20.11.09
NÚCLEO DE ESTUDOS DA RELIGIÃO PUBLICA REVISTA TEMÁTICA SOBRE ESPIRITISMO - RS
18.11.09
PEDRO CAMILO FARÁ LANÇAMENTO NACIONAL DE SEU NOVO LIVRO EM BH
O trabalho de Pedro, que não se reduz a este livro, uma vez que já publicou dois outros sobre Yvonne, resgata a mulher-médium que teve coragem de publicar suas experiências e vivências mediúnicas em livros inesquecíveis como "Devassando o Invisível" e "Recordações da Mediunidade", trazendo-a de volta ao nosso meio, com suas falas rigorosas mas extremamente compromissadas, sua convivência quase familiar com os espíritos que a acompanharam ao longo dos anos, suas dificuldades no trato com espíritos em estado de sofrimento profundo, alguns deles em sintonia com o passado desta mulher, tão marcado pelo sofrimento dos suicídios repetidos no ciclo das encarnações.
Convido a comunidade belo-horizontina a comparecer em massa e prestigiar o esforço de trazer o Pedro, seguro de que não se desapontarão.
14.11.09
"PESQUISAS" É LANÇADO NA UFMG
Cerca de quarenta pessoas prestigiaram o evento, que consistiu na composição de uma mesa que saudou o público em nome da FAFICH e apresentou o livro e sua história.
O Prof. João Furtado, diretor da FAFICH, destacou a importância da pluralidade de abordagens nos diversos campos do conhecimento, que é uma das marcas distintivas da unidade que ele dirigiu durante os últimos 8 anos.
Mesmo ciente que um dos capítulos criticava tese defendida na Faculdade (o capítulo que trata de Claude Bernard), o diretor honrou a tradição de diálogo e democracia na produção científica da FAFICH-UFMG.
Foto 4: Sala de Congregação preparada para receber o público
Tentei mostrar as contribuições do livro para a comunidade acadêmica e a pequena produção da UFMG no estudo do Espiritismo e de seu movimento brasileiro, o maior do mundo.
A desconstrução de teses defendidas em Universidades Brasileiras e a divulgação de outras é um tema recorrente do livro.
Um dos capítulos dá outra interpretação à proposta de o Espiritismo ser uma doutrina itinerante, construída por Aubrée e Laplantine.
Outro apresenta evidências de que as comunicações de Nina Arueira por Francisco Cândido Xavier não são uma construção da comunidade espírita e que foram esquecidos elementos de sua biografia na redação de uma dissertação.
Já foi dito que Claude Bernard, um dos pais da medicina moderna, não foi o elaborador do reducionismo físico-químico, mas que articulou estes estudos com uma concepção nova de vitalismo.
O trabalho de Alexandre Caroli inaugura uma abordagem metalinguística do texto de Humberto de Campos – Espírito psicografado por Chico Xavier.
O lançamento sinaliza que o muro de Berlim do materialismo acadêmico subjacente a modos de pensar está prestes a cair e que há espaço para um estudo sem pré-concepções dos temas espíritas e da comunidade espírita, desde que haja disposição para a devida fundamentação teórica e rigor empírico.
13.11.09
O ESPIRITISMO NOS AÇORES
AET - A Associação Espírita Terceirense situa-se na cidade da Angra do Heroísmo, na ilha Terceira – Arquipélago dos Açores
AET - Quando da vinda do Divaldo à nossa ilha, em Abril de 1998, um grupo de simpatizantes da Doutrina se juntou e iniciou o aprendizado. Em Outubro de 2003, já com uma sede própria e muito modesta, foi então oficialmente fundada a Associação Espírita Terceirense.
AET - Tem sede própria e tem já um projecto de arquitectura aprovado, para construção de uma sede maior, graças ao aumento do número de frequentadores.
AET - Por enquanto são relações puramente virtuais, ou seja, através de trocas de e-mails, mas um dia, quem sabe?
EC - Que oradores brasileiros têm sido levados pela AET a Portugal?
AET - À nossa ilha já palestraram Divaldo Franco, Raul Teixeira e Divaldinho Matos
EC - Quais são os principais trabalhos da AET?
AET - Palestras públicas, Atendimento Fraterno, Estudo sistematizado da doutrina
EC - Como é o trabalho de evangelização infantil? Que públicos vocês atendem? (filhos de portugueses, estrangeiros, etc.)
AET - Por enquanto ainda não temos a evangelização infantil dado que o público é maioritariamente adulto.
EC - Como é a produção cultural na AET? Vocês mantém um boletim? Já publicaram livros? Têm outros projetos na área de cultura (peças de teatro, cinema, livros, etc.)
AET - Mantemos um boletim mensal que distribuímos para todos os nossos contactos para divulgação e já publicamos um singelo livro intitulado “No Caminho”.
EC - Vocês têm reuniões mediúnicas? Como um freqüentador se prepara para participar deste tipo de reunião?
AET - Sim e cada frequentador tem, em primeiro lugar de ser uma pessoa assídua e perseverante, além de ter que fazer o estudo constante da doutrina que levamos a efeito todos os Sábados das 17 às 18:30.
EC - Querem deixar uma mensagem para os espíritas brasileiros?
AET - Sim, que continuem a fortalecer os laços fraternais entre todos os centros espíritas porque só assim podemos criar um movimento espírita mais coeso face às adversidades que temos todos de enfrentar.
6.11.09
PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL SERÁ LANÇADO NA UFMG - BH
O livro é uma seleta de trabalhos apresentados no Encontro Nacional da LIHPE de diversas áreas do conhecimento, como já foi divulgado anteriormente no EC.
Agradeço a atenção da diretoria e do corpo de servidores da Faculdade para com o evento, assim como os muitos e-mails que recebi confirmando presença ou justificando a impossibilidade de estar presente. Convido os interessados a assistirem a pequena palestra sobre as pesquisas que têm por tema o Espiritismo Brasileiro.
2.11.09
ÁFRICA ESPIRITA
JORGE DAMAS RESGATA OBRA HISTÓRICA DO ESPIRITISMO FRANCÊS
31.10.09
ESPÍRITAS JAPONESES EXIBEM O FILME "OS ÓRFÃOS" - UEDA-SHI
28.10.09
ESPÍRITAS HOLANDESES PROMOVEM SEMINÁRIO SOBRE ESPIRITUALIDADE E MEDICINA
Hotel Casa400
James Wattstraat 75—1097 DL Amsterdam
Próximo à estação de trem e metro Amstel Station
E com imensa alegria que lhe convidamos para participar do seminário sobre espiritualidade e medicina “De Psyche in de Geneeskunde” !
Contamos com sua presença para enriquecer esse seminário onde os palestrantes abordarão a saúde do ser humano como um todo. Uma visão de saúde onde há espaço para o ser espiritual e espiritualidade, aspectos essenciais para uma vida saudável.
Sábado, 7 de novembro de 2009
Recepção a partir de 9h15
Abertura musical às 9h45
Seminário das 10h às 17h
Oradores & Temas:
Dr. Décio Iandoli
1) Da Alma ao Corpo Físico - os mecanismos de gestação das doenças
2) O Que a Experiência de Quase Morte (EQM) tem a nos dizer sobre a eutanásia?
Drs. Marion van Bree
Como o aspecto espiritual influencia na medicina antroposófica
Dr. Roberto Lucio V. de Souza
1) As Múltiplas Faces da Depressão
2) Esquizofrenia e Transtornos Espirituais: como entender e tratar
Dagobert Göbel
O Modelo Organizador Biológico: como o corpo espiritual (perispírito) influencia o corpo físico
As palestras serão em Holandês, Inglês e Português com tradução simultânea (com fone de ouvido).
Maiores informações e inscrições: www.psyche-geneeskunde.org (em holandes) ou
www.nrsp.nl (clicar na bandeirinha brasileira para informações em portugues) ou
por e-mail: nrsp.evenementen@gmail.com ou
por tel. 06 45 26 79 02 com Maria Moraes ou
com Syne G. Fonk 06 18 68 52 48
26.10.09
FILME DO LIVRO DE OSMAR RAMOS FILHO
Ao ler que o diretor do documentário considera seu trabalho como suicida, mas tem como objetivo "refletir sobre o processo de criação", senti-me muito atraído pelo seu documentário. Vou poder ver o que apenas li e também discutir com o diretor as três visões que ele depreende da obra. Não sei se serei capaz de compreender em profundidade, mas tenho certeza que a experiência de ver e pensar não me fará mal, nem ao público espírita, que ganha um presente muito caro, uma leitura séria de nossa produção teórico-literária e... mediúnica.
Simone Spoladore fará o papel de Pauline (personagem de A Pele de Onagro)
25.10.09
CORREIO FRATERNO FAZ COBERTURA COMPLETA DO 5o. ENLIHPE
O Correio Fraterno de setembro/outubro fez uma cobertura completa do Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - 5o. ENLIHPE. Entrevistas com expositores, organizadores e participantes dão uma visão compreensiva do evento.
Além da cobertura, um furo. O correio está publicando em primeira mão o trabalho realizado por Pedro Camilo, sobre Deolindo Amorim, que não foi divulgado no CD do encontro por problemas de agenda do expositor.
Além do ENLIHPE, há uma entrevista com André Trigueiro, âncora da Globo e autor do livro Espiritismo e Ecologia.
A matéria mais simpática é a cobertura dos espíritas na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que trata dos stands espíritas e dá uma atenção especial ao relançamento de "Diálogo com as Sombras", de Hermínio Miranda.
21.10.09
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A GÊNESE
Recebi do Alexandre Caroli a seguinte contribuição para o atual debate sobre "A Gênese".
"Pesquisei no site da Bibliothèque nationale de France (BNF): www.bnf.fr Curiosamente, as duas mais antigas edições de A gênese do acervo da maior biblioteca francesa são a primeira e a quinta. Vá em: http://catalogue.bnf.fr/jsp/recherchemots_simple.jsp?nouvelleRecherche=O&nouveaute=O&host=catalogue E procure por: La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. Aparece:
1. Allan Kardec (1804-1869) La Genèse : les miracles et les prédictions selon le spiritisme / Allan Kardec Philman, 2004
2. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme...
1923
3. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme, 1952
4. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme, par Allan Kardec,...
librairie internationale, 1868
5. Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme / par Allan Kardec,... 5e éd.
librairie spirite, 1872"
Além da Biblioteca Nacional da França, ele pesquisou no site da Biblioteca Nacional (Brasil), que não apresenta exemplares em francês deste livro. Veja:
http://www.bn.br/site/pages/catalogos/outrasbases/outrasbases.htm
19.10.09
ESPIRITISMO NA ÁUSTRIA
Recebi notícias do VAK, que significa Verein für spiritistische Studien Allan Kardec, ou melhor dizendo, Sociedade de Estudos Espiritas Allan Kardec.
O grupo vienense está de site novo, bilingue (alemão, português - ainda bem!) e divulgando muitas atividades. Seu endereço é http://www.spiritismus.at/
O navegante pode acessar uma seção de vídeos e assistir às palestras de Divaldo Franco e Raul Teixeira na Europa. (Confiram)
Para quem estiver em Viena-Áustria, os horários das reuniões e os temas das palestras com os respectivos palestrantes está disponibilizado.
Artigos e palestras também estão disponibilizados na pasta "Material de Estudo".
O Espiritismo Comentado agradece o link em meio a outras referências na internet de instituições reconhecidas pela qualidade e seriedade doutrinária.
Das montanhas de Minas Gerais, saudamos os operosos espíritas vienenses e lhs desejamos perseverança e fraternidade, ingredientes fundamentais para cumprirem sua tarefa no continente europeu.
16.10.09
ESPIRITISMO NO JAPÃO
Um dos objetivos do Espiritsmo Comentado é noticiar as realizações do movimento espírita fora do Brasil. Tenho recebido notícias de Portugal, Holanda, Estados Unidos e mais recentemente do Japão.
14.10.09
DESLIENS EXPLICA O QUE ACONTECEU COM "A GÊNESE"
Na última matéria, tratamos de uma questão referente às diferenças de edições de A Gênese na época de Kardec. Estou publicando agora a tradução de um artigo de 1885 em resposta ao texto que saiu na revista "Le Spiritisme", assinado por Henri Sausse, intitulado "Uma Infâmia". Há um outro texto anterior a este que dá detalhes sobre a pesquisa feita por Desliens junto aos responsáveis pela montagem das placas de letras soltas pela sua transformação em placas permanentes de impressão. Quem quiser ler em francês, este outro texto está na Revue Spirite, 1884, Nº 24, 15 dezembro, pp. 753.
Revue Spirite, 1885, 15 de março, n. 6, ano 28, pp - 169 – 71
Paris , 1º de março de 1885.
Senhores membros do conselho de fiscalização da Sociedade Científica de Espiritismo.
Tendo sido eu o secretário de Allan Kardec até a sua morte, muitos espíritas buscaram as minhas lembranças para constatarem se o Sr. Allan Kardec teria introduzido modificações na primeira edição de A Gênese segundo o Espiritismo; eu vos peço que insiram esta resposta nas demandas que me foram feitas pois ela é a expressão da verdade.
Devo vos confessar, antes de tudo, que, ainda que as minhas convicções continuem inalteradas em me atendo ao credo de nosso mestre (refere-se a Allan Kardec), não tenho sido militante da vida espírita há quatorze anos. Isto colocado , eis aqui algumas palavras que posso afirmar:
A primeira tiragem de A Gênese, dividida em três edições, segundo o costume, foi editada pela livraria A . Lacroix, Verboeckhoven e Cia, no Boulevard Montmartre, 15, vindo a público em 1o de janeiro de 1868.
No correr deste ano de 1868, os editores faliram e o que restou da primeira tiragem ficou naturalmente perdida para Allan Kardec. O que aliás propiciou o acordo feito com o Sr. Bittard, nesta época empregado da livraria Lacroix, que o mestre ali estabeleceria as bases para a fundação de uma livraria especial para a publicação e a venda das obras sobre o Espiritismo. Este projeto começava apenas a ser executado quando a morte o surpreendeu, no dia mesmo da abertura da livraria espírita, na rua de Lille , 7.
Antes mesmo de ter se esgotado a primeira tiragem de A Gênese, Allan Kardec autorizou uma nova publicação em 1868, que são as 4a, 5a e 6a edições, o que os impressores Rouge, Dusnon e Fraisné podem confirmar como sendo esta a matriz que serviu para as edições publicadas de 1869 a 1871 e em diante.
As modificações que foram introduzidas nesta nova edição são, evidentemente, as que se tornaram objeto de polêmica.
O que posso afirmar , da maneira mais nítida e clara possível ,é que até o mês de junho de 1871, a Sociedade Anônima de Espiritismo, seguia sendo administrada pelos Senhores Bittard, Tailleur e eu; e que o Sr. Leymarie esteve completamente alheio à redação da Revista , bem como na reimpressão de qualquer das edições. Posso afirmar, igualmente, que neste período, de 1o de abril de 1869 a 1o de junho de 1871, nenhuma modificação foi introduzida na redação de A Gênese e que a sua última edição datada de 1868, é semelhante, exatamente àquela da primeira tiragem realizada pelo mestre.
Todos sabem que a impressão de uma obra se faz através de letras avulsas, reunidas em formas que por sua vez constituem as páginas. Se a obra não tem futuro está destinada a uma única edição e a composição é destruída imediatamente após a impressão servindo as letras para novas obras. Mas se se trata de um livro importante e de onde o autor espera retirar um certo número de edições, as formas são conservadas durante um certo tempo para permitir a introdução, no texto original, de todas as modificações julgadas necessárias a uma edição definitiva.
Uma vez o texto revisto e corrigido, sua impressão é definida; (foi o que fez Allan Kardec com A Gênese) e em seguida destroem–se as letras soltas (placa provisória). O que se ignora em geral é a diferença entre uma marca , um relevo e um clichê (matriz da placa).O relevo não serve para a impressão, é como um molde, uma forma que conserva as marcas das letras e estas não podem ser reproduzidas senão através da sua fonte (clichê).
Isto é o que pode explicar como, as impressões tendo sido realizadas em 1868, seus clichês só foram fundidos em 1883. Se fontes parciais foram feitas neste intervalo, foram sem duvida destinadas a uma publicação à parte, em brochuras especiais, extraídas de certos capítulos da obra. Ora, se estas impressões foram feitas em 1868, estando vivo Allan Kardec, é incontestável que o mestre, e somente ele, pode introduzir as mudanças que existem nas edições realizadas posteriormente, utilizando–se dos clichês anteriormente fundidos .E saiba-se que o mestre pagou pelas placas matrizes a seus impressores.
Possa esta curta explicação ser suficiente para eliminar toda causa de desunião a família espírita.
Lembremo-nos dos preceitos de nossos mestres:
“Amemo-nos uns aos outros. Fora da caridade não há salvação.”
A. Desliens
12.10.09
GUILLON RIBEIRO MODIFICOU A TRADUÇÃO DE "A GÊNESE"?
9.10.09
LACHATRE PUBLICA "A HISTÓRIA TRISTE"
8.10.09
SITE PUBLICA FOTOS E RESUMOS DO 5o. ENLIHPE
7.10.09
100 SEGUIDORES!
Aproveito o momento para agradecer a todos os "seguidores", sua participação ativa na construção do blog e a sua presença, que é sinal de interesse e aprovação da linha que temos adotado. Cada comentário, crítico ou de incentivo, sinaliza o que fazer, o que escrever, que rumo tomar.
Como filosofia de trabalho tenho publicado praticamente tudo o que é submetido. Sei o trabalho que dá utilizar os instrumentos do Blogspot.
Agradeço, sensibilizado e continuemos nosso intercâmbio.
Jáder Sampaio
4.10.09
FUENTÈS ANALISA ARQUIVOS DE CAMILLE FLAMMARION
30.9.09
DVD VERSÁTIL LANÇA FILME SOBRE A VIDA DE PESTALOZZI - SÃO PAULO
No extra do DVD, excelente palestra de Charles Kempf proferida no Castelo de Yverdon, Suiça, sobre um dos alunos de Pestalozzi, Rivail, nosso Mestre Allan Kardec. O DVD estará à venda nas principais lojas e livrarias do país a partir do dia 1 de outubro."
29.9.09
23.9.09
Saiu a Programação do 5o. ENLIHPE
1º Dia - Sábado, dia 26
8h00 Recepção, entrega de material e visita aos pôsteres
8h30 Abertura – lançamento do livro PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL: TEXTOS
SELECIONADOS
9h00 Jáder Sampaio – Satisfação, desligamento e sofrimento de voluntários espíritas
Psicólogo, doutor e mestre em Administração. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Co-autor do livro Diante do mistério: psicologia e senso religioso (Loyola). Tradutor da obra O aspecto científico do sobrenatural, de Alfred Russel Wallace (Lachâtre). Editor do blog Espiritismo Comentado, com mais de 50 mil acessos em todo o mundo.
9h40 Marco Milani – Aspectos da governança da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
Economista, professor universitário, mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Coordenador do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da Universidade Mackenzie. Membro da diretoria- USE Distrital Lapa, SP.
10h20 Intervalo para café e visita aos pôsteres
10h55 Alexandre Caroli Rocha – Uma estratégia para a construção autoral na psicografia: as
citações
Graduado em Letras pela Unicamp, autor da dissertação de mestrado A poesia transcendente de Parnaso de além-túmulo (2001) e da tese de doutorado O caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade (2008).
11h35 Astrid Sayegh – Bergson e o Espiritismo: a evolução do princípio espiritual
Pós-Graduada em Filosofia. Ex-coordenadora do curso de Filosofia da FEESP. Fundadora do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (IEEF). Autora dos livros: Bergson, o Método Intuitivo — uma abordagem positiva do Espírito e Ser para conhecer, conhecer para ser.
12h15 Almoço e visita aos pôsteres
14h05 Alexander Moreira-Almeida/Klaus Alberto – O método de Kardec na elaboração do
Espiritismo
Professor Adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF.
14h45 Paulo Henrique Figueiredo – As origens científicas do princípio vital
Diretor do grupo editorial Universo das Letras (Revista Universo Espírita). Apresentador do programa de rádio Universo Espírita – pensar e viver com liberdade. Autor do livro: Mesmer, a ciência negada e os textos escondidos (Lachâtre).
15h25 Intervalo para café e visita aos pôsteres
16h00 Samantha Lodi – Anália Franco e sua ação sócio-educacional
Mestre em Educação na área História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Graduada em Comunicação Social pela Unesp. Professora no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Graduação de Pedagogia.
16h40 Oceano Vieira – Filme Documentário "A Grande Síntese" de Pietro Ubaldi - Direção do
pesquisador espírita Oceano Vieira.
18h15 Encerramento das atividades do dia.
2º Dia - Domingo, dia 27
8h00 Abertura e Composição mesa
8h05 Nadia Lima – A psicografia como historiografia
Jornalista, articulista do jornal A Nova Era. Professora doutora de História Moderna no curso de graduação em História da UNIFRAN, Universidade de Franca.
8h45 Pedro Camilo – Deolindo Amorim: cultura e vanguardismo espírita no aquém e no além
Advogado com especialização em Ciências Criminais. Professor universitário no estado da Bahia e autor do livro Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa (Lachâtre).
9h25 Intervalo para café e visita aos pôsteres
10h00 Ana Catarina Elias – Elementos da Espiritualidade que compõem A intervenção RIME
Psicóloga, doutora em ciências médicas/UNICAMP. Professora doutora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).
10h40 Dora Incontri – A Pedagogia Espírita e a Educação para a Morte
Jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação/USP, Coordenadora do curso de pós-graduação em Pedagogia Espírita pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Professora de pós-graduação em “Metodologia de Ensino I: Preparação Pedagógica” e “Tanatologia-Educação para a Morte”, na Faculdade de Medicina da USP.
11h20 Angélica A. S. Almeida – Inácio Ferreira: A Institucionalização da integração entre Psiquiatria
e Espiritismo.
– NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalho sobre Inácio Ferreira aceito para publicação na revista Society for Psychical Research em Londres.
12h00 Almoço e visita aos pôsteres
14h00 Reinício - apresentações
14h10 Ercilia Zilli – A Ética da Psicologia e a Religiosidade do Psicólogo
Psicóloga Clínica, mestre pelo Programa de Ciências da Religião, da PUC. Pós-graduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor, pela FGV. Autora do livro O Espírito em Terapia - Hereditariedade, Destino e Fé. Apresentadora do programa Novos Rumos, na Rádio Boa Nova. Presidente da ABRAPE - Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas.
14h50 José Roberto de Lima Dias - A Cultura Espírita no Rio Grande do Sul Através do Jornal "A
Evolução"
Doutorando no Curso de História Ibero-Americana, da PUC - Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Rio Grande – FURG.
15h30 Apresentação Musical
16h00 Prece Final
19.9.09
FILOSOFIA ESPÍRITA É TEMA DE SIMPÓSIO EM SÃO PAULO
ASTRID - A busca da verdade não pode permenecer circunscrita nos horizontes limitados do mundo fenomênico, mas importa a mudança de olhar sobre o mundo em direção às verdades do espírito, que só a filosofia pode propiciar. O presente evento visa promover e divulgar o estudo da filosofia, colocando-a a o alcance de todos, como forma de obter uma visão racional e libertadora do Evangelho, abalizando a possibilidade de uma transformação ética do ser.
EC - Franklin Leopoldo é um professor muito conhecido no meio acadêmico por seus trabalhos e traduções de textos filosóficos. Qual a ligação dele com o Espiritismo?
ASTRID - Prof Franklin não é espírita, mas autoridade no meio acadêmico filosófico. Importa esse dialógo entre espiritas e não espiritas de modo a nos propiciar uma visão mais compreensiva. A Filosofia Espírita nada tem a temer da filosofia acadêmica, da qual é a síntese; por outro lado a filosofia acadêmica muito pode enriquecer-sea luz da filosofia espírita que traz a sançao de seus valores. Importa novos diálogos para acrescentar algo inovador e superar os paradigmas ou temáticas espíritas que se repetem.
EC - O que o interessado pode esperar do Simpósio?
ASTRID - Não temos como prometer algo, mas trazemos a boa vontade de esclarecer o que seja a Filosofia Espírita, assim como alguns temas filosóficos como a questão de Deus na nossa vida. Por outra, importa trazer aos centros espíritas a visão da filosofia de modo a ser divulgada nos cursos e palestras. É importante ainda fazer ver o papel da filosofia, no mundo, para a nossa sociedade pós -moderna. Gostariamos que o participante despertasse para o que seja a filosofia espírita, tão pouco exaltada em sau especificidade, e para a importância da sua divulgação como forma de educação liberta.
EC - Como, quando e onde inscrever-se?
ASTRID - As inscrições encontram-se abertas até dia 10 de Outubro, e podem ser efetuadas pelo site: www.ieef.com.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 2973-6580. Convidamos todos a compartilhar desse banquete de idéias.
15.9.09
JESUS EM BETÂNIA
Betânia era um povoado à época de Jesus, que ficava a cerca de 4 km de Jerusalém, o que fica a um dia de caminhada, passando pelo Monte das Oliveiras
O interesse de Maria pela doutrina de Jesus, para a indignação de Marta, que queria ajuda nos serviços domésticos, também foi objeto de muitas considerações de autores espirituais e espíritas, comentaristas do evangelho, como A. L. Sayão, Emmanuel e Amélia Rodrigues.
12.9.09
CCDPE E LIHPE LANÇAM LIVRO DE PESQUISAS SOBRE ESPIRITISMO
Figura 1: Capa do Livro
A obra será lançada no 5.º ENLIHPE, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2009, numa iniciativa do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro e da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas.
Adolfo de Mendonça Junior
Venda promocional antecipada
APENAS R$ 17,00
Descontos especiais para Clube de Livros, Distribuidoras e Livrarias
Preço de capa: R$ 25,00
Formato: 14x21 cm
Páginas: 192 (estimado)
Telefone: 11 3664-9600
www.ccdpe.org.br
Apoio: 5enlihpe@ccdpe.org.br
Obs: O preço de R$17,00 é válido para compras efetuadas até a data do 5o. ENLIHPE. Os livros serão entregues a partir de seu lançamento.
6.9.09
Leandro Resenha "A Caminho da Luz" de Emmanuel
Título: A caminho da luz: história da civilização à luz do Espiristimo.
Autoria: Ditado pelo espírito Emmanuel e psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Editoração: 1ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira (FEB) em 1938.
Estrutura da obra:
• Antelóquio (17-08-1938);
• Introdução;
• 25 capítulos;
• Conclusão (21-09-1938).
No Antelóquio Emmanuel esclarece:
“(...) Não deverá ser este um trabalho histórico. A história do mundo está compilada e feita. Nossa contribuição será à tese religiosa, elucidando a influência sagrada da fé e o ascendente espiritual, no curso de todas as civilizações terrestres. (...)”
É um livro religioso, tendo a religiosidade o significado da conexão entre o ser humano e Deus, e que se assenta em informações e conhecimentos histórico científicos.
Na Introdução, pondera Emmanuel:
“(...) Esse esforço de síntese será o da fé reclamando a sua posição em face da ciência dos homens, e ante as religiões da separatividade, como a bússola da verdadeira sabedoria (...)”
Os 25 capítulos que se seguem ao longo do livro consistem na abordagem que Emmanuel faz da História terrestre. Um dos destaques dados por Emmanuel se refere aos missionários divinos, espíritos eminentes no plano dos valores espirituais que visitam outras pátrias siderais e regressam ao orbe no esforço abençoado de missões regeneradoras dentro das igrejas e das academias terrestres.
Igrejas: lugares de avanço moral e religioso.
Academias: lugares de avanço intelectual e de melhora através da aplicação da razão.
Na conclusão, afirma: “(...) Em nosso modesto estudo da História, um único objetivo orientou as nossas atividades – o da demonstração da influência sagrada do Cristo na organização de todos os surtos da civilização do planeta, a partir da sua escultura geológica. (...)”
As datas do Antelóquio e da Conclusão chamam a atenção, por indicar que o livro foi psicografo por Chico no período de 36 dias e, principalmente, pelo momento histórico vivido na época: a obra foi psicografada na iminência da II Guerra Mundial (1939 - 1945).
Apreendendo a coerência entre o conteúdo da obra e a época da psicografia feita por Chico, é possível o seguinte entendimento acerca do livro:
• Mensagem esclarecedora da Espiritualidade Superior à humanidade terrestre da total compreensão do andamento dos fatos no orbe terrestre;
• Recorda o ascendente místico (elevação religiosa e a melhora espiritual) de todas as civilizações que surgiram e desapareceram;
• Ressalta o interesse na devida compreensão da História, buscando os grandes períodos evolutivos da Humanidade, com as suas misérias e seus esplendores, para afirmar as realidades espirituais acima de todos os fenômenos transitórios da matéria.
Ficou interessando pelo livro, então mãos à obra!
31.8.09
Why Spritism Gladdens Me
Figura 1: Cidades da Flórida com Centros Espíritas
Edgar Crespo
Tradução: Jáder Sampaio
Recebi no boletim da "The Spiritist Society of Florida" de julho de 2009 um texto escrito por Edgar Crespo, pai da Yvonne Limoges, hoje desencarnado. Como vivemos em uma sociedade que cada vez mais confunde felicidade com consumismo e sensações físicas, traduzi este texto ainda contemporâneo e o estou publicando alternando inglês e português. A sociedade fundada por Edgar fica em St Petesburg.
"Há pessoas que dizem que o conhecimento espírita tornou sua vida, às vezes, insuportável e deprimente. São os que sentem que eram mais felizes antes de haver conhecido o Espiritismo. Eu acredito que se eles se sentem desta forma, possivelmente não entenderam a doutrina corretamente.
There are those who say that knowing about Spiritism has made their life, at times, unbearable and depressing. Those that feel this way say that they were happier before they knew about Spiritism. I believe that if they feel this way, possibly they do not fully understand its true nature.
É verdade que o Espiritismo nos cobre de responsabilidades, e isto pode pesar sobre nós, mas explica o porquê, o que nenhuma outra crença ou filosofia faz. Sabemos onde há coisas que parecem ser injustas, porque estamos aqui e para onde vamos quando deixarmos o nosso corpo material. Para mim, este conhecimento faz a vida valer a pena e a torna mais interessante. Antes de conhecermos o Espiritismo, como vivíamos e quais eram as nossas prioridades na vida? Ela era mais voltada às coisas materiais e mais egoísta.
It is true, Spiritism does put a blanket of responsibility over us, and this can weigh heavy on us, but it explains what no other belief or philosophy does. We know why there are things that appear to be unfair, why we are here and where we go when we leave our material body behind. To me this knowledge makes life worth it and more interesting. Prior to our knowing about Spiritism, how did we live and what were our priorities in life? It was probably more material-oriented and maybe more selfish.
É verdade que gostamos da vida em família e de sair com os amigos e de passar horas agradáveis, mas à medida em que o tempo passa e começamos a envelhecer, começamos a pensas no que nos espera após a nossa curta jornada terrestre. As respostas mais completas vêm do Espiritismo, com suas muitas facetas.
True we enjoy family life and going out with friends and having a good time but when this time is past and we start to age, we then start to think about what awaits us after our earthly sojourn. The most complete answers come from Spiritism, with its many facets.
Tenham em mente que a filosofia espírita não é para qualquer um. Quando as religiões tradicionais não nos dão consolo ou respostas, uma pessoa pode ser suficientemente madura para aceitá-lo.
Keep in mind that the Spiritist philosophy is not for everyone. When traditional religions do not provide us solace or answers, a person may be mature enough to accept it.
Esta aceitação é spiritual e irá permanecer conosco por um longo tempo, durando após todos os outros sentimentos de satisfação material nos deixarem. Sentimentos espirituais permanecem conosco para a eternidade, enquanto os prazeres materiais irão ficar por aqui quando nos formos.
This acceptance is a spiritual one that will remain with us for a long time; lasting after all other feelings of material enjoyments will have left us. Spiritual feelings remain with us for eternity, while earth’s material pleasures will remain here when we are gone.
É uma grande alegria saber que alguém nos ama pelo que somos e não pelo que temos, é uma felicidade saber que não perdemos nossos parentes e pessoas queridas para sempre, mas que estarão conosco quando retornarmos para nossa verdadeira casa, o mundo espiritual. Parecemos esquecer que quando uma criancinha nasce aqui, há muitos que se entristecem no mundo dos espíritos. Você já pensou nisto? Eles estão perdendo seu amigo devido ao seu retorno ao mundo material, repleto de provas.
It is sheer joy to know that someone loves us for what we are and not what we have, certain gladness in knowing that our relatives and dear ones are not lost to us forever, but that they will be there when we return to our true home, the spirit world. We seem to forget that when a baby is born here, that many are very sad in the spirit world. Did you ever think of this? They are losing their friend due to its returning to the material world full of trials.
Os muitos mistérios da vida irão desaparecer lentamente quando começarmos a explorar esta nova ciência chamada Espiritismo; quando começarmos a compreender claramente que somos de fato almas que não se extinguirão quando perdermos estas frágeis coberturas chamadas corpos! Viveremos para sempre no mundo que alguns chamam de Invisível.
Life’s many mysteries will slowly disappear when we start to fully explore this new science called Spiritism; when we start to fathom that we are indeed souls which will not be extinguished when we lose this flimsy covering called bodies! We will live forever in the world some call the Invisible.
Se deixarmos de lado os desapontamentos da vida material, concluiremos que agora temos uma nova consciência por causa do Espiritismo, a vida que nós conhecemos irá se expandir diariamente enquanto aprendermos as muitas coisas que antes não tinham significado para nós.
If we put aside life’s material disappointments we will come to the conclusion that now we have a new awareness because of Spiritism, life as we know it will now expand on a daily basis while we learn many things that before did not even have meaning for us.
Sou dos que é feliz porque Deus, meu Pai, possibilitou-me o privilégio de conhecer esta doutrina. Sem seus ensinamentos, muitas das tribulações da vida não teriam significado para mim.
I for one am glad that God, my Father, has granted me the privilege of knowing about it. Without its teachings, many of life’s tribulations would be meaningless to me.
Eu evito os sentimentos de depressão reconhecendo que minha alma tem um longo caminho por percorrer na jornada evolutiva. Deus é todo amor, nossos parentes e família nos amam e esperam por nós no mundo espiritual, e nossos mentores espirituais nos amam.
I fight off feelings of depression by recognizing that my soul has a long way to go on it evolutionary journey. God is All Love, our relatives and family love us and await us in the spirit world, and our spiritual mentors love us.
Lendo e estudando o Espiritismo com sinceridade com uma mente aberta pode trazer a você uma elevação espiritual. Você começará a ter sentimentos para os quais não há nenhuma explicação material, só espiritual.
Sincerely reading and studying Spiritism with an open mind can bring you a spiritual uplifting. You will start getting feelings for which there are no material explanations, only spiritual ones.
Quando você começar a ter seu equilíbrio espiritual, você irá começar a ter sentimentos de êxtase e seu espírito ficará feliz o que irá afetar seu corpo de uma forma positiva, especialmente quando os problemas da vida vierem. Por estas razões o Espiritismo alegrará a sua alma e não deixa-la-á triste.
When you start to get your spiritual balance, you will begin getting feelings of bliss and your spirit will be happy which in turn will affect your body in a positive manner, especially when life’s troubles come your way. Then Spiritism will gladden your soul, not sadden it!"