14.4.09

ESPÍRITAS DE JUIZ DE FORA PROMOVEM EVENTO

Foto 1: José Herculano Pires
Recebi o texto abaixo do Marcílio, de Juiz de Fora.

"A Casa do Caminho, de Juiz de Fora, está em contagem regressiva para a realização de um dos maiores eventos espíritas de Minas Gerais: a Semana de Kardec. Na sua vigésima segunda edição, o encontro tem o objetivo de divulgar o Espiritismo e promovendo um fórum de discussão e aprendizagem do conhecimento espírita. Idealizada e dirigida por Dona Isabel Salomão de Campos, a Semana de Kardec tem repercussão nacional e reúne importantes nomes do movimento espírita brasileiro.Este ano, entre os dias 20 e 26 de abril, um verdadeiro time de estudiosos estará aqui na cidade mineira de Juiz de Fora para participar do evento. São eles: César Reis, André Luiz Parente e Sérgio Aleixo, do Rio de Janeiro, Heloísa Pires, Astrid Sayeg e Nei Prieto Peres, de São Paulo, além Mirna Salomão, Iriê Salomão de Campos, José Passini, Ricardo Baesso e Alexander Moreira de Almeida. E, claro, Dona Isabel. Juntos, nós vamos nos aprofundar na vida e obra de José Herculano Pires. O maior filósofo espírita do Brasil, ele também foi considerado o maior divulgador do Espiritismo no país.Preparada com um ano de antecedência, a Semana de Kardec conta com uma equipe de 200 voluntários que atuam na organização e funcionamento do evento O evento conquistou seu espaço no cenário nacional e reúne em sete dias cerca de cindo mil pessoas. Utilizando diferentes mídias, com TV, rádio e Internet, a Semana de Kardec tem alcance não apenas no meio espírita, mas também atinge um público diferenciado e interessado em assuntos de caráter ético e espiritual.O evento é gratuito. As inscrições devem ser feitas pelo site www.acasadocaminho.org.br "

Comunidade Espírita A Casa do Caminho

Juiz de Fora - MG (32) 3226.2532



Programação:
20 de Abril Segunda - 20:00

Palestra de Mirna Granato Salomão Nagib JF

Tema: Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.

Local: A Casa do Caminho


21 de Abril Terça - 20:00

Palestra de Ricardo Baesso JF

Tema: Quando tudo não é o bastante.

Local: A Casa do Caminho


22 de Abril Quarta - 20:00

Palestra de Prof. José Passini JF

Tema: O Consolador.

Local: A Casa do Caminho


23 de Abril Quinta - 20:00

Palestra de Alexander Moreira de Almeida JF

Tema: O método científico de Allan Kardec na elaboração do Espiritismo.

Em parceria com a Associação Espírita dos Profissionais da Área da Saúde da Zona da Mata Mineira

Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de JF - Rua Braz Bernardino, 59


24 de Abril Sexta - 20:00

SIMPÓSIO: Herculano Pires, o metro que melhor mediu Kardec.

20:00 - Abertura: Isabel Salomão de Campos

Momento de Arte

20:20 - Palestra de: Heloísa Pires SP

Tema: Herculano Pires, o homem no mundo.


25 de Abril Sábado - 08:30

08:30 - Credenciamento e entrega de material

09:00 - Momento de Arte

09:30 - Allan Kardec, o Codificador. César Reis RJ

10:20 - Curso Dinâmico de Espiritismo O Grande Desconhecido. Sérgio Aleixo RJ

11:10 - Coffee Break

11:30 - Introdução à Filosofia Espírita. Astrid Sayeg SP

12:20 - Perguntas e Respostas

14:30 - Educação para a Morte. André Luiz P. Parente RJ

15:20 - Agonia das Religiões. Iriê Salomão de Campos JF

16:10 - Coffee Break

16:30 - Ciência Espírita. Ney Prieto Peres SP

17:20 - Perguntas e Respostas


26 de Abril Domingo - 09:00

09:00 - Momento de Arte

09:20 - Atividade Prática - Distribuição de alimentos, medicamentos e vestuário a famílias necessitadas.

10:10 - Pedagogia Espírita. Heloísa Pires SP

11:00 - Perguntas e Respostas

11:20 - Intervalo

11:30 - Encerramento O Reino Isabel Salomão de Campos

5.4.09

CICLOS DE ESTUDO SOBRE MEDIUNIDADE

Foto 1: José Mário em 1965


Integrado à equipe de trabalhadores do então Grupo Emmanuel de Estudos Evangélicos, os trabalhos mediúnicos e os estudos evangélicos foram o grande espaço de experiências e aprendizagem de José Mário Sampaio.


O Grupo Emmanuel contava com trabalhadores dedicados, abertos ao estudo e à troca de idéias. Os três irmãos Abreu (Lúcio, Honório e Oswaldo), Manoel Alves, Damasceno Sobral, Leão, Tiana e muitos outros trabalhadores importantes do movimento espírita mineiro encontravam-se para os trabalhos costumeiros.


Casos intrincados envolvendo médiuns e problemas relacionados à mediunidade e à obsessão afluíam para o grupo.


- “No começo, levávamos a pessoa que apresentava problemas mediúnicos para a reunião mediúnica. Aos poucos, começamos a observar que ela se tornava um problema na reunião mediúnica.” Ele explicava aos participantes de sua reunião às segundas-feiras, na sala 24 da União Espírita Mineira.


Pessoas que desconheciam o Espiritismo e apresentavam problemas com a mediunidade, tornavam-se perturbadores potenciais nas reuniões. Sem qualquer conhecimento sobre suas faculdades, alguns médiuns, subjugados à influência obsessiva ou apenas incapazes de controlar a sua faculdade, continuavam sob a influência mediúnica dos espíritos muito tempo após o horário estipulado para a interrupção das atividades mediúnicas da reunião. Os dirigentes chegavam a encerrar a reunião e ter que fazer um atendimento particular, o que mobiliza também as personalidades em busca de atenção alheia. Geralmente estas pessoas se apresentavam ao grupo vendo, ouvindo, falando e, principalmente, reclamando alguma ação urgente, dado o desconforto que a mediunidade ostensiva pode causar à pessoa e sua família quando estas não têm qualquer conhecimento espírita.


Ao lado dos médiuns, apresentavam-se também os portadores de psicopatologias graves, desejosos de serem vistos como pessoas especiais, ou de serem aceitos por algum grupo social, dado o seu comportamento às vezes bizarro e constrangedor para a família, às vezes anti-social. Nem sempre uma entrevista rápida é suficiente para identificar estas pessoas, que se atraem pelas reuniões mediúnicas como abelhas ao mel.


Um terceiro grupo de pessoas que procuravam os trabalhos mediúnicos eram os curiosos. Em alguns lugares havia reuniões mediúnicas públicas, e algumas pessoas pululavam de grupo em grupo, interessadas em verem os médiuns em ação, da mesma forma que os aficionados em teatro ou cinema buscam seus atores favoritos ou o gênero de sua escolha. Eles se interessavam pelo espetáculo mediúnico, mas não estavam dispostos a submeterem-se à disciplina do trabalho. Uma vez na assistência, queriam apenas ver e comentar as reações de médiuns, doutrinadores e espíritos comunicantes.


Ao discutirem sobre estes problemas, os membros do Grupo Emmanuel foram experimentando, com o passar do tempo, ações diferenciadas para o trato com o neófito. Uma das ações, que acabou sendo adotada como política da União Espírita Mineira para com os seus freqüentadores foi a criação de ciclos de estudo para iniciantes, muito antes de se falar em Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Já existia em São Paulo os Cursos de Médiuns, mas José Mário e seus colegas de Grupo Emmanuel eram avessos ao termo. “A palavra curso induz as pessoas pensarem que se formarão e se diplomarão médiuns, o que não é verdadeiro”, diziam. “Empreguemos o termo “ciclo de estudos”, que comunica bem a temporalidade da ação e não passa às pessoas a idéia de que, após concluído, não é mais necessário estudar.”


E assim foi feito. Três “ciclos de estudo” que se iniciavam e se concluíam continuadamente. Um sobre Doutrina Espírita, outro sobre Evangelho e um terceiro sobre Mediunidade.


O de Doutrina, durante anos a fio foi da responsabilidade de Honório Abreu, hoje presidente da União Espírita Mineira. Calcado em quinze princípios básicos que a equipe do Grupo Emmanuel identificou, aproximadamente um por semana, ele se completava com cerca de três meses.


O ciclo de estudos sobre o Evangelho foi da responsabilidade de Manoel Alves por anos a fio. O Grupo Emmanuel dedicava-se a estudar o texto evangélico e bíblico versículo a versículo, influenciado pela mediunidade de Chico Xavier e por alguns dos trabalhos de Emmanuel. Era uma espécie de ruptura com uma prática de estudos evangélicos calcada apenas na leitura e comentário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec. Por esta razão, em terras mineiras, este tipo de hermenêutica ficou conhecida, no meio espírita, pelo nome de “miudinho”.


O ciclo de estudos sobre mediunidade ficou, até a desencarnação, em 1988, sob a responsabilidade de José Mário e foi desenvolvido, pelo que sei, em parceria com Oswaldo Abreu. Durava cerca de oito meses, e era composto de palestras que tratavam de assuntos teóricos e práticos da mediunidade. Do conceito de mediunidade, aos diferentes tipos de médiuns, da sintonia aos mecanismos da mediunidade, da oração ao dia a dia das reuniões mediúnicas, diversos assuntos faziam parte desta preparação inicial dos médiuns.


Se alguém se apresentava com uma possível sensibilidade ou uma acentuada faculdade de perceber os espíritos, era orientado a passar por estes cursos antes de se integrar aos grupos de prática mediúnica. “Mais que aprender a dar comunicação, é importante que o médium aprenda a controlá-la”, dizia José Mário.


Mais de uma vez, após uma prece ou no meio de uma palestra, algum médium “incontinente” emendava uma comunicação no meio do público e a voz segura e firme de José Mário orientava: “Irmão, aqui não é a hora nem o lugar de dar comunicar-se.” Alguns assistentes, assustados, colocavam-se prestos para a aplicação de passes, o que ele não permitia naquele momento crítico. Geralmente, o médium, sem graça ou em estado de leve perturbação emocional interrompia seus impulsos e se controlava.


Quando iniciaram-se os ciclos, a freqüência era baixíssima, a ponto de desanimar. Damasceno Sobral, ao ouvir as lamúrias, dizia, profético, empregando aquele tom de voz de quem andou conversando com os espíritos mas não quer dizer: - “vai chegar o dia em que as salas não comportarão os interessados”. E aconteceu. A sala 24 da União Espírita Mineira cabia cerca de quarenta pessoas assentadas. Próximo da desencarnação, papai iniciava seus trabalhos às 19:30 horas. Às sete horas os mais motivados começavam a chegar, para disputar lugares nas cadeiras, depois para conseguir um lugar assentado. Impreterivelmente às 19:15 horas, Mário Sampaio já estava nas portas da União Espírita Mineira, e às 19:30 horas fazia-se a prece inicial dos trabalhos. Às 19:35 não era incomum amontoarem-se, de pé, as pessoas pelo corredor superior da União Espírita.


Muitas vezes a diretoria (e aqui cabe lembrar Martins Peralva) lhe ofereceu fazer os estudos no salão, que comportaria mais de cem pessoas. Ele recusava, com educação, preferindo a intimidade dialógica da sala pequena (era a maior das salas de estudo do antigo prédio da UEM).


Algumas pessoas assistiam ao ciclo diversas vezes. Quando eu lhes perguntava por que faziam isso, algumas diziam “ter a oportunidade de aprender mais”, outras não escondiam a admiração pela palavra clara e didática do expositor, outras tinham o interesse em levar a prática para seus centros espíritas de origem e queriam aprender bem, outras diziam que haviam perdido algum dos temas e não queriam ficar sem ver tudo.


Os esquemas de estudos foram anotados em cadernos, que depois viraram fichas e com a máquina de datilografar, pequenos bloquinhos com frases sintéticas.


Não demorou muito para que se fizessem apostilhas[1] sobre mediunidade, que eram uma espécie de “organizadores prévios” do tema, pequenos textos contendo informações sobre o tema, colhidas em diversas obras da literatura espírita, com grande influência do pensamento de Kardec e dos espíritos de Chico Xavier, mas com incursões pelos clássicos do Espiritismo, Bozzano e muitos outros autores. Os participantes faziam listas, tiravam cópias xerox (fotocópias, no princípio...) com seus próprios recursos e alguns as levavam e faziam anotações.


Da apostilha veio um livreto, em 1983, que ele organizou conjuntamente com Oswaldo Abreu, publicado anonimamente, sob União Espírita Mineira e intitulado “Mediunidade”, que é o sexto livro da coleção “Evangelho e Espiritismo” e que foi distribuído gratuitamente aos interessados durante anos a fio.


Alguns centros espíritas convidavam-no para levar o ciclo de estudos em suas casas, o de mediunidade ou o de passes (sobre o qual nada disse neste texto), e não foram poucas as casas onde ele esteve, o Grupo da Fraternidade Irmã Scheilla, o Glacus e muitos outros.


Passados quase 17 anos da sua desencarnação, não é incomum eu chegar pela primeira vez em algum centro espírita da capital ou do interior e algum dos dirigentes ou freqüentador me perguntar em particular: - Sampaio, você é parente de José Mário? E ante a minha resposta afirmativa ele responder. “Eu aprendi muito sobre mediunidade com ele na União Espírita Mineira, na sala 24”.


[1] Papai preferia este termo ao mais usual “apostila”.

4.4.09

US SPIRITIST SYMPOSIUM

O Boletim Informativo do Conselho Espírita Internacional está divulgando o 3o. Simpósio Espírita Norte-Americano com o tema "Reencarnação: Vida, Liberdade e a Busca da Felicidade". As inscrições são gratuitas. Para participar é necessária a inscrição no telefone acima.

29.3.09

ÁRVORES

Figura 1: Árvores

As árvores frutíferas,
quando estão moças
Parecem frágeis
e suplicam auxílio aos cuidadores.
Os médiuns também.

Quando crescem
e ganham uma copa
cheia de folhas verdes,
oferecem sombra ao viajor.
Os médiuns também.

Quando frutificam,
sofrem o assédio dos pássaros,
as pedradas das crianças,
a dolorosa colheita dos donos do pomar,
que lhe buscam os frutos,
ansiosos do sabor.
Os médiuns também.

Todavia, ai das árvores,
que mantêm, em seus galhos,
frutos cujo tempo
tornou passados.
Elas ouvirão as reclamações
dos que estendem as mãos sem usar os olhos.
Eles lhes dirão, frustrados,
toda infâmia.
Aos médiuns também.

Mas, se resistirem,
aos insetos,
aos reclames,
às tempestades,
às colheitas e
às tardes de sol quente,
as árvores devolverão ao seio da terra,
a essência de seus frutos
e eles se multiplicarão
segundo as leis de Deus.
Os médiuns também.


Um Poeta


Psicografia intuitiva de Jáder Sampaio em 15 de março de 2008 na Associação Espírita Célia Xavier.

26.3.09

EDIOURO CRIA NOVO SELO E LANÇA LIVRO DE DIVALDO



Figura 1: Iluminação Interior pela Prestígio

Recordo-me de uma palestra de Divaldo Franco na qual ele contou haver-se queixado com Joanna de Ângelis por sempre escrever mensagens para terceiros e nunca para ele. A mentora espiritual teria respondido: - "Divaldo, você está equivocado. Tudo o que escrevi é para você. Você publica porque quer."

Recebi o livro Iluminação Interior para análise. Ele vem com o selo da editora Prestígio. Pelo que pude imaginar, a Ediouro criou este selo novo, possivelmente para identificarmos um perfil de suas publicações (seria um selo para obras espíritas? Continuo sem respostas).

A qualidade da impressão, capa, papel, para uma brochura, atendem bem à nossa demanda de um livro para as nossas bibliotecas.

O conteúdo do livro são mensagens curtas, escritas em um português quase sem arcaísmos, que coloca frente a frente valores cristãos em um cenário contemporâneo.

Chamou-me a atenção o capítulo intitulado "Deveres Austeros" no qual vi com clareza um incentivo de Joanna para o médium baiano. Confiram.

O livro é uma boa fonte para o "Evangelho no Lar", se os participantes forem adultos.




22.3.09

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA ESPÍRITA



A Associação Brasileira de Pedagogia Espírita (ABPE) comunica início de novo curso de especialização em Pedagogia Espírita em São Paulo.

A nova turma inicia-se nos dias 25 e 26 de Abril.

Maiores informações no site http://www.pedagogiaespirita.org.br/.


Disciplinas

• Filosofia geral• Filosofia Espírita• Religião e pós-modernidade• Espiritismo e Cristianismo• Ciência e Espiritismo• História da Educação• Filosofia da Educação• Filosofia Espírita da Educação• Espiritismo e Sociedade• Psicologia Espírita da Educação• História da Educação brasileira• História da Educação Espírita• Metodologia Científica• Estética e educação• Didática Interdisciplinar• Escolas Inovadoras e Escola espírita• Prática pedagógica espírita• Filosofia para crianças• Tecnologia, Arte e Educação• Ensino inter-religioso• Arquitetura e Educação• Educação para a morte• Espiritismo para crianças• Educação familiar• Orientação de monografia

21.3.09

INEDE PROMOVE EVENTO PARA AUXILIAR PORTO ESPERANÇA

A população de Belo Horizonte-MG e arredores está convidada a um festival de tortas beneficente mais uma feira do livro espírita novo e usado (três em um). A renda do evento será revertida para o Abrigo Porto Esperança. Leia mais sobre o tema.



19.3.09

MENSAGENS DE EMMANUEL TORNAR-SE-ÃO DOCUMENTÁRIO



Figura 1: Convite da apresentação no Centro Espírita Luiz Gonzaga

O Centro Espírita Luiz Gonzaga de Pedro Leopoldo-MG convida a todos para ouvir a leitura de mensagens de Emmanuel, lidas originalmente nos anos 50 por Clóvis Tavares.

Oceano Melo, colega da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE, remasterizou as fitas de rolo que foram cedidas por outro colega dileto, o médico Flávio Mussa Tavares, filho do Clóvis.

"O Clóvis Tavares antes de fazer suas palestras semanais na Escola Jesus Cristo, depois de ler um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, lia uma mensagem de Emmanuel "recém recebida por Chico Xavier em Pedro Leopoldo" , que lhe enviava.
Em seguida, Clóvis fazia uma prece lindíssima. Depois é que ele fazia a palestra.
Nós estamos produzindo um filme sobre a ligação Espiritual de Chico Xavier e Clóvis Tavares e o Centro Espírita Luiz Gonzaga (Pedro Leopoldo,MG, com a Escola Jesus Cristo, (de Campos, RJ.)", explica-nos Oceano.

Esse filme, junto com as mensagens serão lançados em 2010 durante as comemorações do Primeiro Centenário de Chico Xavier.

17.3.09

ESPÍRITA PORTUGUÊS VISITA MOVIMENTO MINEIRO

Figura 1: Terroso Martins expõe no auditório da Associação Espírita Célia Xavier

Recebemos a visita do Sr. Terroso Martins, da cidade de Porto, Portugal, em visita às instituições espíritas da capital mineira.
Terroso é sócio-fundador da Comunhão Espírita Cristã de Portugal e da Associação Cultural Espírita Fernando de Lacerda. Até o momento ele já visitou as instalações do Lar Espírita Esperança, do Hospital Espírita André Luiz e fez uma palestra na sede da Associação Espírita Célia Xavier.
Figura 2: Superintendente do LEE com uma turma na hora do lanche

O público presente, inesperadamente no escuro em decorrência de forte tempestade que atingiu Belo Horizonte na noite de ontem, aproveitou o momento para perguntar sobre o Espiritismo em Portugal.
Terroso Martins contou-nos dos quase cinquenta anos de ditadura portuguesa, na qual se proibiu a prática espírita. Em um gesto de coragem e resistência, nossos irmãos portugueses mantiveram reuniões em casas particulares e em ambientes campestres, mantendo vivas as idéias e as práticas espíritas, como se fossem os cristãos romanos da primeira hora.
Figura 3: Vista do público presente à palestra antes da interrupção da energia elétrica


Os bens da Federação Espírita Portuguesa (muitos imóveis) foram confiscados pela ditadura e até o momento corre uma ação solicitando um ressarcimento por parte do estado.

Ele destacou a importância dos autores brasileiros, especialmente da obra de Chico Xavier e da divulgação mantida por Divaldo Franco em Portugal.

Terroso narrou como eram feitas as atividades mediúnicas, recordou-se da visita de Joaquim Alves (Jô), amigo de Chico Xavier, pelas terras lusitanas e explicou como eram feitas as atividades assistenciais nas sociedades espíritas portuguesas.

Passada a ditadura, ainda existem preconceitos da sociedade para com os espíritas que vêm sendo superados com trabalho e respeito. Terroso nos explicou que a comunidade espírita portuguesa tem realizado atividades de visitas em hospitais e outras instituições, inicialmente sem apresentar-se institucionalmente. Quando alguém lhes pergunta quem são, os trabalhadores portugueses respondem: - "Somos cristãos, somos espíritas". Como as pessoas já conhecem o trabalho, passam a respeitá-los como voluntários e espíritas.

"Hoje existem entre 150 e 200 centros espíritas em Portugal", afirmou Terroso Martins. Há atividades de evangelização infantil e o movimento de jovens espíritas reúne-se anualmente em um evento para a divulgação do Espiritismo.

A noite foi aconchegante. Terroso pediu que os presentes cantassem-lhe a canção conhecida popularmente como "Ó, Minas Gerais", que lhe fala ao coração. O público emocionou-se e terminamos as atividades com uma sensação de suave alegria neste enlace entre dois continentes.

14.3.09

OS SONHOS NA OBRA DE KARDEC

Sonho de uma noite de verão, de Edward Hughes

Cada vez mais espíritas iniciam-se no estudo do Espiritismo através de obras contemporâneas. Em Minas Gerais, André Luiz é um autor muito discutido nas casas espíritas, dado o prestígio da mediunidade, vida e obra de Chico Xavier.

Não obstante, muitos núcleos têm perdido o hábito de estudar os livros de Kardec e dos espíritas do século XIX, que tiveram o interesse de desenvolver uma teoria espírita mais ampla, em diálogo com os espíritos.

Um dos resultados inesperados, são os equívocos que a geração sem Kardec vai cometendo, de boa fé, por falta de conhecimento do corpo teórico do Espiritismo. Um dos casos ilustrativos desta situação é a visão que se tem dos sonhos.
Ao longo de sua obra, algumas vezes André Luiz narra e explica sonhos de personagens que tinham percepções do mundo espiritual, que passavam por alguma vivência com outros espíritos, e o ex-médico mostra as deformações de conteúdo entre a percepção espiritual do espírito do sonhador e as imagens oníricas, as quais ele recordaria após despertar.
Isto levou muitos espíritas dedicados a reduzirem os sonhos às vivências do espírito encarnado temporariamente liberto do corpo.


O Sonho, de Pablo Picasso

Embora Allan Kardec aceitasse esta possibilidade, ele propõe um quadro muito mais amplo.
Em "O Livro dos Espíritos", no capítulo intitulado "Da Emancipação da Alma", Kardec conclui que muitas podem ser as causas das imagens oníricas percebidas pela pessoa que dorme. Irei apenas listar e citar as origens dos sonhos propostas pelo codificador:

1) A recordação do passado (questão 402)

2) A recordação de encarnações anteriores (comentário da questão 402)

3) A previsão do futuro (questão 402)

4) O pressentimento do momento da morte (questão 410)

5) A comunicação com espíritos desse mundo (questão 402)

6) A comunicação com espíritos encarnados (questão 404)

7) A comunicação com espíritos de outros mundos (questão 402 e comentários)

8) A percepção do que se passa em outros lugares, para onde a alma se transporta (questão 404)

9) A representação de preocupações do estado de vigília, efeito da imaginação (questão 405)

Não satisfeito com a abordagem do tema, Allan Kardec o retoma em "A Gênese". Neste novo texto ele adicionaria: a percepção de "criações fluídicas do pensamento" do próprio sonhador, causadas possivelmente pela "exaltação das crenças, por lembranças retrospectivas, por gostos, desejos, paixões, temor, remorsos, pelas preocupações habituais, pelas necessidades do corpo ou por um embaraço nas funções do organismo; finalmente, por outros espíritos, com objetivo benévolo ou malévolo, conforme sua natureza." (páginas 292 a 293 da edição de 1973)

Como se pode ver, Kardec propõe causas orgânicas, psicológicas, parapsicológicas e espirituais dos sonhos, três décadas antes de Freud escrever "A Interpretação dos Sonhos".

12.3.09

VOCÊ QUER TRABALHAR COMO VOLUNTÁRIO?

Figura 1: Entrada do Lar Espírita Esperança
O Lar Espírita Esperança mantém, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, uma creche na região do bairro Salgado Filho, que oferece educação infantil (antiga pré-escola) e cuidados para 120 crianças de meses de idade até os cinco anos.

Estivemos em visita, ontem, 11 de março, e a Superintendente nos informou que há necessidade de voluntários para diversas atividades, dentre elas o cuidado dos bebês, que já contam com duas educadoras, mas todos os dias tomam sol, banho, são alimentados e demandam uma imensa atenção.

Quem desejar dispor de algumas horas por semana para esta tarefa, entre em contato com Ariadne ou Alcione no telefone 3312-2836, das 7:00 às 17:00 horas.

O Lar Espírita Esperança fica na Rua Samuel Hahnemman, atrás do Hospital André Luiz.

8.3.09

MAPA MUNDI DA REENCARNAÇÃO


Com base nos dados da úlitma publicação, fizemos um mapa mundial da reencarnação. Os países de verde têm menos de um por cento da população filiada a religiões reencarnacionistas.
Como se trata de uma informação derivada da filiação religiosa, é bem possível que haja um efetivo enorme de pessoas em países ocidentais que apesar de se identificarem com religiões não reencarnacionistas ou se afirmarem sem religião, acreditem em reencarnação.

AS RELIGIÕES E A REENCARNAÇÃO


Há alguns anos fiz um levantamento sobre o número de adeptos das religiões do mundo e separei as religiões que aceitavam a das que não o faziam. Ao contrário do que se ouve dizer, hoje, após décadas da revolução chinesa, não mais se pode afirmar que dois terços da população mundial é reencarnacionista. Contudo, os números continuam expressivos. Analise o gráfico acima.
Quais seriam as doutrinas e religiões reencarnacionistas?
Antigas

Doutrinas do Egito Antigo
Relato de Heródoto, Papirus Ananda, Livros Herméticos
Doutrinas Gregas
Orfismo, Pitagorismo, Platonismo, Neo-Platonismo
Doutrinas Hebraicas
Farisaísmo (?), Cabala
Doutrinas Cristãs
“Padres da Igreja”: Clemente de Alexandria, Orígenes (?), Tertuliano (?) e a “dúvida de Santo Agostinho” e os “iniciados de São Jerônimo”.
Heresias: Albingenses e Cátaros
Ensinos Druídicos (Celtas)
Contemporâneas

Povos Indígenas
Tribos australianas, índios melanésios, esquimós (Inuits) e Shilluks
Doutrinas Muçulmanas
Drusos
Doutrinas da Índia
Hinduísmo, Budismo (Theravada, Mahayana, Zen, Terra Pura e Nichiren) e Sikhs
Shintoísmo
Doutrinas Esotéricas e outras
Teosofia, Cao-Daísmo, Antroposofia, Doukhobors e Movimento “New Age”

7.3.09

ESTUPRO DE MENOR E ABORTO: QUE PENSAR?


Foto 1: Ursinho de Pelúcia
Recentemente veio à mídia o caso do estupro de uma criança de 9 anos pelo padrasto. A menina engravidou de gêmeos. A equipe médica que acompanhava o caso , por considerar a gravidez de alto risco para a pequena gestante e amparada pela lei brasileira que permite o aborto em caso risco de vida da mãe e em caso de estupro, optou pelo aborto dos fetos.
Não fosse polêmico suficiente o caso em si, ele ganhou novamente a mídia quando o arcebispo de Olinda e Recife excomungou a criança e a equipe médica, mas apenas advertiu o padrasto.

Hoje a imprensa noticia um novo caso de estupro de criança de 11 anos pelo pai adotivo no Rio Grande do Sul. Os casos de violência sexual em família no Brasil infelizmente acontecem, e têm sido objeto de preocupação das autoridades, que mantém programas de incentivo à denúncia, tanto de violência sexual quanto de prostituição infantil, mas em alguns lugares do país a população, que convive com situações cotidianas de exclusão social, não se preocupa em denunciar a prostituição infantil que às vezes acontece nas ruas e beiras de estrada.

Todos conhecem a posição contrária do Espiritismo com relação ao aborto. A Federação Espírita Brasileira tem mantido há anos uma campanha chamada "Em Defesa da Vida", na qual critica abertamente o aborto. Em entrevista ao jornal Espírita Mineiro do primeiro bimestre de 2009 ( http://www.uemmg.org.br/galeria.php?categoria=7&galeria=5&randf=0&randv=0&randa=0 ) critiquei o argumento "meu corpo, minha escolha" geralmente utilizado pelos defensores do aborto.

Este caso, no entanto, ganha um contorno um pouco diferente, uma vez que envolve o risco de vida da gestante. A opinião dos espíritos, ante o questionamento de Allan Kardec mostra-se coerente com o argumento da defesa da vida como valor:

"No caso em que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar a criança para salvar a mãe?
- É preferível sacrificar o ser que ainda não existe a sacrificar o que já existe."
(O Livro dos Espíritos, questão 359, tradução de Evandro Noleto Bezerra)

A posição da equipe médica, que também foi posta em questão, parece-nos de acordo com a ética. Ela cumpriu a lei civil brasileira e tomou a difícil decisão de optar em conjunto com a responsável pela criança-gestante (no caso, a mãe dela) qual o melhor procedimento para preservar a vida e a integridade da menina. A criança foi ouvida, mas sua vontade está sempre atrelada às decisões de sua responsável legal. Precisamos levar em consideração que uma criança de nove anos é muito influenciável pelo que lhe dizem os adultos, neste caso, a mãe e os médicos.

Não me parece estranho, que em uma perspectiva de caridade, respeite-se os direitos do padrasto e invista-se na possibilidade de sua recuperação, apesar de todo o mal que ele causou às crianças sob sua responsabilidade.

Causa espanto que uma criança seja responsabilizada e, de certa forma punida (pela autoridade eclesiástica), por decisões que foram tomadas e certamente lhe foram informadas como necessárias para a preservação de sua vida e que uma equipe médica seja admoestada por dar cumprimento à premissa básica da lei brasileira.

3.3.09

AS ATIVIDADES DO LAR DA CRIANÇA EMMANUEL

Foto 1: Crianças no Lar da Criança Emmanuel em 2008

Pedi ao Lar da Criança Emmanuel mais informações sobre as atividades que são realizadas com crianças da pré-escola e em idade escolar. Geni prontamente enviou-me o texto abaixo:


"...além da Creche com 230 crianças de 7 meses a 5 anos, temos o trabalho com a turma de 6 a 14 anos, mas este ano começamos com 50 crianças de 6 e 7 anos , devido a falta de parceiros (...) estamos atendendo 50 crianças nossa meta são 200 crianças.
Este projeto visa uma ação educativa complementar a escola, onde os educandos realizarão atividades de ampliação do universo cultural, descobrindo suas potencialidades com o objetivo voltado para o desenvolvimento da comunicação, da sociabilidade, da habilidade para a vida e fortalecimento da auto-estima sempre em sintonia com a escola, família e comunidade. As crianças e adolescentes que participarão deste projeto terão a oportunidade de vivenciar momentos de inteira aprendizagem além de aprender noções de respeito, cumplicidade e executar tarefas que lhes permitirão ensinamentos para suas vidas, além de aulas de reforço para aqueles com dificuldades no processo de aprendizagem, capoeira, dança, artes, judô, futebol, musica, jardinagem e informática."


Como se vê, a atividade complementa a ação do estado na educação infantil e retira crianças da rua, socializando-as e desenvolvendo seu potencial. Se toda comunidade em nosso país, seja religiosa, política ou social, realizasse este papel, teríamos um Estado diferente e uma sociedade diferente.

28.2.09

LAR DA CRIANÇA EMMANUEL AMPLIA ATIVIDADES

Foto 1: Inauguração da Obra
Fonte: Correio Fraterno - Fevereiro de 2009


O Lar da Criança Emmanuel, em São Bernando do Campo - SP agora conta com mais cinco salas e ampliará suas atividades.

Ele irá atender mais 200 crianças em idade pré-escolar e em idade escolar (de 6 a 14 anos). Estas últimas, se frequentarem a escola de manhã irão ao Lar à tarde e vice-versa. Este número praticamente dobra a capacidade de atendimento do Lar.

A direção da casa conseguiu estabelecer parcerias múltiplas com empresas privadas, recursos do Conselho Municipal os Direitos da Criança e do Adolescente e recursos internacionais, do governo japonês, através do Consulado do Japão que disponibilizou R$ 154.000,00 (cento e cinquenta e quatro mil reais) para a obra.

Parabéns à direção do Lar, que soube captar recursos institucionais para atender à infância em duas frentes fundamentais nos dias de hoje. Parabéns aos governos japonês e ao CMDCA que mobilizaram recursos para o apoio à promoção social de crianças de população de risco da região de São Bernardo do Campo.

27.2.09

Federação Espírita da Bolívia realiza 6o. Encontro


Leitores do Espiritismo Comentado.
Recebi o material de divulgação do 6o. Encontro Espírita Boliviano.
Deixo na íntegra a correspondência que o acompanha.
Fraternalmente,
Jáder Sampaio


Queridos amigos Espíritas de Bolivia.

Nuestros votos de Paz y Armonía.

Es con gran alegría que les adjuntamos el Programa Oficial del 6º Encuentro Espírita Boliviano, que tendrá lugar en el Hotel La Colonia - Cochabamba, los días 10, 11 y 12 de Abril (Feriados de la Semana Santa).

La organización del Evento está a cargo de la FEBOL y de los Centros Espíritas "Amalia Domingo Soler" y "Allan Kardec" de Cochabamba, con el apoyo de los demás Centros Espíritas del País.

Las inscripciones ya están abiertas, el valor es de US$25,00 por persona y deben ser hechas preferentemente a través del Centro Espírita de su ciudad, pero también pueden contactarse con la FEBOL: e-mail: cardosomarco@scbbs.net

La inscripción da derecho a participar de los 3 días de Seminários y Conferencias + 4 refrigerios + almuerzo de confraternización + carpeta con material de apoyo.

La Cia Aérea AEROSUR está ofreciendo un descuento de 20% en los pasajes nacionales e internacionales para los inscriptos en el Evento.

Hay varias opciones de Hoteles en Cochabamba, con diarias a partir de Bs 80,00. Les haremos llegar más informaciones.

Sin embargo, para los que quieran hospedarse en el Hotel La Colonia (sede del Evento), los precios especiales de las diarias son los siguientes:

Habitación Simple (1 persona): Bs 320,00 por noche (US$46,00 aprox.)
Habitación Doble (2 personas): Bs 400,00 por noche (US$57,00 aprox.)

La Página Web del Hotel es:
www.lacoloniahotel.com

Queridos hermanos, es muy importante que todos nos empeñemos en la divulgación de nuestro Encuentro. Asimismo, déjennos saber de que manera la FEBOL puede ayudarles. Estamos confeccionando todo el material de apoyo, afiches, folletos, etc. pero toda sugerencia para una mejor divulgación ¡será bienvenida!

El Programa adjunto y el Afiche virtual con las Conferencias de Divaldo Franco y Raul Teixeira pueden ser retransmitidas por por e-mail a sus amigos y familiares.

¡Estaremos en contacto permanente!! Les mantendremos informados de los avances en la organización del 6º Encuentro Espírita Boliviano...

Agradecemos su atención y contamos con el apoyo de todos.

Abrazos fraternales,


Ma. Reneé San Martin G.
SOCIEDAD ESPIRITA ALLAN KARDEC "S.E.A.K."
C/ Hamiraya Nº s-0278
Cochabamba - Bolivia

Suely Caldas Schubert em Belo Horizonte




ENCONTRO COM SUELY CALDAS SCHUBERT



O7/03/09

Tema: Mediunidade e Obsessão em Crianças
Local: Grupo da Fraternidade Irmão Wernner
(Parceria: DIJ/UEM e Regional Sudeste - AME/BH)
Rua Arthur de Sá, 1415(esquina c/Prof. Geraldo Fontes) - União
Horário: 16:00 às 19:00h
Público Alvo: Coordenadores DIJ, Evangelizadores de Infância e Juventude

O8/03/09
Tema: Dimensões Espirituais do Centro Espírita
Local: Sociedade Espírita Joanna de Ângelis- SEJA
(Parceria: DOM/UEM e Regional Sudeste - AME-BH)
Rua Santa Clara de Assis, 96 - 1º de Maio
Horário: 8:30 às 12:30
Público Alvo: Coordenadores de Reuniões Mediúnicas Médiuns Vibracionais
9737-5856 Beatriz 9674-7946 Cristina 3427-4265 Fátima (terças e quintas de 13 às 18 horas)

24.2.09

Espiritismo Comentado Agradece Visitantes


Há muito tempo que não agradecemos os acessos ao redor do mundo. Hoje já passamos os 35 mil acessos e gostaria de agradecer alguns cidadãos em diferentes pontos do mundo e do Brasil, aleatoriamente:
- A comunidade espírita portuguesa (Faro, Viseu, Porto, Mirandela, entre outras),
- A comunidade espírita norte-americana (Montain View, Ballwin, entre outras)
- Leitores dos países Liechtenstein e Luxemburgo, na Europa.
- Espíritas de Nagoya e Niigata, no Japão
- Navegantes Brasileiros de Serrinha (Bahia), Xanxerê (Santa Catarina), Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul), Primavera (São Paulo), João Monlevade (Minas Gerais), Araruama (Rio de Janeiro), Mantena (Minas Gerais), Urussanga (Santa Catarina), Taguatinga (Tocantins), Várzea Grande (Mato Grosso)...
Se puderem, enviem notícias do Espiritismo em suas cidades, além de fotos das sedes e dos trabalhos lá realizados, para que a comunidade internacional possa conhecê-los.
Fraternalmente,
Jáder Sampaio - Editor do EC

23.2.09

Ana Maria Braga Entrevistou Divaldo Franco


No dia 18 de fevereiro, a apresentadora global do programa Mais Você entrevistou Divaldo Franco. Ela mostrou uma bela matéria biografando o médium baiano antes da presença dele no estúdio.





19.2.09

Meu Cantar lança CD com Músicas do Coral Pedro Helvécio

Recebi e estou publicando uma chamada do excelente grupo Meu Cantar que divulga seu novo trabalho. Eu cresci ouvindo o Coral Pedro Helvécio nas Semanas de Arte Espírita. As músicas eram arrebatadoras, os arranjos eram diferentes, sempre com uma certa dissonância entre as vozes e um uso de falsetes que o tornavam uma experiência única em termos de música espírita.
O Meu Cantar está oferecendo uma pré-venda em meio eletrônico com preço promocional. Leia o texto que enviaram abaixo:

Novo CD – “Para Ter a Vida” - Pré Venda


Dando continuidade ao trabalho, o Grupo acaba de gravar o terceiro CD. Trata-se de uma homenagem ao Coral Espírita Pedro Helvécio (pertencia à Mocidade Espírita “O Precursor” , fundado em 1978 e extinto em 2000, sendo nesta época, órgão estrutural do Departamento de Juventude da União Espírita Mineira).

Este desejo se justifica pela riqueza de composições e de arranjos vocais que o Coral Pedro Helvécio apresentava. O Coral Pedro Helvécio foi extinto antes mesmo de registrar o seu trabalho musical que beneficiaria, certamente, ao movimento espírita. Em função disso, o Grupo Espírita Meu Cantar interessou-se em homenageá-lo, recuperando o repertório do Coral gravando um CD.

Com este trabalho, esperamos: • Recuperar o repertório musical do Coral Espírita Pedro Helvécio; • Divulgar a Doutrina Espírita e o Evangelho através da música; • Contribuir para o cultivo da memória musical espírita em Belo Horizonte e demais cidades brasileiras; • Possibilitar ao movimento espírita e simpatizantes o acesso a músicas espíritas de qualidade. • Incentivar a formação de grupo de Canto Coral.
Uma prévia deste trabalho pode ser vista em nosso site, na seção
Videos.

Disponibilizamos em nosso site a pré-venda do CD, com o intuito de angariar os recursos financeiros necessários para cobrir os gastos com o processo de registro das músicas (gravação, masterização, prensagem). Quem adquire o CD também é beneficiado, comprando a um preço mais baixo (R$ 12,00) do que o que será comercializado (R$18,00).

A data prevista para lançamento do CD é 18 de abril /09. Os CDs serão entregues no show de lançamento ou enviados pelo correio.

O Processo é bem simples e seguro.
Clique na imagem ao abaixo e será redirecionado uma página onde poderá optar pela compra ou por uma doação (no valor que quiser).



Agradecemos o apoio e a amizade. Você pode nos auxiliar divulgando essa mensagem.

Muita paz!

Grupo Espírita Meu CantarBelo Horizonte - MG
www.arteespirita.com.br/meucantar

Mapa de Sociedades Espíritas de Contagem


Vanilson Couto encaminhou também o mapa dos Centros Espíritas filiados à Aliança Municipal Espírita de Contagem, cidade vizinha a Belo Horizonte - MG. Se você frequenta uma sociedade espírita nesta cidade ou na capital que não consta em nenhum dos mapas e quiser incluí-la em uma versão futura, faça o seguinte:

Envie o nome da instituição e o endereço (rua, número, bairro, cep e, se possível, telefone) para vanilsoncosme@yahoo.com.br .
Em algum tempo poder-se-á comparar este mapa com o que contém as informações dadas pelos leitores do Espiritismo Comentado e outros órgãos que se interessarem, como a União Espírita Mineira.

Curso de Tanatologia em Belo Horizonte - MG


DEC Promove Oficina de Contação de Histórias em BH


Simpósio Ciência e Espiritualidade em Sorocaba - SP


16.2.09

João, Filho de Zacarias - Nazireu

Figura 1: Ícone de João criado por Mary Katsilometes (http://www.anastasisicons.com)
Duas palavras muito próximas em nossa língua, mas com significados distintos: Nazareno e Nazireu.

Nazareno, na Bíblia, é quem nasceu na pequena cidade de Nazaré, na Galiléia.

Nazireu é qualquer israelita que fez um voto de consagração para Iahweh, temporário ou permanente, e se dispõe a cumprir as restrições, repletas de simbolismo, propostas no sexto capítulo do livro de Números, do pentateuco moisaico.

As principais restrições de um Nazireu são as seguintes:

1. Não beber vinho, bebidas fermentadas ou embriagantes, nem comer uvas. O nazireu deve ficar mentalmente são. (Parece que as uvas entram na lista com um significado tabu)

2. Não cortar o cabelo, deixá-lo crescer livremente. Os cabelos sem corte simbolizam a sujeição à vontade de Iahweh.

3. Não tocar nem se aproximar dos mortos. O nazireu deve ficar cerimonialmente puro, e o contato com os mortos no moisaísmo era uma das muitas regras relacionadas à pureza e impureza.

João, chamado "o batista", fez o voto permanente de nazireato, seguindo a orientação dada a seu pai, Zacarias, por Gabriel, considerado pelos espíritas como um espírito superior ligado ao nascimento do cristianismo no mundo.

Jesus foi chamado de Nazareno, por ter nascido (para quem considera improvável o episódio de Belém) ou ter passado sua infância na cidadezinha galiléia.

Cabe, portanto, uma revisão na tradução do texto da introdução de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", feita por Guillon Ribeiro.

13.2.09

Arquiteto faz Mapa de Centros Espíritas de Belo Horizonte


Figura 1: Mapa dos Centros Espíritas Belorizontinos para visualização em computadores


Vanilson Cosme Oliveira Couto, arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, entregou esta semana um mapa contendo cerca de 120 sociedades espíritas filiadas à Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte, AME-BH.

" ...os mapas são como um registro parcial do que de fato acontece sobre o território dos municípios", explica. "Ainda que representações limitadas, eles podem reforçar ou contradizer estudos e percepções futuros como o cruzamento de informações relativas à concentração de centros espíritas, à densidade habitacional e ao nível sócio-econômico destas áreas."
O mapa de Belo Horizonte traz informações curiosas. Algumas regiões são conglomerados de centros espíritas, enquanto que outras são verdadeiros "claros".
Na próxima semana iremos publicar o mapa que ele fez voluntariamente, conjuntamente com seu irmão, o geógrafo Leandro Couto, do município de Contagem.

Oficina de Teatro em BH


O INEDE - Instituto Espírita de Estudo e Divulgação do Evangelho - está promovendo uma oficina de teatro em Belo Horizonte - MG. Não tenho mais informações, mas os contatos são:

editora@inede.com.br
Rua Suassuí 266 - Carlos Prates, Belo Horizonte-MG
Telefone: 031-3278-2621

4.2.09

Você quer acompanhar o Espiritismo Comentado?

Há diversas formas de você não perder o lançamento das matérias do Espiritismo Comentado.
1. Nós instalamos um aplicativo do Blogspot, para o qual basta você clicar em "Acompanhar este site". Uma janela irá abrir. Você escolhe se quer seguir anonimamente ou publicamente (no último caso, sua imagem do blogspot aparecerá no quadro do blog). Sempre que for publicada uma matéria, uma chamada aparecerá no Blogger.com, a página na qual os internautas atualizam seu blog na internet.

2. O Espiritismo Comentado adicionou o RSS. Se você tiver um browser (Firefox, por exemplo) ou um programa específico para receber informações sobre este recurso, sempre que o EC for atualizado uma chamada aparecerá em seu programa. Basta cadastrar o blog.

3. Se você achar tudo isto complicado, envie um e-mail para jadersampaio@uai.com.br e será inserido em uma das listas de leitores. A cada três ou quatro publicações você receberá um e-mail (sem imagens, apenas texto, com os títulos das matérias...) com um link do blog avisando que houve atualizações. Basta clicar e ler!



29.1.09

Frequentadores de Centros Espíritas nos Estados Unidos (Português / English)

Foto 1: Yvonne Limoges, Florida.

Pessoas que vêm aos Centros Espíritas



Escrito por Yvonne Limoges da Sociedade Espírita da Flórida

Tradução: Jáder Sampaio

Este ano nosso centro celebra seu 27o. aniversário. Ao longo de todos estes anos, quando novas pessoas nos procuram, a maioria delas vem em busca das mesmas coisas (aprender o que o Espiritismo geralmente ensina, e/ou se temos médiuns, para que eles talvez possam receber uma mensagem espiritual).

Contudo, temos notado uma mudança de tendências sobre o motivo de procura de um grupo específico de pessoas ao longo dos anos.

Filmes, "shows" e programas de TV contendo médiuns e sensitivos expuseram amplamente às pessoas "instruídas" em geral a existência dos espíritos, o mundo espiritual, a mediunidade, a reencarnação e uma gama de tão conhecidos "fenômenos paranormais". Além disso, muitas pesquisas de opinião recentes revelaram que milhões de pessoas deste país (os Estados Unidos da América) acreditam nestes fenômenos e muitos mais falam abertamente sobre eles e até compartilham suas experiências pessoais. Por consequência, se há muito tempo atrás tínhamos pessoas geralmente em dúvida sobre estas coisas, agora temos muitas que acreditam nelas.
O exposto não é uma surpresa para muitas pessoas que descobriram ou sentem que podem revelar agora várias capacidades. E também, eu acredito que uma vez que muitas pessoas têm visto experiências emocionantes e recompensadoras através do trabalho de sensitivos e médiuns apresentados na TV e em filmes, etc., algumas decidiram que querem "desenvolver" estas faculdades de forma que elas possam fazer algumas destas coisas também (algumas com bons motivos e outras com intenções não tão boas, em nossa opinião). Por isso, temos recebido numerosos pedidos (através de e-mail ou pessoalmente) solicitando instruções para o desenvolvimento da mediunidade (ultimamente solicitações sobre "mediunidade curadora" estão particularmente populares). Gostaria de mencionar que há muitos outros tipos de aulas e escolas por aí que ensinam estes tipos de coisas, geralmente mediante pagamento.

No nosso website (Website: http://www.spiritistsocietyflorida.com/), publicamos uma seção intitulada "mediunidade espírita" por uma razão específica. Embora alguém possa realmente ter as faculdades de um sensitivo ou médium, isto NÃO significa que esta pessoa seja um médium espírita, para o quê há critérios específicos que precisam ser considerados para que ele haja como um, e que é o único tipo de prática da mediunidade que um Centro Espírita ensina, que é baseado nos livros de Allan Kardec. Um médium espírita necessita continuamente educar-se na Doutrina Espírita, aceitar seus princípios e mudar seu comportamento de forma a ficar coerente com ela, o máximo que possa. A moralidade de um médium afeta intensamente a forma como sua faculdade será utilizada. Um dos princípios básicos que o Espiritismo ensina acerca da mediunidade é que seu principal propósito para os que a possuem, é o seu aperfeiçoamento moral. Em tempo, não queremos desencorajar os iniciantes do nosso Centro, mas envolvê-los em um processo de educação espírita suave, paciente e caridosa, especialmente se a pessoa nos busca sinceramente para aprender ou com problemas espirituais. Contudo, temos por dever ser cristalinos quanto aos princípios espíritas e o comportamento apropriado. Temos visto que eventualmente a pessoa decide por si mesma, após algum tempo, se deve ou não aceitar os princípios da Doutrina Espírita e também se ele ou ela deve aceitar as exigências necessárias para se tornar um médium espírita.


Some Who Come to Spiritist Centers

Written by Y. Limoges

This year our center celebrates its 27th year. Throughout these many years, when new people attend, they mostly come in search of the same things (to learn what Spiritism generally teaches, and/or, if we have mediums, so they perhaps can receive a spirit message).

Yet, we have noted different trends in WHAT some people specifically are trying to seek from us throughout the years.

Movies, TV shows and programs containing psychics and mediums, has widely exposed and somewhat “educated” people in general, about the existence of spirits, a spirit world, mediumship, reincarnation, and a host of other “so-called” paranormal phenomena. In addition, many recent polls have revealed millions of people in this country believe in these and many more now speak openly about them, even sharing their own personal experiences. Therefore, a long time ago, we had people who generally were doubtful about these things, now we have more that believe in them.

This being said it is not a surprise that many people have discovered or feel they can now reveal that they have their own psychic and/or mediumship abilities, as anyone can have them in various aptitudes. Also, I believe that since many have seen the excitement and rewarding experiences people have received from the work of psychics and mediums as portrayed on TV and movies, etc., some have decided they want to “develop” these faculties so they can do some of these things too (some with good and some with not-so-good motives, in our opinion). Therefore, we have had numerous requests (via email or by new attendees) regarding instruction for the development of mediumship (lately requests for “healing mediumship” has been especially popular). Let me mention that there exist many other types of classes and schools out there that teach these types of things, generally for payment.

On our website, we list a section entitled as “Spiritist Mediumship” for a specific reason. Although one may legitimately have the faculties of a psychic or medium, this does NOT mean that person will become a SPIRITIST MEDIUM for there are strict criteria that must be met to practice as one, and that is the only type of mediumship a Spiritist Center teaches which are based on the books of Allan Kardec.

A Spiritist medium has to continually educate him or herself in the Spiritism Doctrine, accept its principles and change one’s behavior to be in accord with it as much as possible. The morality of a medium has a tremendous affect on how the faculty can and will be used. One of the basic principles Spiritism teaches about mediumship is that its main purpose for one who has it, is for their own moral betterment first.

Yet, we do not want to discourage newcomers to our center and so this involves a process of gentle, patient and charitable Spiritist education, especially if a person sincerely comes to us to learn or with spiritual problems. Nevertheless, we must also be crystal clear about Spiritist principles and proper behavior. We have found that eventually the person decides for him or herself, after attending for awhile, whether to accept the tenets of the Spiritist Doctrine and also whether he or she can accept the demands required in becoming a SPIRITIST MEDIUM.

Espiritismo Comentado em Revista


A revista Universo Espírita tem publicado mensalmente alguns dos trabalhos publicados no Espiritismo Comentado, sempre inserindo novos comentários, ilustrações e informações adicionais. A revista de janeiro nos trouxe duas publicações: Denis e a Evolução e Dicas para Ler Livros Espíritas.

Universo Espírita magazine has published monthly some of "Espiritismo Comentado" posts. They always insert new comments, pictures and suplementar informations. January's magazine has published two posts: "Léon Denis and the spirit evolution" and "how to read spiritist books"


A conhecida Revista Internacional de Espiritismo de dezembro de 2008 publicou uma entrevista realizada por Júlia Nezu com o editor de EC. Ela trata da intolerância com o Espiritismo ao longo da História, no exterior e no Brasil, da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE, da tese Voluntários, e da Gestão dos Centros Espíritas. Confiram.


The known Spiritism International Journal (Revista Internacional de Espiritismo) published in 2008 december an interview done by Júlia Nezu with EC editor's. This interview is about intolerance against Spiritism at 19th and 20th century, in Europe and Brasil and about "Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE" a network based at internet in which participates researchers from Brasil and foreign countries. To finish it, Julia asked about Volunteers, a doctor's degree thesis defended at São Paulo University, and explores the management of spirit societies.