2.8.13

RESPONDER OU NÃO RESPONDER, EIS A QUESTÃO.



Em tempos de conectividade global, facebook e outros instrumentos de comunicação simultânea, um texto do século XIX enviado pela jornalista Eliana Haddad pareceu-me imensamente sensato. O autor? Allan Kardec, o fundador do espiritismo na França. Vocês acham que este texto continua contemporâneo?


Polêmica Espírita

Allan Kardec


Várias vezes já nos perguntaram por que não respondemos, em nosso jornal, aos ataques de certas folhas, dirigidos contra o Espiritismo em geral, contra seus partidários e, por vezes, contra nós. Acreditamos que o silêncio, em certos casos, é a melhor resposta. Aliás, há um gênero de polêmica do qual tomamos por norma nos abstermos: é aquela que pode degenerar em personalismo; não somente ela nos repugna, como nos tomaria um tempo que
podemos empregar mais utilmente, o que seria muito pouco interessante para os nossos leitores, que assinam a revista para se instruírem, e não para ouvirem diatribes mais ou menos espirituosas. Ora, uma vez engajado nesse caminho, difícil seria dele sair, razão por que preferimos nele não entrar, com o que o Espiritismo só tem a ganhar em dignidade. Até agora só temos que aplaudir a nossa moderação, da qual não nos desviaremos, e jamais daremos satisfação aos amantes do escândalo.

Entretanto, há polêmica e polêmica; uma há, diante da qual jamais recuaremos: é a discussão séria dos princípios que professamos. Todavia, mesmo aqui há uma importante distinção a fazer; se se trata apenas de ataques gerais, dirigidos contra a Doutrina, sem um fim determinado, além do de criticar, e se partem de pessoas que rejeitam de antemão tudo quanto não compreendem, não merecem maior atenção; o terreno ganho diariamente pelo
Espiritismo é uma resposta suficientemente peremptória e que lhes deve provar que seus sarcasmos não têm produzido grande efeito; também notamos que os gracejos intermináveis de que até pouco tempo eram vítimas os partidários da doutrina pouco a pouco se extinguem. Perguntamos se há motivos para rir quando vemos as idéias novas adotadas por tantas pessoas eminentes; alguns não riem senão com desprezo e pela força do hábito, enquanto muitos outros absolutamente não riem mais e esperam. Notemos ainda que, entre os críticos, há muitas pessoas que falam sem conhecimento de causa, sem se darem ao trabalho de a aprofundar. Para lhes responder seria necessário recomeçar incessantemente as mais elementares explicações e repetir aquilo que já escrevemos, providência que julgamos inútil. Já o mesmo não acontece com os que estudaram e nem tudo compreenderam, com os que querem seriamente esclarecer-se e com os que levantam objeções de boa-fé e com conhecimento de causa; nesse terreno aceitamos a controvérsia, sem nos gabarmos de resolver todas as dificuldades, o que seria muita presunção de nossa parte. A ciência espírita dá os seus primeiros passos e ainda não nos revelou todos os seus segredos, por maiores sejam as maravilhas que nos tenha desvendado. Qual a ciência que não tem ainda fatos misteriosos e inexplicados? Confessamos, pois, sem nos envergonharmos, nossa insuficiência sobre todos os pontos que ainda não nos é possível explicar. Assim, longe de repelir as objeções e os questionamentos,
nós os solicitamos, contanto que não sejam ociosos, nem nos façam perder o tempo com futilidade, pois que representam um meio de nos esclarecermos.

É a isso que chamamos polêmica útil, e o será sempre quando ocorrer entre pessoas sérias que se respeitam bastante para não se afastarem das conveniências. Podemos pensar de modo diverso sem, por isso, deixar de nos estimarmos. Afinal de contas, o que buscamos todos nessa tão palpitante e fecunda questão do Espiritismo? O nosso esclarecimento. Antes de mais, buscamos a luz, venha de onde vier; e, se externamos a nossa maneira de ver, trata-se apenas da nossa maneira de ver, e não de uma opinião pessoal que pretendamos impor aos outros; entregamo-la à discussão, estando prontos para a ela renunciar se demonstrarem que laboramos em erro. Essa polêmica nós a sustentamos todos os dias em nossa Revista, através das respostas ou das refutações coletivas que tivemos ocasião de apresentar, a propósito desse ou daquele artigo, e aqueles que nos honram com as suas cartas encontrarão sempre a resposta ao que nos perguntam, quando não a podemos dar individualmente por escrito, uma vez que nosso tempo material nem sempre o permite. Suas perguntas e objeções igualmente são objeto de estudos, de que nos servimos pessoalmente, sentindo-nos felizes por fazer com que nossos leitores os aproveitem, tratando-os à medida que as circunstâncias apresentam os fatos que possam ter relação com eles. Também
sentimos prazer em dar explicações verbais às pessoas que nos honram com a sua visita e nas conferências assinaladas por recíproca benevolência, nas quais nos esclarecemos mutuamente.

Revista Espírita - Novembro de 1858
Publicação da FEB

1.8.13

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO 9o. ENLIHPE - SÃO PAULO


Espiritismo e Ciência

PROGRAMAÇÃO – 24/08/13

Sábado

8h00 - Recepção, credenciamento e entrega de material
8h30 - Prece de Abertura
8h35 - Palavras iniciais: LIHPE / CCDPE-ECM – Marco Milani e Júlia Nezu
8h45 - Lançamento do livro (8º ENLIHPE) – Jáder Sampaio
9h00 - Tema 1: Uma investigação estilística sobre uma peça musical atribuída ao Espírito de Wolfgang Amadeus Mozart - Érico Bomfim
9h20 - Perguntas e comentários
9h35 - Tema 2: Anália Franco e a “obra” espírita: o nascimento dos primeiros asilos ou abrigos espíritas para a infância no Brasil - Alexandre Ramos de Azevedo
9h55 - Perguntas e comentários
10h10 - Intervalo (com visita à sala de pôsteres) e mesa de autógrafos: Livro do ENLIHPE
10h40 - Tema 3: Espiritismo e métodos de pesquisa em ciências hermenêuticas e fenomenológicas - Jáder Sampaio
11h00 - Perguntas e comentários
11h15 - Tema 4: Terceiro Setor e Fundamentos da Doutrina Espírita - Daniella Leite
11h35 - Perguntas e comentários
12h00 - Lançamento de periódico (JEE) e discussão sobre a divulgação científica – Alexandre Fontes da Fonseca
12h20 - Orientações gerais e intervalo para o almoço e visita à sala de pôsteres
13h45 - Atividade artística
14h00 - Convidado 1: O que é pesquisar a sobrevivência? Sílvio Seno Chibeni
14h50 - Perguntas e comentários
15h05 - Convidado 2: As provas da sobrevivência Ademir Xavier Jr.
15h55 - Perguntas e comentários
16h10 - Intervalo (com visita à sala de pôsteres)
16h30 - Apresentação: Victor Hugo Não Morreu - Uma Abordagem Inédita - Washington Fernandes
16h50 - Perguntas e comentários
17h05 - Encerramento das atividades do dia

Domingo

8h00 - Assembleia da LIHPE
9h00 - Prece de Abertura e comentários gerais
9h05 - Lançamento do livro (Col. Espiritismo na Universidade) – Nadia Luz / Yuri Gaspar
9h20 - Tema 5: Geografia(s) do mundo espiritual - Chrystiann Lavarini
9h40 - Perguntas e comentários
9h55 - Apresentação de livro: O observador e outras histórias. Jáder Sampaio
10h15 - Intervalo (com visita à sala de pôsteres) e mesa de autógrafos
10h45 - Tema 6: Reencarnação: uma associação entre o mito de Er e o Espiritismo - Kátia Penteado
11h05 - Perguntas e comentários
11h20 - Tema 7: A confessionalidade espírita em Instituições de Ensino Superior: um estudo comparativo - Marco Milani
11h40 - Perguntas e comentários
11h55 - Homenagem a Hermínio C. Miranda. Alexandre Rocha
12h15 - Comentários finais e prece de encerramento
12:30 - Almoço de confraternização

30.7.13

COLEÇÃO ESPIRITISMO NA UNIVERSIDADE LANÇARÁ QUINTO LIVRO NO 9o. ENLIHPE



Ser voluntário, ser realizado é o quinto livro da Coleção Espiritismo na Universidade, organizada pelas Dras Nadia Luz e Cléria Bueno, com direitos autorais doados para o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro; a Casa de Eduardo. Agradecemos à Universidade de Franca - UNIFRAN pela parceria neste projeto.

Trata-se da dissertação de mestrado de Yuri Elias Gaspar, doutorando do programa de pós-graduação em psicologia da UFMG. Ele estudou voluntários em uma casa espírita de Belo Horizonte, empregando a fenomenologia como abordagem teórico-metodológica.

Orientado pelo Dr. Miguel Mahfoud, conhecido autor da psicologia e da fenomenologia da experiência religiosa, editor da conceituada revista Memorandum.

O lançamento está programado para o 9o. ENLIHPE, em São Paulo, nos dias 24/25 de agosto. Posteriormente já está sendo agendado um lançamento na UFMG, em Belo Horizonte. Aguardem!

A foto da capa é do Prof. Rubens Romanelli, trabalhador espírita da União Espírita Mineira, e professor da saudosa Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da UFMG.

25.7.13

METADES ETERNAS E AFINIDADE ENTRE ESPÍRITOS



Platão foi um dos expositores do mito dos andróginos no livro “O Banquete”.

A história narrada por ele trata de seres criados com duas cabeças e oito membros, que se insurgiram contra os deuses do Olimpo e tentaram vencê-los em batalha. Zeus resolveu dividi-los ao meio, e desde então uma metade estaria em busca da outra, que lhe completaria.

Este mito dava sentido, na cultura grega, à ligação afetiva entre as pessoas, à homo e à heterossexualidade, ao prazer sexual e à ligação amorosa profunda. Como todo mito, fala do ser humano, de seus sentimentos, do fenômeno humano e lhes dá uma explicação simbólica, nada lógica, muito menos científica.

Diante de uma nova realidade, a vida após a morte e a reencarnação, Kardec não se furtou a perguntar aos espíritos se este mito não teria algum fundamento.  Em “O livro dos espíritos”, nas questões de 291 a 303, ele questiona se não haveria na criação dos espíritos algum fenômeno como o descrito no mito grego.


“298. As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá?

“Não; não há união particular e fatal, de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade.”

19.7.13

CAIRBAR SCHUTEL NA TELEVISÃO





A TV local da região de Matão fez um programa sobre Cairbar Schutel. Extenso e um pouco repetitivo (na questão da caridade, que é enfatizada diversas vezes), o vídeo, contudo, recupera a memória de um espírita que se tornou uma ponte entre o espiritismo europeu e o brasileiro, em uma época de limitações e dificuldades.

Por uma série de ações, Cairbar é visto como um empreendedor da caridade, capaz de realizar projetos audaciosos e de agrupar em torno de si trabalhadores idealistas e dedicados.

Sua obra continua sendo lida e discutida nos dias de hoje, sua editora continua dando sua contribuição ao movimento espírita e seus projetos ainda ressoam e granjeiam parceiros, décadas depois de sua desencarnação.

É difícil crer que a carta de Bozzano enviada por ele a Getúlio tenha acalmado a sanha do ditador em controlar os espíritas e todos os grupos que fossem vistos como uma ameaça a seu governo, como relata um dos seus historiadores, mas é interessante saber que de sua forma, ele não cruzou braços ante a perseguição feita ao movimento espírita.

Recomendo conhecermos este homem e seu trabalho.

16.7.13

PESQUISADORES NORTE-AMERICANOS ESTUDAM MÉDIUNS

Julie Beischel (PhD) e Gary Schawrtz (PhD) publicaram em 2007 na revista Explore, os resultados de uma pesquisa com médiuns de base experimental.

OBJETIVO DA PESQUISA

Eles buscavam produzir “novas evidências que consideram a possibilidade de que informações acuradas de uma pessoa amada falecida de um consulente possa ser obtida com confiabilidade na pesquisa de médiuns sob condições experimentais altamente controladas que efetivamente eliminam explicações convencionais (clássicas).” Em outras palavras, saber se médiuns produzem conhecimento verificável não atribuível à leitura à frio e à telepatia, principalmente.

MÉTODO

Para fazer o seu trabalho desenvolveram uma metodologia “triplo cego”. Na pesquisa deles eles evitaram o contato entre o consulente (sitter), o pesquisador e o médium, para evitar que os médiuns fizessem a leitura à frio (cold reading) (identificar sinais conscientes e inconscientes que as pessoas fazem quando recebem informações certas ou erradas) e que houvesse telepatia entre o assistente de pesquisa e o médium. O esquema abaixo sintetiza o procedimento adotado:




O procedimento é complexo. Basicamente se obteve voluntários no meio universitário que perderam pessoas queridas e anotou-se o nome da pessoa, que foi fornecido ao médium, por um assistente de pesquisa. O médium produz mensagens atribuídas à pessoa.

Outro assistente transcreve a mensagem e a formata, para que o consulente possa analisar seu conteúdo. Ela se torna uma espécie de lista de informações a serem classificadas segundo uma escala que varia de 0 a 6.

A nota 6 significa “mensagem excelente, incluindo aspectos expressivos da comunicação, com nenhuma informação essencial incorreta”.

A nota 0 significa “nenhuma informação ou comunicação correta.”

Cada uma das notas intermediárias tem um significado próprio (chamamos em psicometria de escala ancorada comportamentalmente).

Os pesquisadores agruparam os consulentes em pares. Chega às mãos deles duas mensagens. Eles devem escolher a que mais se aplica a cada um deles (isoladamente, pelo que pude perceber) e pontuar a mensagem que ele considera ser da pessoa falecida e a que ele considera não ser da pessoa falecida.

RESULTADOS

Seis dos oito médiuns produziram mensagens com pontuação superior à das mensagens-controle e dois deles não conseguiram fazer isso. Três deles produziram informações muito fiéis, dois deles produziram informações medianas e não houve resultado reverso (a avaliação da mensagem do espírito identificado ter pontuação inferior à do outro espírito avaliado).

A média de avaliação das mensagens direcionadas foi significativamente superior à da pontuação atribuída aos controles (3,56 em 6 contra 1,94 em seis). Para quem entende de estatística, eles forneceram os desvios-padrão, os níveis de significância, os tamanhos de efeito e a probabilidade de replicação, ou seja, não dá para explicar como erro amostral ou fragilidade da técnica estatística utilizada para comparação de médias.

DISCUSSÃO

Os autores entendem que sua metodologia elimina as hipóteses de telepatia e de leitura à frio (cold reading), por isolar completamente o médium e a mensagem do consulente (sitter).

Eles obtém não apenas evidência de obtenção de conhecimento real pelos médiuns, como estabelecem resultados que contribuem para o estudo da faculdade mediúnica e da falibilidade dos médiuns.


Penso que precisamos conhecer melhor os novos trabalhos sobre mediunidade que estão sendo produzidos no exterior.

FONTE:

BEISCHEL, Julie, SCHWARTZ, Gary. Anomaloues information reception by research mediums demonstrated using a novel triple-blind protocol. Explore. USA: v. 3, n. 1, p. 23-27.

doi:10.1016/j.explore.2006.10.004

Resumo de Jáder Sampaio. Leiam o artigo completo.

13.7.13

AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER


Cristiana Grumbach e a capa do DVD

Freud dizia que o inconsciente é atemporal. Ele certamente esbarrou na capacidade que todos temos de reviver o que nos é marcante emocionalmente. Há situações que ficam intactas na mente, não importam os anos.

Este foi um dos primeiros impactos que tive ao assistir o documentários "As Cartas de Chico Xavier", que já pode ser comprado (talvez há muito tempo...) nas lojas que comercializam DVDs. Não foi caro (bem mais barato que um almoço em família num restaurante), e comprei junto com "E a vida continua".

O projeto de Cristiana é muito audacioso. Em vez de fazer algo para o grande público, ela focaliza mães e pais que tiveram seu sofrimento minorado ao receber notícias dos filhos que se foram, através do lápis de Chico Xavier.

O que pude ver são pessoas simples, doídas, algumas delas parecem ter elegido o cuidado dos filhos como seu trabalho mais importante, sua razão de ser, e foram colhidas com a dor da perda. Ao sofrerem mais uma vez, diante das câmaras, elas revivem a perda, sem conseguir ocultar emoções, e  algumas confessam o atordoamento da perda de sentido de viver. Como Cristiana optou pelo silêncio ao fundo, em vez de música, as palavras das mulheres e homens, os cortes, as letras de letreiros que espelham o conteúdo das mensagens do Chico soam amplificadas. Ela fez uma peça de arte que ressoa no fundo da alma.

Chamou-me a atenção as explicações, os sentidos criados para a perda, alguns deles, ante meus ouvidos de psicólogos, soaram como schematas, frases feitas no meio social que são raptadas pelos sujeitos para explicar, mas que não brotam do seu interior. Do interior brota a dor, a falta, a tristeza, que insistem em não passar nos momentos da entrevista, mas que se tornaram plataforma para uma nova construção, que infelizmente Cristiana não explorou.

Os depoimentos e as cartas em si são um material riquíssimo para a compreensão da mediunidade, e da precariedade do médium ante os destinatários. Quantas vezes o Chico fala de pessoas que são desconhecidas aos seus interlocutores, que recebem com desconfiança as informações, para apenas depois encontrarem a verdade da fala. Fico pensando quantas pessoas não teriam buscado o Chico e jogado fora informações valiosas, que ele próprio não tem como detalhar ou fundamentar. A intuição mediúnica parece ser uma faculdade desamparadora para o médium, a exigir confiança e risco de falibilidade.

Fiquei um pouco cansado após algumas entrevistas, mas eu não conto. Creio que este é um material riquíssimo para ser apresentado publicamente nos centros espíritas, antes das reuniões públicas. Penso que deveria ser passado um depoimento por reunião. Eles despertarão o interesse por um conhecimento mais substancial do espiritismo, apesar do risco de algumas pessoas quererem buscar médiuns-carteiros do mundo dos espíritos.

Agradeço ao Ademir Xavier a dica silenciosa do filme. Ele não sabe, mas no trabalho de revisão da bibliografia do mais novo trabalho dele, que será publicado no 9o. ENLIHPE, encontrei esta pedra preciosa.



12.7.13

CONHEÇA OS EXPOSITORES DE TRABALHOS DO 9o. ENLIHPE



Expositores já confirmados para o 9o. ENLIHPE

Ademir Xavier Júnior
Físico, Mestre e Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor pelo Laboratório Nacional de Luz Síncronton e Universidade de Freiburg, Alemanha. Pesquisador Sênior do Centro de Pesquisas Avançadas Werner Von Braun.

Alexandre Fontes da Fonseca
Físico, Mestre e Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo e pela University of Texas em Dallas. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Alexandre Ramos de Azevedo
Pedagogo. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professor do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Chrystiann Lavarini
Geógrafo. Mestrando em Geografia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador dos Grupos Geomorfologia e Recursos Hídricos, Geoquímica Ambiental e do Centro de Estudos em Geomorfologia da UFMG.  

Daniella Francisca Soares Silva Leite
Administradora. Especialista em Finanças pela Fundação Dom Cabral. Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Estudos Administrativos – FEAD. Consultora de Gestão Empresarial.

Érico Tourinho Bomfim
Bacharelando em piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vencedor da categoria solo VI do concurso nacional de piano Cora Pavan Caparelli. Pesquisador sobre a médium Rosemary Brown.

Jáder dos Reis Sampaio
Psicólogo e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor aposentado da UFMG.

Katia Regina Fernandes Penteado
Jornalista pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. Especialista em Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Sócia da empresa Vetor de Comunicação Especializada.

Marco Antonio Figueiredo Milani Filho
Economista. Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor pela Carleton University (Canadá) e pela Universidad de Salamanca (Espanha). Professor da UniversidadePresbiteriana Mackenzie.

Ozíris Borges Filho
Graduado em Letras pela Universidade de Franca. Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e do programa de mestrado da Universidade Federal de Goiás.

Sady Carlos de Souza Júnior
Licenciado em Filosofia. Especialista em Ciências Sociais e Agrárias pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo. Analista Acadêmico da Universidade de São Paulo.

Silvio Seno Chibeni
Filósofo. Bacharel e Mestre em física, Doutor em lógica e filosofia da ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutor pela Universidade de Paris 7. Professor livre docente do Departamento de Filosofia da UNICAMP.

Washington Luiz Nogueira Fernandes

Advogado. Procurador do Estado de São Paulo. Pesquisador de Filosofia e Sociologia Jurídica. Membro fundador do Museu Espírita de São Paulo. Biógrafo de Divaldo Pereira Franco.


9.7.13

DESENCARNA HERMÍNIO MIRANDA


Hermínio (05/01/1920 - 08/07/2013)

"O pássaro agora voa liberto. Nós, que não mais podemos vê-lo, já sentimos saudades do seu canto."

Jáder Sampaio

Na década de 80 a União Espírita Mineira, em associação com a Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte, trouxe três estudiosos do espiritismo para um seminário sobre mediunidade. Jorge Andréa dos Santos, Suely C. Schubert e Hermínio C. Miranda.

Hermínio estava incomodado com o púlpito. Não era expositor, dizia, apenas escritor. Assentado, com um maço de páginas nas mãos, começou a ler seu discurso. E que discurso! Superado o impacto inicial de ouvir uma leitura, as palavras dele criavam vida após sair do papel. Eram tantas informações e com tanta elegância, que eu me dividia entre as anotações furiosas que fazia e a atenção necessária para acompanhar cada nuance, cada expressão, cada frase. Se ele temia o público, arrisco minha opinião póstuma: ele fez bonito!

Hermínio era reservado, tinha uma personalidade anglo-saxônica. A esposa completava-lhe o que lhe faltava. Recordo-me dela expansiva, simpática, calorosa. Os dois formavam um belo casal, cada um admirado por suas qualidades díspares.

Hermínio já era nonagenário, com extensa contribuição ao espiritismo e ao movimento espírita. Durante anos manteve uma coluna no Reformador, chamada "Lendo e Comentando". Ela trouxe aos trópicos de forma sistemática o que se pesquisava sobre comunicação dos espíritos e reencarnação nas terras anglófonas. Creio que das páginas do Reformador saiu o material para a composição dos livros "Sobrevivência e Comunicabilidade dos Espíritos" e "Reencarnação e Imortalidade".

Um de seus trabalhos sistemáticos foi com o atendimento aos espíritos. Apesar da personalidade reservada, ele mostrava um senso de percepção incomum e uma capacidade de diálogo transformadora. Como gravasse seus atendimentos, pode nos oferecer uma quadrilogia de livros intitulada "Histórias que os espíritos contaram", hoje publicada pela editora Correio Fraterno. A teoria do seu trabalho diferenciado, no qual incluiu técnicas dos magnetizadores do século XIX, encontra-se em dois livros: Diálogo com as sombras (FEB) e Diversidade dos Carismas (Lachâtre).

As incursões pelo magnetismo não se restringiram ao mundo das sombras, e ele fez sessões de regressão de memória com algumas pessoas. Luciano dos Anjos foi um sujet pleno de recordações da França revolucionária, que ele registrou no livro "Eu sou Camille Desmoulins", publicado em 1989, no bicentenário da revolução francesa, com uma explicação do autor que assegurava não ter podido publicar antes, e não estar se aproveitando das comemorações. Para quem agora escreve, seria uma simetria histórica.

Simetria histórica é um dos conceitos que ele desenvolveu e que foi empregado em muitos dos seus livros. As Marcas do Cristo (FEB), é um exemplo deste tipo de trabalho, no qual Hermínio compara a personalidade e história de Paulo de Tarso com a de Martinho Lutero. Este conceito seria empregado pela Dra. Nadia Luz, em sua tese de doutoramento em história, publicada na coleção Espiritismo na Universidade.

As biografias foram também uma de suas paixões. Ele publicou diversas, recuperando para o movimento espírita personalidades que passariam despercebidas nos dias de hoje, apesar de sua relevância. Guerrilheiros da Intolerância (Lachâtre), Hahnnemann, apóstolo da medicina espiritual (CELD), O pequeno laboratório de Deus (Lachâtre) e Swedenborg, uma análise crítica, são alguns dos exemplos.

Um de seus interesses era com a psicologia, na sua interseção com os fenômenos espirituais. Um de seus livros neste campo tornou-se best seller: Nossos filhos são espíritos (Lachâtre). Autismo, uma leitura espiritual (Lachâtre) e Condomínio Espiritual (Lachâtre) são alguns dos trabalhos com este perfil.

Creio que um dos temas que mais o intrigava era a transformação do cristianismo. Ele contribuiu com Os cátaros e a heresia católica (Lachâtre), Cristianismo, a mensagem esquecida (Lachâtre), Candeias da noite escura (FEB) e O evangelho gnóstico de Tomé (Lachâtre).

Das traduções, sua obra prima, é A história triste, de Patience Worth, que desenterrou do esquecimento juntamente com Memória Cósmica, cuja tradução está perdida em seu hard-disk.

Os livros do egito, que povoa suas recordações de além cérebro, o Edwin Drood, o livro de Dickens completado pela mediunidade e igualmente desenterrado por Hermínio, O processo dos espíritas, que reconta a injusta perseguição da sociedade francesa a um dos continuadores de Kardec, Leymarie, e muitos e muitos livros que não vou ficar citando, trazem seu nome e são frutos das suas horas de trabalho sério.

Voa, meu amigo, voa. Vai conhecer novos mundos, recordar mais vivências, reviver os tempos do Cristo. Voa bem alto, para que um dia possa retornar falando das luzes e do futuro.


8.7.13

GRUPO MEU CANTAR ESTÁ COLOCANDO NO FORNO UM NOVO PROJETO



O Grupo Meu Cantar já produziu uma série de CDs deliciosos com música de temática espírita. Meu favorito, devido às apresentações do Coral Pedro Helvécio há décadas, é o "Para Ter a Vida".

Eles agora estão com um novo projeto, que é o Canção da Mocidade. Como são muito ligados no meio artístico, montaram um site que vai mostrando como o projeto está se desenvolvendo. http://www.cancaodamocidade.com.br/

Gostaria de chamar a atenção do leitor para o projeto. Eles estão fazendo uma campanha para conseguir recursos para fazer a gravação com a qualidade devida. O projeto tem uma meta financeira a ser atingida e deixa de forma bem transparente as despesas orçadas. Dá para ver que não é algo fácil de se fazer, para fazer direito.

Vamos contribuir? Eles estão fazendo uma vaquinha digital.



6.7.13

FORMAÇÃO DE GRUPOS PARA O ENLIHPE



Nos dias 24 e 25 de agosto acontecerá em São Paulo o 9o. ENLIHPE. A inscrição para o evento, que contempla dois almoços e três lanches, o livro "O Espiritismo na Atualidade" (trabalhos selecionados do 8o. ENLIHPE), CD com resumos dos trabalhos do 9o. ENLIHPE e kit de participação no evento será de R$110,00 para quem fizer no ato da inscrição, mas ainda há a possibilidade de conseguir um desconto para o valor de R$80,00, se houver a inscrição de grupos de no mínimo 5 pessoas até 31 de julho.
 
Considerando a cobertura com alimentação (o CCDPE contrata um prestador de serviços para fazê-la),  acho a taxa bem razoável.
 
Gostaria de contatar interessados de Belo Horizonte em participar do evento para fazermos um grupo de cinco ou mais. Eu já comprei passagens, mas há também a possibilidade de viajar de van, o que diminui bem os custos. Enviem e-mail para sampaiojader@gmail.com
 
A programação está bem interessante, teremos a presença já confirmada dos doutores Silvio S. Chibeni, professor da Unicamp, e Ademir Xavier, para tratar de temas ligados à epistemologia e metodologia do espiritismo (o caráter científico). Há outros trabalhos aprovados sobre o tema, o que assegurará um evento bem rico.
 
Recomendo os interessados de outras cidades a fazer o mesmo. Vamos encher a porta do CCDPE de vans de todo o Brasil...

3.7.13

O FLAGELO DE HITLER



Este livro foi meu companheiro por alguns dias. Minha filha, ao encontrá-lo caído no banco do carro, passou a mão sobre a capa e comentou: - "o sangue gruda na mão."  De fato, há sangue que não se lava com facilidade da alma.

O romance é uma ficção de Albert Paul Dahoui, e fico incomodado  em comentá-lo, por se tratar de um suspense, e temer estragar a experiência do leitor ir descobrindo a narrativa.

É daqueles livros de linguagem simples, narrativa rápida, capítulos pequenos, descrições econômicas e poucas incursões psicológicas no mundo dos personagens. Delicioso de ler, ele gruda nos olhos e não tarda em intrigar o leitor. Eu estava em uma época difícil de ler, devido às obrigações, mas sempre que tinha um tempinho abria o pequeno volume. 

O universo da cidade do Rio de Janeiro está impregnado na narrativa e nos personagens, chegando a ficar até um pouco caricatural, mas muito familiar a quem já esteve ou vive por lá. 

A maior contribuição do autor está na reflexão sobre o mundo dos portadores de AIDS (ou SIDA), que continuam sofrendo em silêncio na nossa sociedade, uma vez passado o modismo. Uma pena ele ter situado o romance no início da  AIDS no Brasil, porque outros problemas afetam aos pacientes crônicos que dependem de remédios de alto custo: há uma luta muda entre o estado e as necessidades dos pacientes. A indústria farmacêutica desenvolve novos medicamentos, mais eficientes no tratamento de certas doenças e comorbidades, mas os burocratas do Estado empregam estratégias de procrastinação da liberação dos remédios, temendo a perda de controle sobre os orçamentos. Estou passando por isso agora.

Se você trabalha com visitação a hospitais, possivelmente fará uma incursão na alma dos visitados, que nunca fez antes. Via de regra, o que se imagina ser consolo ou ajuda, às vezes é falta de conhecimento.

É quase genial a descrição crua que ele faz do preconceito. Ele mostra como este se baseia em atos simples, e imensamente dolorosos para quem sofre. Ele se esconde na borda dos ouvidos, e se perpetua em rede. 

A incursão pelo universo do centro espírita é deliciosa. Lembrou-me muito a comunidade espírita do Rio e de Niterói, com quem já tive boa ligação no passado. O autor não se furta a fazer algumas críticas, sempre na narrativa e nas relações entre os personagens. Gosto da humanização que ele faz dos espíritas. Eles não se tornam heróis "a priori", mas pessoas em luta com seus impulsos e lutas interiores, potencializadas quando em comunidade. Ele consegue tematizar muito bem os conflitos de decisões em sociedades espíritas.

Não sei o que aconteceu com o final do livro, mas me pareceu "guilhotinado", isto é, terminou de forma muito abrupta para o meu gosto. Não dá para escrever sobre isto sem atrapalhar ao leitor, então fica o desafio de ter que ler para conversarmos (em modo privado...).

Alguns pontos vão de encontro com o que eu já estudei sobre os campos de concentração, temos algumas diferenças quanto à visão de espiritismo (quem não tem pontos de vista?), mas é uma leitura não só deliciosa, como necessária.

Chamo a atenção do leitor para os personagens do plano espiritual. Dahoui parece herdar o que há de melhor na narrativa de André Luiz, reescrevendo em uma linguagem dos nossos dias. Não apenas recomendo, como convido o leitor do EC que gosta de literatura espírita a degustá-lo.

Título: O Flagelo de Hitler
Autor: Albert Paul Dahoui
4a. Edição
218 p.
Editora: Lachâtre

28.6.13

MARCHA TRIUNFAL DO ESPIRITISMO?



CD do Meu Cantar que tem o Hino ao Espiritismo de Kerensky



Desde muito jovem aprendi  a cantar e tocar no violão (coisa que não faço mais, por respeito ao público) o "Hino ao espiritismo", composto por Nelson Kerensky. Hoje ouvi o belo arranjo feito pelo grupo Meu Cantar, e fiquei curioso. Quem seria o autor?

Saí em busca na internet e encontrei um exemplar do jornal O Trevo, de março de 2009. contendo uma pequena biografia.

"Nelson Kerensky Paes Barreto. 

Desencarnou em 03/08/1973, em Itajaí-RJ, tendo nascido em 14/04/1918, em Campina Grande (PB). Além de ter seguido a carreira militar, onde se reformou no posto de major, fez curso para engenheiro químico industrial e mais tarde engenharia econômica. Apreciador da música, em parceria com Macedo, compôs também a Marcha Triunfal do Espiritismo. Foi um dos fundadores da União Hospitalar Gratuita, em 1952, em Volta Redonda- RJ.

Foi um grande divulgador do Espiritismo, no Rio de Janeiro e em Recife." (p. 15)

Descobri também que há uma fundação com o nome dele, mas não encontrei mais informações sobre esta organização. Na internet consta um Nelson Kerensky Paes Barreto Filho que se encontraria na Guiana Francesa, mas não consegui contato.

Fiquei pensando: quem conhece a "Marcha Triunfal do Espiritismo"? Vamos descobrir e divulgar esta canção?

16.6.13

SUELY E CHICO XAVIER



A União Espírita Mineira promoveu, neste semestre, uma semana sobre Chico Xavier. Uma das palestrantes era Suely Caldas Schubert.

Suely conviveu pessoalmente com o Chico, conhecia-o bem. Que abordagem ela faria para homenagear o amigo?

Chegamos atrasados, o pequeno auditório da Olegário Maciel transbordava, mas conseguimos, mercê de almas boas, um assento nas últimas fileiras.
Cansada, a expositora parecia recuperar-se de uma enfermidade, mas falava com a clareza e a didática de sempre. Auxiliada por uma apresentação composta pelas informações vitais de sua palestra, ela começou a falar da produção mediúnica do Chico.

Aos olhos da expositora, a produção do Chico tem dois momentos: os livros de Pedro Leopoldo e os livros de Uberaba. Em Pedro Leopoldo temos as obras mais densas e em Uberaba sua mediunidade muda de foco, voltando-se ao consolo dos familiares que se foram.

Suely deixou de lado os livros de mensagens, que são geralmente agrupamentos de páginas esparsas e deu atenção maior aos livros de estudos, aos ensaios doutrinários e aos romances de Emmanuel.

Aos poucos foram desfilando as obras que comemoram o centenário dos livros de Kardec, os trabalhos mais densos de Emmanuel, os livros de André Luiz, os livros de comentários sobre passagens evangélicas do inseparável guia, os livros de Humberto de Campos, o Parnaso, os romances de Emmanuel...
Os livros me eram velhos conhecidos. O Consolador, Paulo e Estêvão, No Mundo Maior, Emmanuel, Parnaso de Além-Túmulo, Boa Nova, Contos e Pontos... Casa livro que ela citava remetia-me a um texto, uma passagem, um episódio, uma bela poesia.

Percebi que Chico e seus Espíritos foram meus companheiros de viagem, que estavam sempre presentes ao largo da minha vida. Foram bons companheiros! Mesmo quando eu discutia com eles, estavam lá, pacientes, explicando com clareza suas opiniões, remetendo-me ao estudo da obra de Allan Kardec.

Suely tem razão. Devemos fazer um esforço para que estes livros não sejam esquecidos, mais que isso, para que possam ser companheiros de viagem da geração nova que está chegando, ávida de conhecimento.

13.6.13

ENTREVISTA COM ALEXANDRE FONTES DA FONSECA SOBRE O JORNAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS



O Espiritismo Comentado entrevistou Alexandre Fontes da Fonseca, físico, editor do Jornal de Estudos Espíritas, recém-lançado.

EC -  Alexandre, já existem muitos jornais e revistas espíritas no Brasil. Por que vocês estão publicando mais uma?

ALEXANDRE - Realmente existem muitos periódicos espíritas no Brasil, porém com características diferentes entre si. Alguns há que permitem a submissão de artigos em qualquer época do ano (ou o que chamamos de fluxo contínuo); outros oferecem maior número de páginas para os artigos; outros aplicam o chamado método de análise por pares, para verificar a validade do conteúdo dos artigos; outros abrem espaço para artigos de pesquisa, de modo a contribuir com o aspecto progressista do Espiritismo, etc. Porém, não há nenhum jornal ou revista que reúna todas essas características num só periódico espírita. Então, o JEE propõe uma metodologia editorial que é muito similar aos métodos aplicados em revistas científicas internacionais para seleção e avaliação de artigos de pesquisa. Dessa forma, acreditamos que não iremos competir com os periódicos já existentes, mas abrir um novo espaço para uma nova classe de artigos.


EC - Qual é a diferença entre o JEE e o Reformador, por exemplo?


ALEXANDRE -  Em resumo as principais diferenças são: 

a) adoção completa do método de análise por pares, isto é, não apenas os artigos submetidos serão encaminhados para leitura e parecer de um ou mais pareceristas, mas os pareceres serão enviados para o(s) Autor(es) e este(s) terão a oportunidade de corrigir o artigo e/ou responder às críticas feitas pelos pareceristas.

b) maior espaço para publicação de artigos, isto é, não há, em princípio, limite de número de páginas.

c) os direitos autorais de cada artigo permanecerão com os autor(es).

d) a divulgação dos artigos é feita apenas pela internet.

e) o JEE não publicará matérias que não correspondam a estudos e/ou trabalhos de pesquisa espírita. Isso é bom, pois boa parte dos articulistas espíritas escrevem matérias de divulgação ou desenvolvimento de conceitos espíritas em formato mais apropriado a revistas como o Reformador e outras.

EC -  É um jornal só para ciência espírita? E os outros aspectos?

ALEXANDRE - Boa pergunta! Conforme se pode ver na página inicial do JEE (https://sites.google.com/site/jeespiritas/) sob o subtítulo "Objetivos e Escopo", o leitor verificará que o JEE é destinado a publicação de artigos de pesquisa em áreas que abrangem TODOS os aspectos do Espiritismo, portanto, não somente artigos elacionados ao aspecto científico do mesmo. Exemplos: um trabalho de pesquisa que revele fatos interessantes da história do movimento espírita, que ainda não foi publicado em nenhum outro lugar, pode ser publicado no JEE; um trabalho de pesquisa que analisa sob a luz do Espiritismo determinados textos da Bíblia, relacionando ou não com aspectos históricos ou filosóficos, pode ser publicado no JEE; etc.

EC -  Quanto custa o jornal?

ALEXANDRE - O JEE é fruto de atividade voluntária. Portanto, não custa nada para Leitores, Pareceristas ou Autores. Inclusive, o JEE não retém direitos autorais que permanecem com Autores que podem utilizar o artigo em outras publicações, distribuí-los, ou o que desejarem fazer. A única exigência é que Autores permitam, por escrito, que o JEE disponibilize os artigos aceitos para publicação, gratuitamente no seu site.

EC -  Posso ler o jornal em meu tablet?

ALEXANDRE - Sim.

EC - Quem publica matérias no jornal?

ALEXANDRE - Qualquer pessoa pode submeter um artigo para publicação no JEE. É necessário, entretanto, que o artigo seja preparado dentro das especificações encontradas no site do JEE. Por isso, recomendamos a todos que leiam com paciência e atenção todas as informações contidas no site, que foram preparadas para auxiliar os Autores na preparação do artigo. Isso ajudará a reduzir o tempo de publicação dos mesmos. Em particular, recomendamos a leitura do link "Informações aos Pareceristas", para ver que tipo de critérios serão usados na análise de cada artigo.

EC -  Eu posso publicar algum trabalho neste jornal? Mesmo não sendo mestre ou doutor?


ALEXANDRE - Sim, o propósito do JEE é estimular o estudo sério do Espiritismo seja através da leitura de artigos de pesquisa que apresentam estudos sérios, bem embasados em todos os sentidos (filosófico, científico e doutrinário), seja através do estímulo à pesquisa espírita feita de modo sério, com embasamento nos três sentidos acima. Nisso, não há necessidade do(s) Autor(es) de um artigo submetido para o JEE terem títulos acadêmicos, mas que o artigo apresente conteúdo compatível com os objetivos do JEE.


EC -  O JEE aceita artigos que criticam o Espiritismo?

ALEXANDRE - Sim, mas limitados a questões acessórias e que apresentem soluções com base nos princípios básicos do Espiritismo.
Nisso, tomemos como exemplo o que acontece com as ciências ordinárias. Na Física, por exemplo, nada impede alguém de pesquisar fenômenos novos, para os quais as teorias atuais não sirvam para descrevê-los. Mas isso não significa que as novas teorias desenvolvidas para esses novos fenômenos critiquem ou reneguem as teorias anteriores que continuam sendo válidas dentro do domínio ou conjunto de fenômenos onde elas sempre foram bem sucedidas. Outra forma de enxergar isso é o seguinte: há grupos que buscam refinar experimentos para testar a validade de princípios básicos da Física como, por exemplo, o princípio que diz que a velocidade da luz é constante (isto é, tem o mesmo valor) não importa em que referencial é mensurada. Mesmo que em algum dia alguém descobra que a partir de alguma casa decimal esse princípio deixa de ser válido, isso não invalidará todas as análises prévias feitas considerando-se que a velocidade da luz é uma constante. Em matéria de Espiritismo, algumas pessoas se esquecem de que trabalhar pelo seu progresso não significa criticá-lo e atualizá-lo, mas sim prosseguir no desenvolvimento de suas ideias, aplicando-as no entendimento de novos fenômenos, descobrindo maneiras novas de aproveitá-las no desenvolvimento de outros setores do conhecimento humano, etc. Se analisarmos bem, uma característica de uma nova revelação não é negar a anterior, mas a partir dela, desenvolver novos conhecimentos.


EC - Do que depende o sucesso do JEE? 

ALEXANDRE - De todos nós, espíritas. Não basta criarmos um periódico e colocá-lo no ar enfeitando com todos os recursos que a tecnologia nos fornece. É imprescindível que se desenvolva nos espíritas o gosto sincero pelo estudo sério, pela reflexão a respeito dos conceitos espíritas, sobre o que é ciência no sentido filosófico, e, talvez o mais importante de todos, reconhecer no Espiritismo, uma teoria científica capaz de apresentar soluções e explicações sólidas para problemas espíritas ou fenômenos desconhecidos.

EC - Obrigado pela entrevista.

ALEXANDRE - Obrigado e um abraço. Se tiverem dúvidas, perguntem nos comentários do EC ou no facebook do EC.