20.12.08

Devem os centros espíritas manter creches?

Figura 1: Saquinhos decorados, publicado pela Creche Espírita Ponto de Luz http://amaipontodeluz.blogspot.com/


É desnecessário argumentar em favor da filantropia e da caridade no movimento espírita brasileiro. A obra kardequiana defende, seguida por diversas contribuições de autores e médiuns brasileiros, a caridade como valor e a filantropia como dever. De uma forma muito pessoal e individual, “O Evangelho Segundo o Espiritismo” é um convite de muitas faces para que o homem de bem, e não apenas o espírita, atenda a exortações como:

“Encontra satisfações nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.” (KARDEC, 1978a, p. 285)

Uma vez aceito o imperativo ético da prática da caridade, e aceita a distinção entre caridade moral e material, como o faz Kardec na mesma obra, não é inusitado aceitar que as instituições espíritas organizem serviços capazes de atender às necessidades sociais, no limite de suas capacidades. O próprio Kardec propôs a manutenção de instituições como um dispensário, onde se realizariam consultas médicas gratuitas, uma caixa de socorros e um asilo, a serem mantidos com recursos da Comissão Central do Espiritismo, em seu conhecido Projeto de 1868. (KARDEC, 1978b)



Há que se distinguir a manutenção de instituições do imperativo da caridade. O espírita (pessoa) não precisa de uma instituição mantida por seu centro espírita para a realização de uma ação social beneficente. Ele pode juntar esforços a diversas iniciativas sociais mantidas pelo Estado ou por organizações sérias sem fins lucrativos. Da época de Kardec aos nossos dias, cada vez mais os Estados têm trazido para si a responsabilidade de fornecer serviços considerados necessários à população. Educação, saúde, proteção alimentar, entre outras ações, estão cada vez mais presentes nas agendas de governos, das mais diversas orientações políticas. Salamon (1998) defende, com números, que nas últimas décadas o número de organizações sem fins lucrativos, constituintes do chamado Terceiro Setor, têm crescido intensamente em todo o planeta. O movimento espírita não pode se furtar a refletir sobre as mudanças na sociedade e sobre o seu papel. Diante destas mudanças, é muito oportuna a questão que o Carlos Iglesia solicitou que se discutisse melhor: devem os centros espíritas manter creches?



Antes de tratar da questão das creches, devemos pensar em uma área que sofreu uma transformação mais intensa em nosso país, as ações de saúde. Seja pelo avanço da medicina e da tecnologia médica, seja pela evolução das políticas públicas de saúde, hoje, de uma forma geral, temos nos grandes centros urbanos um serviço de atendimento médico disseminado e articulado. O Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitou a criação centros de saúde com corpo médico de generalistas e alguns especialistas, serviços de enfermagem, farmácia, campanhas de vacinação, odontologia, psiquiatria, psicologia, entre outros serviços, integrados a hospitais generalistas e de especialidades. Na última década os governos federais têm incentivado o Programa de Saúde da Família, no qual uma equipe de saúde visita residências e passa a acompanhar pacientes cujo cotidiano era desconhecido ao médico, que só os via no posto de saúde, e a atender pacientes que eram mal atendidos pelo sistema anterior pelas dificuldades de locomoção aos postos de saúde.



Respeitadas as diferenças entre regiões no Brasil e as exceções, um dispensário com um médico fazendo consultas gratuitas, é uma organização de qualidade inferior à que é oferecida pelo Estado (o que não acontecia à época de Kardec). Sem poder pedir exames que o auxiliem a fazer diagnóstico, sem poder encaminhar para hospitais de alta complexidade, sem poder contar com o apoio de uma equipe de profissionais da saúde, o seu trabalho, em que se pese a boa vontade e a disposição de ajudar o próximo, será de qualidade inferior ao que é oferecido pelos órgãos de Estado. Não é exagero dizer que esta instituição, nas condições acima indicadas, atende mais a necessidade do voluntário em prestar o serviço que a do atendido. A conseqüência da melhora dos serviços do Estado é que a exigência para a atuação neste espaço aumenta.



O que têm feito os centros espíritas que estão atentos às mudanças no cenário social? Quando já têm uma estrutura de saúde montada, vão migrando seus serviços para os espaços mal cobertos pelos órgãos de Estado ou vão aumentando a complexidade de suas ações. As farmácias ligadas aos centros espíritas trabalham com medicamentos que não são facilmente encontrados nos postos de saúde. Os serviços de odontologia vão fazer procedimentos cujo custo torna proibitivos aos postos de saúde. Os voluntários da área de saúde realizariam trabalhos que não estão disponíveis nos postos de saúde. Esta é uma forma inteligente de integração à rede de proteção social que o Estado e as organizações da sociedade formam.



Outra ação conhecida pelo movimento espírita brasileiro foi a constituição de Hospitais Psiquiátricos Espíritas em diversos lugares do Brasil. Possivelmente, esta iniciativa tem como motivo a preocupação do movimento espírita na distinção entre doença mental e mediunidade, mas não se reduz a isto, uma vez que são espaços de prática de uma especialidade médica e de profissionais da saúde mental. Estes hospitais vieram incorporando as modificações na Psiquiatria, as ações multidisciplinares e se adaptaram a muitas das justas exigências do movimento de luta antimanicomial e às disposições governamentais. Estas instituições espíritas romperam o isolamento e têm realizado encontros entre seus profissionais, têm promovido eventos e têm trocado experiências. Este, talvez, seja um dos projetos mais bem sucedidos das Associações Médico-Espíritas que se fundaram nos últimos anos em nosso país.



Da mesma forma que a saúde, a educação também mudou. A nova lei de Diretrizes e Bases atribuiu precariamente às prefeituras a obrigação de manter instituições pré-escolares. O Estado Brasileiro começou a destinar recursos e a pensar políticas para um segmento até então marginal às agendas públicas. Um movimento semelhante ao da saúde está acontecendo com a chamada educação infantil.



Os centros espíritas devem, então, manter creches? Penso que sim, desde que consigam fazê-lo com qualidade e mantidas as suas diretrizes.



Inicialmente, a obrigação das prefeituras ainda é relativa. A legislação atribui a educação infantil às prefeituras, mas prioriza o repasse de recursos ao ensino fundamental, ou seja, deixa uma brecha para os prefeitos justificarem a falta de fornecimento deste serviço à população. Muitos segmentos do tecido social ainda não tiveram atendidas as suas necessidades de cuidados para as crianças em idade pré-escolar. São recorrentes os casos de visitas a favelas nos quais se encontram crianças na segunda infância tendo que tomar conta de recém-nascidos e de seus irmãos menores, em nossa capital mineira. Além disto, muitas creches da rede de educação infantil não são mais que um espaço de cuidados à criança.



Em segundo lugar, da mesma forma que os hospitais espíritas têm envidado esforços para fornecer um atendimento diferenciado aos seus clientes, as creches espíritas podem dar uma educação e cuidados superiores aos seus pequenos clientes e às suas famílias. Ao lado do espaço de atuação voluntária (que deve ser conseqüente e inteligente), a integridade das instituições espíritas é um diferencial importante, em se tratando de aporte de recursos públicos ou de parceiros da iniciativa privada.



Um terceiro argumento é a necessidade dos centros espíritas manterem ações sociais conseqüentes, que possibilitem o engajamento não só de seus participantes, mas das comunidades como um todo. A finalidade maior é, nestes tempos de desigualdade social e dissolução do tecido social, além de possibilitar a integração dos espíritas em ações de impacto social, mostrar à sociedade que existem comunidades íntegras, capazes de incentivar as pessoas a darem uma contribuição pessoal pela melhoria de nossa sociedade, independente de sua posição religiosa.



Os centros espíritas devem ter atenção com o zelo pela humanização do cuidado infantil e evitar que a profissionalização de muitos dos espaços transformem as creches em uma espécie de anexo, um lugar no qual não se reconhece a ação de homens de bem, mas apenas um espaço burocrático de atuação técnica.



Para concluir, recordei-me de um comentário feito em um livro inusitado e quase esquecido pela grande maioria dos espíritas do nosso tempo, escrito pelo espírita argentino Humberto Mariotti. Ele afirma que se “o Espiritismo permanecesse à margem da questão social, adotaria um critério evasivo perante as grandes coletividades humanas que sofrem, esperando sua definitiva redenção”. (MARIOTTI, 1983, p. 106)


KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 76 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1978a.
KARDEC, Allan. Obras Póstumas. 17 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1978b.
MARIOTTI, Humberto. Parapsicologia e Materialismo Histórico. São Paulo: EDICEL, 1983.
SALAMON, Lester. A emergência do Terceiro Setor: uma revolução associativa global. Revista de Administração. São Paulo, v. 33, n. 1, p. 5-11, jan/mar 1998.


Publicado no Boletim GEAE 514. Disponível em http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae514.html . Acesso em setembro de 2006.

19.12.08

Ampliando o Debate das Relações entre Ciência e Religião


Foto 1: Prof. Geraldo

O Prof. Geraldo José de Paiva publicou um artigo instigante na prestigiada revista Psicologia USP. Ele entrevistou cientistas de diferentes áreas de conhecimento e propõe que eles não estabelecem conflitos entre ciência e religião, assim como rejeitam o caráter dogmático do cristianismo ao mesmo tempo em que não concordam com as pretensões ilimitadas da ciência.


Recomendo aos interessados nesta questão, que se encontra relacionada às discussões sobe o tríplice aspecto do Espiritismo, que analisem este texto.

18.12.08

SAPSE: O Que é Isto?

Figura 1: Peça de propaganda da Prefeitura de Belém
Fiquei devendo ao Humberto, que apresentou trabalho na Semana de Célia Xavier (Associação Espírita Célia Xavier - Belo Horizonte) um link para as pessoas que quiserem conhecer o SAPSE.
SAPSE é a sigla que a Federação Espírita Brasileira criou para o "Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita".
O endereço direto para baixar o trabalho é http://www.febnet.org.br/file/15/599.pdf (É necessário ter o acrobat reader instalado no computador para conseguir ler)
A FEB entende assistência e promoção social como "o exercício da caridade em todos os momentos; é a assistência material realizada sem paternalismos ou acordos (...) é o esclarecimento quanto à valorização da vida corpórea e da oportunidade de aprendizado que a reencarnação proporciona". (SAPSE, pág. 13)
O material apresenta uma visão tradicional de assistência social (triagem, entrevista, visita, distribuição, etc.) associada a um plano de ação. Apresenta também informações sobre a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
Vale a pena ler e refletir.

17.12.08

O Livro Psicografado por Isaac Post


Isaac Post (ver última publicação do Espiritismo Comentado) publicou o livro "Voices From the Spirit World, Being Communications From Many Spirits, by the hand of Isaac Post, medium".
Ele tornou-se médium psicógrafo após o episódio das Irmãs Fox. Neste livro há comunicações atribuídas a Benjamin Franklin, George Fox, Elias Hics, Voltaire e William Penn. (Fox e Penn são pioneiros dos Quakers).
Alguém pode me ajudar a localizar uma cópia do livro ou o texto digitalizado? Encontrei apenas em livrarias de obras raras, custando a bagatela de 600 euros...

16.12.08

A Sociedade dos Amigos e o Espiritualismo Moderno

Estava lendo as Cartas Inglesas de Voltaire e surpreendi-me com as quatro cartas que ele escreveu sobre os Quakers (que é um nome pejorativo dado pelos ingleses aos membros da Sociedade Religiosa dos Amigos).


Foto 1: Voltaire, autor de Cartas Inglesas

Voltaire narra uma visita (real ou imaginária?) que ele faz a um Quaker inglês. O religioso recusa-se a fazer as mesuras de cumprimento, mantém seu chapéu de abas largas na cabeça, mas trata-o com brandura e fraternidade. Veste-se simplesmente, sem apresentar qualquer sinal ou signo de distinção, trata as autoridades por você ou tu, o que as aborrece em sua época.

Os Amigos não se batizavam nem se submetiam a qualquer dos sacramentos da igreja, embora se considerassem cristãos. O interlocutor de Voltaire argumenta que Jesus se deixou batizar, mas não batizava e que afirmava que um dia se batizaria com o "fogo do espírito".

Eles defendiam a emancipação da mulher, que tomava parte ativa em seus cultos. Nas formas originais, não havia sacerdotes ou bispos, os cultos eram realizados pelos membros indistintamente, podendo haver uma manifestação de quem se sentisse influenciado pelo Espírito Santo, o que se fazia com tremores e agitações, segundo Voltaire. (Desta prática veio o nome quaker, que significa, aquele que treme, que se agita, mas há outra versão que atribui a um juiz dizer que "eles tremiam ante o poder de Deus")
Perseguidos e espancados pela intolerância religiosa, na Inglaterra e nos Estados Unidos, fundaram o estado da Pensilvânia (nome dado por William Penn, que ganhou as terras da coroa inglesa como forma de quitar uma dívida que o rei tinha com seu pai).

As relações do Quakers com os índios eram diferentes das dos demais colonizadores, por respeitarem-nos segundo escrevem os autores simpáticos ao movimento religioso.


Figura 2: Tratado de William Penn com os Índios Norte-Americanos



Quakers e os Espiritualistas Modernos

Foi um Quaker (Isaac Post) o defensor da família Fox ante a fúria de seus conterrâneos, que acreditavam que elas cometiam fraudes ou realizavam artes demoníacas. Ele posteriormente se tornaria um médium, além de abolicionista e defensor de igualdade de direitos. Sua esposa (Amy Post) auxiliaria os escravos libertos na Guerra Civil americana, recolhendo roupas, remédios e alimentos para doar-lhes, além de abolicionista ativa, ela se tornaria sufragista.



Figura 3: Isaac Post


No livro História do Espiritismo (Arthur Conan Doyle), eles compunham um segmento expressivo do movimento que o criador de Sherlock Holmes descreveu como os "shakers", que dançavam e tremiam até dar comunicações de peles vermelhas.

Nota-se uma semelhança entre a ética e leitura do cristianismo feita pelos Quakers ou Amigos e pelos espíritas.

Deve haver alguma raiz comum no passado, além dos espiritualistas norte-americanos e que daria uma boa pesquisa a ser feita pelos interessados.

8.12.08

4o. ENLIHPE (Continuação)

Foto1: Pedro Camilo fala de Yvonne Pereira
Na tarde do primeiro dia tivemos a grata surpresa de conhecer o trabalho de Pedro Camilo. Bem humorado, chegando de uma série de compromissos em São Paulo, Pedro apresentou de forma simples e bem embasada, episódios da vida da médium mineira (na verdade, fluminense, como se pode ver no comentário do próprio Pedro) que realçaram sua trajetória de dificuldades e dedicação à prática mediúnica. O expositor baiano é responsável por um trabalho de levantamento de diversos documentos e entrevistas que tratam de Yvonne, pouco conhecidos e divulgados no meio espírita.

Pedro é articulista de Universo Espírita e já publicou dois livros sobre a médium, através da editora Lachâtre:
- Yvonne Pereira: Uma Heroína Silenciosa
- Pelos Caminhos da Mediunidade Serena

Foto 2: Paulo Figueiredo fala de Claude Bernard

Paulo Figueiredo foi o próximo expositor. Ele tinha por proposta inicial apresentar um trabalho em torno do tema "Conspiração do Silêncio", que seria um acordo tácito entre cientistas e filósofos de se calarem quanto aos trabalhos e teses espíritas desenvolvidos nos meios acadêmico e literário no último século.

Uma vez que o tempo disponível para apresentação era curto, Paulo desenvolveu seu trabalho sobre Claude Bernard, que é um dos pais da medicina contemporânea.

Estudioso, Paulo recuperou alguns trabalhos contemporâneos sobre o médico francês e seu pensamento. Uma das comunicações supreendentes, que o editor de Universo Espírita encontrou, foi que Bernard era adepto de uma versão sofisticada do vitalismo e opositor do reducionismo naturalista do homem.

Paulo mostrou uma citação de tese de doutorado (infelizmente defendida na Universidade da qual sou professor) na qual a autora faz uma citação parcial de um texto de Bernard, afirmando exatamente o oposto do que ele defende. Após recuperar o texto original e sua tradução para o português de Portugal, Paulo mostrou claramente que a autora citou apenas partes do trabalho de Bernard e que alterou lamentavelmente o significado do que ele propunha por omissão de frases. Ficou claro também que ela citou da tradução para o português, e não fez uma tradução própria do original. Resta saber se a mesma leu o original.

A tese da Conspiração do Silêncio ganhou novos argumentos corroborativos, e fica no ar se tal conspiração é o fruto de um espírito de época vigoroso o suficiente para calar e ensurdecer-se ante as vozes dissonantes ou se é mesmo um acordo tácito da comunidade científica calcado em uma visão intolerante de ciência e de mundo.

5.12.08

O que podemos fazer?

Muitos leitores do Espiritismo Comentado sensibilizaram-se com a nossa última matéria. Muitos não tem como disponibilizar grandes quantidades de recursos pessoais, então vamos dar algumas dicas simples de formas de ajudar.




1. Estamos no início do mês. Se você vai fazer sua compra do mês, escolha um supermercado que está participando das campanhas e compre um item a mais na sua lista. Pode ser um pacote de arroz, uma embalagem de absorventes, água, um brinquedo, ou outro produto necessário para quem necessita de tudo.


2. O natal está chegando. Como será o seu natal? Você espera ganhar roupas, suas crianças ganharão brinquedos, você vai se dar de presente algo que já tem? Então prepare sua casa para receber coisas novas, doando aquele sapato que já saiu de moda e que você insiste em guardar (quer dizer, ocupar espaço) no guarda roupa, dê uma vasculhada em suas roupas e separe as que tem usado pouco, converse com suas crianças e separe brinquedos que não são mais do interesse delas. Não doe roupas e brinquedos em mau estado, entregue-as lavadas e secas, para que sua doação não seja, na verdade, mais um problema para quem recebe.



3. Seu Centro Espírita está fazendo campanha de natal? Converse com os dirigentes de sua casa e veja a possibilidade de reservar um percentual das cestas para ajudar as vítimas de Santa Catarina. Se a campanha estiver muito aquém da meta, separe pelo menos uma cesta.

4. Você é dirigente de reunião pública? Converse com os frequentadores escolha um item qualquer e peça a eles. Um pacote de um quilo de feijão não vai deixar ninguém em situação crítica, mesmo que a casa esteja fazendo campanha de natal.

5. Fotografem o resultado da campanha e divulguem no mural do Centro Espírita.

6. Enviem fotos da doação para o Espiritismo Comentado. Expliquem em um parágrafo o que fizeram e que instituição frequentam. Vamos publicar as fotos. Elas podem ser contagiosas.

7. Faça uma prece pelas vítimas, pelos desempregados, pelos que perderam seus negócios, pelos que ainda sofrerão os efeitos da enchente durante o ano. Peça inspiração do mais alto e idéias simples sobre o que fazer.

8. Diga aos colegas de trabalho que está recebendo doações para as vítimas de Santa Catarina, se eles tiverem alguma coisa a doar, informe o dia em que levará o resultado da campanha para um dos postos de coleta. Junte no porta-malas do carro as doações e quando for entregar, fotografe. Fixe em sua sala o resultado das doações.

9. Se você é de Belo Horizonte, clique no título da última publicação e leia os comentários. Neles se encontra alguns endereços de postos de coleta, sites e contas bancárias fornecidas pela Coordenadoria de Ação Comunitária da UFMG. (Confiram os dados, se houver algum equívoco, me avisem, por favor).

10. Informe-se sobre o que as pessoas estão precisando. Se vamos doar pouco, que possamos doar certo. Se descobrirem algo que não falamos, comentem nesta publicação.

1.12.08

Que estamos fazendo?

Figura 1: Fotos da enchente disponibilizadas pelo Blog "Falando Claro"


O estado de Santa Catarina passa por momentos muito difíceis. Pessoas desabrigadas, que perderam suas residências, cidades em estado de calamidade e mortes.


Os problemas com chuvas não são recentes no Brasil, mas o que aconteceu no belo estado de Santa Catarina é uma tragédia sem antecedentes. Pelo que declararam especialistas houve uma concentração de chuvas em um curto período de tempo. Vimos que em uma noite choveu 125 mm, o que, segundo a meteorologista, é o equivalente a 125 litros de água por metro quadrado. Por esta razão vimos na televisão o terreno de áreas totalmente cobertas por florestas e matas cederem.


As instituições da sociedade brasileira se mobilizaram para atenuar o sofrimento. Defesa Civil, Exército, Cruz Vermelha e voluntários de todo o país trabalham para enviar roupas, alimentos e medicamentos para os desabrigados, fornecer atendimento médico e outras ações que se fazem urgentes.


Temos uma rede de centros espíritas de cerca de dez mil instituições. Além de incentivarmos os membros a participar das iniciativas e de disponibilizar informações sobre como ajudar, como podemos utilizar esta rede para aliviar o sofrimento de nossos irmãos catarinenses?

29.11.08

Como Evangelizar Crianças de Comunidades Carentes?


Figura 1: Crianças Árabes Brincando. De Etienne Dinet.

A semana de Célia Xavier de 2008 encerrou-se no dia 21 de novembro com a palestra da psicóloga Soraya Mendonça, coordenadora de evangelização infantil.

É possível evangelizar crianças que perderam a infância?

Esta foi a pergunta central que motivou Soraya a enriquecer o trabalho de evangelização no Grupo Espírita Irmão Frederico, situado próximo à Vila São José, vizinho a uma comunidade próxima ao anel rodoviário de Belo Horizonte.

Após 15 anos de trabalho com reuniões de pais, ela aceitou o encargo de trabalhar com as crianças, trabalho para o qual ela tinha formação porém sem experiência.

Muitas das crianças haviam perdido sua infância. “Adultos miniaturizados”, porque ainda na segunda infância tinham que traballhar em casa e cuidar de irmãos menores sem a presença física dos pais.

Soraya contou muitas histórias de violência de diversas ordens, o que predispôs ao desenvolvimento de crianças sem vivência de afetos, resistentes ao contato físico, agressivas e ameaçadoras. Elas chegavam à sala de evangelização sem conseguir prestar atenção nas aulas, com emoções em desalinho.

O trabalho foi mudado. Passes oferecidos após a chegada das crianças, uma atividade anterior à evangelização identificada como “integração”, as aulas de evangelização propriamente ditas e, para terminar, uma suculenta sopa distribuída a todos.

A estratégia mostrou-se cheia de resultados, mas, como é feita a integração?

Integração

Uma das finalidades da integração é reconstituir a experiência lúdica, perdida nas histórias dos pequenos adultos.

Soraya trabalha com músicas, entre músicas infantis espíritas, cantigas e músicas utilizadas nas escolas, que ela integra com gestos e pequenas coreografias. “Algumas crianças mal conseguem pegar o lápis, têm dificuldades com a motricidade fina”, explica. Além de permitir a expressão de sentimentos e criar um ambiente descontraído, a música incentiva os pequenos a fazer gestos e movimentos de liberdade e graça, em conjunto.

Depois das músicas, ainda em conjunto (o número de crianças evangelizadas não é tão grande, devendo chegar a cerca de quarenta), no salão, iniciam-se jogos realizados em conjunto. “Antes dessa atividade ser implantada, elas chegavam na sala cheias de energia, e chamavam-lhes a atenção o tempo todo, inutilmente”. Os jogos foram escolhidos em diversas fontes, inclusive uma apostila da Federação Espírita Brasileira.

Soraya projetou as imagens de alguns dos jogos. São jogos com um componente corporal (conter bolas de tênis em um círculo de crianças, andar vendado em um labirinto de pinos de boliche orientado por duas equipes concorrentes, andar em conjunto com um colega, amarrados pelos pés com barbantes, etc.) após os quais se faz uma reflexão. As crianças identificam valores antigos, como a colaboração, a amizade, a parceria, a liberdade de escolha entre o bem e o mal...

Fotografias Psicológicas

A coordenadora apresentou muitas fotografias de seu trabalho. Nelas se vê faces ora sofridas, ora cheias de graça. Algumas crianças continuam resistentes ao contato físico (um semi-abraço, um toque de mão nos ombros, etc.), outras já se permitem interagir com a psicóloga e com os colegas.

Outro detalhe salta aos olhos: com o passar do tempo as crianças passam a se arrumar para participar do grupo. Não é mais necessário ser maltrapilho e se deseja apresentar bem frente ao outro. As adolescentes passam batom, as crianças chegam com os cabelos cuidados, os meninos passam gel... O centro espírita não é mais o lugar de cuidar dos pobres, é um local de encontro de pessoas dignas.

Prontos para a aula

O espaço lúdico-pedagógico torna-se valioso para os evangelizandos. Talvez seja uma das poucas oportunidades de brincar que têm, em sua vida sofrida. Eles passam a exigir dos pais a presença na casa espírita.

Após o passe e as brincadeiras, em vez de ficar excitados, eles “esgotam suas energias”, sendo mais capazes de assistir aulas preparadas pelos evangelizadores do grupo. Tornaram-se crianças, e como tais não se transformam em argila dócil, mas confiam mais na equipe, aceitam mais o contato humano e estão mais dispostos a ouvir histórias, discutir seu mundo à luz do Espiritismo e fazer atividades mais tranqüilas, como desenhar.

Alguns resultados

Com nomes fantasia, que protegem a identidade, Soraya apresentou-nos alguns dos resultados, que vieram com o tempo. A menina que brincava e liderava meninos na rua, que a havia ameaçado com um pedaço tosco de pau na mão foi se tornando feminina, dócil e integrando-se ao grupo. Hoje ela ajuda a evangelizar crianças pequenas, é uma jovem que se tornou membro do grupo que antes parecia ameaçá-la.

O menino que verbalizava não gostar de ninguém, fechado, sofrido, após um tempo de trabalho, deixou um coração vermelho desenhado e cortado na cartolina, dizendo aos evangelizadores, “eu amo vocês”, para a emoção de todos.

Desenhos coloridos com cores escuras, expressando cenas de dor e violência, dão lugar a traçados coloridos, azuis, verdes, amarelos e vermelhos, que para nós, psicólogos, são um indício de manifestação de “bons” sentimentos, tão ausentes na vivência anterior dessas crianças.

Os casos se multiplicaram, mas o tempo da palestra e o espaço dessas linhas não os comportam a todos.

Saímos todos meditativos. Há muito que pensar, que fazer e que mudar.

23.11.08

Joanna de Ângelis na Ediouro?

Figura 1: Nova capa do "Convites da Vida"

Joanna de Ângelis, espírito que tem vasta obra psicografada por Divaldo Pereira Franco, publicou em 1972, aproximadamente a primeira edição do livro "Convites da Vida". O livro foi publicado pelo Centro Espírita Caminho da Redenção, cuja obra social é conhecida por todo o movimento espírita no Brasil e no exterior.

Para quem ainda não leu, são páginas curtas, de leitura rápida, ideais para o dia-a-dia. É um livro bom para se ter na pasta ou na bolsa, para se abrir no trabalho, naquelas horas em que se precisa de um bom conselho.

Os convites tratam de virtudes cristãs, como a fé, a esperança, a caridade, a resignação, a fraternidade, a humildade, entre muitas outras (são 60 convites!).




Figura 2: Capa da terceira edição da LEAE, feita por Jô.



Os arcaísmos estão presentes no texto, marca registrada do médium que já comemorou seus oitenta anos em plena forma, fazendo palestras ao redor do mundo, psicografando e convidando a todos para empenharem-se em construir um mundo melhor. As palavras do "português castiço" dão um certo charme e não comprometem a leitura, pela objetividade do autor espiritual, sendo, às vezes, necessário um dicionário para o leitor que deseja compreender integralmente o pensamento de Joanna.


A Ediouro não mexeu no texto, até onde consegui comparar. Ele está íntegro, como foi publicado em 72. Capa nova, tipos um pouco menores, sem as ilustrações que antecediam cada um dos capítulos, o livro ficou mais "fininho", o que facilita seu transporte. A brochura é resistente, deve tolerar consultas diárias, empurrões nos ônibus, pedidos de leitura de colegas e outros incômodos para os quais os livros são feitos.

Já começaram a me perguntar uma série de coisas: a Ediouro vai publicar outros livros espíritas? Como ficaram os direitos autorais? Por que Divaldo deixou o livro ser publicado por uma editora comercial?


Eu não tenho respostas. Primeiro porque a Ediouro está fazendo um certo charme e não teve tempo de responder minhas perguntas. Será que estas pequenas curiosidades revelam segredos de empresa? Pouco provável.


Eu imagino que o Divaldo está posicionando este livro para o grande público brasileiro. Ele atinge os simpatizantes (e até mesmo os antipatizantes...) aqueles que gostam das idéias espíritas, mas não frequentam o movimento. Em caso afirmativo, penso que a Ediouro, mesmo com seus silêncios, é uma excelente parceira para o Centro Espírita Caminho da Redenção.



Figura 3: Autógrado de Divaldo para o meu exemplar da terceira edição

Projeto Evangelizar - Jogos


Em agosto de 1986 (há vinte e dois anos!!!) coordenei um projeto na evangelização infantil denominado "Projeto Evangelizar". Organizamos grupos de interesse que desenvolveram material para treinamento de evangelizadores em diversas áreas que praticamente não tinham material publicado.


Com a palestra de sexta-feira redescobri alguma coisa que fizemos no projeto e pretendo publicar aos poucos no EC para o público leitor que trabalha com crianças nas Sociedades Espíritas do Brasil e do exterior.


A Recreação dos Três aos Cinco Anos


"Transpor um obstáculo e com isso rejubilar-se é a principal característica da recreação entre quatro e cinco anos. É a idade das proezas. A criança inventa as próprias brincadeiras, e de objetos mais diversos imagina uma série de brinquedos: um pau de vassoura é um cavalo, um sabugo de milho é uma adorável bonequinha."


"01 - Adivinhe o que foi


Indicação: três a cinco anos

Objetivos: atenção, observação, acuidade auditiva, saber esperar sua vez.

Material: uma venda de pano.

Preparação: as crianças sentam-se em semicírculo, destacando-se uma para ter os olhos vendados

Desenvolvimento: A fim de iniciar a brincadeira, a professora escolhe uma criança, que deve produzir três ruídos diferentes. O companheiro vendado deve identificar os sons produzidos (batidas de pés, toque na porta, palma, barulho na mesa, estalar de dedos, barulho com a língua, etc.) O próximo a ser vendado fica a critério da professora."


Se você já usou esta brincadeira em sala de aula, comente...

22.11.08

Dicas para Ler Livros Espíritas

Figura 1: Pintura à Óleo de Alexander Rossi

O Grupo Scheilla fez um convite gentil para discutirmos como estudar o Espiritismo. Um dos tópicos de nossa reunião foram estratégias de leitura, das quais selecionei doze dicas para o Espiritismo Comentado:
1. Escolha livros que lhe darão prazer.
2. A leitura é uma habilidade, leia um pouquinho todos os dias e aos poucos sua capacidade de ler aumentará.
3. Experimente estilos diferentes (contos, poesias, romances, mensagens, estudos, livros históricos, livros temáticos, etc...).
4. Se você não tem hábito de leitura, comece com textos curtos.
5. Para ler um romance de 500 páginas, não páre antes das quarenta primeiras...
6. Não pare a cada palavra desconhecida para procurar no dicionário. (Se quiser aprender palavras novas, anote-as e consulte depois).
7. Divida textos menores em partes.
8. Certifique-se que ao final da leitura você entendeu quais são as principais idéias do autor.
9. Evite ficar riscando ou marcando os livros. Em vez de marcar no texto as idéias principais, anote ao lado do parágrafo uma frase pequena que resume o que é tratado.
10. Leia periódicos espíritas (jornais, revistas, boletins e blogs ou similares), eles tratam de assuntos que não são encontrados nos livros em geral (notícias, informações sobre a casa espírita, textos sobre atividades especializadas, eventos, reflexões de temas do momento, entre outros).
11. Leia Kardec; estude Kardec. Se possível, nesta ordem.
12. Combine com os amigos ler o mesmo livro, ou troque de livros com os amigos. Fica mais fácil de tirar dúvidas e ouvir opiniões.

5.11.08

Semana de Célia 2009 trata da Inclusão Social


Seminário na FEB - Rio de Janeiro


Saúde e Espiritualidade


Ainda não li o livro, mas não se espera pouco dele. Prof. Mauro Ivan pertence à Faculdade de Medicina da UFMG, Departamento de Cirurgia, e vem promovendo com a ajuda de acadêmicos um seminário semestral de saúde e espiritualidade.
Gilson Freire é médico homeopata e médium, atuante no movimento espírita há muitos anos.
Espero em breve poder compartilhar as impressões do livro.

Evangelização de Pacientes Psiquiátricos em BH


Espiritismo Científico

Figura 1: Capa do livro de Rivas
Luis Hu Rivas, espírita peruano, consultor da FEB e do CEI, publicou o livro "Doutrina Espírita para Principiantes". A concepção da obra é digna de elogios. Um livro escrito com uma linguagem acessível a todos, amplamente ilustrado, que aborda princípios e postulados espíritas, com o objetivo de dar uma visão geral da doutrina dos espíritos para quem quer que se interesse.

Alguns pontos, contudo, são polêmicos e há alguns equívocos que merecem ser comentados, não para diminuir o valor da obra, mas em respeito ao caráter filosófico do Espiritismo, que tem a crítica de idéias como instrumento valioso na construção do seu conhecimento.

Figura 2: Capa antiga de "No Invisível"

Na página 31 da edição brasileira, Rivas atribui a Léon Denis a frase: "O Espiritismo será científico ou não sobreviverá". De fato, Denis escreveu esta frase, possivelmente uma interpretação retórica das idéias de Flammarion, que nas comemorações da desencarnação de Kardec dizia: "O Espiritismo é uma ciência da qual só se conhece o ABC."
Denis, contudo, escreveu a frase para criticá-la. No mesmo capítulo ele publica:


"É com desgosto que observamos a tendência de certos adeptos no sentido de menosprezar a feição elevada do Espiritismo (...) para restringir ao campo da experimentação terra-a-terra, a investigação exclusiva do fenômeno físico". (página 10)


Os adeptos do Espiritismo francês discutiam se o trabalho de Kardec deveria ser abandonado ou posto em suspensão de juízo para que os fenônomenos fossem livremente estudados e as teorias construídas com base na observação de fatos, e não com o diálogo com os espíritos e o emprego do método da universalidade e concordância dos ensinos.


O discípulo de Kardec escreveu "No Invisível" para defender a prática da mediunidade como a conhecemos e o diálogo com os espíritos como método válido para a construção do conhecimento espírita. Ele se opunha ao renascimento dos que Kardec denominou "espíritas experimentadores", os que só se interessavam pelos fenômenos, sem considerarem a filosofia espírita e suas conseqüências morais e religiosas.


Lendo o trecho completo de Denis ver-se-á que ele quis criticar o experimentalismo e defender a prática mediúnica dialógica:

"De sobra se tem repetido: o Espiritismo será científico, ou não subsistirá. Ao que acrescentaremos: o Espiritismo deve, antes de tudo, ser honesto!” (Léon Denis, No Invisível, página 21)

Simão Pedro em BH


3.11.08

Ainda as Creches e o Poder Público

Foto 1: Maquete Eletrônica de Escola Infantil do ProInfância

Há alguns anos, participei da comissão de especialistas do estado que promoviam reformas na supostamente extinta Fundação Estadual do Bem Estar do Menor - FEBEM-MG.


Apesar dos inúmeros esforços da direção, encontrei uma instituição na qual crianças portadoras de necessidades especiais não tinham acompanhamento médico regular, as condições das instalações eram sofríveis, a formação do quadro técnico era mínima (ao contrário da realidade do estado, que normalmente tem servidores superqualificados no exercício de suas funções).


Uma das ações então propostas era a realização de parcerias com organizações sem fins lucrativos, para as quais o Estado passaria recursos pré-determinados. Elas se responsabilizariam pelos cuidados com as crianças, a reforma da infra-estrutura e o cumprimento de metas estabelecidas com o gestor público.


Procurei instituições espíritas idôneas para convidá-las a participarem dos processos de credenciamento, e um confrade experiente de uma das contactadas explicou-me que tinha receios de trabalhar com órgãos de governo, devido à prática política de descumprimento de acordos, que deixavam as organizações espíritas com passivos trabalhistas e despesas inesperadas.


Ele não se referia à costumeira prática de atraso no repasse de recursos, que exige que os órgãos provisionem fundos reguladores, ou seja, guardem uma quantia suficiente de recursos para evitar problemas nos períodos em que o repasse é atrasado em função de entraves burocráticos. Este tipo de problema é conhecido até mesmo nas terras do Tio Sam, de onde já li trabalhos que apontam esta dificuldade.


Recentemente fiquei sabendo de uma instituição de educação infantil filantrópica, cuja identidade não revelarei, que padece a falta crônica de repasse de recursos por uma certa prefeitura municial dirigida por uma administração que se diz comprometida com o social. Imaginem ficar mais de um semestre sem o repasse de recursos...


Um número alto de crianças se encontra sob seus cuidados, e como é comum nesta forma de convênio, os recursos são utilizados principalmente para pagamento de empregados. Como as relações de poder são desiguais, por um "dá cá aquela palha" burocrático, justifica-se a omissão do cumprimento do papel do órgão público. Paira sempre uma suspeita, de difícil comprovação, do uso indevido dos recursos, especialmente em uma época eleitoral (ou seria eleitoreira?)


Diante da fragilidade na relação, e do compromisso com as crianças, é muito comum as instituições espíritas se calarem ante a negligência das autoridades responsáveis. Elas temem retaliações, como a não renovação dos convênios, que tem por conseqüência o desmanche do trabalho de promoção social construído após anos e anos de esforços na construção de infra-estruturas, de equipes de voluntários, entre outros.


Aqui da minha ingenuidade fico "matutando" o que poderia ser feito contra este tipo de arbitrariedade, que venho comunicando desde a defesa da minha tese de doutorado.


Penso que uma via é a associativa. Uma coisa é a prefeitura negociar com uma instituição, outra é negociar com uma associação de creches espíritas, com grande número de adesões e um número vultoso de crianças atendidas.


Outra via é a busca de intervenção por parte do considerado quarto poder, o Ministério Público, solicitando que investigue o poder executivo.


Os órgãos públicos geralmente mantém corregedorias, a quem se pode solicitar atuação, mas como evitar as retaliações e a "resposta burocrática", a demora de ação da autoridade pública, enquanto o passivo vai crescendo e crescendo?


Vendo situações como esta (e tenho outras muito semelhantes para publicar), fico pensando se não estamos diante de uma discriminação das instituições espíritas por serem religiosas, o que desgosta a muitos atores políticos de mentalidade fanatizada, mas não lhes dá o direito de agir arbitrariamente.
Eu gostaria de ouvir a opinião de espíritas das Associações de Magistrados e de Advogados espíritas sobre este tipo de problemas, e que ações sensatas poder-se-ia implementar para evitar-se este estado de coisas.

Acho que no plano organizacional, a metáfora mais elucidativa deste tipo de coisa é a de maus tratos a que muitas mulheres na nossa sociedade são submetidas. Elas evitam ao máximo denunciar seus companheiros às autoridades policiais, porque pensam nos filhos e no papel provedor do pai. Vão adiando e adiando uma ação de pleito, até que um dia o dinheiro desaparece de casa e já não há mais como reverter os danos causados durante anos e anos de violência.




2.11.08

4o. ENLIHPE (continuação)


Foto 1: Jáder Sampaio
O primeiro trabalho do ENLIHPE foi intitulado "As Muitas Faces da Intolerância contra o Espiritismo". Sampaio iniciou seu trabalho com a história do Cemitério Espírita de Inhambupe, BA, que foi construído antes do centro espírita da localidade, porque o vigário proibía se enterrassem espíritas no cemitério municipal.

Ele relata as perseguições na França, detalhando o conhecido Processo dos Espíritas, que culminou na prisão de Leymarie, com base na confissão forçada de Buguet sobre fraudes nas fotografias espíritas.
O trabalho vai à Inglaterra e apresenta o processo contra Slade e a criação de um fundo dos espiritualistas ingleses para a defesa de médiuns.
Jáder apresenta os relatos de prisões, perseguições e confiscos nas ditaduras Salazarista e Franquista, em Portugal e Espanha, respectivamente.
O totalitarismo na Europa gerou perseguições a instituições espíritas e espiritualistas, e as teses são documentadas, suas razões especuladas.
No Brasil foram diversas as frentes contra o estabelecimento do Espiritismo. Ainda no Brasil império, Machado de Assis ataca as instituições espíritas através de sua pena. Legisladores tentam proibir o funcionamento dos centros espíritas, depois, no Brasil-República, tenta-se enquadrar os médiuns curadores na categoria de charlatães, proíbe-se o funcionamento de centros espíritas, ficham-se espíritas na ditadura vargas, proíbe-se a prática de receituário mediúnico.
O trabalho mostra a resistência que as federativas espíritas ofereceram ao estado, seja na imprensa, seja respondendo os ataques com livros, seja orientando os centros espíritas, seja cobrando uma posição legal das autoridades, seja no judiciário, fazendo a defesa de médiuns e perseguidos pelas autoridades policiais.
O trabalho aponta que a legitimação do Espiritismo no Brasil não foi pacífica, que a desconstrução do movimento espírita na Europa não foi um fenômeno meramente cultural, mas político, que os órgãos federativos tiveram uma posição fundamental para a sobrevivência do Espiritismo brasileiro e discute duas teses antropológicas: à luz da História, o Espiritismo não é uma doutrina itinerante (Aubrée e Laplantine) e Chico Xavier não teria catolicizado o Espiritismo (Lewgoy), mas o contrário, se considerarmos as fontes espíritas brasileiras anteriores ao médium de Pedro Leopoldo.

Foto 2: Profa. Miriam Hermeto de Sá Motta

No segundo trabalho a Profa. e Doutoranda Míriam Hermeto propõe como preservar a memória espírita através de fontes documentais.

Doutoranda em História pela UFMG, ela inicia seu trabalho distinguindo memória e História e definindo sua disciplina como o "estudo do homem no tempo", alinhada às idéias de Marc Bloch.

Ela discute o papel das fotos, dos documentos primários e de outras fontes que estão nos centros espíritas e não são identificadas como tal por seus membros.

Exemplificando, ela mostra uma foto da fundação do Cenáculo Espírita Thiago Maior, em Belo Horizonte. Ela mostra que a maioria dos fundadores eram homens e brancos (tipo europeu), havia apenas uma mulher e um pardo. Era, portanto, um movimento de elites mineiras, até mesmo pela localização e presença de autoridades no centro nascedouro.

Ela analisa o folheto do lançamento, para o qual foi trazido Chico Xavier. Na capa, encontra-se escrito "Comemoração do Dia dos Mortos" e dentro dele, uma mensagem de Emmanuel convidando os espíritas a evitar este tipo de comemoração, muito comum à época na capital mineira, em decorrência da coerência com os princípios espíritas.

Míriam convidou os membros dos centros espíritas a terem atenção com os documentos que descartam e propôs metodologias de catalogação e identificação de peças que auxiliarão na preservação da memória espírita.