13.2.09

Oficina de Teatro em BH


O INEDE - Instituto Espírita de Estudo e Divulgação do Evangelho - está promovendo uma oficina de teatro em Belo Horizonte - MG. Não tenho mais informações, mas os contatos são:

editora@inede.com.br
Rua Suassuí 266 - Carlos Prates, Belo Horizonte-MG
Telefone: 031-3278-2621

4.2.09

Você quer acompanhar o Espiritismo Comentado?

Há diversas formas de você não perder o lançamento das matérias do Espiritismo Comentado.
1. Nós instalamos um aplicativo do Blogspot, para o qual basta você clicar em "Acompanhar este site". Uma janela irá abrir. Você escolhe se quer seguir anonimamente ou publicamente (no último caso, sua imagem do blogspot aparecerá no quadro do blog). Sempre que for publicada uma matéria, uma chamada aparecerá no Blogger.com, a página na qual os internautas atualizam seu blog na internet.

2. O Espiritismo Comentado adicionou o RSS. Se você tiver um browser (Firefox, por exemplo) ou um programa específico para receber informações sobre este recurso, sempre que o EC for atualizado uma chamada aparecerá em seu programa. Basta cadastrar o blog.

3. Se você achar tudo isto complicado, envie um e-mail para jadersampaio@uai.com.br e será inserido em uma das listas de leitores. A cada três ou quatro publicações você receberá um e-mail (sem imagens, apenas texto, com os títulos das matérias...) com um link do blog avisando que houve atualizações. Basta clicar e ler!



29.1.09

Frequentadores de Centros Espíritas nos Estados Unidos (Português / English)

Foto 1: Yvonne Limoges, Florida.

Pessoas que vêm aos Centros Espíritas



Escrito por Yvonne Limoges da Sociedade Espírita da Flórida

Tradução: Jáder Sampaio

Este ano nosso centro celebra seu 27o. aniversário. Ao longo de todos estes anos, quando novas pessoas nos procuram, a maioria delas vem em busca das mesmas coisas (aprender o que o Espiritismo geralmente ensina, e/ou se temos médiuns, para que eles talvez possam receber uma mensagem espiritual).

Contudo, temos notado uma mudança de tendências sobre o motivo de procura de um grupo específico de pessoas ao longo dos anos.

Filmes, "shows" e programas de TV contendo médiuns e sensitivos expuseram amplamente às pessoas "instruídas" em geral a existência dos espíritos, o mundo espiritual, a mediunidade, a reencarnação e uma gama de tão conhecidos "fenômenos paranormais". Além disso, muitas pesquisas de opinião recentes revelaram que milhões de pessoas deste país (os Estados Unidos da América) acreditam nestes fenômenos e muitos mais falam abertamente sobre eles e até compartilham suas experiências pessoais. Por consequência, se há muito tempo atrás tínhamos pessoas geralmente em dúvida sobre estas coisas, agora temos muitas que acreditam nelas.
O exposto não é uma surpresa para muitas pessoas que descobriram ou sentem que podem revelar agora várias capacidades. E também, eu acredito que uma vez que muitas pessoas têm visto experiências emocionantes e recompensadoras através do trabalho de sensitivos e médiuns apresentados na TV e em filmes, etc., algumas decidiram que querem "desenvolver" estas faculdades de forma que elas possam fazer algumas destas coisas também (algumas com bons motivos e outras com intenções não tão boas, em nossa opinião). Por isso, temos recebido numerosos pedidos (através de e-mail ou pessoalmente) solicitando instruções para o desenvolvimento da mediunidade (ultimamente solicitações sobre "mediunidade curadora" estão particularmente populares). Gostaria de mencionar que há muitos outros tipos de aulas e escolas por aí que ensinam estes tipos de coisas, geralmente mediante pagamento.

No nosso website (Website: http://www.spiritistsocietyflorida.com/), publicamos uma seção intitulada "mediunidade espírita" por uma razão específica. Embora alguém possa realmente ter as faculdades de um sensitivo ou médium, isto NÃO significa que esta pessoa seja um médium espírita, para o quê há critérios específicos que precisam ser considerados para que ele haja como um, e que é o único tipo de prática da mediunidade que um Centro Espírita ensina, que é baseado nos livros de Allan Kardec. Um médium espírita necessita continuamente educar-se na Doutrina Espírita, aceitar seus princípios e mudar seu comportamento de forma a ficar coerente com ela, o máximo que possa. A moralidade de um médium afeta intensamente a forma como sua faculdade será utilizada. Um dos princípios básicos que o Espiritismo ensina acerca da mediunidade é que seu principal propósito para os que a possuem, é o seu aperfeiçoamento moral. Em tempo, não queremos desencorajar os iniciantes do nosso Centro, mas envolvê-los em um processo de educação espírita suave, paciente e caridosa, especialmente se a pessoa nos busca sinceramente para aprender ou com problemas espirituais. Contudo, temos por dever ser cristalinos quanto aos princípios espíritas e o comportamento apropriado. Temos visto que eventualmente a pessoa decide por si mesma, após algum tempo, se deve ou não aceitar os princípios da Doutrina Espírita e também se ele ou ela deve aceitar as exigências necessárias para se tornar um médium espírita.


Some Who Come to Spiritist Centers

Written by Y. Limoges

This year our center celebrates its 27th year. Throughout these many years, when new people attend, they mostly come in search of the same things (to learn what Spiritism generally teaches, and/or, if we have mediums, so they perhaps can receive a spirit message).

Yet, we have noted different trends in WHAT some people specifically are trying to seek from us throughout the years.

Movies, TV shows and programs containing psychics and mediums, has widely exposed and somewhat “educated” people in general, about the existence of spirits, a spirit world, mediumship, reincarnation, and a host of other “so-called” paranormal phenomena. In addition, many recent polls have revealed millions of people in this country believe in these and many more now speak openly about them, even sharing their own personal experiences. Therefore, a long time ago, we had people who generally were doubtful about these things, now we have more that believe in them.

This being said it is not a surprise that many people have discovered or feel they can now reveal that they have their own psychic and/or mediumship abilities, as anyone can have them in various aptitudes. Also, I believe that since many have seen the excitement and rewarding experiences people have received from the work of psychics and mediums as portrayed on TV and movies, etc., some have decided they want to “develop” these faculties so they can do some of these things too (some with good and some with not-so-good motives, in our opinion). Therefore, we have had numerous requests (via email or by new attendees) regarding instruction for the development of mediumship (lately requests for “healing mediumship” has been especially popular). Let me mention that there exist many other types of classes and schools out there that teach these types of things, generally for payment.

On our website, we list a section entitled as “Spiritist Mediumship” for a specific reason. Although one may legitimately have the faculties of a psychic or medium, this does NOT mean that person will become a SPIRITIST MEDIUM for there are strict criteria that must be met to practice as one, and that is the only type of mediumship a Spiritist Center teaches which are based on the books of Allan Kardec.

A Spiritist medium has to continually educate him or herself in the Spiritism Doctrine, accept its principles and change one’s behavior to be in accord with it as much as possible. The morality of a medium has a tremendous affect on how the faculty can and will be used. One of the basic principles Spiritism teaches about mediumship is that its main purpose for one who has it, is for their own moral betterment first.

Yet, we do not want to discourage newcomers to our center and so this involves a process of gentle, patient and charitable Spiritist education, especially if a person sincerely comes to us to learn or with spiritual problems. Nevertheless, we must also be crystal clear about Spiritist principles and proper behavior. We have found that eventually the person decides for him or herself, after attending for awhile, whether to accept the tenets of the Spiritist Doctrine and also whether he or she can accept the demands required in becoming a SPIRITIST MEDIUM.

Espiritismo Comentado em Revista


A revista Universo Espírita tem publicado mensalmente alguns dos trabalhos publicados no Espiritismo Comentado, sempre inserindo novos comentários, ilustrações e informações adicionais. A revista de janeiro nos trouxe duas publicações: Denis e a Evolução e Dicas para Ler Livros Espíritas.

Universo Espírita magazine has published monthly some of "Espiritismo Comentado" posts. They always insert new comments, pictures and suplementar informations. January's magazine has published two posts: "Léon Denis and the spirit evolution" and "how to read spiritist books"


A conhecida Revista Internacional de Espiritismo de dezembro de 2008 publicou uma entrevista realizada por Júlia Nezu com o editor de EC. Ela trata da intolerância com o Espiritismo ao longo da História, no exterior e no Brasil, da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE, da tese Voluntários, e da Gestão dos Centros Espíritas. Confiram.


The known Spiritism International Journal (Revista Internacional de Espiritismo) published in 2008 december an interview done by Júlia Nezu with EC editor's. This interview is about intolerance against Spiritism at 19th and 20th century, in Europe and Brasil and about "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE" a network based at internet in which participates researchers from Brasil and foreign countries. To finish it, Julia asked about Volunteers, a doctor's degree thesis defended at São Paulo University, and explores the management of spirit societies.

Mais um filme de temática espírita no Brasil?

Figura 1: Capa do livro de Osmar
Alexandre Caroli Rocha informou que está sendo filmado um documentário sobre o romance psicografado por Waldo Vieira, "Cristo Espera por Ti", atribuído a Honoré de Balzac. Ele foi posteriormente analisado por Osmar Ramos Filho no livro "O Avesso de um Balzac Contemporâneo: arqueologia de um pasticho", publicado pela Lachâtre.

Figura 2: Capa do livro psicografado por Waldo Vieira - Edição da CEC

Veja abaixo os dados disponibilizados pela ANCINE:

PROJETO
O último romance de Balzac
SALIC
080114
PROPONENTE
SARUÊ FILMES LTDA.
RESPONSÁVEL
Fidelis Geraldo Sarno
UF
RJ
DIRETOR
Geraldo Sarno
PRODUTOR
Fidelis Geraldo Sarno
ROTEIRISTA
Geraldo Sarno
SEGMENTO
Produção Cinematográfica
GÊNERO
Documentário
FORMATO
Longa
SINOPSE
O documentário se desenvolve ao redor do romance Cristo espera por ti, ditado pelo espírito do escritor francês Honoré de Balzac, psicografado por Waldo Vieira e posteriormente analisado por Osmar Ramos Filho, no seu livro O Avesso de um Balzac Contemporâneo. Arqueologia de um Pasticho. Transe e possessão, literatura, pintura e cinema. Longa-metragem, documentário, 90'. Captação em HD e cópia final em beta digital.
SITUAÇÃO
Aguarda Captação de Recursos

28.1.09

Poema de Damasceno Sobral

Foto 1: Sobral. Cortesia de Marco Antônio.

... E os Tempos Chegarão

Mais cedo ou mais tarde
no íntimo dos povos que se esclareceram despercebidamente ao contato da vida cotidiana
brotará o desejo de algo profundo, infinito e eterno.
O superficial carecerá de sentido
e as ciências exatas os impelirão para os domínios da metafísica,
experimentando a volúpia do inexplicável
que com o decorrer dos tempos será explicado
e natural até.
Enfim se definirá o mundo da razão e do equilíbrio
emancipado da perplexidade da matéria.

24.1.09

Cursos de Filosofia Espírita em São Paulo


Figura 1: Platão e Aristóteles

IEEF — INSTITUTO ESPÍRITA DE ESTUDOS FILOSÓFICOS
Comunica a todos que já se encontram abertas as inscrições para os cursos de Filosofia:

PROGRAMAÇÃO - 2009
CURSOS REGULARES

1º ANO: O ESPIRITISMO E OS FILÓSOFOS
Horários: 5ª. Feira – 9h, 16h e 19h30 e sábado 18h

2º ANO: TEMAS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS
Horários: 5a. feira - 9h, 16h e 19h30 e sábado 18 h

3º ANO: EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO ESPIRITUAL: DO FENÔMENO À ONTOLOGIA
Horários: 5ª. Feira – 9h, 16h e 19h30

4º ANO: CONHECIMENTO, ÉTICA E RELIGIÃO EM ESPÍRITO E VERDADE
Horários: 5ª. Feira – 9h e sábado - 18h

FORMAÇÃO DE EXPOSITORES DE FILOSOFIA PARA AS CASAS ESPÍRITAS
Horários: 5ª. Feira - 19h30 e sábado 16h

CURSOS MODULARES

CURSO INÉDITO DE FILOSOFIA TRADICIONAL: "FILOSOFIA E MODOS DE VIDA"
Expositor: Prof. Alfredo Fernandes (FFLCH - USP)
Horários: 6ª. Feira – 18h e sábado - 16h

CURSO SOBRE HERCULANO PIRES: "CONCEPÇÃO EXISTENCIAL DE DEUS"
Expositor: Prof. Astrid Sayegh
Horário: 5ª feira -18 h. Início em abril

CURSO SOBRE LEON DENIS: "O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR"
Expositor: Prof. Walter Barreto de Almeida
Horário: 6ª feira 18 h – início em Agosto

*Para saber mais sobre os cursos, acesse o site:
www.institutodeestudosfilosoficos.com

INSCRIÇÕES:
Pelo site:
www.institutodeestudosfilosoficos.com
Por telefone: (11) 2215-2684 2215-2522
Por email:
institutodeestudosfilosoficos@gmail.com.

LOCAL: INSTITUIÇÃO BENEFICENTE NOSSO LAR
Praça Florence Nightingale, 79 - Jardim da Glória (Vila Mariana)

CURSOS REGULARES INTENSIVOS DE UM ANO
OUTROS LOCAIS:
CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR — CASAS ANDRÉ LUIS
Rua Duarte de Azevedo, 691
Santana — São Paulo — SP
CEP: 02036-022— Tel: 2973-6580
http://www.nossolar.org.br/end1.php
CENTRO DE CULTURA DOCUMENTAÇÃO, PESQUISA DO ESPIRITISMO EDUARDO DE CARVALHO MONTEIRO
Al. dos Guaiases, 16
Planalto Paulista - (Travessa da Av. Indianópolis na altura do 1435)
CEP: 04079-010—Tel: 3661-3028
http://www.ccdpe.org.br-- Instituto Espírita de Estudos FilosóficosPraça Florence Nightingale, nº 79Vila Mariana - São PauloFones: 2263-8681 - 2215-2522Site:http//www.institutodeestudosfilosoficos.com

20.1.09

Associação Médica incentiva voluntariado.


O Jornal da Associação Médica de Minas Gerais publicou uma matéria sobre médicos voluntários. Ela mostra entrevistas com médicos que se voluntariam para realizar atividades ligadas à medicina e fora dela.
O Dr. Felipe Lessa, da Associação Espírita Célia Xavier, deu um depoimento sobre seu trabalho na organização de lanches e palestras relacionadas a saúde e cidadania para crianças na unidade Rosaneves, que fica no município de Ribeirão das Neves.
"Ser médico é gratificante diariamente, mas trocar vivências, entre novos e velhos amigos, gratuitamente, sem cobranças, sem receios, sem pressões e com uma tarefa tão simples não tem preço." Afirma o Dr. Felipe.

16.1.09

Como foi fundada a Federação Espírita Brasileira?

Figura 1: Sede da FEB na Av. Passos, Rio de Janeiro. Ela foi construída na gestão de Leopoldo Cirne e inaugurada em 1911.


Poucas fontes documentais tratam da fundação da Federação Espírita Brasileira.

Canuto Abreu escreveu um livro importante, mas pouco conhecido, chamado "Bezerra de Menezes - Subsídios para a História do Espiritismo no Brasil até o Ano de 1895." Consegui outras fontes, inclusive documentais, no livro do Eduardo Carvalho Monteiro que cito ao final do trabalho.

Nasce o Reformador

Abreu defende uma tese curiosa, a FEB é filha do Reformador e de uma pastoral da Igreja Católica de afirmava "devemos odiar pelo dever de consciência", referindo-se aos adeptos do movimento espírita e baseando-se no pensamento moisaico.

Esta pastoral foi escrita em junho de 1882. À época, Augusto Elias da Silva era neófito no movimento espírita, frequentava a Sociedade Acadêmica e convenceu-se das idéias espíritas a partir dos estudos de "O Livro dos Espíritos".

Incomodado pela pastoral, ele escreveu um texto em resposta aos católicos intolerantes e não conseguiu publicá-lo em nenhum órgão de imprensa da época. Resolveu então fundar uma revista de orientação liberal com duas partes: uma seção voltada a "todas as corporações científicas, filosóficas e literárias" e outra voltada ao Espiritismo.

Após publicar o primeiro número, afirma Abreu que o editor saiu à cata de colaboradores, e conseguiu envolver neste projeto Pinheiro Guedes (médico homeopata), Ewerton Quadros (marechal) e Bezerra de Menezes.

Bezerra de Menezes julgava necessário unir os espíritas no Brasil em um centro, na capital do império, formado por delegados de todos os grupos. Esta idéia ganhou força com a publicação de Reformador, uma vez que seu "conselho editorial" não desejava associá-lo a uma sociedade espírita isolada.

No natal de 1883 (segundo Abreu) ou em 1o. de Janeiro de 1884 (segundo Ewerton Quadros, apud MONTEIRO, 2006), reuniram-se na casa de Antônio Elias da Silva as seguintes pessoas: Bezerra de Menezes, Raymundo Ewerton Quadros, Manoel Fernandes Filgueira, Francisco Antônio Xavier Pinheiro, João Francisco da Silveira Pinto, Romualdo Nunes Victório e Pedro da Nóbrega.

Canuto Abreu entende que a idéia de congregar os grupos espíritas em torno de uma entidade central era uma das tônicas da fundação desta nova organização, mas Quadros afirma que a finalidade era “fundar uma sociedade para o estudo científico do Espiritismo” (MONTEIRO, 2006. p. 23). Giumbelli (1997, p. 63) também discute esta finalidade, e com base no Reformador da época ele encontra a apresentação da FEB como uma organização que visava a “propaganda ativa do Espiritismo pela imprensa e por conferências públicas”.

Foram convidadas outras pessoas para participarem da sociedade e as que o fizeram no prazo de sessenta dias foram inscritas como sócios-fundadores. O número chegou a 40 pessoas de pelo menos quatro estados diferentes. Giumbelli (1997, p. 62) fez um levantamento das profissões dos fundadores e encontrou engenheiros, homeopatas, advogados, militares, funcionários públicos, autônomos, algumas esposas dos fundadores e mulheres sem vínculo familiar com os demais associados.

A Sobrevivência da Nova Sociedade

Com uma sede alugada e poucos recursos, Dias da Cruz, médico homeopata, eleito presidente, teve um papel importante na sobrevivência da mesma. Ele a manteve e chegou a assinar um contrato de aluguel de valor muito mais alto que o inicial, enfrentando a crise econômica que sobreveio com a proclamação da república sem permitir que a sociedade se dissolvesse. (segundo Ewerton Quadros, apud MONTEIRO, 2006)

O Papel de Órgão Federativo

Giumbelli (1997, p. 63) mostrou muitas evidências de que o papel de órgão federativo, apesar do nome da sociedade, só foi assumido tempos após a fundação da FEB. Ela chegou a filiar-se a uma sociedade que foi criada com esta função. Abreu (1981) entende que havia uma intenção da parte de Bezerra de Menezes em transformar a FEB em uma organização que coordenasse a propaganda espírita no Brasil, e cita seu discurso publicado no Reformador de 1895 no qual ele implementa mudanças importantes na gestão da sociedade que consolidariam, no futuro o papel que esta organização desempenha hoje.

Fontes Bibliográficas

ABREU, Canuto. Bezerra de Menezes.4 ed. São Paulo: FEESP, 1981.
GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos. Rio de janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
MARTINS, Jorge Damas. O 13º. Apóstolo. Niterói: Lachâtre, 2004.
MONTEIRO, Eduardo Carvalho. Marechal Ewerton Quadros: primeiro presidente da Federação Espírita Brasileira. Capivari-SP: EME e CCDPE, 2006.
_______ 100 anos de comunicação espírita em São Paulo. São Paulo: Madras Espírita, 2003.

9.1.09

Mediunidade Intuitiva



Sábado à tarde. Um pedido de orientação me fez chegar mais cedo ao Célia Xavier. A jovem não havia entrado em detalhes, apenas queria conversar sobre
mediunidade. A pergunta era: como eu posso ter certeza que sou médium?

Se fosse uma mediunidade de vidência ou audiência, a pergunta seria: será que eu não sou louca? Mas tratava-se de uma mediunidade que Kardec classifica
como intuitiva.

Mediunidade intuitiva é uma classificação que cabe em uma gama diversa de manifestações. Embora Kardec estivesse tratando de médiuns escreventes quando tocou no assunto (O Livro dos Médiuns, cap. XV.), sua definição se aplica também a médiuns falantes, de pressentimentos, pintores, entre outros.

A descrição da faculdade é simples. O médium percebe o conteúdo do que vai escrever ou falar antes do fenômeno acontecer, e movimenta o lápis ou a garganta de vontade própria. Como não há nenhuma interferência do espírito comunicante nas vias motoras do médium, não há mudança de caligrafia ou de entonação de voz, a menos que o médium assim o deseje (e o faça por conta própria, muitas vezes para se sentir mais seguro).

O problema dos médiuns intuitivos é a distinção entre seus próprios pensamentos e os pensamentos oriundos dos espíritos. Há faculdades em que a percepção dos espíritos é nítida e semelhante à percepção dos órgãos
dos sentidos. O mesmo não se dá com a intuição. O médium tem razões para crer que o pensamento não foi criado por ele, mas também não sente segurança para afirmar que é oriundo de um espírito, e em caso afirmativo, hesita quanto à fidelidade do que está escrevendo.

A mediunidade intuitiva é um conjunto de sugestões espirituais registradas pelo pensamento/sentimento do intermediário que é traduzido, interpretado e registrado por ele.

Para se ter noção da precariedade da comunicação intuitiva, faça uma vivência. Peça a um amigo para lhe contar, sem citar nomes, um episódio que aconteceu com ele, em ritmo de narrativa, pegue um lápis e vá anotando da forma possível o que ele diz. Compare o resultado final com uma gravação daquilo que ele narrou. Como se saiu?

Imagine agora uma situação em que você não é capaz de ouvir claramente, em que as idéias são percebidas com dificuldade, é necessário manter a concentração sobre o conteúdo, sem dispersar-se e as suas próprias emoções
alteram a comunicação com a fonte. Estas são algumas das dificuldades deste tipo de mediunidade.

Kardec estava atento a este tipo de situações quando escreveu sobre o assunto. Acostumado a trabalhar com médiuns mecânicos e semimecânicos, ele assim se
refere à mediunidade intuitiva:

“Efetivamente, a distinção é às vezes difícil de fazer-se. (...)”

Uma observação que Kardec faz quanto ao mecanismo desta faculdade é o que se pode chamar de criação simultânea. O médium não cria o texto em sua
mente e organiza as idéias para, a seguir, redigir. O pensamento “nasce à medida que a escrita vai sendo traçada e, amiúde, é contrário à idéia que antecipadamente se formara. Pode mesmo estar fora dos limites dos
conhecimentos e capacidades do médium”. (O Livro dos Médiuns, parágrafo 180)

Quatro elementos identificadores se encontram, portanto, no texto kardequiano: a falta de impulsos mecânicos, a voluntariedade da escrita mediúnica, a criação
simultânea das idéias do texto e a presença de conhecimentos e informações que podem estar além das capacidades do médium.

Mesmo encontrando estas quatro características (e a última é muito importante para a identificação de um médium intuitivo), ainda assim o produto desta mediunidade é passível de mescla com as idéias pessoais do intermediário. Isto fez com que os espíritos dissessem a Kardec a seguinte frase sobre os médiuns intuitivos:

“São muito comuns, mas muito sujeitos a erro, por não poderem, muitas vezes, discernir o que provêm dos Espíritos e o que deles próprios emana”. (O Livro dos Médiuns, parágrafo 191)

Este tipo de faculdade desaponta bastante os que desejam ver fenômenos definitivos, que dão evidências da vida após a morte. Parece-se com o garimpo manual, descarta-se muita areia para encontrar uma ou outra pepita de ouro verdadeiro. O curioso é que os céticos ficam a dizer: “só vejo areia”, e quando surge o ouro vociferam “quem sabe este charlatão não o colocou aí quando nos
distraímos”.

Eu expliquei aos poucos estas informações à jovem, que me pareceu um pouco desapontada no final da conversa. Talvez ela tenha sido incentivada a escrever o
que lhe ocorria, mas não tenha surgido nada em seu texto que atenda ao quarto critério de Kardec. Tudo indica que continuou em dúvida.

Com o surgimento da Psicologia Analítica, a distinção entre mediunidade intuitiva e animismo ficou ainda mais difícil. Jung afirmou que alguns fenômenos psicológicos nos quais a pessoa se sente um expectador, são frutos da fantasia ou da imaginação ativa; esta última, uma manifestação de arquétipos do inconsciente coletivo, mas isto é assunto para um outro artigo.

8.1.09

Gil Restani e José Mário

Foto 1: José Mário Sampaio na juventude


Eu conheci o Gil Restani após uma palestra realizada no Centro Oriente (nome de fundação do grupo, ainda muito usado pelos espíritas da capital, que a partir de 1952 passou a chamar-se Grupo da Fraternidade Irmã Scheilla – Grupo Scheilla). Era um jovem estudioso do Espiritismo.

O Grupo Scheilla filiou-se ao Movimento da Fraternidade, interpretado por muitas pessoas como sendo uma espécie de movimento paralelo à União Espírita Mineira. Nos dias de hoje, praticamente inexiste esta questão. O Movimento da Fraternidade continua atuante e os Grupos da Fraternidade encontram-se adesos à Aliança Municipal Espírita – AME e ao pacto federativo.

Gil Restani, Daltro Rigueira e outros trabalhadores desta casa convidaram papai para realizar um ciclo de estudos sobre a mediunidade no Grupo Scheilla. Foi um ato corajoso porque apontava para uma aproximação entre um projeto da UEM e o "Scheilla".

Papai sempre foi muito reservado, mas penso que, entre um comentário e outro, ele tinha clareza da importância desta aproximação. Aceitou o convite e, se não estou enganado, coordenou o primeiro ciclo inteiro (não sei ao certo por quanto tempo trabalhou neste projeto).

Como o trabalho aproxima, recordo-me das visitas que os companheiros do "Scheilla" fizeram a papai durante suas enfermidades. Visitas de amigos saudosos que se tornaram, que tinham prazer em estar juntos e conversar, e não aquelas visitas breves de aplicação de passes, quase impessoais, como exige a boa técnica.

Ao saber que eu estava escrevendo alguns episódios da vida espírita de papai, Gil, solícito, enviou-me dois episódios envolvendo seu relacionamento pessoal, que passo a transcrever:

“No transcurso do Ciclo de Estudos Sobre Mediunidade, no Centro Oriente, fomos nos familiarizando e construindo uma boa amizade. Certa ocasião, disse ao José Mário que não estava conseguindo encontrar o livro "Primícias do Reino", do Espírito Amélia Rodrigues, psicografia de Divaldo Pereira Franco. O comentário foi feito en passant. sem maiores conseqüências e dele logo me esqueci.

Passados uns dois meses, em novo encontro nas dependências do "Oriente", eis que o José Mário me surpreende: - "Gil, estive em Vitória e lá me lembrei de você; tome..." e me entrega um exemplar do livro "Primícias do Reino", com a seguinte dedicatória: "Ao amigo e companheiro de fé espírita - Gil - com a fraternal estima de sempre. José Mário. B. Hte. 21.10.83."

“Em outra ocasião, José Mário foi fazer uma palestra em reunião pública por mim dirigida no Centro Oriente. Como de praxe, passamos a palavra ao palestrante, que se achava sentado à mesa, ao meu lado. Quem conhece o Centro Oriente,
sabe que existe uma "tribuna", constituída de pedestal e microfone, para uso dos palestrantes. José Mário, contudo, pediu-me o outro microfone e permaneceu
sentado, para minha surpresa, e pronunciou a sua palestra, sempre muito preparada e agradável, naquela postura. Ora, sempre soube e aprendi que o orador ou palestrante deveria falar em pé, em respeito ao público. Terminada a
palestra, com a liberdade que têm os amigos, indaguei do José Mário por que motivo ele havia falado assentado e ele me respondeu:

"- Gil, estou adoentado. Já pensou se, enquanto estivesse falando, eu caísse?" Envergonhado, pespeguei um forte abraço naquele irmão de fé, denodado e dedicado, que, mesmo enfermo, a ponto de temer não suportar-se de pé, compareceu à palestra e deu o seu recado, em mais um testemunho de amor à Doutrina.”

“Como pode concluir, Jáder, são fatos comuns e corriqueiros, contudo, para mim, são inesquecíveis.”

29.12.08

Cestas de Natal mobilizam jovens da AECX

Após dois meses de campanha entre os membros da Associação Espírita Célia Xavier, os jovens da mocidade e até membros da evangelização infantil se reuniram no Lar Espírita Esperança para montar as cestas de natal.

Este ano foram 478 cestas ao todo, confeccionadas em dois dias de trabalho. A distribuição se fará entre as famílias que são assistidas no Lar Espírita Esperança (222), na Casa de Etelvina em Citrolândia, município de Betim (200) e na Unidade Nova Luz em Rosaneves, município de Ribeirão das Neves (56).



Figura 1: Equipe da Evangelização trabalhou colocando objetos menores nas cestas.


Figura 2: Jovens da mocidade preparando as cestas de natal
Figura 3: Visão de Parte das Cestas Já Confeccionadas

22.12.08

Espiritismo e Universidade: mais uma dissertação sobre organizações espíritas

Figura 1: Caldo Santo, sopa distribuída aos sábados por Dona Sônia do Centro Educacional Maria Salomé, em Santa Luzia, uma das organizações estudadas por Daniella


Daniella Francisca Soares e Silva defendeu hoje a dissertação de mestrado intitulada "Práticas de Funcionamento, Gestão e Fundamentos da Doutrina Espírita em Organizações do Terceiro Setor" na Fundação de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD-MG.

Ela estudou doze centros espíritas na região de Santa Luzia - MG, quatro organizações de cunho social criadas por eles e realizou ainda um estudo em profundidade em uma creche mantida por sociedade espírita em parceria com o estado.

Daniella escreveu um capítulo na fundamentação teórica no qual trata da história, estrutura e ação social do movimento espírita.

O estudo é muito rico em informações e apresenta problemas enfrentados por organizações de terceiro setor, a conexão entre o pensamento espírita e a ação social das organizações estudadas, questões de cunho legal e financeiro, problemas de preconceito por parte da comunidade local e a relação entre as organizações, cidadãos, funcionários, voluntários e outros públicos envolvidos nos projetos.

Parabéns a Daniella e à sua orientadora, Dra. Patrícia Gazolli. Aguardamos publicações de artigos.

20.12.08

4o. ENLIHPE: Entrevista com o autor do Espiritismo Comentado

As competentes Izabel Vitusso e Eliana Hadad "espremeram" o autor do Espiritismo Comentado logo após o ENLIHPE procurando entender como ele vê a relação entre o Espiritismo e a Universidade.



Apesar do avanço, muitos entraves acadêmicos




“A Universidade é conservadora, em matéria de conhecimento”(Jáder Sampaio)


Por Izabel Vitusso e Eliana Hadad



Foto 1: Jáder no 4o. ENLIHPE


Um dos assuntos amplamente abordados durante o IV Encontro da LIHPE – Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas, realizado em São Paulo, nos dias 27 e 28 passados, foi a produção acadêmica brasileira com temática espírita.


Pesquisadores e historiadores presentes no evento destacaram os desafios e dificuldades enfrentadas ainda pela resistência acadêmica, advinda na grande maioria das vezes do preconceito e do desconhecimento do que seja realmente o Espiritismo, doutrina científica e filosófica de conseqüências religiosas, codificada pelo francês Allan Kardec, que em 1857 lançou a sua obra básica, O Livro dos Espíritos, contendo perguntas e respostas sobre assuntos que envolvem diretamente a existência e o destino do homem, a criação e a imortalidade da alma – a vida do Espírito.


Ao final do evento, o psicólogo Jáder dos Reis Sampaio, um dos moderadores do grupo que se comunica pela internet há pelo menos seis anos, concedeu a entrevista abaixo, na qual abordou com clareza a dificuldade da produção acadêmica sobre temas ligados ao Espiritismo.


Premiado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração – ENANPAD, Jáder Sampaio concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo em 2004. Atualmente é professor-adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo publicado 11 artigos em periódicos especializados e 19 trabalhos em anais de eventos, participando de 57 eventos no Brasil. Atua na área de Psicologia, com ênfase em psicologia do trabalho e organizacional Também é consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, do Programa de Capacitação de Recursos Humanos – PCRH.


Entrevistadoras - Como você analisa a produção acadêmica com relação ao Espiritismo?


Jáder Sampaio - O assunto é mesmo complicado. Sobre a pesquisa na universidade, se você se declara espírita, ganha antipatia dos que se dizem marxistas, socialistas, ou seja de outras vertentes políticas e religiosas, o que costuma gerar também retaliações nos pedidos de pesquisa, ou na aceitação de nossos programas de pós-graduação.


Entrevistadoras - Você acredita que isso aconteça por puro preconceito?


Jáder Sampaio - Muitos acreditam que se tem escondido o propósito de fazer proselitismo sobre a Doutrina Espírita dentro da universidade.


Entrevistadoras - Mas o pesquisador não tem liberdade de pesquisar o que lhe seja de interesse de estudo?


Jáder Sampaio - Há um engano sobre isso. As pessoas ficam achando que o pesquisador tem liberdade, mas ele não tem tanto como imaginam. Não consegue recursos, tem dificuldade de desenvolver o projeto, de encontrar orientador que aceite seu projeto de pesquisa e acaba encontrando tantas outras dificuldades no dia a dia da universidade. Ele precisa ser muito corajoso e persistente para defender algumas teses.


Entrevistadoras - Há orientadores preparados para coordenar os trabalhos de defesa de tese sobre Espiritismo?


Jáder Sampaio - Há sim, nas mais diversas áreas, mas se você chegar com um tema, muitas vezes o orientador diz que não interessa orientar. Quando o tema do mestrando envolve o nome do orientador, ele fica cioso. Se ele aceita um tema relacionado ao Espiritismo e não faz uma crítica contundente, pode ficar mal visto pelos colegas e comunidade acadêmica. É mais seguro você escolher um tema já consagrado, aceito internacionalmente, e ficar produzindo o que já é aceito.


Entrevistadoras - Você acha que nas universidades, os acadêmicos ainda têm receio de defender temas como o Espiritismo?


Jáder Sampaio - Sim, e de temas novos de uma forma geral, especialmente os que possam ser considerados pseudociências ou ideologias. A Universidade é conservadora, em matéria de conhecimento e gregária em matéria de captação de recursos. De qualquer forma este receio é menor que no passado.


Entrevistadoras - O que você sugere para gerar o conhecimento espírita no mundo acadêmico?


Jáder Sampaio - Não sei se a melhor expressão é conhecimento espírita. Um dos papéis da universidade é gerar conhecimento. Os professores precisam ficar mais abertos para o estudo de temas que permitam discutir a existência do espírito, como o fizeram os intelectuais do século XIX. Na Inglaterra, por exemplo, a SPR oferece bolsas de estudos para jovens pesquisadores que desejam estudar temas ligados às ciências psíquicas. É necessário que os professores orientadores construam redes e promovam eventos com os resultados de seus trabalhos, aproximando colegas e comunidade. A imprensa espírita e em geral poderia ter uma atenção maior para cobrir os trabalhos concluídos, para que não se percam no esquecimento. Um segundo momento é construir redes internacionais e trazer pesquisadores do exterior que trabalham temas de interesse ao movimento espírita.


Entrevistadoras - Podemos vislumbrar mudanças com relação a essas posturas para um futuro próximo? Por quê?


Jáder Sampaio - Sim, porque em uma sociedade mais democrática, há mais possibilidade de voz para as minorias. Tenho acompanhado pela LIHPE e por outros canais de informação muitas iniciativas interessantes, como o estudo à base de exame de imagens que o Júlio Perez fez com médiuns nos Estados Unidos e o exemplar temático da revista de Psiquiatria da USP sobre espiritualidade, organizado pelo Dr. Alexander Moreira Almeida. No exterior existem revistas técnicas especializadas em parapsicologia e CAM - medicina alternativa e complementar, que têm apresentado resultados de trabalhos sobre passes e curas espirituais.


Entrevistadoras - Você, como acadêmico, percebe algum avanço para aceitação do Espiritismo, considerando-se seu tríplice aspecto – ciência, filosofia e religião?


Jader Sampaio - O Brasil tem deixado de ser uma sociedade exclusivamente católica para ser uma sociedade plural em matéria de religião. Não bastasse a diferença, o respeito entre os membros de religiões é maior. Uma vez aceito pela sociedade, esta passa a demandar uma visão do mundo acadêmico sobre o Espiritismo.


Entrevistadoras - Espiritismo não combina com o mundo acadêmico? Que ciência é essa?


Jáder Sampaio - É a ciência dos homens, que desejariam estar em um lugar terceiro, o lugar da verdade ou, pelo menos, do conhecimento rigoroso, mas que não conseguem superar seus medos e preconceitos na hora de fazer pesquisa.


São Paulo, 27/29 de setembro de 2008



Publicado originalmente em http://www.ccdpe.org.br/



Devem os centros espíritas manter creches?

Figura 1: Saquinhos decorados, publicado pela Creche Espírita Ponto de Luz http://amaipontodeluz.blogspot.com/


É desnecessário argumentar em favor da filantropia e da caridade no movimento espírita brasileiro. A obra kardequiana defende, seguida por diversas contribuições de autores e médiuns brasileiros, a caridade como valor e a filantropia como dever. De uma forma muito pessoal e individual, “O Evangelho Segundo o Espiritismo” é um convite de muitas faces para que o homem de bem, e não apenas o espírita, atenda a exortações como:

“Encontra satisfações nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.” (KARDEC, 1978a, p. 285)

Uma vez aceito o imperativo ético da prática da caridade, e aceita a distinção entre caridade moral e material, como o faz Kardec na mesma obra, não é inusitado aceitar que as instituições espíritas organizem serviços capazes de atender às necessidades sociais, no limite de suas capacidades. O próprio Kardec propôs a manutenção de instituições como um dispensário, onde se realizariam consultas médicas gratuitas, uma caixa de socorros e um asilo, a serem mantidos com recursos da Comissão Central do Espiritismo, em seu conhecido Projeto de 1868. (KARDEC, 1978b)



Há que se distinguir a manutenção de instituições do imperativo da caridade. O espírita (pessoa) não precisa de uma instituição mantida por seu centro espírita para a realização de uma ação social beneficente. Ele pode juntar esforços a diversas iniciativas sociais mantidas pelo Estado ou por organizações sérias sem fins lucrativos. Da época de Kardec aos nossos dias, cada vez mais os Estados têm trazido para si a responsabilidade de fornecer serviços considerados necessários à população. Educação, saúde, proteção alimentar, entre outras ações, estão cada vez mais presentes nas agendas de governos, das mais diversas orientações políticas. Salamon (1998) defende, com números, que nas últimas décadas o número de organizações sem fins lucrativos, constituintes do chamado Terceiro Setor, têm crescido intensamente em todo o planeta. O movimento espírita não pode se furtar a refletir sobre as mudanças na sociedade e sobre o seu papel. Diante destas mudanças, é muito oportuna a questão que o Carlos Iglesia solicitou que se discutisse melhor: devem os centros espíritas manter creches?



Antes de tratar da questão das creches, devemos pensar em uma área que sofreu uma transformação mais intensa em nosso país, as ações de saúde. Seja pelo avanço da medicina e da tecnologia médica, seja pela evolução das políticas públicas de saúde, hoje, de uma forma geral, temos nos grandes centros urbanos um serviço de atendimento médico disseminado e articulado. O Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitou a criação centros de saúde com corpo médico de generalistas e alguns especialistas, serviços de enfermagem, farmácia, campanhas de vacinação, odontologia, psiquiatria, psicologia, entre outros serviços, integrados a hospitais generalistas e de especialidades. Na última década os governos federais têm incentivado o Programa de Saúde da Família, no qual uma equipe de saúde visita residências e passa a acompanhar pacientes cujo cotidiano era desconhecido ao médico, que só os via no posto de saúde, e a atender pacientes que eram mal atendidos pelo sistema anterior pelas dificuldades de locomoção aos postos de saúde.



Respeitadas as diferenças entre regiões no Brasil e as exceções, um dispensário com um médico fazendo consultas gratuitas, é uma organização de qualidade inferior à que é oferecida pelo Estado (o que não acontecia à época de Kardec). Sem poder pedir exames que o auxiliem a fazer diagnóstico, sem poder encaminhar para hospitais de alta complexidade, sem poder contar com o apoio de uma equipe de profissionais da saúde, o seu trabalho, em que se pese a boa vontade e a disposição de ajudar o próximo, será de qualidade inferior ao que é oferecido pelos órgãos de Estado. Não é exagero dizer que esta instituição, nas condições acima indicadas, atende mais a necessidade do voluntário em prestar o serviço que a do atendido. A conseqüência da melhora dos serviços do Estado é que a exigência para a atuação neste espaço aumenta.



O que têm feito os centros espíritas que estão atentos às mudanças no cenário social? Quando já têm uma estrutura de saúde montada, vão migrando seus serviços para os espaços mal cobertos pelos órgãos de Estado ou vão aumentando a complexidade de suas ações. As farmácias ligadas aos centros espíritas trabalham com medicamentos que não são facilmente encontrados nos postos de saúde. Os serviços de odontologia vão fazer procedimentos cujo custo torna proibitivos aos postos de saúde. Os voluntários da área de saúde realizariam trabalhos que não estão disponíveis nos postos de saúde. Esta é uma forma inteligente de integração à rede de proteção social que o Estado e as organizações da sociedade formam.



Outra ação conhecida pelo movimento espírita brasileiro foi a constituição de Hospitais Psiquiátricos Espíritas em diversos lugares do Brasil. Possivelmente, esta iniciativa tem como motivo a preocupação do movimento espírita na distinção entre doença mental e mediunidade, mas não se reduz a isto, uma vez que são espaços de prática de uma especialidade médica e de profissionais da saúde mental. Estes hospitais vieram incorporando as modificações na Psiquiatria, as ações multidisciplinares e se adaptaram a muitas das justas exigências do movimento de luta antimanicomial e às disposições governamentais. Estas instituições espíritas romperam o isolamento e têm realizado encontros entre seus profissionais, têm promovido eventos e têm trocado experiências. Este, talvez, seja um dos projetos mais bem sucedidos das Associações Médico-Espíritas que se fundaram nos últimos anos em nosso país.



Da mesma forma que a saúde, a educação também mudou. A nova lei de Diretrizes e Bases atribuiu precariamente às prefeituras a obrigação de manter instituições pré-escolares. O Estado Brasileiro começou a destinar recursos e a pensar políticas para um segmento até então marginal às agendas públicas. Um movimento semelhante ao da saúde está acontecendo com a chamada educação infantil.



Os centros espíritas devem, então, manter creches? Penso que sim, desde que consigam fazê-lo com qualidade e mantidas as suas diretrizes.



Inicialmente, a obrigação das prefeituras ainda é relativa. A legislação atribui a educação infantil às prefeituras, mas prioriza o repasse de recursos ao ensino fundamental, ou seja, deixa uma brecha para os prefeitos justificarem a falta de fornecimento deste serviço à população. Muitos segmentos do tecido social ainda não tiveram atendidas as suas necessidades de cuidados para as crianças em idade pré-escolar. São recorrentes os casos de visitas a favelas nos quais se encontram crianças na segunda infância tendo que tomar conta de recém-nascidos e de seus irmãos menores, em nossa capital mineira. Além disto, muitas creches da rede de educação infantil não são mais que um espaço de cuidados à criança.



Em segundo lugar, da mesma forma que os hospitais espíritas têm envidado esforços para fornecer um atendimento diferenciado aos seus clientes, as creches espíritas podem dar uma educação e cuidados superiores aos seus pequenos clientes e às suas famílias. Ao lado do espaço de atuação voluntária (que deve ser conseqüente e inteligente), a integridade das instituições espíritas é um diferencial importante, em se tratando de aporte de recursos públicos ou de parceiros da iniciativa privada.



Um terceiro argumento é a necessidade dos centros espíritas manterem ações sociais conseqüentes, que possibilitem o engajamento não só de seus participantes, mas das comunidades como um todo. A finalidade maior é, nestes tempos de desigualdade social e dissolução do tecido social, além de possibilitar a integração dos espíritas em ações de impacto social, mostrar à sociedade que existem comunidades íntegras, capazes de incentivar as pessoas a darem uma contribuição pessoal pela melhoria de nossa sociedade, independente de sua posição religiosa.



Os centros espíritas devem ter atenção com o zelo pela humanização do cuidado infantil e evitar que a profissionalização de muitos dos espaços transformem as creches em uma espécie de anexo, um lugar no qual não se reconhece a ação de homens de bem, mas apenas um espaço burocrático de atuação técnica.



Para concluir, recordei-me de um comentário feito em um livro inusitado e quase esquecido pela grande maioria dos espíritas do nosso tempo, escrito pelo espírita argentino Humberto Mariotti. Ele afirma que se “o Espiritismo permanecesse à margem da questão social, adotaria um critério evasivo perante as grandes coletividades humanas que sofrem, esperando sua definitiva redenção”. (MARIOTTI, 1983, p. 106)


KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 76 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1978a.
KARDEC, Allan. Obras Póstumas. 17 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1978b.
MARIOTTI, Humberto. Parapsicologia e Materialismo Histórico. São Paulo: EDICEL, 1983.
SALAMON, Lester. A emergência do Terceiro Setor: uma revolução associativa global. Revista de Administração. São Paulo, v. 33, n. 1, p. 5-11, jan/mar 1998.


Publicado no Boletim GEAE 514. Disponível em http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae514.html . Acesso em setembro de 2006.

19.12.08

Ampliando o Debate das Relações entre Ciência e Religião


Foto 1: Prof. Geraldo

O Prof. Geraldo José de Paiva publicou um artigo instigante na prestigiada revista Psicologia USP. Ele entrevistou cientistas de diferentes áreas de conhecimento e propõe que eles não estabelecem conflitos entre ciência e religião, assim como rejeitam o caráter dogmático do cristianismo ao mesmo tempo em que não concordam com as pretensões ilimitadas da ciência.


Recomendo aos interessados nesta questão, que se encontra relacionada às discussões sobe o tríplice aspecto do Espiritismo, que analisem este texto.

18.12.08

SAPSE: O Que é Isto?

Figura 1: Peça de propaganda da Prefeitura de Belém
Fiquei devendo ao Humberto, que apresentou trabalho na Semana de Célia Xavier (Associação Espírita Célia Xavier - Belo Horizonte) um link para as pessoas que quiserem conhecer o SAPSE.
SAPSE é a sigla que a Federação Espírita Brasileira criou para o "Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita".
O endereço direto para baixar o trabalho é http://www.febnet.org.br/file/15/599.pdf (É necessário ter o acrobat reader instalado no computador para conseguir ler)
A FEB entende assistência e promoção social como "o exercício da caridade em todos os momentos; é a assistência material realizada sem paternalismos ou acordos (...) é o esclarecimento quanto à valorização da vida corpórea e da oportunidade de aprendizado que a reencarnação proporciona". (SAPSE, pág. 13)
O material apresenta uma visão tradicional de assistência social (triagem, entrevista, visita, distribuição, etc.) associada a um plano de ação. Apresenta também informações sobre a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
Vale a pena ler e refletir.

17.12.08

O Livro Psicografado por Isaac Post


Isaac Post (ver última publicação do Espiritismo Comentado) publicou o livro "Voices From the Spirit World, Being Communications From Many Spirits, by the hand of Isaac Post, medium".
Ele tornou-se médium psicógrafo após o episódio das Irmãs Fox. Neste livro há comunicações atribuídas a Benjamin Franklin, George Fox, Elias Hics, Voltaire e William Penn. (Fox e Penn são pioneiros dos Quakers).
Alguém pode me ajudar a localizar uma cópia do livro ou o texto digitalizado? Encontrei apenas em livrarias de obras raras, custando a bagatela de 600 euros...

16.12.08

A Sociedade dos Amigos e o Espiritualismo Moderno

Estava lendo as Cartas Inglesas de Voltaire e surpreendi-me com as quatro cartas que ele escreveu sobre os Quakers (que é um nome pejorativo dado pelos ingleses aos membros da Sociedade Religiosa dos Amigos).


Foto 1: Voltaire, autor de Cartas Inglesas

Voltaire narra uma visita (real ou imaginária?) que ele faz a um Quaker inglês. O religioso recusa-se a fazer as mesuras de cumprimento, mantém seu chapéu de abas largas na cabeça, mas trata-o com brandura e fraternidade. Veste-se simplesmente, sem apresentar qualquer sinal ou signo de distinção, trata as autoridades por você ou tu, o que as aborrece em sua época.

Os Amigos não se batizavam nem se submetiam a qualquer dos sacramentos da igreja, embora se considerassem cristãos. O interlocutor de Voltaire argumenta que Jesus se deixou batizar, mas não batizava e que afirmava que um dia se batizaria com o "fogo do espírito".

Eles defendiam a emancipação da mulher, que tomava parte ativa em seus cultos. Nas formas originais, não havia sacerdotes ou bispos, os cultos eram realizados pelos membros indistintamente, podendo haver uma manifestação de quem se sentisse influenciado pelo Espírito Santo, o que se fazia com tremores e agitações, segundo Voltaire. (Desta prática veio o nome quaker, que significa, aquele que treme, que se agita, mas há outra versão que atribui a um juiz dizer que "eles tremiam ante o poder de Deus")
Perseguidos e espancados pela intolerância religiosa, na Inglaterra e nos Estados Unidos, fundaram o estado da Pensilvânia (nome dado por William Penn, que ganhou as terras da coroa inglesa como forma de quitar uma dívida que o rei tinha com seu pai).

As relações do Quakers com os índios eram diferentes das dos demais colonizadores, por respeitarem-nos segundo escrevem os autores simpáticos ao movimento religioso.


Figura 2: Tratado de William Penn com os Índios Norte-Americanos



Quakers e os Espiritualistas Modernos

Foi um Quaker (Isaac Post) o defensor da família Fox ante a fúria de seus conterrâneos, que acreditavam que elas cometiam fraudes ou realizavam artes demoníacas. Ele posteriormente se tornaria um médium, além de abolicionista e defensor de igualdade de direitos. Sua esposa (Amy Post) auxiliaria os escravos libertos na Guerra Civil americana, recolhendo roupas, remédios e alimentos para doar-lhes, além de abolicionista ativa, ela se tornaria sufragista.



Figura 3: Isaac Post


No livro História do Espiritismo (Arthur Conan Doyle), eles compunham um segmento expressivo do movimento que o criador de Sherlock Holmes descreveu como os "shakers", que dançavam e tremiam até dar comunicações de peles vermelhas.

Nota-se uma semelhança entre a ética e leitura do cristianismo feita pelos Quakers ou Amigos e pelos espíritas.

Deve haver alguma raiz comum no passado, além dos espiritualistas norte-americanos e que daria uma boa pesquisa a ser feita pelos interessados.

8.12.08

4o. ENLIHPE (Continuação)

Foto1: Pedro Camilo fala de Yvonne Pereira
Na tarde do primeiro dia tivemos a grata surpresa de conhecer o trabalho de Pedro Camilo. Bem humorado, chegando de uma série de compromissos em São Paulo, Pedro apresentou de forma simples e bem embasada, episódios da vida da médium mineira (na verdade, fluminense, como se pode ver no comentário do próprio Pedro) que realçaram sua trajetória de dificuldades e dedicação à prática mediúnica. O expositor baiano é responsável por um trabalho de levantamento de diversos documentos e entrevistas que tratam de Yvonne, pouco conhecidos e divulgados no meio espírita.

Pedro é articulista de Universo Espírita e já publicou dois livros sobre a médium, através da editora Lachâtre:
- Yvonne Pereira: Uma Heroína Silenciosa
- Pelos Caminhos da Mediunidade Serena

Foto 2: Paulo Figueiredo fala de Claude Bernard

Paulo Figueiredo foi o próximo expositor. Ele tinha por proposta inicial apresentar um trabalho em torno do tema "Conspiração do Silêncio", que seria um acordo tácito entre cientistas e filósofos de se calarem quanto aos trabalhos e teses espíritas desenvolvidos nos meios acadêmico e literário no último século.

Uma vez que o tempo disponível para apresentação era curto, Paulo desenvolveu seu trabalho sobre Claude Bernard, que é um dos pais da medicina contemporânea.

Estudioso, Paulo recuperou alguns trabalhos contemporâneos sobre o médico francês e seu pensamento. Uma das comunicações supreendentes, que o editor de Universo Espírita encontrou, foi que Bernard era adepto de uma versão sofisticada do vitalismo e opositor do reducionismo naturalista do homem.

Paulo mostrou uma citação de tese de doutorado (infelizmente defendida na Universidade da qual sou professor) na qual a autora faz uma citação parcial de um texto de Bernard, afirmando exatamente o oposto do que ele defende. Após recuperar o texto original e sua tradução para o português de Portugal, Paulo mostrou claramente que a autora citou apenas partes do trabalho de Bernard e que alterou lamentavelmente o significado do que ele propunha por omissão de frases. Ficou claro também que ela citou da tradução para o português, e não fez uma tradução própria do original. Resta saber se a mesma leu o original.

A tese da Conspiração do Silêncio ganhou novos argumentos corroborativos, e fica no ar se tal conspiração é o fruto de um espírito de época vigoroso o suficiente para calar e ensurdecer-se ante as vozes dissonantes ou se é mesmo um acordo tácito da comunidade científica calcado em uma visão intolerante de ciência e de mundo.