15.1.14

REVISTA DE PSIQUIATRIA DA USP PUBLICA ARTIGO DE REVISÃO SOBRE MEDIUNIDADE

Leonore Piper


A Revista de Psiquiatria Clínica da Universidade de São Paulo publicou no seu volume 40 no. 6 um artigo intitulado "Pesquisa em mediunidade e relação mente-cérebro: revisão das evidências", escrito pelo Dr. Alexander Moreira-Almeida.

Calcado em 124 referências bibliográficas, o autor apresenta as linhas de pesquisa da mediunidade contemporâneas. Ele argumenta que a mediunidade é uma "experiência humana", com ampla tradição de pesquisa empírica desde o século XIX, que foi negligenciada, de forma geral. 

Moreira-Almeida discute os problemas e questões que se impõem a este tipo de pesquisa, mostrando alguma influência do pensamento popperiano no desenho dos projetos contemporâneos. Ao contrário de Rhine, e alinhado com a perspectiva contemporânea de Schwartz e Beischel, ele propõe que se estude pessoas com alegada capacidade mediúnica e resultados constatados, em vez de insistir nos delineamentos de Rhine, que propunha o estudo de grande número pessoas comuns em busca de traços de faculdades psíquicas.

Entre outras questões ele mostra a falácia de se procurar um "experimento crucial", o que não é utilizado em praticamente nenhuma ciência natural. O trabalho dos cientistas envolve a busca sistemática de evidências e contra-evidências que vão possibilitando o amadurecimento teórico, como advogava Kuhn, mas principalmente Imre Lakatos. Esta posição põe em questão um argumento muito usado por céticos, que advogam ser necessário primeiro provar a existência dos espíritos para depois pesquisar a mediunidade. 

Moreira-Almeida apresenta pacientemente os principais resultados de estudos feitos com dois médiuns destacados: Leonore Piper e Chico Xavier. Ao contrário das conclusões de um pesquisador brasileiro que a-priori defende que o trabalho de Chico é pasticho ou psicopatologia, ele apresenta com cuidado os resultados de tese e dissertação de Alexandre Caroli Rocha. Além disso ele relaciona trabalhos já conhecidos pelo movimento espírita, como o da grafoscopia de Perandréa e o de comparação de informações de Severino.

O trabalho é cuidadoso e amplo, recomendo sua leitura e discussão entre os interessados. Acessem no Scielo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832013000600005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ao lado da página acessada, é possível baixar o arquivo do artigo em formato pdf.


13.1.14

GEIF PUBLICA GALERIA MULTIMÍDIA NA NET


Manoel Alves, um dos fundadores do GEIF

O Grupo Espírita Irmão Frederico teve uma iniciativa muito interessante. Publicou em seu site uma galeria multimídia, com vídeos diversos de Haroldo Dutra, Chico Xavier, Divaldo Franco, Honório Abreu, Raul Teixeira, Alberto Almeida, entre outros.

Qualquer internauta pode acessar e assistir aos vídeos que estão disponíveis em http://geif.com.br/galeria-multimidia/videos/

Confiram. 

10.1.14

SINCRETISMO E IDENTIDADE NO MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO

Alexandre Fontes da Fonseca, editor do Jornal de Estudos Espíritas




O Jornal de Estudos Espíritas está entrando em seu segundo ano de funcionamento e tivemos a grata satisfação de ter aceito um trabalho nosso intitulado "Éthos, sincretismo e identidade do Espiritismo Brasileiro".  ( https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-2---2014 )

Ele tenta mostrar como o éthos do espiritismo é um forte elemento identitário do mesmo. Busca recuperar a trajetória do espiritismo no Brasil e as influências a que esteve exposto o movimento espírita, detendo-se nos cismas e grupos que saíram deste, constituindo movimentos espiritualistas à parte.

O artigo recupera um trabalho desenvolvido em nossa tese de doutoramento, na qual apresenta três elementos do éthos espírita obtidos na obra de Kardec: fundamentos, valores e imperativos.

Ao final se faz uma rápida reflexão sobre as tensões dos dias de hoje e suas perspectivas.

Se os leitores se interessarem pelo Jornal de Estudos Espíritas, que é gratuito e digital, e quiserem acompanhar suas publicações, basta enviar seu e-mail para o endereço: jestudosespiritas@gmail.com 

7.1.14

CANÇÃO DA MOCIDADE


Ontem de tarde recebi uma visita ilustre. Wadson fez a gentileza de me levar o DVD e o CD do mais novo projeto do Grupo Espírita Meu Cantar. Minha filha foi à porta conhecer o artista.

- Eles são conhecidos? Perguntou. 
- São sim, filha, do Norte ao Sul do Brasil. Eu encontrei CDs deles sendo tocados quase na fronteira com o Uruguai.
- Ah! Disse ela, mordida de curiosidade.

As Minas Gerais são muito conservadoras. Para ser grande aqui, mesmo já sendo enorme, é preciso ser grande fora das montanhas, pensei mais uma vez.

Abraços, autógrafos (Wadson quase ficou da cor da camisa desta capa quando pedi) e fui correndo ver o projeto. Senti-me meio parceiro, apesar de não ter feito muita coisa. É tão boa a sensação de ser parceiro de algo belo!

O DVD é simples mas muito rico. Camisas coloridas, arranjos deliciosos, um piano melodioso, acompanhando as vozes que se entrecruzam, destacando-se e ocultando-se, fazendo um todo harmônico e jovial. Momentos de espiritualidade entremeados por momentos de alegria. A música parece uma bola de praia, colorida, tocada de mão em mão.

Antevejo os jovens cantando as músicas de Willi de Barros após a influência salutar deste belo trabalho. A música que dá título ao projeto parece-se com um jingle, e nos faz recordar dos tempos de mocidade espírita, hoje chamada de juventude espírita em outras terras.

É difícil escolher música preferida, porque são canções muito variadas entre si, mas agrada-me muito a que se chama Estradas, pelo conjunto, os tons dissonantes, o arranjo vocal que exigiu muito do grupo e a bela letra, que diz muito da proposta cristã-espírita. Mas gosto também de Encontro, Quando penso em Jesus, Para sempre em meu coração (cuja letra faz lembrar a epístola aos Coríntios...)

CD e DVD já estão disponíveis na Associação Espírita Célia Xavier e em outras casas espíritas que apoiaram o projeto, mas pedidos podem ser feitos pelo site http://www.meucantar.com.br/

2.1.14

POLICARPO DE ESMIRNA, MÁRTIR CRISTÃO DO SÉCULO II




Meu primeiro contato com Policarpo de Esmirna foi através da carta que Inácio de Antioquia escreveu-lhe. Ao que tudo indica, Policarpo era um jovem bispo, quando Inácio estava rumo à execução, porque seria julgado e condenado em Roma como cristão. Inácio não temia a morte, e sentia-se honrado em desencarnar da mesma forma que Jesus e alguns de seus apóstolos.

Muitos anos mais tarde, Policarpo seguir-lhe-ia os passos. Os cristãos continuavam sendo minoria no império romano, e sua fé era vista como um desacato à autoridade dos imperadores. Curiosamente, eles eram vistos como ateus, por não aceitarem a divindade dos césares e o culto aos deuses romanos. O autor da história do seu martírio (Piônio de Esmirna? Márcion? Evaristo?) escreveu: “Felizes e generosos todos os mártires que surgem pela vontade de Deus.” (Martírio 2:1)

Este mesmo autor destaca que no meio cristão do segundo século, os cristãos não se entregavam às autoridades, mas uma vez presos e levados a sacrificar ao imperador e a negar sua crença, a grande maioria deles não titubeava. Os romanos os ameaçavam com torturas físicas, com as feras e com a fogueira. Tudo leva a crer que desejavam principalmente que os cristãos se submetessem publicamente a César, negando sua fé, para intimidar e humilhar os profitentes do cristianismo.

A perseguição de Policarpo é desencadeada pelo martírio do jovem Germânico, que foi levado às feras, e instigado pelo procônsul a abjurar, sob o argumento “que tivesse piedade de sua própria juventude” (Martírio 3:1) Germânico atiçou as feras para que se consumasse sua sentença e a multidão gritou: “Abaixo os ateus! Trazei Policarpo.” Diz a tradição que Policarpo seria o décimo segundo cristão a ser sacrificado em Esmirna).

Três dias antes de ser preso Policarpo sonhou com um travesseiro em chamas. Sua interpretação foi que seria queimado vivo. Ele foi levado a uma pequena propriedade, mas os romanos prenderam e torturaram “dois pequenos escravos”, que entregaram onde ele estava. Ele foi localizado pelo chefe de polícia (Herodes), desceu calmamente do piso superior da casa, conversou com seus perseguidores, que se espantaram com a idade avançada e a calma de Policarpo, e lhe permitiram orar durante duas horas. O esmirniota mandou servir-lhes o que comer e beber, enquanto fazia suas preces.

O procônsul, em julgamento público fez com que se anunciasse no estádio três vezes: “Policarpo se declarou cristão!” Romanos e judeus teriam dito: “Eis o mestre da Ásia, o pai dos cristãos, o destruidor de nossos deuses! É ele que ensina muita gente a não sacrificar e não adorar.” (Martírio 12:2) Eles pediram que fosse lançado um leão contra Policarpo, mas isso não foi considerado lícito, porque o combate com feras já havia terminado. Então, gritaram que fosse queimado vivo, confirmando aos olhos de Policarpo o significado de seu sonho.

Principalmente os judeus, segundo o narrador, recolheram lenha e feixes para a pira. Policarpo despiu-se e retirou os calçados. Seus executores desejavam pregá-lo, mas ele disse: “Deixai-me assim. Aquele que me concede força para suportar o fogo, dar-me-á força para permanecer imóvel na fogueira, também sem a proteção de vossos pregos” (Martírio 13:3) Então ele foi amarrado com as mãos atrás das costas, o que fez com que os conhecedores do judaísmo o vissem como o cordeiro do sacrifício. Policarpo fez uma prece a Jesus, da qual extraio algumas frases: “Eu te bendigo por teres me considerado digno deste dia e desta hora, de tomar parte entre os mártires, e do cálice de teu Cristo, para a ressurreição da vida eterna da alma e do corpo, na incorruptibilidadedo Espírito Santo.” (Martírio 14:2) Ele ainda louvou e bendisse a Deus.

Os executores tocaram fogo na pira, e o narrador diz que em vez de queimá-lo, as chamas envolveram o corpo, como uma “espécie de abóbada” e ele permaneceu no meio, como “pão que assa, como ouro ou prata brilhando na fornalha”. Sentiu-se um perfume de incenso. O povo, então, pediu que o carrasco o executasse com um golpe de adaga, uma vez que o fogo não o consumia, e, feito, o sangue jorrou e apagou o fogo. Os cristãos pediram-lhe o corpo, mas o magistrado negou, afirmando: “Não aconteça que eles, abandonando o crucificado, passem a cultuar esse aí.” (Martírio, 17:2) O centurião, então, fez queimar o corpo, e os cristãos recolheram depois os ossos, para colocá-los “em local conveniente” e celebrar o aniversário de sua morte.


Os relatos são atribuídos originalmente a Irineu, discípulo do bispo de Esmirna, mas são cópias de cópias. Independente do que é factual e do que é legendário, é indiscutível que a coragem destes cristãos primeiros nos legou o acesso aos ensinamentos de Jesus, passados mais de dois mil anos de seu nascimento.

Referência:

Martírio de São Policarpo, Bispo de Esmirna. in: Padres Apostólicos. São Paulo: Paulus, 1995.(Patrística)

30.12.13

TERRA ESTRANGEIRA




Há muitos anos fiz alguns estudos sobre a formação dos evangelhos e a interpretação deles pelo espiritismo. Descobri à época uma série de trabalhos escritos por cristãos dos primeiros séculos e me interessei por fazer uma incursão nesta época, que nos permitiria demarcar as mudanças que foram acontecendo no meio cristão.

Mais recentemente adquiri alguns livros da editora Paulus, que publicou uma série chamada Patrística, e que recupera e publica, em língua portuguesa, as cartas, textos e análises feitas pelos autores cristãos dos primeiros séculos. 

Encontro-me estudando o livro Padres (ou pais) apostólicos, que são uma geração de cristãos muito próxima dos apóstolos que conviveram com Jesus, do primeiro e segundo séculos.

Tenho estudado Clemente Romano, Inácio de Antioquia, Policarpo de Smirna, e dois livros que já me interessavam há algumas décadas: O Pastor, de Hermas e a Didaqué.

Transcrevo um trecho de uma parábola da época, que me parece apropriada para os projetos de acumulação de riquezas, muito valorizado nos dias de hoje.

"Ele me disse: "Vós, servos de Deus, sabeis que habitais em terra estrangeira. De fato, vossa cidade acha-se longe desta cidade. Portanto, se conheceis vossa cidade, aquela que deveis habitar, por que correis assim atrás de campos, habitações luxuosas, palácios e mansões inúteis? Quem procura tais coisas nesta cidade, não espera voltar à sua própria cidade. Insensato, vacilante, homem infeliz! Ignoras que tudo isso é estrangeiro e está em poder de outro? De fato, o dono dessa cidade dirá: Não quero que habites na minha cidade. Vai embora daqui porque não obedeces a minha lei. Então, tu, que possuis campos, casas e muitos bens, ao ser expulso por ele, o que farás com teu campo, tua casa, e tudo o que te resta do que acumulaste?" (O Pastor, cap. 50, vv. 1-4)

24.12.13

LEITORES DO ESPIRITISMO COMENTADO: FELIZ NATAL!


Amigos, leitores. Sei que muitos de vocês já receberam a mensagem de Natal que escolhi, através do grupo Espiritismo Comentado, no Facebook. Mas como muitos de vocês são ligados apenas ao blog, não podia deixar de postar esta bela história, de cerca de 3 minutinhos, criada por um grupo do Sul do Brasil.

Quero agradecer de coração o incentivo que vocês me tem dado ao longo dos anos para continuar com este trabalho humilde. Poder compartilhar as descobertas, o aprendizado, as dúvidas, as emoções que brotaram no contato com pessoas e organizações, as palestras e estudos pelo Brasil, têm sido fonte de força e entusiasmo para continuar. Receber, de vez em quando, suas histórias, seus comentários, dúvidas, contribuições, pedidos de informação, entre as mais de mil participações registradas no EC, tem sido uma honra e uma alegria. 

Registrar que se lê as poucas palavras dos nossos posts nos Estados Unidos, em Portugal, na Europa Continental, no Reino Unido, no Japão, na Austrália, na Argentina, no Uruguai, nas ilhas do Caribe, no Canadá, e mais recentemente, na Rússia, na Índia, nas ilhas chinesas, em Moçambique e em Angola, em Cabo Verde, ou seja, nos cinco continentes, uns mais e outros menos, tem sido sempre motivo de surpresa e alegria.

Desejo a todos inspiração para viver mais e melhor, para conviver com intimidade e intensidade, para reviver coisas preciosas que se perderam na infância e no passado distante, e para recordar o significado da celebração do nascimento de Jesus em nós e compartilhar, não à distância, mas bem de perto, ao vivo, com as pessoas que se ama.

22.12.13

CONHECENDO MAIS A SERTE - FLORIANÓPOLIS




Continuando a visita na SERTE, passamos da Casa de Erasto para o Lar dos Idosos. São 56 residentes, divididos em quartos construídos para acolher dois ou três, conforme o tamanho. Cada dois grandes quartos tem acesso a um conjunto de instalações sanitárias que ficam privativas aos seus moradores. São duas alas, à esquerda a feminina e à direita a masculina.


Junto às camas estão as lembranças, fotografias e pequenos objetos que demarcam a identidade e a história de cada um. Uma residente mostrou-me as fotos dela dançando.


Os longos corredores são decorados com gosto. A pintura acima mostra a produção da renda de bilro. O artista fez uma série com diversas profissões locais, infelizmente não dá para mostrar todas aqui.


Uma comemoração muito simpática: Dona Maria Costa comemorou 100 anos! Um século.


Acima, parte de um belo e enorme afresco em um dos corredores.


Este almoxarifado guarda as roupas de banho e cama, todas higienizadas e protegidas. Dá gosto de ver.



Há uma sala de enfermagem bem montada.

No relatório anual (2012), estima-se uma despesa média mensal por residente de pouco mais de R$ 2500,00 (dois mil e quinhentos reais). Não é nada barato manter uma estrutura bem montada. 

Continuaremos ainda esta matéria com o Lar Seara da Esperança. Aguardem.

20.12.13

CROOKES, HOME E ALGUNS PESQUISADORES CONTEMPORÂNEOS NOTÁVEIS


Recebi de Chrystiann Lavarini o documentário abaixo, que trata de fenômenos de efeitos físicos produzidos pela mediunidade de Daniel D. Home e pesquisados por William Crookes. Está em italiano, mas dá para acompanhar com um pouco de boa vontade.





O produtor entrevistou Guy L. Playfair, Brian Inglis e John Beloff. O primeiro ficou conhecido pelo seu livro A Vaca Voadora, Inglis é pesquisador da Society for Psychical Research e Beloff é filósofo e tem livros publicados sobre parapsicologia.

Para quem se interessa pela instituição inglesa, o documentário mostra a sede deles há alguns anos e alguns de seus membros. 

Gostei muito das fotos e da encenação dos fenômenos com Home. 

Se entendi bem, no final os autores se equivocam com relação à posição de Crookes com relação aos espíritos. Ele defendia, sim a existência de uma força especial que envolveria os fenômenos mediúnicos, mas defendia também a existência dos espíritos, a partir dos fenômenos obtidos com Florence Cook, velha conhecida dos espíritas brasileiros. Não dá para reduzir os fenômenos de Home à psicocinese.

19.12.13

SAIU A PROGRAMAÇÃO DO 1o. ERLIHPE - UBERABA-MG


O Prof. Dr. Oziris Borges Filho, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, está organizando em conjunto com a coordenação do 10o. ENLIHPE o primeiro encontro regional da LIHPE em Minas Gerais.

O evento já conta com dois convidados ilustres: o Dr. Alexandre Caroli Rocha, e a doutoranda Cíntia Alves da Silva. A presença dos dois possibilitará um belo debate com os acadêmicos da UFTM que vêm estudando literatura mediúnica. Alexandre defendeu tese de doutorado em literatura brasileira na Unicamp sobre Humberto de Campos, e Cíntia defendeu dissertação na Unesp sobre as cartas de Chico Xavier.

Como é de praxe aos encontros da LIHPE, estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos, sob a forma de resumos, até 17 de fevereiro. Eles serão submetidos a avaliação blind review, e selecionados.

A aproximação com a comunidade de pesquisadores de temas ligados ao espiritismo na região do triângulo mineiro, que conta com um grande número de instituições de ensino superior e proximidade a outras regiões onde se realiza pesquisa, como o interior de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, possibilitará a presença de novos pesquisadores e a interação com a comunidade local.

18.12.13

PROCURANDO ALLAN KARDEC... DE BICICLETA!



Um livro para lá de interessante que acabei de ler. Glauco é um fã de carteirinha de Allan Kardec, que resolve visitar lugares em Paris ligados à vida e à obra de Kardec/Rivail. Ele escreveu uma espécie de guia de viagens, detalhado, minucioso, no qual selecionou diversas localidades que fizeram parte da vida do fundador do espiritismo.

Baixei o e-book no Kindle (dispositivo eletrônico de leitura da Amazon), por apenas R$6,97, e devorei rapidamente. O livro é muito ilustrado e cheio de mapas, fotos e dicas de Paris. Uma pena que as fotos do Kindle fiquem pequenas, mas é possível ter acesso a conteúdos do livro no site http://glaucoadams.com/allan-kardec-em-paris-guia-turistico/

Mesmo quem não pretende ir a Paris deveria ler este trabalho. Ele permite que façamos uma viagem imaginária, e recuperar a história de Kardec/Rivail de forma agradável.

Uma das principais dicas que o autor dá para os mochileiros e os atletas de plantão é deslocar-se por Paris usando o sistema de aluguel de bicicletas, que permite retirar uma "magrela" em um lugar e entregar em outro. Sugestões de restaurantes, pessoas, hotéis, e todo o universo contemporâneo ao redor das localidades ligadas ao mestre, estão presentes neste trabalho.

Glauco entra na questão de Kardec-maçon, expressando sua opinião. Eu considero as evidências muito frágeis para se fazer afirmações, em que pese a suspeita deste autor e do meu amigo desencarnado, Eduardo Carvalho Monteiro, mas Glauco tem o bom senso de não impor suas posições, apenas expor, o que é muito saudável de se ler nos dias de hoje.

15.12.13

ENTRE MÉDIUNS: NOVAS FRONTEIRAS DA PESQUISA MEDIÚNICA

Julie Beischel, PhD

Acabei de ler o livro "Among Mediuns: a Scientist's Quest for Anwers" (Entre Médiuns: A Busca de uma Cientista por Respostas", escrito pela Doutora Julie Beischel, doutora em Farmacologia e Toxicologia na Universidade do Arizona - EUA. O livro foi publicado apenas como e-book, em língua inglesa, e pode ser facilmente adquirido no site da Amazon, e custou apenas R$ 10,15 (dez reais e quinze centavos!)

É um relato, quase uma conversa que ela faz com o leitor, apresentando sua trajetória e as principais linhas de pesquisa com médiuns realizadas no Windbridge Institute, organização que ela fundou com outros pesquisadores para dedicar-se ao entendimento da mediunidade.

Minha leitura carrega sempre alguns olhares: a do professor-pesquisador, a do espírita, a do médium, a do humanista. Posso não concordar com tudo o que ela pensa e diz, mas saí muito favoravelmente impressionado com o trabalho dela.

Beischel dividiu as pesquisas em três grandes programas: o programa de pesquisas de informação (que informações trazem as mensagens mediúnicas?), o programa de pesquisas de operação (o que sentem e vivenciam, como modificam os organismos e qual é a psicologia dos médiuns durante o transe?) e o programa de pesquisas de aplicação (uso da mediunidade no tratamento do luto/melancolia, no apoio às investigações policiais, entre outros).

Do ponto de vista metodológico, chama a atenção a inteligência do design experimental usado nas pesquisas. Ao criar instâncias entre o médium e o consulente, além de nunca permitir o contato direto destes, ela conseguiu fazer avançar um tema que se encontrava "travado" desde a pesquisa de Rhine e as oposições dos céticos, e inovou ao desenvolver métodos para verificar a qualidade das informações fornecidas pelos médiuns, praticamente anulando hipóteses como cold readings e outras usadas para justificar os acertos realizados por eles.

Um dos capítulos que me emocionou foi o das aplicações, especialmente quando ela fala do luto/melancolia. Julie cita alguns casos de pessoas que reescreveram seu script de vida após receberem uma comunicação mediúnica de afetos que já se foram. Ela diz que se a indústria farmacêutica tivesse um remédio de efeito tão imediato sobre o luto, seu inventor já teria ficado rico e notório.

O capítulo das pesquisas fenomenológicas, fisiológicas e psicológicas da mediunidade também é um primor. Ela se refere aos estudos de personalidade dos médiuns (na amostra dela, das médiuns), usando o MTBI (Inventário de Tipos Psicológicos Myers-Briggs), por exemplo, que classifica as pessoas segundo a proposta de tipos psicológicos de Jung. 83% dos médiuns foram classificados com a díade de tipos intuição-sentimento.

Este é um livro cuja tradução faria sucesso e causaria alguma polêmica em nosso meio. Quem sabe não conseguimos autorização da fundadora do Windbridge Institute para traduzi-lo para o português?

14.12.13

CONHECENDO A SERTE - FLORIANÓPOLIS SC





Na capital-ilha do belo estado de Santa Catarina, funciona a SERTE - Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação. Fui levado pelo Sr. Mário S. Thiago para conhecê-la e aproveitei para fotografar e publicar no Espiritismo Comentado.



 São muitas as frentes de trabalho da SERTE, e a foto ao lado não representa senão uma das entradas, a que dá acesso às instalações do Centro Espírita que lá funciona. Atualmente, ela mantém uma instituição de longa permanência para idosos, com 56 residentes (Lar dos Idosos), funciona como instituição para medidas de proteção para a infância, com  20 crianças (Lar das Crianças Seara da Esperança) e recebe 120 crianças diariamente no Educandário (Lar de Jesus) , que é uma unidade de educação infantil (pré-escola).






A instituição foi criada e concebida pelo Nelito, o Sr. Leonel Timóteo Pereira, espírita residente no município, a partir de uma comunicação espiritual, em 1956.






Hoje selecionei as fotos do Centro Espírita Irmão Erasto, que tem suas instalações junto ao complexo da SERTE. Sala de reuniões, salão, biblioteca, livraria, recepção, tudo o que é necessário às funções de estudo e prática mediúnica de uma sociedade espírita, sem gigantismo. As instalações são confortáveis e funcionais, e não dão mostra de luxo, apenas de cuidado.
Nas próximas publicações mostrarei as outras organizações que compõe o complexo da SERTE.

30.11.13

AS RELIGIÕES SÃO APENAS MITOS?


Assisti ontem ao belíssimo filme "As Aventuras de Pi". Dei a sorte de fazê-lo como se estivesse no cinema, do início ao fim, com pouquíssimas interrupções. Como o suspense da trama é fundamental, a maioria dos comentaristas que li não falam sobre o filme e destacaram algumas características que são realmente notáveis, como a beleza das imagens criadas por Ang Lee e a profundidade dos personagens.

É um filme que pretende conversar sobre Deus, deuses e a religião, entre outras coisas. Ele sugere que o mito religioso (e não sei dizer até quando, a experiência religiosa) torna mais tolerável a vivência do homem na Terra. Ele fala do encantamento, da possibilidade deste mito provocar as forças mais profundas do ser humano, da sua utilidade em situações-limite, do seu poder de preservação da vida.

Deus como ser ou criador, fica em um segundo plano, quase como um item de cardápio a ser escolhido, a gosto do freguês. Tanto faz pedir um "deus Big Mac" ou um "deus croissant", ou mesmo um "deus espetinho de escorpião", todos satisfariam igualmente a fome humana do sentido da vida.

Não importa, também, a verdade, ou a busca dela. Se o sujeito está satisfeito com o mito, se ele tem um papel útil na vida, está valendo...

Quando analiso o filme como espírita, sinto um estranhamento e algum conforto. O estranhamento vem da tradição racional e empírica do espiritismo, que fica desprezada pelo autor da bela história. É como se ele desconfiasse da razão e do empirismo como caminhos para tornar a vida mais tolerável, diante da sua crueza e ferocidade. 

O conforto vem da possibilidade de se ouvir uma voz no mundo contemporâneo que contempla a religião como experiência humana e que advoga o respeito entre as muitas religiões. Menos preconceito, menos conflito em função de convicções de fé, mais respeito entre as pessoas.

21.11.13

"TIO NILSON" DA MANSÃO DO CAMINHO DESENCARNA - SALVADOR-BA



Recebemos a notícia da desencarnação de Nilson de Souza Pereira, um dos responsáveis pela imensa obra da Mansão do Caminho, que apresentamos há algumas semanas no EC. Transcrevemos abaixo a comunicação dada no site da Mansão:


"Divaldo Franco e a família da Mansão do Caminho, cumpre o dever de informar a todos os amigos que desencarnou hoje dia 21/11/2013 as 04:30h, nosso querido Tio Nilson, uma destacada e honorífica personalidade no cenário baiano, na área de Assistência Social e solidariedade humana. 

Uma vida dedicada ao Bem, que desenvolveu profícuo trabalho em prol da Mansão do Caminho ao longo de 67 anos de sacrifícios, persistência e sobretudo muito amor e respeito ao ser humano, como, aliás, advoga a Doutrina Espírita nos seus postulados iluminativos e consoladores, que ele soube honrar através do seu generoso coração e profundo amor pela Causa. 

Deixa-nos preciosa exemplificação de nobreza, de coragem, de magnanimidade e ações concretas no trabalho dinâmico a favor do semelhante, construindo, para que outros possam também trilhar os caminhos da retidão, da justiça e do amor. Um lídimo cristão e Homem de Bem. Até breve "Tio Nilson".

Enviamos-lhe, os que lhe amamos, nossa ternura e gratidão, rogando a Jesus o embale nas ondas da Sua paz.
Agradece as orações de todos os que compartilharam da vida exemplar do querido irmão, ao tempo em informa que o sepultamento dar-se-á às 16h30m no Cemitério Parque Bosque da Paz sito à Av. Aliomar Baleeiro bairro Nova Brasília (Estrada Velha do Aeroporto) "

20.11.13

SANDY E FAGUNDES EM FILME SOBRE ESPÍRITOS - JANEIRO 2014



Ainda não tenho outras informações, mas já está sendo divulgado um filme para a telona com a temática dos espíritos. Pareceu-me com Os Outros, mas a trama ainda está muito escondida neste teaser. Confiram.

19.11.13

CHICO SOB A ÓTICA DOS INTELECTUAIS DOS ANOS 30-40


Humberto de Campos com a farda da ABL

Com a desencarnação de Chico Xavier abriu-se um novo ciclo de exposição à mídia, e nos últimos anos muitos pesquisadores das universidades oriundos de diversos campos de conhecimento têm publicado sobre ele. 

Este "revival" vem acompanhado de velhas questões, algumas sobre a natureza de suas faculdades. Mesmo tendo sido discutidas no passado, a perda de contato com os debates antigos faz com que novos estudiosos voltem a fazer mais do mesmo, acreditando-se inéditos.

Alexandre Caroli Rocha, Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de Campinas, defendeu dissertação de mestrado e tese de doutorado analisando o Parnaso e a produção de Humberto de Campos antes e depois da morte. 

Ele acaba de publicar um artigo pela revista Ipotesi, da Universidade Federal de Juiz de Fora, intitulado "Complicações de uma estranha autoria (o que se comentou sobre textos que Chico Xavier atribuiu a Humberto de Campos". 

A revista é qualificada pela CAPES, como Qualis A1-Nacional, ou seja, é uma revista que se encontra no topo das categorias para o Brasil. 

O Dr. Alexandre apresenta em seu trabalho as mais diferentes opiniões de experts em literatura e outros intelectuais nos anos 30 e 40, quando o Chico ainda era um médium desconhecido para o grande público.

Caroli identificou dois níveis de análise da produção do médium mineiro. O nível 1 envolveria o próprio texto psicografado (se é semelhante ou diferente aos textos produzidos pelo "morto" em vida, por exemplo) e o nível 2 seriam considerações sobre "a gênese da criação literária de Chico Xavier" (se os textos seriam ditados pelo diabo, ou seriam fruto do inconsciente, por exemplo). Não vou tratar da análise de Alexandre Caroli, já que o leitor pode ele próprio ler e formar opinião ao acessar o texto completo no link: http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/05/CAP02-25-36.pdf

Uma questão que incomoda a um psicólogo que estudou minimamente a psicanálise durante sua graduação, diz respeito ao uso inadequado do conceito de inconsciente como alternativa para explicar o fenômeno mediúnico. Esta discussão fica para outra publicação, por sua complexidade. Para que o leitor não fique no ar, este inconsciente como uma espécie de baú onde se acham guardadas informações esquecidas ou herdadas que são acessadas pelas pessoas, não é freudiano, nem junguiano.

Uma questão que é suscitada na leitura do trabalho que não deve passar despercebida é como os pastichadores precisam preparar-se para produzir suas imitações de estilo e conteúdo, e como é difícil a produção de conteúdo diverso e coerente, sem estudo profundo. Ao analisar-se o fenômeno Chico Xavier, o pastiche só se sustenta ante uma espécie de teoria da conspiração, aos moldes do que pesquisava Hodgson, quando colocava detetives atrás das médiuns que estudava, para saber se elas pesquisavam os assuntos sobre os quais produziriam.

Uma análise do conteúdo da obra do Chico assusta, porque ele faz metáforas com conceitos de física (Mecanismos da mediunidade), de biologia (Evolução em dois mundos), ele analisa casos psiquiátricos (No mundo maior), ele apresenta poetas de diferentes escolas e estilos (Parnaso de além túmulo), ele discute questões de diferentes áreas do conhecimento (O consolador), ele faz descrições meticulosas de fisiologia humana (Missionários da Luz) ele analisa o evangelho ("Caminho, verdade e vida" e outros livros). Chico não é um médium que apenas produziu conselhos morais e escreveu textos esparsos, como quis dizer um velho professor de psicopatologia que tive, mestre da oitiva e do esguelho, em matéria de espiritismo.

Acho que passeei. Leiam o trabalho do Dr. Alexandre e comentem!

17.11.13

EÇA, POR FERNANDO


Ilustração alusiva à proclamação da república portuguesa


Fernando de Lacerda é um médium português do início do século XIX que morou no Brasil e publicou seu trabalho pela Federação Espírita Brasileira. Sempre admirei a manutenção dos seus quatro livros “Do País da Luz”, nos catálogos desta editora. Escrevi há alguns anos sobre ele no Espiritismo Comentado http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2010/12/as-artes-mediunicas-de-fernando.html

Mais recentemente li um texto de Vianna de Carvalho, através da mediunidade de Divaldo Franco, que fala de como ele foi vítima de ironia e escárnio em sua época, mantendo-se firme. Retomei sua leitura e encontrei um trabalho de Eça de Queiroz que trata de um tema muito atual, recorrente, no movimento espírita: o ceticismo radical.

Silva Pinto escreveu introdução para o livro em 1911, um ano após a implantação da república portuguesa, de influência positivista.

Com o positivismo, veio a tendência de se identificar o pensamento cristão com a monarquia, e, ao mesmo tempo, uma crítica de princípios e valores que acompanha a crítica do regime político, além, é claro, da crítica contundente da crença em Deus. Eça, sem se alinhar à proposta política da monarquia, defende no texto psicografado por Fernando de Lacerda os valores cristãos e a crença em Deus, opondo-se ao espírito de época.

O estilo chama a atenção, pela ironia profunda e inteligente, pela construção do texto que desafia o leitor a pensar. Vou transcrever algumas passagens.

Sobre o ateísmo da política portuguesa da época:

“A ilustre pseudo sociedade pensante desta linda terra de mentecaptos proclamou sua emancipação.

Deus passou à história

Nem serve para se mostrar empalhado, em qualquer museu de raridades, porque tendo-se ausentado, há séculos para parte incerta, não cumpriu ainda o gracioso dever de cortesia de vir apreciar as generosas conquistas do mundo moderno.

Sobre a valorização do livre-pensar:

Eu sinto – e nós todos, certamente o sentimos por igual – que para sermos agradáveis à linda cocote, toucada de vermelho, que se divorciou para se casar em seguida com o cidadão Livre Pensamento, não saibamos perpetrar a delicada e encantadora hipocrisia de a felicitarmos, fingindo que também nos libertamos da tirania de Deus (já que ainda temos a imperdoável fraqueza de ainda lhe estarmos sujeitos); mas,  tristemente, desconsoladoramente o digo: - não o sabemos fazer.
...

Sobre a acolhida das mensagens pela intelectualidade portuguesa:

 Tu é que devias procurar libertar-te de nós, porque te somos companhia prejudicial. (Aqui, Eça fala ao médim)

Já te fizemos passar por maluco, por ignorante, por mistificador, por asno, por detestável escrevinhador de prosas bárbaras e de versos insulsos; e agora te arriscas a apanhar alguma sova de respeito, ou a seres tido e havido por agitador religioso, se continuas a deixar perceber a esse mundo emancipado e sábio que associas com companhias tão pouco recomendáveis , como são as dos mortos, e, de mais a mais , de mortos ignorantes, mortos que não se pejam de falar em Deus, nem de virem aconselhar a humildade, a caridade e a resignação, quando a moda obriga a renegar Deus, a praticar o Orgulho, proclamar a Fraternidade e aconselhar a Rebeldia. “

Sobre a Rebeldia como valor:

Que esplêndida coisa é a Rebeldia!

Pena é que ela seja, às vezes, como esses jogos de facas pontiagudas com que inábeis jongleurs exploram a basbaquice popular: - que se sucede cravarem-se no explorador, também arriscam o explorado a ser espetado por elas...

Desviei-me do meu fim.

Perdi-me na parlenga, e ia por si em fora, modulando ditirambos às modernas virtudes que enfloram o tálamo nupcial da Sociedade livre pensante portuguesa – anônima criatura, filha incestuosa da Ignorância e do Atrevimento, com o ilustre cidadão Livre Pensamento, filho adulterino da Vaidade e do Amor-Próprio; e esqueci-me que não foi para isso que vim.”


(Extraído de “Do País da Luz, cap. I, pág. 17-26)

14.11.13

O OBSERVADOR EM MONTES CLAROS






Quando cheguei em Montes Claros, Tom me acolheu satisfeito. Não podia chover, nem fazer calor, por causa do acabamento do pequeno salão do Paulo de Tarso. A chuva fica competindo com a voz do expositor, e o calor fica convidando as pessoas para sair.

Eram três tarefas, um simpósio sobre passes pela manhã, uma palestra sobre o atendimento aos espíritos desencarnados à noite e o autógrafo dos livros que os participantes adquirissem, da livraria da associação.

Cheio de amigos no meio do público, as duas primeiras tarefas foram fáceis e prazerosas. 




A última tarefa foi sendo cumprida aos poucos, antes e depois das exposições, para interessados de todas as idades...


e gêneros..


Os livros da LIHPE, especialmente "O Espiritismo na Atualidade", esgotaram-se. Ainda sobraram uns poucos Voluntários (que já se esgotaram na editora) e Casos e Descasos. A livraria ficou apenas com um exemplar de O Observador,


O depoimento espiritual que deu origem ao título do livro foi lido para todos por uma gentil voluntária. Ainda não consigo ler sem emocionar...

Ao final da exposição da noite, pessoas de branco começaram a recitar poemas sobre a morte retirados do livro Tão Fácil, psicografado por Chico Xavier. Ninguém sabia quantos seriam, e de onde sairiam. Pessoas de todas as idades, das diversas classes sociais, de todos os gêneros, iam aos poucos declamando os versos recebidos pelo Chico de autores diversos. Tão fácil, tão belo!



A visita foi memorável, fruto da disciplina, da inteligência, do voluntariado, do afeto entre as pessoas. O centro é pequenino, o amor não.

11.11.13

OS NOMES DE RIVAIL





Erros de grafia no registro de nomes não são um problema exclusivo do terceiro mundo, pois parece que eram bem comuns na França do século XIX. As variações nos registros oficiais de Rivail são tais, que Jorge Damas Martins e Stenio Monteiro de Barros publicaram pela Lachâtre, em 1999 o livro "Allan Kardec, análise de documentos biográficos."

Vou transcrever apenas o que se encontra nos registros de Rivail, que foram publicados fac-símile no livro:


1. Certidão de nascimento: 

Denisard, Hypolite Leon Rivail (isso mesmo, Denisard com a letra s, Hipolite com um ele apenas e Leon sem acento, uma vírgula para complicar nossa interpretação).

2.  Certidão de casamento:

Hippolyte Léon Denizard Rivail (agora o i troca de lugar com o y e se escreve com dois pês, o Hippolyte, o Léon ganha um acento e o Denizard é escrito com a letra zê)

3. Certidão de óbito:

Léon Hippolyte Denisart Rivail (Léon troca de lugar com Hippolyte, Denisart termina com tê e volta a ser escrito com esse). 

Não está no livro (ou não encontrei em minha milésima releitura), mas Rivail assinava seus livros como HLD Rivail, o que nos dá a entender que a grafia de sua preferência era a da certidão de casamento.

Com tantos e tão diversos nomes, se eu o encontrasse cumprimentaria-o como Sr. Rivail, já que este é indubitável.