1.9.08
4o. ENLIHPE ENTRA EM CONTAGEM REGRESSIVA
29.8.08
Bezerra nos Cinemas e nas Bancas de Revistas
Dois lançamentos em uma mesma semana.
O filme Bezerra de Menezes estréia nas salas de cinema do país. A estréia é tímida, uma vez que o filme está passando em poucas salas. Em Belo Horizonte, apenas uma das salas do BH Shopping o apresenta neste final de semana.
Pelo visto, os administradores das salas de cinema vêem o filme com desconfiança. Filme nacional, sobre um personagem conhecido principalmente pelos espíritas, que não deve atrair um grande público... Devem estar pensando...
Acredito que a timidez dos administradores, associada à qualidade do filme e à relevância do personagem devem atrair uma multidão de espíritas nesta primeira semana, uma vez que ficaremos temerosos de não poder vê-lo na telona, com um som de última geração, para aproveitar o excelente trabalho de fotografia que foi feito, assim como a reconstituição de época. É uma oportunidade de ouro para rever os companheiros dos diversos centros espíritas, que o cotidiano afastou...
A Universo Espírita está apostando em Bezerra: lançou um número especial, intitulado "Revista Oficial do Filme", com inúmeras referências, textos, comentários sobre a obra e curiosidades sobre Bezerra.
Só faltou mesmo a coluna Espiritismo Comentado neste número, contendo, por exemplo a publicação que fizemos em 01 de março do corrente, na qual se recupera o discurso de posse de Bezerra na FEB em 1895, no qual ele traçou as diretrizes que marcariam o futuro do Espiritismo no Brasil.
27.8.08
Agendas na Mão
A Companhia Espírita Laboro irá apresentar sua peça "Francisco" no Espaço Cultural Imaculada, na rua Aimorés 1600, esquina com rua da Bahia.
Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente, por R$12,00 (doze reais).
Contato: Antônio Rubatino mailto:rubatino@pib.com
Livro Espírita na Bienal de São Paulo
Quem não foi... ainda pode comprar.
Terminou no último dia 24 a Bienal do Livro de São Paulo. Diversas editoras espíritas estiveram presentes e divulgaram seus lançamentos e catálogos.
Vera Cordeiro, do CLUBAME, esteve presente e nos enviou a seguinte relação de livros espíritas em outros idiomas:
ALEMÃO:
O LIVRO DOS ESPÍRITOS
NOSSO LAR
ESPANHOL:
ALAN KARDEC, O EDUCADOR E O CODIFICADOR ( VOL.I)
ALAN KARDEC, O EDUCADOR E O CODIFICADOR (VOL. II)
DOUTRINA ESPIRITA PARA PRINCIPIANTES
JUSTIÇA DIVINA
NOSSO LAR
SEARA DOS MEDIUNS
VIDA E SEXO
E A VIDA CONTINUA...
FRANCÊS:
AÇÃO E REAÇÃO
AVE CRISTO
CINQUENTA ANOS DEPOIS
NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE
NO MUNDO MAIOR
ENTRE A TERRA E O CÉU
HÁ DOIS MIL ANOS
EU TE PERDÔO
O LIVROS DOS ESPIRITOS
OS MENSAGEIROS
MISSIONÁRIOS DA LUZ
HÚNGARO:
O LIVRO DOS ESPIRITOS
RUSSO:
HÁ DOIS MIL ANOS
LIBERTAÇÃO
OS MENSAGEIROS
MISSIONÁRIOS DA LUZ
NOSSO LAR
NO MUNDO MAIOR
NOS DOMINIOS DA MEDIUNIDADE
OBREIROS DA VIDA ETERNA
Estes livros são trabalho do Conselho Espírita Internacional e da Federação Espírita Brasileira.
17.8.08
Atenção Gourmets de Plantão
O grupo de trabalhadoras capitaneadas por Dona Geralda, em Belo Horizonte, está promovendo mais um delicioso café colonial. É tanta coisa gostosa, a um preço per capita, que já estou meio arrependido de fazer propaganda e atrair muita gente para o evento...
Salgados, doces, tortas, biscoitos, cafés, chás e boa companhia. Ideal para pessoas falantes (os beneficiários do enxovalzinho agradecem), mas melhor ainda para bons ouvintes.
Se você não está podendo ingerir muitas calorias, seja um dos contribuintes (pague e tome um cafezinho inglês...).
Se você ingere muitas calorias, vê se não faz jejum antes do evento (o garfo também mata).
Se você não vai resistir às delícias, pelo menos traga uma namorada magrinha ou venda ingressos para toda a sua família.
14.8.08
Memórias de uma Enfermeira dos Espíritos
Ela havia sido fundadora desta sociedade espírita, mas tinha uma longa trajetória anterior na participação em sociedades espíritas. Sua experiência mais interessante foi com uma médium de efeitos físicos que durante anos trabalhou em reuniões de materialização e tratamento em Teófilo Otoni, Minas Gerais, chamada de Sinhá, segundo sua filha Vera.
Os doentes participavam da reunião. Dona Odete assumia a frente dos trabalhos como se fosse uma enfermeira. Organizava, preparava o material que seria utilizado, agendava os presentes, entre outros cuidados. Um de seus cuidados mais especiais era com os vidrinhos de vacina que esterilizava, rotulava, enchia com água e colocava à vista dos membros da reunião. Ao longo da sessão, sob a ação espiritual, a água dos vidrinhos mudava sua constituição: uma nova cor, um novo odor e um sabor diferente. Cada vidrinho, destinado ao tratamento de uma pessoa diferente, podia apresentar uma coloração diferente dos demais. Um detalhe: eles estavam fechados e lacrados.
Outra peculiaridade da reunião: os espíritos materializavam-se na penumbra e conversavam com os presentes. Dona Odete guardou consigo uma fita K7 na qual registrou de forma amadora as vozes dos seres que surgiam e se manifestavam. É, talvez, além da memória dos que participaram, o único registro que fizeram e que resistiu ao tempo.
Comentários, orientações, explicações, um humor leve, tudo isto se encontra nos muitos minutos de gravação. José Grosso e Palminha são alguns dos espíritos materializados que falaram ao público (e tiveram suas vozes registradas pelo gravador).
Ao terminarem-se as sessões, estavam escritas as prescrições e orientações de uso do conteúdo dos vidrinhos. Como não havia curiosidade científica, não tenho notícia de qualquer envio para análise das substâncias modificadas ao longo das sessões. Uma pena!
Odete informou-me que uma vez Chico Xavier foi assistir aos trabalhos. Ele advertiu aos organizadores que aquele tipo de mediunidade tornar-se-ia cada vez mais raro. De fato, hoje se contam nos dedos os grupos que trabalham com efeitos físicos, e são mais raros ainda aqueles que obtém fenômenos expressivos, com participação de ectoplasma tangível e visível. Será que na presente encarnação ainda assistirei um renascimento deste tipo de fenômeno para fins de estudos controlados? Espero que sim.
11.8.08
Onde será o 4o. ENLIHPE?
O 4o. Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - ENLIHPE acontecerá nos dias 27 e 28 de Setembro de 2009 no Instituto Espírita de Educação, à rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 695. Itaim-Bibi - São Paulo, Capital.
Inscrições com desconto até 31 de agosto de 2008.
Maiores informações e inscrições no site do Centro de Cultura - http://www.ccdpe.org
Veja também no site os expositores já confirmados.
O prazo de entrega dos trabalhos foi prorrogado para o dia 18 de agosto e os resultados serão divulgados em 15 dias.
10.8.08
Parabéns para o EC....
O Espiritismo Comentado chegou a vinte mil acessos desde a inserção do contador de acessos em agosto/setembro do ano passado. Obrigado a você que tem acompanhado nosso trabalho de perto.
Foram 200 matérias publicadas, entre ensaios, entrevistas, resenhas, artigos de diálogo com o leitor e divulgação de eventos.
Chegamos à terceira publicação na Universo Espírita, com a matéria sobre Victor Hugo, com a imagem e textos complementares criados pela competente equipe editorial da revista.
Com a implantação do FEEDJIT no blog ficamos mais próximos de você, e sabemos um pouco mais o que têm lido, procurado e em que cidades estão os leitores.
A Comunidade EC está principalmente na região sudeste e sul do Brasil, nas capitais nordestinas, e nas grandes cidades do centro-oeste/norte.
No exterior, acessaram este mês de Portugal, Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha, Holanda e Áustria.
A comunidade de Portugal é bastante diversificada. Temos leitores de Lisboa, Sintra, Porto, Gondomar, Guimarães, entre muitas outras cidades. Os portugueses gostaram da poesia Encarnações, da matéria sobre as Flores no Dólmen de Kardec e das informações sobre o vídeo de Chico Xavier. Dos ensaios, o que trata sobre Mediunidade Intuitiva tem sido muito acessado.
No Brasil, a matéria da AME de Juiz de Fora, remetendo os leitores para modelos de aulas de evangelização infantil foi das mais procuradas, parabéns à equipe de JF e obrigado pela "dica".
Em breve levantaremos as cidades norte-americanas que nos tem dado o prazer da visita.
Você quer voluntariar-se?
Há muitos anos vem sendo coordenado pela Rose (Rozimare Passini Barbosa) e pela Maria Célia. E o perfil dos colaboradores diversificou bastante, mas manteve seu caráter voluntário.
Quem quiser voluntariar-se pode procurar a Rose às quintas feiras à tarde, na sede da Associação Espírita Célia Xavier ou às quartas-feiras à tarde no Lar Espírita Esperança.
Voluntários procurados:
- Bordadeiras,
- Crocheteiras
- Costureiras
- Pessoas com habilidade em tapeçaria
- Pessoas de boa vontade (para passar, dobrar, medir, etiquetar, etc.)
- Pessoas habilitadas que possam receber o trabalho sob encomenda para fazer em casa.
- Se você não puder voluntariar-se, mas quiser ajudar, pode doar material.
3.8.08
ENCARNAÇÕES
Vêm a experiência, mestra da vida, e a sabedoria.
É belo ser jovem e temerário, mas talvez,
Mais belo é ser velho e iluminado pela vida.
Cada idade tem seu próprio encanto, a beleza própria.
E a vida tem estações, à semelhança do ano:
A primavera da infância e da adolescência pura,
O verão da mocidade e o outono da madureza.
Mas o inverno da velhice não é o fim que aparenta.
Também a vida, à semelhança do ano, se encadeia
Em estações e se renova, nas encarnações.
O branquear dos cabelos é o princípio das nevadas
De um inverno. Mas após cada inverno voltará a
Primavera, na direção da sabedoria.
2.8.08
Quem foi Célia Xavier?
Perdoem-me os leitores que não são de Belo Horizonte. Eu sou membro da Associação Espírita Célia Xavier, e muitas pessoas nos perguntam amiúde: quem foi Célia Xavier? Geralmente, os mal informados arriscam algum parentesco com Chico Xavier (mãe, irmã e até filha já foi objeto de cogitação), mas a nossa Célia não tem parentesco com o médium de Pedro Leopoldo, embora já tenha se comunicado através dele.
Célia é belo-horizontina, nascida em 19 de novembro de 1916 na Rua Tupinambás, filha de José Pedro Xavier e Dona Orlanda Reis Xavier. Aos quatro anos sua família se mudou para Ubá, onde José Pedro trabalhou como joalheiro, dono de uma "joalheria de seis portas" (Relojoaria Ideal). Célia e suas irmãs foram internas do Colégio Regina Coeli em Rio Pomba, considerada a melhor escola da região.
Em uma das férias, enquanto tocava piano, Célia sentiu-se mal, e depois apresentou uma paralisia do lado esquerdo, possivelmente causada por um acidente vascular cerebral.
A família voltou para Belo Horizonte e passou a residir no bairro Santa Tereza. As sequelas foram diminuindo, e ela foi atendida no Hospital Militar, por intervenção do Sr. Neves. A família mudou-se para o bairro Calafate. O Sr.Xavier trabalhava como joalheiro, gravador, cravador e relojoeiro. Ele abriu a relojoaria Brasil em Belo Horizonte, e ensinou seu ofício a muitos outros profissionais da capital mineira.
As mulheres dividiam o serviço da casa, e Célia, já bem melhor, escolheu lavar e passar a roupa. Segundo a irmã, era uma jovem "alegre, trabalhadora e muito religiosa".
Quando moravam na rua Itapecerica, na Lagoinha (antes de mudarem-se para o Calafate), as mulheres da família trabalharam como cortadeiras e costureiras em uma loja de roupas infantis, inclusive Célia. Após mudarem-se, Célia continuou costurando roupas de criança sob encomenda.
Após alguns anos de tranquilidade, Célia queixou-se de dores no lado direito do abdômen, que foram diagnosticadas como um "problema de fígado" e tratadas, na época, com "banhos de luz". Ela piorou paulatinamente. Tratava-se de um câncer no aparelho digestivo, mas a medicina não dispunha dos recursos diagnósticos que tem hoje.
Na noite da desencarnação, ela chamou a mãe e disse "Mamãe, a senhora foi a melhor mãe do mundo". Ela indicou à mãe uma lata onde guardava o dinheiro das costuras, que economizara por muito tempo, e pediu que ela pagasse uma empregada antiga que a família tinha e que desse o resto de esmola aos pobres, velhos e aleijados. Pediu à irmã que desse três vestidos para as sobrinhas. Ariadne, sua afilhada, guarda até hoje este vestido. Ela enviou rosas para freiras, suas amigas.
Célia recebeu muitas pessoas amigas, sempre carinhosamente. Disse a uma prima que a tia Taninha (o nome era Sebastiana) estava presente (ela já havia desencarnado) e que pedia que ela fizesse as pazes com o pai (ainda encarnado).
Ela não frequentava reuniões mediúnicas, mas viu tantas pessoas no leito de morte que desabafou com sua família: "Meu Deus, devia ter desenvolvido a mediunidade".
O Monsenhor Horta visitou-a no leito de morte, chamado por um tio, e dispôs-se ouvir-lhe a confissão. Ele pediu que as pessoas saíssem para que ela confessasse, ao que ela recusou, porque não tinha pecado algum para confessar. A irmã e a sobrinha-afilhada confirmam que o sacerdote saiu dizendo: "Meu Deus, eu vim confortar essa moça e saí confortado por ela."
Célia chamou pelo Sr. Antônio Loreto Flores, presidente de um centro espírita ao qual desejava ver. Flores era conhecido por sua mediunidade na capital mineira. Ariadne informou que ele ia ao cinema, no que foi interpelado por Bezerra de Menezes - espírito, que lhe disse: "Célia precisa de você". Ele chegou para vê-la e cerca de meia hora depois, às 22:35 horas. Célia desencarnou no dia 01 de agosto de 1943.
Posteriormente, alguns espíritas amigos do casal Xavier os incentivou a construir um Centro Espírita em homenagem à memória da filha. Fico lhes devendo mais informações sobre a construção do Centro Espírita Célia Xavier .
A história de Célia ganhou notoriedade na capital mineira, e em algum tempo começaram a surgir velas, flores e outros símbolos religiosos colocados por concidadãos em seu túmulo, no cemitério do Bonfim. A família julgou por bem fazer a exumação dos restos mortais, guardando-os em uma gaveta numerada no cemitério para evitar a santificação de Célia pela população.
Agradeço a Ariadne e a Ilza Xavier os dados cedidos.
PS: Algumas mudanças foram feitas no texto desde a primeira publicação graças à atenção de Ariadne Xavier, a quem agradecemos.
Desencarne ou Desencarnação?
Espiritismo Comentado na Universo Espírita
Mocidade AECX nos anos 80
29.7.08
AJE-SP aprova Estatuto Social e elege Diretoria
Antecedendo a sua assembléia geral do dia 14 de junho a AJE-SP realizou um seminário aberto ao público em geral sobre as células-tronco, nos seus aspectos jurídico, médico e espírita. O médico e membro da Diretoria da Associação Médico-Espírita da cidade de Santos Dr. Décio Iandoli Júnior apresentou o tema "Mitos e Verdades sobre as Células-tronco" e o promotor de justiça de São Paulo Ricardo Barbosa Alves o aspecto Jurídico-Espírita das "Pesquisas com células-tronco embrionárias".
Resultado das eleições para os cargos diretivos da AJE-SP:
Diretoria Executiva:
Presidente: Tiago Cintra Essado;
Vice-presidente de Comunicação: Julia Nezu;
Vice-presidente de Eventos: Eduardo Ferreira Valerio;
Diretora Secretária: Maria Odete Duque Bertasi;
Diretor Financeiro: Rogeiro Barbosa de Castro
Conselho Fiscal:
Titulares: Débora Cristina do Prado Maida, Ubirajara Zilmar Rodrigues Nery e Ricardo Barbosa Alves. Suplentes: Marcelo Neves dos Santos, Marco Antonio Marcondes Pereira e Leocádia de Castro.
Conselho Deliberativo:
Francisco Aranda Gabilan (coordenador do CD), Izaias Claro, Ubirajara Zilmar Rodrigues Nery, Messias Mathey, Leocádia de Castro, Gelson Wanderley Domingos, Solange Korbage, Marcelo Palma Marafon, Luiz Paulo Sirvinskas, Orion Pereira da Costa, Maria Nazareth Moraes Carvalho, Luiz Carlos Storino, Marília Silva Alves de Castro, Sílvio Tonietto, Marco Antonio Marcondes Pereira, Ricardo Barbosa Alves, Ivete Maria Ribeiro, Paulo Eduardo Landin, José Felipe Donnangelo, Adoração Gimenez Domingos e Luciane Aparecida Falheiros.
Para mais informações acesse o site: http://www.ajesaopaulo@com.br/
E-mail: ajesp.sp@gmail.com
E-mail para imprensa: comunicacao@ajesaopaulo.com.br
Endereço: Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana - São Paulo-SP, CEP 02036-011 - Fone: 11 - 2950.6554 (USE-SP)
26.7.08
Do You Know Bezerra de Menezes?
Film about Bezerra de Menezes debuts in August.
On August’s last days, it debuts a film about Bezerra de Menezes’ life. Try to watch it in its first days of presentation, in order to increase its time of exhibit.
The film seems to be good, both in photography and in interpretation. A bit of spiritist brazility in movies!
Watch its trailer in: http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/index.php
Première du film sur Bezerra de Menezes en Août.
La première du film sur la vie de Bezerra de Menezes aura lieu à la fin Août.. Regardez-le pendant les premièrs jours d’exhibition, afin de la prolonger.
Le film promet des bonnes performances en photographie et en interprétation. Un peu de brésilité spirite aux cinés !
Regardez le trailer en : http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/index.php
Filme sobre Bezerra de Menezes estréia em agosto.
O filme sobre a vida de Bezerra de Menezes estréia no final de agosto. Procure assistir na primeira semana de exibição, para que ele tenha vida longa nas telonas.
O filme promete, tanto em fotografia quanto em interpretação. Um pouco de brasilidade espírita nos cinemas.
Veja o trailer em: http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/index.php
Traduções para o inglês e o francês: Vanilson Couto
Auto-de-Fé de Barcelona
Florentino Barrera é um autor espírita argentino, ainda pouco conhecido no Brasil, senão por círculos espíritas seletos. Intelectual, fez pesquisas cuidadosas, adquiriu livros e trabalhos raros durante sua longa existência junto a nós e disponibiliza em seus trabalhos informações de difícil acesso ao pesquisador espírita.
O título do livro não lhe faz justiça. Barrera trata de diversos assuntos do interesse dos que estudam a história do Espiritismo na Espanha e seus impactos na América Latina, o auto-de-fé de Barcelona[1] está descrito e documentado, as fontes são apresentadas, mas ele é apenas um mote para tratar rapidamente da evolução do Espiritismo na Espanha.
A narrativa impessoal e sintética de Florentino inicia-se com uma descrição detalhada dos vínculos de Kardec com a livraria francesa do século XIX.
O capítulo intitulado Análise Bibliográfica trata do evento no qual o Bispo de Barcelona retém e manda queimar um envio de livros e revistas espíritas francesas para a Espanha. Florentino inicia então um trabalho instigante de recuperar os eventos ao redor do auto-de-fé. Ele trata das ações da Igreja junto ao Estado com a finalidade de policiar o pensamento divergente às doutrinas eclesiásticas.
O capítulo “livros, livreiros e censura” apresenta as origens dos livros e o papel da inquisição espanhola nas relações Estado – Igreja. Barrera mostra os impactos que a intolerância ao Espiritismo causa nos países latinoamericanos de língua espanhola: a proibição do Espiritismo no Equador, a expulsão de espíritas de Montevidéu, a tentativa de assassinato de Cosme Mariño por uma beata na Argentina.
A ditadura de Franco, passada a união entre a nobreza e a igreja católica, sob a pena de Florentino, acolhe e encobre todo tipo e ato torpe realizado pelo Santo Ofício: fecham sociedades espíritas, “seqüestram livros e efetuam prisões”. O movimento espírita permanece subterrâneo durante quarenta anos.
Barrera descreve o trabalho de Molina e o renascimento do Espiritismo Espanhol, a partir das mudanças políticas na Espanha de 1979.
O capítulo “Espanha 1853-1888” faz uma apresentação do vigor e dos principais atores sociais do Espiritismo Espanhol. O leitor encontra uma lista extensa fontes bibliográficas produzidas por eles neste período. A clandestinidade é parceira da difusão da obra espírita espanhola e Barrera mostra indícios de livros espíritas levados por contrabandistas à Porto Rico.
Em “Os Opositores”, Florentino lista as obras escritas (e às vezes as obras espíritas redigidas em resposta) por religiosos e outros autores contrários às idéias espíritas.
O final do livro dedica-se ao auto-de-fé. Barrera mostra sua peregrinação pelas principais bibliotecas do planeta em busca de originais e informação, apresenta um fac-símile da breve comunicação de Kardec ao movimento espírita do acontecido, através da “Revue Spirite” e relaciona os relatos de protagonistas e testemunhas do ato, deixando indubitável a sua existência e a precisão dos relatos espíritas.
Apesar da impessoalidade e de pequenos erros ortográficos da revisão, fiz a leitura em menos de duas horas. Este é daqueles livros que, iniciada a leitura, não se quer tirar os olhos do texto. Ele marca a consolidação da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, desde os contatos feitos com Florentino pelo Eduardo, ainda encarnado, até sua realização em trabalho de equipe capitaneada pela operosa Emília Santos Coutinho.
[1] Auto-de-fé é um ato público de humilhação ou punição realizado geralmente por agentes do Estado contra expoentes de idéias contrárias às da Igreja. O auto-de-fé de Barcelona constituiu-se no seqüestro e queima de livros espíritas por ordem do bispo de Barcelona em 1861.
Livro: Auto-de-Fé de Barcelona
Autor: Florentino Barrera
Editor: CCDPE-ECM
96 páginas
14 X 21
ISBN: 9788590400035
1a. Edição
2007
20.7.08
AME-JF PUBLICA AULAS DE EVANGELIZAÇÃO
O Departamento de Evangelização da Criança da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora publicou uma página com links para download de aulas de evangelização infantil para diversas faixas etárias. http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/
As aulas podem ser salvas no seu computador, mas necessitam de um programa descompactador para serem abertas (winrar ou winzip). Elas são constituídas de uma síntese, com material de fixação variado, bibliografia e uma grande variedade de informações para os evangelizadores.
Podem ser utilizadas de diversas formas, não se constituindo uma "camisa de força" ou desestimulando os evangelizadores a prepararem suas aulas tendo em vista as necessidades de seus alunos e suas peculiaridades regionais.
A evangelização infantil, pelo seu público, necessita de rico material pedagógico, o que tem sido colocado em segundo plano nas últimas décadas pelo movimento espírita, com honrosas iniciativas, como a da AME-JF.
18.7.08
José Damasceno Sobral, Poeta.
PROPÓSITO
Cousa alguma nos fará silenciar
essas verdades consoladoras,
quando o mundo,
mais necessitado do que nunca,
se debate nas garras da incompreensão.
Elas serão mal recebidas por muitos,
ridicularizadas por outros,
todavia
sempre encontrarão eco no coração de alguém.
Ainda que elas se elevem
como um brado sem repercussão,
restar-nos-á o consolo
de havermos contribuído com o pouco
ao nosso alcance
para despertar a humanidade
do pesadelo de suas ilusões.
Livro: Almas Libertas
Autor: José Damasceno Sobral
Divinópolis, 1949
O Espiritismo é eclético?
À época os cientistas sociais aproximavam o Espiritismo dos Cultos Afro-brasileiros, tomando por foco as práticas mediúnicas e membros do movimento espírita desenvolveram práticas sincréticas entre o Espiritismo e algumas doutrinas espiritualistas, tomando a reencarnação como ponto comum.
Deolindo, um autor com bagagem de conhecimentos acadêmicos, fundador do atual Instituto de Cultura Espírita do Brasil, escreveu um texto simples e claro, mostrando, na primeira parte, semelhanças e diferenças entre o Espiritismo e outros corpos doutrinários espiritualistas como: o Espiritualismo Moderno, a Fraternidade Rosa-cruz, a Cabala e a Teosofia.
Ele se posiciona abertamente contra o ecletismo (“escolha do que parece melhor entre várias doutrinas, métodos e estilos”). “É melhor discernir do que confundir, pois é discernindo que se põe ordem nas idéias para procurar a verdade”, afirma ele.
Na segunda parte ele discute a interpretação espírita do Evangelho. Ele combate duas abordagens que denomina de intelectualismo inócuo (a mera discussão histórica dos evangelhos, voltada apenas à demonstração de erudição) e o evangelismo improdutivo (a consideração do Evangelho como um “princípio de fé” a ser interpretado literalmente). Amorim destaca uma frase de efeito para mostrar como seria a exegese espírita dos evangelhos: “É o Espiritismo que interpreta o Evangelho, não é o Evangelho que interpreta o Espiritismo.” Deolindo valoriza, como Kardec, a ética cristã, como proposta mais importante para a modificação do homem. Ele desenvolve uma tese que defende a adaptação entre a moral cristã e a ética espírita.
A terceira parte é dedicada ao debate sobre os cultos materiais. Deolindo inicia discutindo as semelhanças e diferenças entre Espiritismo e Positivismo Comtiano, especialmente na fase da Religião da Humanidade, movimento este menos influente na sociedade brasileira contemporânea que no início do século XX. Ele mostra que apesar de ter alguns pontos de contato, o Espiritismo difere bastante do Catolicismo e passa a dissertar sobre os pontos comuns e diferentes entre Espiritismo e Umbanda. Amorim evidencia a ausência de culto, ritual, sacerdotes e símbolos no Espiritismo, todos presentes na Umbanda, a diferença de nomenclatura e a existência de um corpo de doutrina espírita, em comparação à tradição oral da Umbanda.
A quarta e última parte discute uma questão polêmica. Quem se pode chamar de espírita? Deolindo, coerente com a argumentação até então desenvolvida, considera espírita “quem aceita a doutrina integralmente, quem concorda com os seus princípios, quem se submete às normas morais que decorrem desses princípios”. Ele entende que a mera participação nas atividades de um centro espírita, como em reuniões mediúnicas, sem o conhecimento da doutrina espírita não é suficiente para se considerar a pessoa como espírita. Amorim fez uma revisão ampla da obra de Kardec para sustentar sua afirmação. Mostrou a conduta esperada pela diretoria da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas de seus associados e os critérios que utilizava para distinguir os simpatizantes dos membros. Debateu as teses de leitores da obra espírita que entendiam que se devia considerar espírita todo aquele que acreditava nas manifestações dos espíritos, e mostrou com fundamentação que estes apenas apontaram partes de Kardec que, lidas separadamente do conjunto da obra, lhes subsidiavam as conclusões apressadas.
Passados cinqüenta anos da publicação desta obra, o tema continua contemporâneo, embora algumas das polêmicas tenham tomado outro rumo. Hoje muitos antropólogos defendem a existência de sincretismos entre o Espiritismo Brasileiro e o Catolicismo, abandonando a linha de estudos que aproximou o Espiritismo dos cultos afro-brasileiros. Com a aceitação social e a ampla divulgação na mídia, os espíritas se tornaram socialmente aceitos pela população brasileira, e uma nova onda de sincretismos e de ecletismos têm sido objeto de debates nas Sociedades Espíritas. Neste novo cenário, recordar a argumentação de um trabalho tão lúcido sobre a identidade do Espiritismo é fundamental para as decisões que se impõem sobre a nova geração de espíritas brasileiros.
Autor: Deolindo Amorim
Editor: Federação Espírita do Paraná (1a. Edição) e Centro Espírita Leon Denis (Série Deolindo Amorim).
127 páginas
13,5 X 18,5