar o funcionamento autoral desses textos. Ela foi dividida em cinco capítulos: uma apresentação de Humberto de Campos; um breve histórico da mencionada atribuição de autoria; uma análise da construção de um autor espiritual; uma leitura de cinco textos do conjunto mediúnico; e uma interpretação das noções autorais despertadas por tais livros

Read the Abstract: Between 1937 and 1969, the medium Francisco Xavier published 12 books that he attributed to Humberto de Campos and Brother X. The purpose of this doctoral thesis is to investigate the authorial functioning of this system. The present work is divided into five chapters: a presentation of Humberto de Campos; a short historical overview of the socalled authorship attribution; an analysis of the construction of a spiritual author; a critical reading of five texts taken from the mediunic set of writings; and an interpretation of the authorial notions suscitated by such books

1.10.08

Revista Espírita é Lembrada em Evento de BH




A Associação Espírita Célia Xavier promove mais uma edição da Semana de Kardec em comemoração ao nascimento do codificador do Espiritismo. Em 2008 a Revue Spirite faz 150 anos de lançamento. Escolheram-se temas ligados ao período em que Kardec foi o editor (1858-1869).


Participem.

29.9.08

Espiritismo e Universidade: Chico Xavier e a Antropologia


Bernardo Lewgoy publicou na Revista de Antropologia da USP o artigo "Chico Xavier e a Cultura Brasileira". Neste trabalho ele faz o seguinte destaque:

"O ponto mais importante na consideração do lugar de Chico Xavier na cultura e na religiosidade do Brasil do século XX reside na peculiar combinação que este realiza, através de sua biografia, entre o espiritismo kardecista com um catolicismo familiar e popular bastante tradicional." (LEWGOY, 2001, p. 62)

Lewgoy descreve com detalhes uma grande quantidade de pontos na obra de Chico Xavier que a aproxima ao catolicismo. Seu trabalho é bem fundamentado, contudo, ele supervaloriza o racionalismo em Kardec, esquecendo-se de textos importantes do codificador, como por exemplo o final de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" (com o título como "A Prece Segundo o Espiritismo"), no qual o codificador defende idéias cristãs, ponto de contato entre o Catolicismo e o Espiritismo, como na passagem abaixo:

"Além do anjo guardião, que sempre é um Espírito superior, temos os Espíritos protetores que, embora menos elevados, são igualmente bons e generosos. Eles são, geralmente, parentes, amigos ou quaisquer pessoas que não conhecemos em nossa existência atual. Eles nos ajudam pelos seus conselhos, e muitas vezes intervindo nos atos de nossa vida."

No 4º ENLIHPE, a historiadora Míriam Hermeto apresentou um folheto de inauguração de um Centro Espírita de Belo Horizonte, que teve a presença de Chico Xavier. Na capa encontra-se impresso "Comemoração do Dia dos Mortos", e no seu interior uma mensagem de Emmanuel desconstruindo as prática então vigentes de comportamento nesta data, sob o argumento de que não há morte.
Penso que grande parte das passagens que Lewgoy utiliza para mostrar um sincretismo católico, são desdobramentos ou referências diretas ao pensamento kardequiano. Gostaria de, respeitosamente, remetê-lo ao capítulo 7 da minha tese no qual defendo um ponto de vista diferente do apresentado por ele.

Outra questão a ser levantada, que corrobora a tese da existência de algum sincretismo entre o Espiritismo Brasileiro e o Catolicismo vigente, espécie de "zeitgeist" de nossa cultura, são os textos de Telles de Menezes, no qual ele afirma não ver diferenças importantes entre o Espiritismo de Kardec e a Doutrina Católica e defende idéias como a da ressurreição dos corpos. Esta posição seria criticada elegantemente por Desliens (informação de Jorge Damas), ex-secretário de Kardec, na Revue Spirite.

Sugiro a Lewgoy direcionar seus para uma perspectiva histórica e que considere a ótica oposta em uma releitura da obra de Chico Xavier. É bem possível que se venha a chegar à conclusão de que, mesmo mantendo práticas católicas, grande parte da obra de Chico Xavier desconstrói práticas sociais e idéias católicas vigentes não apenas no meio espírita, mas em grande parte da sociedade brasileira.

Referência: LEWGOY, Bernardo. Chico Xavier e a cultura brasileira, Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 44, n. 1, p. 53-116, 2001.

24.9.08

Experiência de Quase-Morte em Estudo


O site da BBC Brasil está divulgando a realização de um estudo com cerca de 1500 pacientes de 25 hospitais da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. Ele envolve experimentos para verificar a alegação de percepção de pessoas durante a experiência de quase-morte.

23.9.08

ATENÇÃO: 4o. ENLIHPE SERÁ REALIZADO NO CENTRO DE CULTURA


Interessados em participar do 4o. ENLIHPE: Notícia Recente.
O encontro não acontecerá mais no Instituto Espírita de Educação, tendo sido transferido para o seguinte endereço:
Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro
Alameda dos Guaiases, 16. Bairro: Planalto Paulista - São Paulo-SP
Informações e Inscrições:
(11) 3661-3028 (antecipadas)
(11) 5072-2211 (nos dias do evento)

Sai a lista de hotéis do 4o. ENLIHPE

Participantes do ENLIHPE oriundos de outras cidades já têm uma lista de hotéis oferecida pela RW turismo, agência oficial do evento. São os seguintes:






Hotel Quality Moema
Endereço Rua Rouxinol, 57 – Moema – SP - Telefone: (55 11) 2197-7100
Pagamento No local – com cartão ou em dinheiro
Obs: Inclui café da manhã

Hotel Comfort Moema
Endereço: Av Sabiá, 825 – Moema – SP - Telefone: (55 11) 2197-7200
Pagamento
No local – com cartão ou em dinheiro
Obs: Inclui café da manhã

Hotel Golden Flat
Endereço: Rua Baronesa Bela Vista, 499 – SP - Telefone: (55 11) 5536-9488
Sem taxas
Obs.SEM café da manhã – Tem Frigobar e permite o uso sem custo adicional.
Obs. Hotel terminando reforma. Em condições para acomodar os hóspedes, mas não para oferecer Café da Manhã.
Emília Coutinho hospeda-se neste hotel. Ela o recomenda e irá se hospedar nele.
Pagamento no local em espécie ou cheque – as máquinas dos cartões ainda não foram ligadas.

Hotel IBIS
Endereço: Rua Baronesa Bela Vista, 801 – SP - Telefone: (55 11) 5097-3737
Sem taxas
Obs: Café da manhã opcional: R$ 9,50 por pessoa

Informações sobre tarifas podem ser obtidas na RW Turismo

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R W - Viagens e Turismo e Eventos Ltda.

Tel. 11-3667-3506/ 3661-3026 - Fax. 3825-1562

E-Mail = rwturismo@rwturismo.com.br
E-Mail = wanda@rwturismo.com.br
E-Mail = marcia@rwturismo.com.br_
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19.9.08

Convênios de Creches Espíritas com o Poder Público


Foto 1: Crianças de uma Creche.
O movimento espírita lançou-se na construção e manutenção de instituições pré-escolares há mais de cinqüenta anos, em uma época na qual a população de baixa renda necessitava e não tinha acesso a este tipo de serviço.

A lei de diretrizes e bases, nos anos 90, atribuiu ao município a responsabilidade pela educação infantil. Nesta época, as atenções do legislador criaram uma série de exigências, muito justas, que transformou o perfil destas instituições e, com estas mudanças, o volume de recursos necessário para mantê-las.

A antiga monitora, que na verdade trabalhava mais como cuidadora que como educadora, passou a ser substituída por educadoras com formação em nível de ensino médio, o que alterou substantivamente os custos da folha de pagamento, principal despesa deste tipo de organização.

As instituições espíritas passaram a aceitar o estabelecimento de convênios com as prefeituras, para cobrirem as despesas adicionais que começaram a surgir.

Algumas prefeituras, por sua vez viram nesta parceria uma forma de atender uma quantidade maior da população, destinar recursos para a área de educação e de reduzir despesas com pessoal, já que os empregados são contratados das instituições espíritas, e não são (s.m.j.) computados como servidores públicos (o que facilita o problema do limite de gastos com pagamento de servidores). Tudo isto, sem contar que em curto e médio prazos, as prefeituras não necessitam investir em aluguel ou construção de prédios.

Após a celebração de convênios, a política da prefeitura de Belo Horizonte tem sido exigir mudanças e adaptações aos espaços existentes, o que caiu em um espaço de arbitrariedades imensas, cometidas pelos fiscais, uma vez que o conjunto dos convenentes tem instalações muito diferentes entre si.

Não bastassem as arbitrariedades, a PBH (falo desta porque não tenho dados de outras), após a assinatura dos convênios deixa de ser parceira e age como se fosse dona da instituição: transforma problemas de comunicação em negligências (nas quais as socidades espíritas pagam a conta), baixa portarias e deliberações, sem negociação clara com seus parceiros, envia fiscais para verificar o cumprimento de suas decisões e não dá o devido suporte em áreas de sua responsabilidade, como é o caso da saúde.

A questão que originou esta publicação surgiu quando começamos a observar que a Prefeitura, ao celebrar convênios com instituições espíritas, passou a exigir que estas abrissem mão de práticas espíritas oferecidas à comunidade. Em uma das instituições tentou-se proibir o passe aplicado nas crianças, por entender que se trata de prática religiosa, e alegando o princípio da laicidade do ensino.

O órgão público tem razão, quando alerta que uma prática religiosa não pode ser imposta a crianças ou famílias que não a aceitem, em um espaço aberto à população em geral, contudo, em meu entendimento, não tem poder para proibir a prática de passes para quem o desejar receber em uma instituição que por força de convênio presta serviço de cunho social mas continua sendo espírita.

Os convênios, com o passar do tempo, tornam-se um problema para a manutenção das creches. As sociedades espíritas passam a depender dele, e evitam confrontação com o município, por medo de não conseguir manter financeiramente as despesas com as creches. Chegará um tempo em que o poder público irá adotar uma política de desapropriação das creches espíritas? Viveremos no Brasil situação semelhante à que enfrentaram nossos irmãos portugueses e espanhóis na triste época da ditadura em seus países? Espero que não.

Este relacionamento precisa ser revisto e cabe ao movimento promover uma discussão com especialistas na área de direito público para orientar as instituições como celebrar parcerias que não exijam das sociedades espíritas abrirem mão de sua identidade essencial, identidade esta que motivou os associados a se unirem para tentar colaborar na solução de uma chaga social que estava aberta em uma época na qual o poder público não tinha olhos de ver a necessidade do ensino pré-escolar para as populações de baixa renda.

17.9.08

Letargia e Catalepsia

Figura 1: Yvonne Pereira, médium brasileira, quase foi enterrada na tenra infância por ter sido considerada morta pelos médicos (letargia).


Allan Kardec utilizou alguns conceitos próprios de sua época para a exposição de teses espíritas. Alguns deixaram de ser usados pelas respectivas áreas da ciência, o que exige do leitor da codificação um resgate do sentido dos termos na época e do contexto teórico no qual eles foram utilizados para uma compreensão clara do raciocínio do codificador e dos espíritos que dialogaram com ele.

Letargia e Catalepsia são conceitos associados à tese da emancipação da alma e que com o passar do tempo foram ganhando novos sentidos até caírem em desuso na Medicina e na Psicologia.

É possível que o sentido utilizado por Kardec tenha sido obtido nas teorias do magnetismo animal desenvolvidas depois de Mesmer, especialmente na obtenção do sonambulismo provocado.

Letargia, em “O Livro dos Espíritos” significa em estado de “perda temporária da sensibilidade e do movimento”, em que o corpo parece morto, no qual os sinais vitais se tornam quase imperceptíveis, a respiração reduz-se bastante e a pessoa pode ser tomada como morta.

Catalepsia em Kardec é uma espécie de letargia parcial, que atinge apenas alguns órgãos do corpo e que pode não prejudicar a comunicação com o seu portador, que poderia ter este estado induzido pelo magnetismo animal (passes, como dizemos hoje).

Alguns fenômenos parapsicológicos (humanos, mas não estudados convenientemente pela Psicologia) podem ser encontrados concomitantemente a estes dois estados. Um deles é a hiperestesia, ou seja, uma ampliação paradoxal da capacidade dos sentidos. Há registros de casos de sonâmbulos que, em estado cataléptico, eram capazes de descrever o que acontecia a uma distância muito superior à capacidade de nossos órgãos, ou de descrever, por exemplo, percepções que eles alegavam ter de órgãos internos do organismo de pacientes que lhes eram trazidos.

Kardec analisou situações de quase-morte na Revista Espírita. Há diversos casos de letárgicos, pessoas que chegaram a ser consideradas mortas pela medicina da época como a Sra. Schwabenhaus (Revista Espírita, 1858) ou que passaram por situações de claro risco de morte, ou como o Dr. D. (Revista Espírita, 1867), que ficou mais de meia hora debaixo d’água e foi resgatado e retomou a consciência.

Outro caso apresentado por Kardec é o da jovem cataléptica de Souabe, que após um evento traumático (morte da irmã), entrou em um estado entre cataléptico e letárgico e passou a ser capaz de descrever pessoas enterradas, bastando ser levada próxima ao túmulo e a descrever a aparência de pessoas idosas que a visitavam quando eram jovens e sem modificações do tempo e das doenças.

Eles narram histórias envolvendo o contato com pessoas desencarnadas e descrições do plano espiritual. Por esta razão, Kardec teorizou que os sonâmbulos, letárgicos e catalépticos perceberiam o plano espiritual, ou dariam notícias de eventos à distância porque perceberiam com a alma, semi-liberta do corpo (emancipação) que transmitiria suas sensações espirituais ao cérebro.

Posteriormente, o hipnotismo e a neurologia dariam um outro sentido à letargia e à catalepsia, que hoje se encontram em desuso (muitos hipnotizadores ainda os utilizam), substituídas pelo conceito mais preciso de “coma”, mas os estranhos fenômenos descritos por Kardec continuam acontecendo, como se pode ler no livro “Vida além da Vida” do Dr. Raymond Mood Jr. e nos estudos de experiências de quase-morte, que se transformou em linha de pesquisa de médicos e parapsicólogos modernos.

9.9.08

Semana de Espiritismo e Psiquiatria em Belo Horizonte


O Hospital Espírita André Luiz está realizando sua vigésima sexta semana entre os dias 27 e 30 de outubro, em Belo Horizonte-MG. As conferências serão realizadas por médicos e psicólogos convidados no auditório do hospital; a semana será encerrada pelo orador fluminense Raul Teixeira.

7.9.08

Pequeno Anjo


O poeta Leandro Couto leu o livro acima e, inspirado pela suavidade do Jardineiro, escreveu o poema abaixo que faz referência a uma passagem de "O Caminho das Águas".
Pequeno Anjo
― Deus o proteja, meu senhor, pelo bem que nos faz.
― Que podes tu, pobre criança, saber sobre o bem?
― Muito, meu senhor. O bem é um torrãozinho de açúcar,
Que adoça tudo onde cai. (A ternura eterniza a vida)...

Sim... compreendi em fim. O bem não é somente definido,
Mas, eterno, docemente sentido, e assim vivido.
― E eu o senti em ti, pequeno anjo, que, como um torrãozinho
De açúcar, adoçaste minha alma e a elevou da dor.

O eterno só se pode ser alcançado pelo eterno...
Do humano efêmero há de surgir um pequeno anjo,
Quando o Amor encontrar ali sua morada singela.

Mesmo que o mundo confunda todo conhecimento,
O A é o princípio da aprendizagem e o Um do Infinito...E o bem é sempre o bem, enquanto o mal é sua ausência...

Revista Icesp Lança seu Número 26


O Instituto de Cultura Espírita do Estado de São Paulo publicou sua Revista de número 26. Já são sete anos publicando em papel couchet e recuperando biografias de pessoas que trabalharam pelo Espiritismo em seus respectivos países, mas que caíram no esquecimento das massas. A personalidade deste número é Raymond Auguste Quinsac, dito Monvoisin, que se auto-intitulou "o pai da pintura espírita" e que fez o retrato alegórico do Sr. Allan Kardec aos 25 anos.
Segue um trabalho nosso: A Construção da Psicologia Espírita, que originalmente foi apresentado no I Simpósio Mineiro de Psicologia Espírita, em 1998 (há dez anos...), mas que lamentavelmente continua atual.
O Museu mantido pelo instituto vai montando seu acervo aos poucos. Neste número anuncia-se a aquisição de uma "mesa dançante", semelhante às utilizadas no século XIX, na época em que Kardec iniciou seus trabalhos, e tem um disco de vinil "enrolado por um médium durante sua sessão".
Elfay Apollo comenta o movimento pararrealista e o livro "A Arte de Agora. Agora", de Herbert Read.
Altair apresenta o livro "A Volta de Allan Kardec", de Weimar Muniz de Oliveira.
A revista publicou a poesia A Partida das Andorinhas, de Alfred de Musset, publicada no livro "Ecos Poéticos de "Além Tumba", publicado pelo ICESP.
O número também