18.6.14

HEROÍNA SILENCIOSA




Em viagem de lua de mel, uma amiga querida foi conhecer Dona Yvonne. Era o início dos anos 80, e a grande médium fluminense viveria apenas mais um par de anos em seu corpo físico. Ela acolheu os recém-casados com cordialidade e conversaram muito sobre as atividades nos centros espíritas. Yvonne queixava-se de uma certa transformação dos grupos em clubes recreativos.

Eu já conhecia a obra da médium. O estilo vívido de Tolstoi através das mãos de Yvonne sempre me impressionaram muito. Os detalhes da vida na Rússia dos Czares, da igreja ortodoxa, do campesinato e da nobreza, fluem com vida incomum no texto de Ressurreição e Vida ou em alguns contos de Sublimação.

Esta semana recebi o livro do amigo Pedro Camilo, já publicado desde 2004 e em sua 5ª. edição, chegando aos 11 mil exemplares. Comecei a leitura dentro do CTI, em recuperação de uma pequena cirurgia que havia feito. As palavras se transformavam em imagens muito vivas, e entrei em uma oscilação psíquica que vai da recordação à imaginação ativa. Eu já havia lido quase todos os livros citados por Pedro, alguns diversas vezes, mas o seu texto admirado fez-me recordar. As passagens da vida de Yvonne foram misturadas e reorganizadas em uma linha singular, belíssima, porque a literatura mediúnica desta médium traz uma narrativa de muitas vidas.

Charles, Roberto de Canalejas, Victor Hugo, Denis, Bezerra, e muitos outros homens e mulheres espíritos povoaram meus olhos novamente. Os suicídios e suicidas, tratados como seres humanos e parceiros na via dolorosa da recuperação da alma que atentou contra sua própria vida, vidas a fio, como Camilo Castelo Branco, invadiram a baia de tratamento intensivo, com suas memórias. Yvonne consegue traduzir não apenas a dor, mas as cores, os cheiros, as visões, como se fôssemos todos expectadores, vendo e entendendo à luz do consolador.

Um técnico puxou conversa, no plantão interminável do tratamento intensivo e confessou-me: você não imagina quantas pessoas vêm parar aqui por atentar contra a própria vida, sem sucesso. Jamais havia pensado nisso. O sofrimento dos suicidas e dos familiares dos suicidas que falharam (felizmente) está impregnado naquelas paredes muito limpas e brancas. A dor deles é compartilhada pelos encarnados que cuidam dos corpos mutilados, ainda vivos, não se sabe por quanto tempo.

Os amigos dela também são meus amigos. Eu os conheci pessoalmente ou através do rastro de luz que deixaram no movimento espírita. Chico Xavier, Divaldo Franco, Carlos Imbassahy, Hermínio Miranda, Rizzini, Affonso Soares...

Pedro conta a história de um agricultor do interior do nordeste, perdido na capital por ter dado um passo em falso e vendido todas as suas posses em busca da esperança de um emprego que desse uma existência digna aos filhos e a ele mesmo. Desiludido, abandonado nas ruas, possivelmente atordoado com a fome e o frio dos filhos, veio-lhe à mente à ideia nefasta quando uma senhora de cabelos brancos puxou conversa. Que palavras diríamos a um homem sem futuro, só sofrimento, com uma ideia fixa na mente? Ela soube exatamente o que dizer e reacendeu-lhe a esperança, mais uma vez. Coisa perigosa para quem já chegou à beira do precipício. Ele escreveu, ante sua orientação uma carta nominal a uma diretora do Centro Espírita Yvonne Pereira, em Rio das Flores – RJ, terra natal de Yvonne. Num misto de admiração e espanto, os trabalhadores daquela casa conseguiram que ele voltasse à sua terrinha, espantados que em 1989, uma pessoa morta em 1984 pudesse fazer-se vista, ouvida e identificada em lugar tão remoto, atraída pelo socorro a um candidato ao suicídio de outro plano.

Eu saí do CTI cheio de vida e de amor à vida. Eu já conhecia a história e as histórias, mas foram contadas de forma tão bela que deu vontade de compartilhar com os leitores do EC.

14.6.14

ASSISTA A CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO 1o. ENCONTRO REGIONAL DA LIHPE - UBERABA-MG



Da direita para a esquerda: Alexandre Caroli, Cíntia Alves, Jáder Sampaio. Atrás: Ozíris Borges

O Prof. Adilson Assis fez gravações das palestras da manhã do 1o. Encontro Regional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, em Uberaba MG. Abaixo está incorporado a palestra de abertura, com duração de cerca de uma hora. As demais podem ser vistas em:


O caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade: http://youtu.be/LhVpUg_8KMw
Autoria, edição e veredicção: uma análise semiótica das cartas de Chico Xavier: http://youtu.be/mabS-NxOivo



11.6.14

HISTORIADOR DEFENDE DISSERTAÇÃO SOBRE O MÉTODO DE KARDEC



O Correio Fraterno fez uma entrevista com Marcelo Gulão, historiador, que defendeu este ano uma dissertação de mestrado sobre o método de Kardec. Como o tema é visto pela comunidade acadêmica? Confiram o trabalho da Eliana Haddad:

7.6.14

DR MARCH EM DOIS PLANOS






Alexandre Rocha
Edições FEERJ
160 páginas
14 x 21 cm
ISBN: 85-98419-01-X



O professor Eugène Enriquez, em conferência na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG provocou a todos o que o assistiam, quando afirmou que o brasileiro não conhece a sua história. Passada uma década indignada, após ler a mais recente biografia sobre o Dr. March, escrita pelo editor da Lachâtre, começo a dar-lhe razão, ainda que a contragosto.

Fosse um filme, seria difícil de ser classificado. Aparentemente parece-se com um documentário, mas flui de forma tão natural e desperta tantos sentimentos no leitor, que talvez fosse um drama ou, quem sabe, um filme de aventuras. Discreto, Rocha aparece pouco na sua narrativa, comenta pouco. Quem pensa que o estilo biográfico é um texto chato, onde se enaltecem os feitos e se descreve a obra de uma pessoa importante, pode ir mudando os conceitos.

Alexandre obteve e utilizou um número razoável de documentos, livros, teses, entrevistas, produções mediúnicas e material obtido em periódicos científicos e jornalísticos. Não é uma tarefa fácil, reunir informações de um brasileiro do século XIX.

O livro é um passeio pelo Brasil Império, ambienta-se inicialmente na região de fazendas que se tornaria Terezópolis. George March, pai do biografado, é de uma personalidade ímpar. Português, descendente de ingleses, casado com Dona Inácia, afro-brasileira, decide construir uma confortável sede de fazenda em uma região até então erma. Tão notória é a sua fazenda, que a nobreza e a elite da capital do império viaja até lá para hospedar-se e usufruir da companhia do anfitrião e das delícias que pode proporcionar uma propriedade luxuosa em região serrana.

Há um sonoro silêncio em torno da pessoa de Dona Inácia, cuja influência não pode ter se reduzido à cor da pele do biografado. Como se deu a união? Como as elites fluminenses e as autoridades estrangeiras reagiram a este relacionamento? Inácia faleceu antes de George March? Nada disto parece ter chegado às mãos do autor, que diante da falta de informações, nada pode escrever.

Ao redor da fazenda, o tempo passa e com ele segue a história. A mansão, que tem vida breve no pequeno livro, vai da glória às ruínas. Do pedido de visita do próprio imperador (1830) à morte do proprietário (1845) o biógrafo encontra sutilezas da relação entre Brasil e Inglaterra e traz à luz os problemas de herança. Vendida a fazenda, nasce Terezópolis, toma cena a questão Christie, um litígio entre imperadores e o pequeno Guilherme de seis anos fica aos cuidados de tutores no Rio de Janeiro.

Aos quinze anos, o jovem Guilherme estuda medicina e aos vinte e um anos defende tese doutoral, como era exigido à época, graduando-se em medicina.

Alexandre compara o jovem Dr. March a Francisco de Assis. Tivesse ele nascido na Úmbria no século XIX, já teria sido objeto de filmes, livros e talvez da devoção popular italiana. Como Francisco, ele adota um estilo de vida devasso na juventude, que só teve fim após uma enfermidade progressiva, possível seqüela da sífilis, doença que vai fazendo perder a mobilidade corporal aos poucos.

A dor e o fim da herança paterna fizeram-no mudar o estilo de vida, o que Rocha encontra em correspondência a Dias da Cruz.

De formação tradicional, o Dr. March abandonaria a medicina chamada alopática pelos homeopatas para direcionar sua clínica por esta última. Como se deu esta mudança? Silêncio. Nosso biógrafo, contudo, conseguiu levantar toda a publicação clínica nos Anais de Medicina Homeopática do Instituto Hahnemanniano do Brasil, sua atuação nesta instituição, suas descobertas e lutas. Confesso que fiquei assombrado com a comunicação do Dr. March, já sexagenário, na qual ele apresenta melhoras oftalmológicas significativas de presbiopia e vista cansada com o uso de uma certa substância dinamizada, antecedida por uma irritação do globo ocular semelhante a uma conjuntivite, bem aos moldes da teoria homeopática.

As emoções se multiplicariam nos capítulos seguintes. Residindo em Niterói, o médico e cientista, com anuência de toda a sua família, inicia seu apostolado na medicina. Médico de todos, do povo e das elites desiludidas com a medicina tradicional, o Dr. March não apenas atende sem perceber remuneração, como monta uma farmácia homeopática em casa, para distribuir medicamentos ao povo e alberga aos que vêm de longe, incapazes de voltar a casa. Diagnosticando a fome, ele tira dos seus para tratar aos desconhecidos que o procuram. Quando questionado pelos filhos, ele lhes ensina o Evangelho.

Eleito vereador, continua pobre. Eleito juiz, continua justo. Continua médico. Continua filantropo. Deixa de ser vereador e juiz. Não abandona a caridade. Continua espírita. E os casos vão ganhando vida com a pena do autor, sucintos, rápidos, mas cheios de emoção. A comunidade se incomoda com o estado da residência do Dr. March e faz um movimento para adquirir-lhe uma nova casa. Falecem-lhe os filhos e a companheira, mas não lhe faltam forças para acolher, tratar e curar. E os casos impressionam.

Neste ínterim, o Brasil se torna república. A armada se revolta e uma de suas naves de guerra dispara tiros contra o Rio de Janeiro e Niterói. Os March se refugiam, mas a caridade continua, uma caridade tão comovente quanto a saúde popular no Brasil que finda o século XIX e inicia o século XX.

Quando finalmente a doença o impede de locomover-se e fica no leito, não se sabe em que estado de consciência, diferentes médiuns fluminenses começam a emitir receituário homeopático assinando G. March. Evidências de comunicação mediúnica entre vivos?

O médico deu seu último suspiro em 1922. A prefeitura de Niterói assume as custas do enterro e fica em luto por 48 horas. Uma multidão acompanhou o féretro até o cemitério do Maruí. O governador do Estado do Rio de Janeiro se faz representar. Catulo da Paixão Cearense lhe escreve uma poesia. Gilberto Freire faria constar seu nome em um de seus livros.

A segunda parte é uma coletânea de mensagens dadas pelo Dr. March a três médiuns: Telma Pereira, Raul Teixeira e Solange Pessa. Nesta parte o biógrafo se cala totalmente, apenas transcreve.


Alexandre Rocha escreveu um texto limpo, que emociona, quem sabe consiga trazer de volta Dr. March das brumas do esquecimento?

4.6.14

É POSSÍVEL CONCILIAR SAÚDE E ESPIRITUALIDADE EM PESQUISA ACADÊMICA?



O NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde) da Universidade Federal de Juiz de Fora, vem realizando pesquisas sobre sua linha central. Na tentativa de comunicar seus trabalhos com a sociedade como um todo, eles iniciaram um projeto chamado TV NUPES, que são apresentações curtas com as questões que eles têm desenvolvido, entrevistas com convidados (alguns internacionais) entre outras iniciativas. Embora não estejam tratando diretamente do espiritismo em muitos dos seus trabalhos, seus temas são do interesse da comunidade espírita, então vamos divulgá-los no Espiritismo Comentado.

Este vídeo de quatro minutos é o primeiro de uma série que mostra alguns mitos ligados à conciliação entre ciência, espiritualidade e religião. 






Outros vídeos da TV Nupes podem ser vistos em  http://www.youtube.com/user/nupesufjf

3.6.14

400



Termópilas, hoje.


Lembram-se da batalha das Termópilas? 300 espartanos liderados por Leônidas agruparam cerca de 7000 gregos e detiveram um exército de 300 mil persas durante um bom tempo.

Bem, chegamos a 400. Na verdade 400 mil acessos, desde 2008, embora estejamos no ar desde março de 2007. Vale a pena comemorar, não é mesmo? Um blog espírita atraindo 400 mil leituras? Quero agradecer a quem tem acompanhado e ouvir sugestões para o futuro. 

1.6.14

RECORDAÇÕES DE MODESTA



Foto: Sanatório Espírita de Uberaba


Livro: Recordações de Modesta
Autor: Iracy Cecílio
Editor: INEDE
223 páginas
16 X 22,5
ISBN: 9788589038218
1a. Edição
2007

A memória espírita não se esvanece porque algumas editoras e pessoas insistem em preservar o pouco que resta do passado com seus esforços pessoais. Mesmo sem formação em história ou sem qualquer curso formal sobre preservação da memória, surgem voluntários a abrir mão de suas horas de descanso em iniciativas que possibilitam às novas gerações não perder as “picadas” que foram abertas na mata pelos pioneiros.
Maria Modesto nasceu em 1899, no mesmo ano em que Freud escreveu a “Interpretação dos Sonhos”. Filha de espíritas, padeceu aos 18 anos de uma enfermidade que foi diagnosticada como grangrena por um facultativo da capital mineira, associada a perturbação mental que os espíritas identificaram como obsessão. A família evitou a cirurgia e, mesmo sob advertência médica, levou-a a Sacramento, onde foi tratada por Eurípedes Barsanulfo, à base de desobsessão, passes e água fluidificada no período de 18 dias. Seguiu-se a educação mediúnica e, em breve, estaria psicografando. Ela seria intermediária das prescrições médicas dos espíritos, prescrições corretas, para o desespero do Pai da Psicanálise.
Estivesse viva, seria levada pelo Prof. Cléber de Aquino, da USP, para ensinar aos alunos de Administração sobre empreendedorismo. Ainda em 1917 ela foi aceita como sócia no Centro Espírita Uberabense, em 1919 fundou o “Ponto Bezerra de Menezes”, onde realizava reuniões mediúnicas e reuniões públicas três vezes por semana, passados nove anos, lançou a pedra fundamental do Sanatório Espírita, sob a inspiração do presidente desencarnado da FEB. O Sanatório foi construído em cinco anos, e, em breve, seria dirigido pelo Dr. Inácio Ferreira. Diariamente Maria Modesto passaria a colaborar com o funcionamento do sanatório, seja através dos eventos sociais, seja através do exercício da mediunidade, no auxílio à desobsessão, e nas comunicações de espíritos superiores, como é o caso do próprio Dr. Bezerra de Menezes.
A vida como médium foi marcada por eventos comprobatórios, como a previsão da volta e fim trágico de Vargas ao poder, feita em 1945, pelo espírito de Frei Ângelo.
Em 1940, a médium-empreendedora funda a União da Mocidade Espírita de Uberaba, instituição que apoiaria durante o curso da vida. Em 1949 ela fundaria o Lar Espírita, entidade de amparo à criança.
Há ligações de Maria Modesto com a maçonaria, visto que ela ajudou a construir a Loja Maçônica Estrela Uberabense.
Maria Modesto desencarnou em 1964 na triste aurora dos anos de chumbo.
O livro, na verdade, é uma compilação de documentos. Os primeiros capítulos são memórias biográficas escritas por diferentes autores, entre eles o filho Erasmo. A segunda parte (embora o livro não esteja dividido assim) contém a transcrição de mensagens, inicialmente tendo Maria Modesto como médium e depois como personagem, através de outros médiuns e muitas vezes com narrativa de outros espíritos.
A parte final do livro narra casos pitorescos (como não poderia faltar a um livro mineiro de memórias), relatos e ensaios, geralmente escritos póstumos que oradores e escritores espíritas de destaque fizeram, focalizando partes ou sínteses de sua biografia.
O livro foi bastante enriquecido com fotografias de época, nas quais se vê Dona Modesta em diversos momentos da vida, as instituições que ela ajudou a construir e os seus familiares.
Esta é uma primeira iniciativa, ainda superficial. Cabe às novas gerações dar continuidade ao trabalho de Iracy, resgatando a contribuição da mediunidade de Dona Modesta ao pensamento espírita, e aprofundando em sua personalidade e nas suas relações com os atores sociais de sua época, antes que a poeira do tempo cubra de vez as suas heranças.


27.5.14

QUANDO OS ESPÍRITAS SE ENCONTRAM COM A SOCIEDADE




O movimento espírita de Juiz de Fora realizou neste último sábado o 9º. Fórum Espírita. Seiscentas pessoas, aproximadamente, acomodaram-se confortavelmente no salão do Clube Tupi, para debater com três conferencistas sobre o tema morte.
A entrada, em uma grande antessala, onde também foram servidos os coffee-breaks chamava a atenção pelo clima de reencontro e alegria. Pessoas das mais diferentes casas espíritas da cidade participaram da organização e muitas pessoas de fora, beneficiaram-se do evento. 



Uma exposição de fotos das casas espíritas da cidade compôs um grande painel, onde alguns participantes paravam para identificar as sua ou trocar lembranças com outros interessados.

Fui apresentado a uma simpática pesquisadora que chegou recentemente da Alemanha, e que fez parte da equipe que investigou o funcionamento cerebral de médiuns pintores, com neuroimagem. Vi a juventude e a seriedade da colega, e recordei-me de quando era mais jovem, tentando provocar os médicos  espíritas da época a estudarem com eletroencefalografia o transe mediúnico. À época eles julgavam a técnica pouco produtiva, mas o avanço da tecnologia, aliado à coragem acadêmica, nos presentearam com novos horizontes para a investigação da mediunidade e do espírito.



A palestra da manhã, feita pelo Dr. Alexander Moreira-Almeida, médico psiquiatra, apresentou o método de Kardec para a pesquisa da vida após a morte e as pesquisas que se fazem em nosso tempo de hoje. Rica em citações e referências, abriu um universo de leitura para quem deseja informar-se mais das tentativas do homem retirar o véu que cobre o segredo da grande viagem. As perguntas iniciaram-se ligadas ao tema, mas em pouco tempo o público dirigiu questões para o psiquiatra, esquecendo-se do tema central do fórum, mas procurando ouvir algo sobre suas dores e conflitos íntimos.



À tarde, apresentamos um trabalho sobre o processo de morrer e os relatos dos espíritos, colhidos pela mediunidade dos colaboradores de Kardec, pelas pessoas que informaram Camille Flammarion e pelos espíritos que continuam usando a psicografia hoje como canal de comunicação entre dois mundos. Temas diversos, como as mortes violentas, e dentre elas o suicídio, foram tratadas e tocaram as pessoas. O caso de Daniela ilustrou bem este tema nada fácil. Lembrei-me dos estudos que papai fazia sobre o tema, décadas atrás e da curiosa desencarnação de minha avó, que compartilhei com o público. Papai estaria presente? Se estivesse sentiria um pouco de nostalgia dos tempos de trabalho com o movimento espírita e lembrar-se-ia das muitas vezes que estivemos juntos ao redor do tema da morte e do morrer.

As perguntas foram francas, diretas e algumas, apesar do nosso apelo ao público, muito pessoais. Enquanto algumas perguntas vinham direto do intelecto, outras vieram diretamente do coração dolorido pela perda ou pelo sofrimento. Perceber o caráter consolador do espiritismo é tocante. Agradeço à ajuda de dois mundos pela inspiração das respostas. Sozinho não conseguiria perceber o significado profundo das perguntas que chegavam aos borbotões.



Após a palestra dirigimo-nos a uma mesinha simpática, para autografar  os nossos O observador e outras histórias e Casos e descasos na casa espírita. Os interessados formaram uma fila, sempre recebidos pela Julieta, nosso “anjo da guarda”, para autógrafos. Rapidamente, nos abraçavam, contavam suas histórias, trocavam impressões. Víamos pessoas de diversos lugares, presentes por diversos motivos, interessados em romper com o tabu, e algumas delas em lidar com as dores, as perdas de seres muito queridos que as anteciparam na grande viagem.

A fila continuava mesmo com o final do intervalo, o que não nos possibilitou assistir ao trabalho de Angélica Maia, sobre “educação para a morte”. Impossível deixar as pessoas que nos procuravam e que esperavam pacientemente sua hora de colher o autógrafo e compartilhar alguma coisa. Terminada a fila, outro compromisso. Uma entrevista para a tradicional revista “O médium”, que tantas histórias e reflexões trouxe ao movimento espírita ao longo de muitas décadas. Há um projeto de voltar a imprimi-la. Seguiu-se diálogo rico, com um jornalista bem informado e perspicaz. A palestra da Angélica ficou mesmo para uma próxima oportunidade.



As pessoas encomendaram os DVDs do evento e pude abraçar ainda uma família querida meio belorizontina e meio juiz-forana, que participava entusiasmada da organização do evento. O fórum será levado a outros, que não puderam estar presentes.



Perdoe o leitor por tantas observações pessoais, mas penso que só assim poderia transmitir o sentido de um evento  tão trabalhoso como este, que envolve tantos trabalhadores voluntários e participantes. Meses de organização se justificam, não apenas pelo conhecimento que se veicula, mas pelo encontro, esta coisa tão fora de moda, tão ofendida pela comunicação rápida dos tablets e celulares.

10.5.14

DESENCARNA LUCIANO DOS ANJOS (03/05/2014)



Não conheci pessoalmente o Luciano dos Anjos. Tive um contato breve, cordial e distante, pela internet. Eu havia escrito um trabalho sobre a identidade de André Luiz, mostrando a falta de evidências para a tese de ele ser Oswaldo Cruz ou Carlos Chagas (este último, conhecido pessoal da minha família). Luciano defendia outra identidade para André Luiz. A partir deste contato, vez por outra, Luciano dava notícias e de ordinário envolviam polêmicas.

Apaixonado pelo espiritismo e defensor das ideias de J.B. Roustaing, Luciano tinha um verbo forte, era conhecido pelos textos duros que publicava, doesse a quem doesse. Após afastar-se da FEB, com o final da gestão de Armando de Oliveira Assis, que admirava, ele trabalhou muitos anos em um pequeno grupo de estudos, que denominou “Grupo dos Oito”.

Da sua produção bibliográfica, “O atalho” é um livro curioso, no qual faz uma análise pessoal do movimento espírita e das instituições espíritas contemporâneas. Como era amigo das polêmicas, defendeu ideias próprias, independente da organização do movimento.

Fez uma defesa contundente da mediunidade de Divaldo Franco, no seu livro “A anti-história das mensagens co-piadas”.  Outro livro importante, no qual participou como personagem central e coautor, foi “Eu sou Camille Desmoulins”, no qual ele participa de sessões de regressão de memória e passa a relatar uma suposta encarnação passada como um dos atores sociais de destaque na Revolução Francesa. As sessões foram conduzidas por Hermínio Miranda, que gravou e analisou os resultados da hipnose induzida por passes.

Uma de suas últimas ações de notoriedade pública foi uma ação que moveu contra a mudança do estatuto da Federação Espírita Brasileira, que iria, entre outras transformações, retirar um parágrafo que colocava como papel da federativa a “obrigatoriedade do estudo dos Quatro Evangelhos” [de Roustaing]. Ele alegou que se tratava de uma cláusula pétrea, não podendo ser retirada dos estatutos, mas a última informação que recebemos foi de um acórdão do Tribunal de Justiçado Rio de Janeiro posicionando-se à favor das mudanças do estatuto pela assembleia, como se pode ler no link a seguir: http://www1.tjrj.jus.br/gedcacheweb/default.aspx?UZIP=1&GEDID=00048D6CB18F2361140253909B2FF41A8298C502352D0804


Luciano publicou alguns livros sobre Roustaing, como “Jean-Baptiste Roustaing - O Missionário da Fé” e “Para entender Roustaing”. Ele tem alguns títulos de lançamento previsto para 2014, esperamos que a desencarnação não impeça que estes trabalhos venham à luz. Sua personalidade ímpar deixou marcas no movimento espírita brasileiro, desejamos que ele encontre o apoio espiritual que merece na nova vida que inicia e dirigimos à família um abraço afetuoso.

7.5.14

O PERÍODO RELIGIOSO




Dezembro de 1863. Allan Kardec dava mostras de alguma tristeza quando publicou  “Período de Luta” na Revue Spirite. Os últimos anos não haviam sido fáceis. Após o acolhimento inicial de seu primeiro livro espírita, diversos grupos começaram a se organizar pela Europa ou a enviar correspondências para o autor da boa notícia. Queriam trocar informações, queriam orientações de funcionamento, queriam diálogo. Os anos subsequentes ao abril de 1857 foram muito frutuosos, e ele havia revisto e ampliado “O livro dos espíritos”, publicado um livro introdutório para os iniciantes, impresso um guia, espécie de manual, que explicava o que é mediunidade e como organizar sessões experimentais. Sua maior realização, entretanto, havia sido a publicação de uma revista mensal, para a qual não faltavam assinantes de diversas partes do continente e fora dele.

Após o sucesso inicial do Espiritismo, termo que ele cunhou para distinguir a doutrina desenvolvida em diálogo com Espíritos que comunicavam através de médiuns, Kardec começou a enfrentar as críticas e até pequenas agressões verbais que surgiam de diferentes segmentos da sociedade. A princípio ele acreditava que o estudo científico-filosófico da vida após a morte poderia ser uma alternativa ao desgastado pensamento religioso, e que religiosos de diversas designações poderiam se interessar e tornarem-se estudiosos dos ensinamentos espirituais.

A igreja, contudo, havia dado o que considerava ser um golpe de misericórdia na doutrina nascente: inserira no index prohibitorum seus dois livros mais populares, fechando as portas do Espiritismo aos católicos fiéis. A Europa, contudo, já não era mais o grande feudo cultural do século XVI, e os livros continuavam sendo procurados, as assinaturas continuavam chegando, a correspondência aumentava.

Após tanto desgaste pessoal, e diante do aumento de trabalho, entrevendo a dificuldade das instituições antigas reverem seus dogmas e abrirem mão de seu poder secular, Kardec comunica em apenas uma linha que reveria a linha de trabalhos adotada até então:

“A luta determinará uma nova fase do Espiritismo e levará ao quarto período, que será o período religioso.” 

Em apenas quatro meses, um novo livro seria publicado: Imitação do evangelho segundo o espiritismo, que na segunda edição já apresentava o título que o transformaria no livro mais vendido de Kardec nas terras brasileiras, ao longo dos séculos XX e XXI. Kardec começa a publicar sobre o cristianismo e o Cristo, dando bases a uma proposta ética do movimento nascente.


Dali para o futuro, todos os livros passariam a tratar diretamente dos ensinamentos de Jesus à luz do conhecimento espírita. Estava consolidado o período religioso.

2.5.14

PRIMEIRO ENCONTRO REGIONAL DA LIHPE - UBERABA-MG


Local: Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba-MG
Data: 17 de maio de 2014 - das 8:30 às 17:30 horas
Coordenação: Prof. Ozíris Borges Filho
Organização: PET-Letras da UFTM e Coordenação da LIHPE

Trabalhos já confirmados

Dr. Alexandre Caroli Rocha - O Caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade
Ms. Cíntia Alves Silva - Autoria, edição e veridicção: uma análise semiótica das cartas de Chico Xavier
Dr. Jáder Sampaio - Pesquisas Atuais sobre a mediunidade
Dr. Ozíris Borges Filho - O lá e cá de Augusto dos Anjos
Dr. Adilson Assis - Uma leitura espírita do diálogo "Íon" de Platão
Mestrando Luiz Fernando Bandeira de Melo - Religião e mediunidade de Sócrates em Platão
Tatiana de Souza F. Marchesi - A espacialidade em Nosso Lar
Rodrigo Junqueira Souto - A construção do espaço em "A Casa do Escritor", de Patrícia

Taxa de inscrição: 25 reais


Mais informações podem ser obtidas em:
http://erlihpeminas.blogspot.com.br/
http://lihpe.net

28.4.14

O SLIDE QUE FALTOU...




No seminário "Mecanismos da Mediunidade", realizado no último sábado, mencionei uma imagem que explica a diferença entre vidência e clarividência na obra de Allan Kardec.

André Luiz usa apenas a palavra clarividência, ou sua equivalente, clariaudiência, para referir-se à faculdade dos médiuns videntes ou audientes.

Allan Kardec, contudo, estudou os fenômenos sonambúlicos, comuns nos meios do magnetismo animal, existentes na França de sua época. Uma das faculdades que o sonâmbulo, levado a este estado de hipnose ou magnetismo, podia apresentar, era o fenômeno da clarividência. Neste caso, um fenômeno que hoje chamamos de anímico, ou da própria alma do sujeito magnetizado. Concluindo, havia a palavra clarividência, usada para, por exemplo, percepção de fatos à distância. Kardec cita no vocabulário espírita do primeiro Livro dos Médiuns que a clarividência sonambúlica era sinônimo da palavra lucidez.

O sonâmbulo, contudo, era um estado de transe profundo (Kardec usa a palavra crise, porque parece que transe não era uma palavra utilizada pelos magnetizadores àquela época). Vimos no seminário que Charcot, professor de Freud, por exemplo, descrevia três estados de transe profundo em seus pacientes na Salpetrière: letargia, catalepsia e sonambulismo. 

Os magnetizadores, contudo, também conheciam pessoas que tinham percepções visuais sem os olhos, sem, no entanto entrarem em transe profundo. Isso era chamado de dupla vista.

Quando Kardec estudou os fenômenos mediúnicos, ele encontrou médiuns capazes de perceber espíritos e o mundo dos espíritos nestas duas condições: em transe profundo (que ele chama de crise passageira) ou em estado de vigília. A faculdade dos médiuns que percebem os espíritos sem as alterações próprias do sonâmbulo, Kardec denomina de "vidência mediúnica". Os que entram em um estado alterado de consciência, semelhante em alguns pontos ao sono, mas diferente em outros (anestesia de membros do corpo, capacidade de reagir a sugestões sem acordar, etc.) têm sua faculdade denominada pelo codificador como "clarividência mediúnica". 

Publiquei este trabalho completo no livro "O transe mediúnico e outros estudos", em 1999, que teve apenas 50 exemplares. Ele trata do conceito de vidência e clarividência em diversos autores espíritas ou não. A parte que trata do conceito em Kardec está publicada no Boletim GEAE, com as transcrições dos trechos dos livros de Kardec que demonstram a explicação acima.




23.4.14

VAGAS DE DESISTÊNCIA NO SEMINÁRIO "MECANISMOS DA MEDIUNIDADE"

Com algumas desistências que aconteceram nos últimos dias, temos pouco mais de uma dezena de vagas para o seminário "Mecanismos da Mediunidade, a ser realizado na Associação Espírita Célia Xavier" em Belo Horizonte. Interessados podem se inscrever no e-mail desaecx@gmail.com. As vagas serão preenchidas pela ordem de submissão e confirmadas aos remetentes. 

Informem:

Desejo participar do Seminário "Mecanismos da Mediunidade"

Nome:
E-mail:
Local que frequenta:



14.4.14

O OBSERVADOR E OUTRAS HISTÓRIAS



Uma jovem com anorexia...
Um sacerdote envolvido no poder temporal...
Um negro que lutou na Revolução Farroupilha...
Um policial, membro de grupo de extermínio...
Uma professora falecida em acidente de carro...
Uma médium espiritualista de outro país...
Um evangélico que expulsou a filha de casa...
Uma mulher que viu nascer um centro espírita no interior...
Um espírita da Espanha do século XIX...
Uma mulher negligenciada pelo marido...

O que aconteceu após sua morte?


Instituto Lachâtre
http://www.lachatre.com.br/loja/o-observador-e-outras-historias.html

Livraria Candeia

11.4.14

UM NOVO DESAFIO PARA A EVANGELIZAÇÃO INFANTIL





Vinícius, autor importante do espiritismo brasileiro, gostava muito de uma expressão latina: “res, non verba”, que significaria “coisas, e não, palavras”. Trazendo para o contexto da evangelização da infância e da juventude, vejo como desafio importante e inadiável a forma como organizamos nossas aulas.

Na universidade em que trabalhei, o conceito de disciplina foi transformado em “atividade acadêmica”. Na prática, mais que o nome, esta mudança permitiu que diversas atividades de formação dos alunos que antes não eram computadas, passassem a ser consideradas importantes e reconhecidas para o seu percurso. Participação em grupos de estudo, ser membro de projetos de pesquisa, estágios, vivências profissionais, participação em congressos e eventos técnicos; isto e muito mais passou a ser passível de reconhecimento, cômputo e registro para o histórico escolar e a formação de um aluno, porque a aprendizagem não se dá apenas no espaço da sala de aula, com exposições e provas.

Penso que é necessária uma expansão do conceito de evangelização infantil para que se possa construir um novo conceito, no qual o aluno se envolve mais com as atividades propostas. Desde a metade do século 20, a literatura especializada de evangelização infantil tem sido muito voltada a uma lógica de aula de evangelização que envolve a seguinte estrutura: abertura, exposição (explicação de conceitos) ou história, atividade de fixação, encerramento. Algumas aulas sequer contam com atividades de fixação, algumas vezes realizando atividades desligadas do conteúdo da aula (um desenho para colorir, por exemplo, para crianças menores).

Quando pensamos nas crianças de classe média em geral, elas têm uma vivência escolar e um acesso à informação diferenciado do que tínhamos na nossa infância. Desde jovens aprendem a buscar a informação na internet, gostam de jogos computadorizados, têm acesso à televisão de uma forma mais ativa (podem escolher programas em uma grade imensa das televisões pagas, podem baixar filmes e programas da internet, etc.) estão expostos a metodologias de ensino de pedagogia de projetos e construtivistas, embora ainda tenham a velha e boa aula expositiva, dialogada ou não.  Nas escolas, usam-se filmes, reportagens televisivas, visitas a museus e outras formas de apoio à educação.


Já passou da hora de diversificarmos os métodos de aprendizagem, repassando às turmas um papel mais ativo e interessante de acesso ao conhecimento espírita. 

Eu gostaria de abrir um espaço no Espiritismo Comentado para que os evangelizadores possam repassar suas experiências bem sucedidas de situação dos alunos, crianças e jovens, na condição de atores ativos na construção do seu próprio conhecimento. Os interessados podem escrever suas histórias para espiritismocomentado@gmail.com, e, se possível, com uma fotografia que a ilustre.

5.4.14

FICOU MAIS FÁCIL LER OS LIVROS DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO




A Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) é uma rede de pesquisadores que produzem e divulgam conhecimento ligado ao pensamento espírita. 


Ficou mais fácil adquirir os livros da Série Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo. Os livros estão sendo distribuídos pela Candeia: 

http://www.candeia.com (atenção, não digite br ou vai cair em outra editora)

Para acessar o catálogo, digite o nome dos livros no instrumento de procura, no alto da página.

Procure também os livros da Coleção Espiritismo na Universidade: Voluntários, Unir para Difundir, O movimento espírita pelotense, Fogo Selvagem - Alma Domada e Ser Voluntário - Ser Realizado.






Boa leitura!

2.4.14

Alma, Espíritos e espírito: qual a diferença para Allan Kardec?


Ilustração de Gustave Doré de A Divina Comédia. Dante e Virgílio estão no sexto ciclo.

Um dos temas que costumam causar polêmica na obra de Kardec é a dupla definição de espírito/Espírito que ele faz em “O livro dos espíritos”.

Na questão 23 ele define espírito (com e minúsculo) como o “princípio inteligente do universo”. Esta definição não constava da primeira edição do livro, bem como a discussão sobre Deus, espírito e matéria (questão 27), na qual Kardec tenta distinguir “o princípio de tudo o que existe, a trindade universal”.

Essa trindade assemelha-se à de um dos autores espirituais de “O livro dos espíritos” quando encarnado: Platão. Ele propõe como trindade o demiurgo (o criador do mundo), a matéria e as ideias puras.  

Observa-se que neste início do livro, Kardec define espírito “em princípio” ou como princípio, não como ente.  Este “princípio inteligente do universo” não existe separado da matéria, embora possa estar ligado a uma forma material tão sutil, que para nós “é como se não existisse” (questão 186)

Prosseguindo , ele faz uma nova definição na questão 76, mas agora está falando dos Espíritos, com a letra “e” maiúscula. Estes, sim, são entes, seres que se encontram na natureza, no mundo espiritual, como define Kardec.  Ele define, portanto, como “seres inteligentes da criação” e ainda redige uma nota que os leitores desavisados costumam não dar muita atenção: “A palavra Espírito é empregada aqui para designar as individualidades dos seres extracorpóreos, e não mais o elemento inteligente do universo”.

Neste momento, Kardec passa a tratar dos seres humanos desencarnados, que existem no mundo espiritual com um períspirito que os delimita à percepção dos demais e dos médiuns. Perceba o leitor que, a partir da questão 76, ele passa a usar a palavra Espírito com maiúscula, mesmo quando ela aparece no meio da frase, para deixar claro que não está se referindo ao princípio inteligente, mas aos seres inteligentes.

Uma curiosidade: na primeira edição de O Livro dos Espíritos, Kardec usa sempre a palavra francesa esprit ou esprits com letra minúscula. Na segunda edição é que encontramos a distinção de esprit e Esprit ou Esprits. Confiram no site do IPEAK:



Por fim resta-nos distinguir Espíritos de almas. Kardec emprega a palavra Espírito para tratar dos desencarnados e alma  (questão 184) para tratar do Espírito dos encarnados.

Concluindo:

O espírito é um elemento universal, de essência distinta da matéria (e de Deus, obviamente)

Os Espíritos são seres inteligentes, desencarnados, que só existem ligados a um envoltório semimaterial denominado períspirito.


As almas são os Espíritos encarnados.

31.3.14

ESGOTADAS AS INSCRIÇÕES DO SEMINÁRIO "MECANISMOS DA MEDIUNIDADE"


Esgotaram-se as inscrições do Seminário Mecanismos da Mediunidade, antes da data prevista. Confirmaram presença membros das seguintes sociedades espíritas listadas abaixo:


Associação Médico-Espírita de Minas Gerais
Casa do Caminho - Sabará 
Casa Espírita Chico Xavier     
Casa Espírita Francisco de Assis             
Casa Fraterna Irmão Ismael
Centro Espírita Jesus de Nazaré - Oliveira/MG
Centro Espírita André Luiz
Centro Espírita Casimiro Cunha
Centro Espírita Divino Mestre - S. José dos Campos/SP
Centro Espírita Irmão Mateus
Centro Espírita Luz e Humildade            
Centro Espírita Manoel Felipe Santiago
Centro Espírita Maria de Nazaré  
Centro Espírita Oriente – Grupo da Fraternidade Irmã Scheilla
Fraternidade  Espírita Irmãos Jacó e Mateus
Fraternidade Espírita Irmão Glacus                      
Fraternidade Luz e Esperança 
Fraternidade Maria Quitéria da Luz
Fundação Espírita Cárita
GEFA - Contagem/MG
Grupo da Fraternidade  Espírita Francisco de Assis
Grupo Emmanuel
Grupo Espírita Allan Kardec
Grupo Espírita da Fraternidade Albino Teixeira
Grupo Espírita Raios de Luz - Lagoa Santa/MG
Grupo Espírita Virgílio Pedro de Almeida
Hospital Espírita André Luiz           
INEDE
Sociedade Espírita Allan Kardec - Montes Claros-MG       

União Espírita Mineira

Sejam todos bem-vindos!


29.3.14

QUEM EVANGELIZA NÃO IMPROVISA!



As atividades de formação da evangelização infantil devem ser planejadas com antecedência, e não improvisadas, semana a semana. O que isso significa?

  1. Uma visão de todo, ou seja, uma escolha de temas e assuntos adequados às idades, que possibilitem a aquisição de uma visão de todo do espiritismo e uma reflexão dos conflitos e problemas que se enfrenta no desenvolvimento infantil e nos relacionamentos.
  2. Um plano de temas para o respectivo ano, não tão fechado que exija um assunto por aula, nem tão amplo que deixe os evangelizadores à deriva nos interesses de sua turma.
  3. Um planejamento de tarefas concomitantes às atividades dentro de sala: a turma de 11 e 12 anos de nossa casa, por exemplo, auxilia anualmente o preparo da festa junina, visita outras unidades de evangelização infantil (nossa casa tem unidades em três cidades), participa de uma atividade anual na qual os próprios alunos apresentam trabalhos que prepararam em grupo, em casa, reúnem-se uma vez ao ano na casa dos evangelizadores para ver um filme, comentar e divertirem-se.
  4. Um planejamento anterior, e de preferência coletivo, das aulas. Temos dois ou três voluntários por sala de aula de evangelização, por pura necessidade. Como é uma atividade voluntária, é preciso que não seja pesada aos responsáveis. Isso significa que eles serão responsáveis por uma ou duas aulas por mês, o que diminui a carga de preparo das aulas. Contudo, precisam reunir-se para que as aulas não fiquem desarticuladas, e para que a experiência de todos seja computada na elaboração das aulas.
  5. Um acerto prévio da logística: que material será necessário levar para a sala de aula? Como fazer o transporte dos alunos? Como obter autorização dos pais para atividades externas? Divulgaremos os aniversários dos alunos?
  6. Projetos de ação mais estrutural: há modificações e demandas que podem ser conversadas com as diretorias dos centros espíritas para serem implantadas em médio prazo (a construção de uma área ao ar livre para atividades, por exemplo, a obtenção de mobiliário adequado às crianças, a instalação de redes de wi-fi para a evangelização, aquisição de data-shows e monitores de televisão, a criação de espaços de leitura de literatura infantil nas bibliotecas, etc.)
  7. Avaliação das aulas: depois de realizada a aula ou conjunto de atividades, atingiram-se os objetivos? Houve entendimento do tema? Houve tematização de vivências da realidade dos participantes? Houve problemas com algum aluno? Alguma estratégia de ensino-aprendizagem foi inadequada ou mal executada? Como fazer melhor da próxima vez?

Por tudo isso, aquela ideia infeliz de procurar na internet uma aula pronta na véspera do dia do encontro da turma, ou de chegar esbaforido no centro espírita para ver o que poderia ser usado para a aula, deve ser evitada a todo custo, para que um trabalho seja efetivo e prazeroso para todos.