2.10.08

Divaldo Franco é entrevistado na Rede TV

O médium e orador Divaldo Pereira Franco foi entrevistado recentemente pela jornalista Sônia Abrão na Rede TV. Assista a entrevista no You Tube.
PARTE 1: http://br.youtube.com/watch?v=EV_uBeNipVI
PARTE 2: http://br.youtube.com/watch?v=4I_ZFSBuy90


A entrevista faz parte da estratégia de lançamento do programa TRANSIÇÃO – A Visão Espírita para um novo Tempo. Ele estréia em Rede Nacional, dia 05 de outubro de 2008, das 15:00h às 15:30h, na REDE TV.


Espiritismo e Universidade: Tese de Doutorado na UNICAMP

Autor da Tese: Alexandre Caroli Rocha

Anote o link: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000443434

Ele vai levar você à tese "O caso Humberto de Campos : autoria literaria e mediunidade".

Leia o resumo: Entre 1937 e 1969, publicaram-se 12 livros que o médium Francisco Cândido Xavier atribuiu ao escritor Humberto de Campos e a Irmão X. O objetivo desta tese é estudar o funcionamento autoral desses textos. Ela foi dividida em cinco capítulos: uma apresentação de Humberto de Campos; um breve histórico da mencionada atribuição de autoria; uma análise da construção de um autor espiritual; uma leitura de cinco textos do conjunto mediúnico; e uma interpretação das noções autorais despertadas por tais livros

Read the Abstract: Between 1937 and 1969, the medium Francisco Xavier published 12 books that he attributed to Humberto de Campos and Brother X. The purpose of this doctoral thesis is to investigate the authorial functioning of this system. The present work is divided into five chapters: a presentation of Humberto de Campos; a short historical overview of the socalled authorship attribution; an analysis of the construction of a spiritual author; a critical reading of five texts taken from the mediunic set of writings; and an interpretation of the authorial notions suscitated by such books

1.10.08

Revista Espírita é Lembrada em Evento de BH




A Associação Espírita Célia Xavier promove mais uma edição da Semana de Kardec em comemoração ao nascimento do codificador do Espiritismo. Em 2008 a Revue Spirite faz 150 anos de lançamento. Escolheram-se temas ligados ao período em que Kardec foi o editor (1858-1869).


Participem.

29.9.08

Espiritismo e Universidade: Chico Xavier e a Antropologia


Bernardo Lewgoy publicou na Revista de Antropologia da USP o artigo "Chico Xavier e a Cultura Brasileira". Neste trabalho ele faz o seguinte destaque:

"O ponto mais importante na consideração do lugar de Chico Xavier na cultura e na religiosidade do Brasil do século XX reside na peculiar combinação que este realiza, através de sua biografia, entre o espiritismo kardecista com um catolicismo familiar e popular bastante tradicional." (LEWGOY, 2001, p. 62)

Lewgoy descreve com detalhes uma grande quantidade de pontos na obra de Chico Xavier que a aproxima ao catolicismo. Seu trabalho é bem fundamentado, contudo, ele supervaloriza o racionalismo em Kardec, esquecendo-se de textos importantes do codificador, como por exemplo o final de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" (com o título como "A Prece Segundo o Espiritismo"), no qual o codificador defende idéias cristãs, ponto de contato entre o Catolicismo e o Espiritismo, como na passagem abaixo:

"Além do anjo guardião, que sempre é um Espírito superior, temos os Espíritos protetores que, embora menos elevados, são igualmente bons e generosos. Eles são, geralmente, parentes, amigos ou quaisquer pessoas que não conhecemos em nossa existência atual. Eles nos ajudam pelos seus conselhos, e muitas vezes intervindo nos atos de nossa vida."

No 4º ENLIHPE, a historiadora Míriam Hermeto apresentou um folheto de inauguração de um Centro Espírita de Belo Horizonte, que teve a presença de Chico Xavier. Na capa encontra-se impresso "Comemoração do Dia dos Mortos", e no seu interior uma mensagem de Emmanuel desconstruindo as prática então vigentes de comportamento nesta data, sob o argumento de que não há morte.
Penso que grande parte das passagens que Lewgoy utiliza para mostrar um sincretismo católico, são desdobramentos ou referências diretas ao pensamento kardequiano. Gostaria de, respeitosamente, remetê-lo ao capítulo 7 da minha tese no qual defendo um ponto de vista diferente do apresentado por ele.

Outra questão a ser levantada, que corrobora a tese da existência de algum sincretismo entre o Espiritismo Brasileiro e o Catolicismo vigente, espécie de "zeitgeist" de nossa cultura, são os textos de Telles de Menezes, no qual ele afirma não ver diferenças importantes entre o Espiritismo de Kardec e a Doutrina Católica e defende idéias como a da ressurreição dos corpos. Esta posição seria criticada elegantemente por Desliens (informação de Jorge Damas), ex-secretário de Kardec, na Revue Spirite.

Sugiro a Lewgoy direcionar seus para uma perspectiva histórica e que considere a ótica oposta em uma releitura da obra de Chico Xavier. É bem possível que se venha a chegar à conclusão de que, mesmo mantendo práticas católicas, grande parte da obra de Chico Xavier desconstrói práticas sociais e idéias católicas vigentes não apenas no meio espírita, mas em grande parte da sociedade brasileira.

Referência: LEWGOY, Bernardo. Chico Xavier e a cultura brasileira, Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 44, n. 1, p. 53-116, 2001.

24.9.08

Experiência de Quase-Morte em Estudo


O site da BBC Brasil está divulgando a realização de um estudo com cerca de 1500 pacientes de 25 hospitais da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. Ele envolve experimentos para verificar a alegação de percepção de pessoas durante a experiência de quase-morte.

23.9.08

ATENÇÃO: 4o. ENLIHPE SERÁ REALIZADO NO CENTRO DE CULTURA


Interessados em participar do 4o. ENLIHPE: Notícia Recente.
O encontro não acontecerá mais no Instituto Espírita de Educação, tendo sido transferido para o seguinte endereço:
Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro
Alameda dos Guaiases, 16. Bairro: Planalto Paulista - São Paulo-SP
Informações e Inscrições:
(11) 3661-3028 (antecipadas)
(11) 5072-2211 (nos dias do evento)

Sai a lista de hotéis do 4o. ENLIHPE

Participantes do ENLIHPE oriundos de outras cidades já têm uma lista de hotéis oferecida pela RW turismo, agência oficial do evento. São os seguintes:






Hotel Quality Moema
Endereço Rua Rouxinol, 57 – Moema – SP - Telefone: (55 11) 2197-7100
Pagamento No local – com cartão ou em dinheiro
Obs: Inclui café da manhã

Hotel Comfort Moema
Endereço: Av Sabiá, 825 – Moema – SP - Telefone: (55 11) 2197-7200
Pagamento
No local – com cartão ou em dinheiro
Obs: Inclui café da manhã

Hotel Golden Flat
Endereço: Rua Baronesa Bela Vista, 499 – SP - Telefone: (55 11) 5536-9488
Sem taxas
Obs.SEM café da manhã – Tem Frigobar e permite o uso sem custo adicional.
Obs. Hotel terminando reforma. Em condições para acomodar os hóspedes, mas não para oferecer Café da Manhã.
Emília Coutinho hospeda-se neste hotel. Ela o recomenda e irá se hospedar nele.
Pagamento no local em espécie ou cheque – as máquinas dos cartões ainda não foram ligadas.

Hotel IBIS
Endereço: Rua Baronesa Bela Vista, 801 – SP - Telefone: (55 11) 5097-3737
Sem taxas
Obs: Café da manhã opcional: R$ 9,50 por pessoa

Informações sobre tarifas podem ser obtidas na RW Turismo

_______________________________________

R W - Viagens e Turismo e Eventos Ltda.

Tel. 11-3667-3506/ 3661-3026 - Fax. 3825-1562

E-Mail = rwturismo@rwturismo.com.br
E-Mail = wanda@rwturismo.com.br
E-Mail = marcia@rwturismo.com.br_
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19.9.08

Convênios de Creches Espíritas com o Poder Público


Foto 1: Crianças de uma Creche.
O movimento espírita lançou-se na construção e manutenção de instituições pré-escolares há mais de cinqüenta anos, em uma época na qual a população de baixa renda necessitava e não tinha acesso a este tipo de serviço.

A lei de diretrizes e bases, nos anos 90, atribuiu ao município a responsabilidade pela educação infantil. Nesta época, as atenções do legislador criaram uma série de exigências, muito justas, que transformou o perfil destas instituições e, com estas mudanças, o volume de recursos necessário para mantê-las.

A antiga monitora, que na verdade trabalhava mais como cuidadora que como educadora, passou a ser substituída por educadoras com formação em nível de ensino médio, o que alterou substantivamente os custos da folha de pagamento, principal despesa deste tipo de organização.

As instituições espíritas passaram a aceitar o estabelecimento de convênios com as prefeituras, para cobrirem as despesas adicionais que começaram a surgir.

Algumas prefeituras, por sua vez viram nesta parceria uma forma de atender uma quantidade maior da população, destinar recursos para a área de educação e de reduzir despesas com pessoal, já que os empregados são contratados das instituições espíritas, e não são (s.m.j.) computados como servidores públicos (o que facilita o problema do limite de gastos com pagamento de servidores). Tudo isto, sem contar que em curto e médio prazos, as prefeituras não necessitam investir em aluguel ou construção de prédios.

Após a celebração de convênios, a política da prefeitura de Belo Horizonte tem sido exigir mudanças e adaptações aos espaços existentes, o que caiu em um espaço de arbitrariedades imensas, cometidas pelos fiscais, uma vez que o conjunto dos convenentes tem instalações muito diferentes entre si.

Não bastassem as arbitrariedades, a PBH (falo desta porque não tenho dados de outras), após a assinatura dos convênios deixa de ser parceira e age como se fosse dona da instituição: transforma problemas de comunicação em negligências (nas quais as socidades espíritas pagam a conta), baixa portarias e deliberações, sem negociação clara com seus parceiros, envia fiscais para verificar o cumprimento de suas decisões e não dá o devido suporte em áreas de sua responsabilidade, como é o caso da saúde.

A questão que originou esta publicação surgiu quando começamos a observar que a Prefeitura, ao celebrar convênios com instituições espíritas, passou a exigir que estas abrissem mão de práticas espíritas oferecidas à comunidade. Em uma das instituições tentou-se proibir o passe aplicado nas crianças, por entender que se trata de prática religiosa, e alegando o princípio da laicidade do ensino.

O órgão público tem razão, quando alerta que uma prática religiosa não pode ser imposta a crianças ou famílias que não a aceitem, em um espaço aberto à população em geral, contudo, em meu entendimento, não tem poder para proibir a prática de passes para quem o desejar receber em uma instituição que por força de convênio presta serviço de cunho social mas continua sendo espírita.

Os convênios, com o passar do tempo, tornam-se um problema para a manutenção das creches. As sociedades espíritas passam a depender dele, e evitam confrontação com o município, por medo de não conseguir manter financeiramente as despesas com as creches. Chegará um tempo em que o poder público irá adotar uma política de desapropriação das creches espíritas? Viveremos no Brasil situação semelhante à que enfrentaram nossos irmãos portugueses e espanhóis na triste época da ditadura em seus países? Espero que não.

Este relacionamento precisa ser revisto e cabe ao movimento promover uma discussão com especialistas na área de direito público para orientar as instituições como celebrar parcerias que não exijam das sociedades espíritas abrirem mão de sua identidade essencial, identidade esta que motivou os associados a se unirem para tentar colaborar na solução de uma chaga social que estava aberta em uma época na qual o poder público não tinha olhos de ver a necessidade do ensino pré-escolar para as populações de baixa renda.

17.9.08

Letargia e Catalepsia

Figura 1: Yvonne Pereira, médium brasileira, quase foi enterrada na tenra infância por ter sido considerada morta pelos médicos (letargia).


Allan Kardec utilizou alguns conceitos próprios de sua época para a exposição de teses espíritas. Alguns deixaram de ser usados pelas respectivas áreas da ciência, o que exige do leitor da codificação um resgate do sentido dos termos na época e do contexto teórico no qual eles foram utilizados para uma compreensão clara do raciocínio do codificador e dos espíritos que dialogaram com ele.

Letargia e Catalepsia são conceitos associados à tese da emancipação da alma e que com o passar do tempo foram ganhando novos sentidos até caírem em desuso na Medicina e na Psicologia.

É possível que o sentido utilizado por Kardec tenha sido obtido nas teorias do magnetismo animal desenvolvidas depois de Mesmer, especialmente na obtenção do sonambulismo provocado.

Letargia, em “O Livro dos Espíritos” significa em estado de “perda temporária da sensibilidade e do movimento”, em que o corpo parece morto, no qual os sinais vitais se tornam quase imperceptíveis, a respiração reduz-se bastante e a pessoa pode ser tomada como morta.

Catalepsia em Kardec é uma espécie de letargia parcial, que atinge apenas alguns órgãos do corpo e que pode não prejudicar a comunicação com o seu portador, que poderia ter este estado induzido pelo magnetismo animal (passes, como dizemos hoje).

Alguns fenômenos parapsicológicos (humanos, mas não estudados convenientemente pela Psicologia) podem ser encontrados concomitantemente a estes dois estados. Um deles é a hiperestesia, ou seja, uma ampliação paradoxal da capacidade dos sentidos. Há registros de casos de sonâmbulos que, em estado cataléptico, eram capazes de descrever o que acontecia a uma distância muito superior à capacidade de nossos órgãos, ou de descrever, por exemplo, percepções que eles alegavam ter de órgãos internos do organismo de pacientes que lhes eram trazidos.

Kardec analisou situações de quase-morte na Revista Espírita. Há diversos casos de letárgicos, pessoas que chegaram a ser consideradas mortas pela medicina da época como a Sra. Schwabenhaus (Revista Espírita, 1858) ou que passaram por situações de claro risco de morte, ou como o Dr. D. (Revista Espírita, 1867), que ficou mais de meia hora debaixo d’água e foi resgatado e retomou a consciência.

Outro caso apresentado por Kardec é o da jovem cataléptica de Souabe, que após um evento traumático (morte da irmã), entrou em um estado entre cataléptico e letárgico e passou a ser capaz de descrever pessoas enterradas, bastando ser levada próxima ao túmulo e a descrever a aparência de pessoas idosas que a visitavam quando eram jovens e sem modificações do tempo e das doenças.

Eles narram histórias envolvendo o contato com pessoas desencarnadas e descrições do plano espiritual. Por esta razão, Kardec teorizou que os sonâmbulos, letárgicos e catalépticos perceberiam o plano espiritual, ou dariam notícias de eventos à distância porque perceberiam com a alma, semi-liberta do corpo (emancipação) que transmitiria suas sensações espirituais ao cérebro.

Posteriormente, o hipnotismo e a neurologia dariam um outro sentido à letargia e à catalepsia, que hoje se encontram em desuso (muitos hipnotizadores ainda os utilizam), substituídas pelo conceito mais preciso de “coma”, mas os estranhos fenômenos descritos por Kardec continuam acontecendo, como se pode ler no livro “Vida além da Vida” do Dr. Raymond Mood Jr. e nos estudos de experiências de quase-morte, que se transformou em linha de pesquisa de médicos e parapsicólogos modernos.

9.9.08

Semana de Espiritismo e Psiquiatria em Belo Horizonte


O Hospital Espírita André Luiz está realizando sua vigésima sexta semana entre os dias 27 e 30 de outubro, em Belo Horizonte-MG. As conferências serão realizadas por médicos e psicólogos convidados no auditório do hospital; a semana será encerrada pelo orador fluminense Raul Teixeira.

7.9.08

Pequeno Anjo


O poeta Leandro Couto leu o livro acima e, inspirado pela suavidade do Jardineiro, escreveu o poema abaixo que faz referência a uma passagem de "O Caminho das Águas".
Pequeno Anjo
― Deus o proteja, meu senhor, pelo bem que nos faz.
― Que podes tu, pobre criança, saber sobre o bem?
― Muito, meu senhor. O bem é um torrãozinho de açúcar,
Que adoça tudo onde cai. (A ternura eterniza a vida)...

Sim... compreendi em fim. O bem não é somente definido,
Mas, eterno, docemente sentido, e assim vivido.
― E eu o senti em ti, pequeno anjo, que, como um torrãozinho
De açúcar, adoçaste minha alma e a elevou da dor.

O eterno só se pode ser alcançado pelo eterno...
Do humano efêmero há de surgir um pequeno anjo,
Quando o Amor encontrar ali sua morada singela.

Mesmo que o mundo confunda todo conhecimento,
O A é o princípio da aprendizagem e o Um do Infinito...E o bem é sempre o bem, enquanto o mal é sua ausência...

Revista Icesp Lança seu Número 26


O Instituto de Cultura Espírita do Estado de São Paulo publicou sua Revista de número 26. Já são sete anos publicando em papel couchet e recuperando biografias de pessoas que trabalharam pelo Espiritismo em seus respectivos países, mas que caíram no esquecimento das massas. A personalidade deste número é Raymond Auguste Quinsac, dito Monvoisin, que se auto-intitulou "o pai da pintura espírita" e que fez o retrato alegórico do Sr. Allan Kardec aos 25 anos.
Segue um trabalho nosso: A Construção da Psicologia Espírita, que originalmente foi apresentado no I Simpósio Mineiro de Psicologia Espírita, em 1998 (há dez anos...), mas que lamentavelmente continua atual.
O Museu mantido pelo instituto vai montando seu acervo aos poucos. Neste número anuncia-se a aquisição de uma "mesa dançante", semelhante às utilizadas no século XIX, na época em que Kardec iniciou seus trabalhos, e tem um disco de vinil "enrolado por um médium durante sua sessão".
Elfay Apollo comenta o movimento pararrealista e o livro "A Arte de Agora. Agora", de Herbert Read.
Altair apresenta o livro "A Volta de Allan Kardec", de Weimar Muniz de Oliveira.
A revista publicou a poesia A Partida das Andorinhas, de Alfred de Musset, publicada no livro "Ecos Poéticos de "Além Tumba", publicado pelo ICESP.
O número também

6.9.08

Saiu a Programação do 4o. ENLIHPE



A Construção de estratégias para a memória e a pesquisa espírita

Criada há mais de dez anos, a Liga de Historiadores é uma associação virtual, que ganhou projeção ao reunir, através da internet, historiadores, pesquisadores e escritores espíritas, interessados em todo o mundo pelo estudo da temática espírita.

O 4.o Encontro Nacional será mais uma oportunidade para os pesquisadores apresentarem seus trabalhos mais recentes no campo da pesquisa espírita e também abrir novos horizontes e inspirar novas realizações.

Participarão expositores de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Programação
Sábado - 27/09
8h30 – Composição da Mesa/Prece de abertura/Apresentação musical
8h50 – Saudação do CCDPE e da LIHPE
9h00 – Homenagem a Eduardo Carvalho Monteiro – Apresentação de vídeo (Versátil Home Vídeo)
9h30 – Intolerância ao Espiritismo na Espanha e no Brasil – Jáder Sampaio
10h30 – Coffee break
10h45 – Minicurso: O uso das fontes documentais na preservação da memória espírita – Míriam Hermeto
12h15 – Yvonne do Amaral Pereira: literatura a serviço do bem – Pedro Camilo
12h45 – Intervalo para almoço
14h00 – A conspiração do silêncio (Mesmer, Newton, Claude Bernard) – Paulo Henrique Figueiredo
14h30 – Clóvis Tavares: entre o Socialismo e o Espiritismo – Flávio Mussa Tavares
15h00 – O caso Humberto de Campos sob os olhos da Academia – Alexandre Caroli Rocha
15h30 – Coffee break
16h00 – Filosofia, ciência e moral: os três aspectos do Espiritismo aplicados à pesquisa – Cristina Sarraf
16h30 – Novas pesquisas na Transcomunicação Instrumental (TCI) – Sônia Rinaldi
17h30 – Perguntas e debates
18h30 – Encerramento
Domingo - 28/09
8h00 – Composição da Mesa/Prece de abertura
8h05 – A história do Espiritismo na cidade de Franca-SP – Adolfo de Mendonça Júnior
8h35 – Fogo selvagem, a água que brilha: Hospital do Pênfigo de Uberaba – Nádia Rodrigues A. M. Luz Lima
9h05 – Como resgatar a memória do Espiritismo por meio da mídia – Izabel Vitusso
9h40 – Perguntas e debates
10h00 – Lançamento do livro Chico Xavier: um herói brasileiro no universo da edição popular, de Magali de Oliveira Fernandes
10h15 – Coffee break
10h30 – Tema: Por que foram criadas creches espíritas no Brasil – Alexandre R. de Azevedo
11h00 – Instituições centenárias ativas: a história viva do Espiritismo – Washington Nogueira Fernandes
11h40 – Tema: Perfil da produção acadêmica brasileira com temática espírita (1989-2006) – Marco Milani
12h20 – Perguntas e debates
12h35 – Apresentação musical
12h50 – Encerramento


4.9.08

Cuidado, Crianças!

O menino não aceitava receber passes.
A mãe o levava ao Centro Espírita e, das primeiras vezes, não havia quem o pusesse sentado na cadeira sem retirar a cabeça do alcance das mãos do passista, chutar as pernas do infeliz, rebelar-se em alto brado: Não quero receber passes.
Com algum tempo e muita paciência ele foi cansando de rebeldia, mas continuava sem aceitar os passes. Como ato extremo de protesto, ele encostou o topo da cabeça no espaldar da cadeira e disse, vitorioso: - "Pronto, agora não entra nada"....

2.9.08

História Espírita Concorre a Final do Projeto Generosidade da Editora Globo



Estas são algumas fotos da Oficina Escola de Ângelis, da Sociedade Espírita Joana de Ângelis.

Eu gostaria de lhes contar a história da sociedade, mas não posso. Primeiro porque não consigo escrever melhor que sua fundadora. Segundo, porque se vocês acessarem a história, estarão criando condições para que ela seja escolhida para um prêmio de duzentos mil reais, que auxiliará em muito a manutenção de 440 crianças de um dos bolsões de pobreza da capital mineira.

Ajude a divulgar. Leia e história. Emocione-se.

http://projetogenerosidade.com.br/site/materia.php?id=d8e1028cd8fa524f924d845a3b5cd9ce

1.9.08

4o. ENLIHPE ENTRA EM CONTAGEM REGRESSIVA


O mês de setembro começou e com ele começou a contagem regressiva para o Quarto Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas.
A LIHPE foi uma iniciativa do amigo Eduardo Carvalho Monteiro, que dedicou grande parte de sua vida à construção de arquivos, biblioteca e publicação de livros que pudessem preservar a memória espírita no Brasil. Ela ganhou notoriedade com a construção do grupo na internet, iniciativa de Milton Bonfante, que agregou interessados no tema de três continentes e possibilitou a troca de fontes, informações, fotografias, imagens, projetos de pesquisa e publicações entre os membros. Eventualmente se discutia um tema, mas sempre houve o esforço de não transformar o espaço recém construído em uma lista de discussões.
Muitas das últimas teses, dissertações e monografias defendidas nas universidades brasileiras, que tinham por temática o Espiritismo, transitaram, ainda embrionárias, por este espaço, em busca de informações e interlocução.
Os encontros nacionais são um espaço de encontro entre a comunidade acadêmica e o público espírita. O primeiro ocorreu em Goiânia-GO, o segundo, mais estruturado, em Campinas-SP, paralelo a um evento da USE e o terceiro, já autônomo, em Belo Horizonte-MG. O último evento aproximou expositores, pesquisadores, escritores, editores, profissionais de mídia e muitos historiadores, espíritas ou não e contou com a presença física do Eduardo, que se preparava para apresentar trabalho no Congresso de Paris, e dele surgiram muitas parcerias e iniciativas, inclusive o Anuário Histórico Espírita de 2006.
O quarto encontro será decisivo na consolidação da LIHPE. Organizado em parte pela operosa equipe do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa - ECM, de São Paulo e em parte por membros da LIHPE, ele está concebido da seguinte forma:
- Um mini-curso aos interessados em aprender como preservar a memória do seu Centro Espírita, Federativa ou de personalidades, sem ter necessariamente a formação de historiador.
- Um vídeo sobre o trabalho do Eduardo Carvalho Monteiro, preparado exclusivamente pela Versátil Home Vídeo para o evento
- Diversas mesas, compostas de trabalhos previamente selecionados, com diversos temas associados à pesquisa e memória espírita. Após a apresentação dos trabalhos haverá debate dos temas com o público presente.
- Lançamento do livro: Chico Xavier - Um Herói Brasileiro no Universo da Edição Popular, de Magali Oliveira, escrito a partir de sua tese de doutoramento.
Há expositores de quatro estados: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
O evento está voltado para o público espírita que deseja conhecer sua história e para o público acadêmico que deseja conhecer o Espiritismo e sua construção na sociedade brasileira.
As inscrições estão abertas. Peço aos interessados a gentileza de confirmar a presença com antecedência, para que a Comissão Organizadora possa ter uma noção do número de pessoas que estarão presentes, mesmo que só possam realizar a sua inscrição mais próxima ao evento.
Peço aos simpatizantes da idéia a gentileza de divulgarem as informações do evento e o cartaz, entre o seu círculo de relações.
Há uma agência de viagens oficial do evento, pronta a facilitar a reserva de hotéis e o translado para os participantes de outros estados.
Toda ajuda será importante.

29.8.08

Bezerra nos Cinemas e nas Bancas de Revistas



Dois lançamentos em uma mesma semana.

O filme Bezerra de Menezes estréia nas salas de cinema do país. A estréia é tímida, uma vez que o filme está passando em poucas salas. Em Belo Horizonte, apenas uma das salas do BH Shopping o apresenta neste final de semana.

Pelo visto, os administradores das salas de cinema vêem o filme com desconfiança. Filme nacional, sobre um personagem conhecido principalmente pelos espíritas, que não deve atrair um grande público... Devem estar pensando...

Acredito que a timidez dos administradores, associada à qualidade do filme e à relevância do personagem devem atrair uma multidão de espíritas nesta primeira semana, uma vez que ficaremos temerosos de não poder vê-lo na telona, com um som de última geração, para aproveitar o excelente trabalho de fotografia que foi feito, assim como a reconstituição de época. É uma oportunidade de ouro para rever os companheiros dos diversos centros espíritas, que o cotidiano afastou...

A Universo Espírita está apostando em Bezerra: lançou um número especial, intitulado "Revista Oficial do Filme", com inúmeras referências, textos, comentários sobre a obra e curiosidades sobre Bezerra.

Só faltou mesmo a coluna Espiritismo Comentado neste número, contendo, por exemplo a publicação que fizemos em 01 de março do corrente, na qual se recupera o discurso de posse de Bezerra na FEB em 1895, no qual ele traçou as diretrizes que marcariam o futuro do Espiritismo no Brasil.

27.8.08

Agendas na Mão




A Companhia Espírita Laboro irá apresentar sua peça "Francisco" no Espaço Cultural Imaculada, na rua Aimorés 1600, esquina com rua da Bahia.

Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente, por R$12,00 (doze reais).

Contato: Antônio Rubatino mailto:rubatino@pib.com

Livro Espírita na Bienal de São Paulo



Quem não foi... ainda pode comprar.

Terminou no último dia 24 a Bienal do Livro de São Paulo. Diversas editoras espíritas estiveram presentes e divulgaram seus lançamentos e catálogos.

Vera Cordeiro, do CLUBAME, esteve presente e nos enviou a seguinte relação de livros espíritas em outros idiomas:

ALEMÃO:
O LIVRO DOS ESPÍRITOS
NOSSO LAR

ESPANHOL:
ALAN KARDEC, O EDUCADOR E O CODIFICADOR ( VOL.I)
ALAN KARDEC, O EDUCADOR E O CODIFICADOR (VOL. II)
DOUTRINA ESPIRITA PARA PRINCIPIANTES
JUSTIÇA DIVINA
NOSSO LAR
SEARA DOS MEDIUNS
VIDA E SEXO
E A VIDA CONTINUA...

FRANCÊS:
AÇÃO E REAÇÃO
AVE CRISTO
CINQUENTA ANOS DEPOIS
NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE
NO MUNDO MAIOR
ENTRE A TERRA E O CÉU
HÁ DOIS MIL ANOS
EU TE PERDÔO
O LIVROS DOS ESPIRITOS
OS MENSAGEIROS
MISSIONÁRIOS DA LUZ

HÚNGARO:

O LIVRO DOS ESPIRITOS

RUSSO:

HÁ DOIS MIL ANOS
LIBERTAÇÃO
OS MENSAGEIROS
MISSIONÁRIOS DA LUZ
NOSSO LAR
NO MUNDO MAIOR

NOS DOMINIOS DA MEDIUNIDADE
OBREIROS DA VIDA ETERNA

Estes livros são trabalho do Conselho Espírita Internacional e da Federação Espírita Brasileira.

17.8.08

Atenção Gourmets de Plantão


O grupo de trabalhadoras capitaneadas por Dona Geralda, em Belo Horizonte, está promovendo mais um delicioso café colonial. É tanta coisa gostosa, a um preço per capita, que já estou meio arrependido de fazer propaganda e atrair muita gente para o evento...

Salgados, doces, tortas, biscoitos, cafés, chás e boa companhia. Ideal para pessoas falantes (os beneficiários do enxovalzinho agradecem), mas melhor ainda para bons ouvintes.

Se você não está podendo ingerir muitas calorias, seja um dos contribuintes (pague e tome um cafezinho inglês...).

Se você ingere muitas calorias, vê se não faz jejum antes do evento (o garfo também mata).

Se você não vai resistir às delícias, pelo menos traga uma namorada magrinha ou venda ingressos para toda a sua família.

14.8.08

Memórias de uma Enfermeira dos Espíritos

Foto 1: Dona Odete
Jáder Sampaio
Extremo Sul da Bahia, década de 90. Convidado a fazer uma palestra em no Centro Espírita Semente de Luz, em Mucuri, fiquei conhecendo Dona Odete.

Ela havia sido fundadora desta sociedade espírita, mas tinha uma longa trajetória anterior na participação em sociedades espíritas. Sua experiência mais interessante foi com uma médium de efeitos físicos que durante anos trabalhou em reuniões de materialização e tratamento em Teófilo Otoni, Minas Gerais, chamada de Sinhá, segundo sua filha Vera.

Os doentes participavam da reunião. Dona Odete assumia a frente dos trabalhos como se fosse uma enfermeira. Organizava, preparava o material que seria utilizado, agendava os presentes, entre outros cuidados. Um de seus cuidados mais especiais era com os vidrinhos de vacina que esterilizava, rotulava, enchia com água e colocava à vista dos membros da reunião. Ao longo da sessão, sob a ação espiritual, a água dos vidrinhos mudava sua constituição: uma nova cor, um novo odor e um sabor diferente. Cada vidrinho, destinado ao tratamento de uma pessoa diferente, podia apresentar uma coloração diferente dos demais. Um detalhe: eles estavam fechados e lacrados.

Outra peculiaridade da reunião: os espíritos materializavam-se na penumbra e conversavam com os presentes. Dona Odete guardou consigo uma fita K7 na qual registrou de forma amadora as vozes dos seres que surgiam e se manifestavam. É, talvez, além da memória dos que participaram, o único registro que fizeram e que resistiu ao tempo.
Comentários, orientações, explicações, um humor leve, tudo isto se encontra nos muitos minutos de gravação. José Grosso e Palminha são alguns dos espíritos materializados que falaram ao público (e tiveram suas vozes registradas pelo gravador).

Ao terminarem-se as sessões, estavam escritas as prescrições e orientações de uso do conteúdo dos vidrinhos. Como não havia curiosidade científica, não tenho notícia de qualquer envio para análise das substâncias modificadas ao longo das sessões. Uma pena!

Odete informou-me que uma vez Chico Xavier foi assistir aos trabalhos. Ele advertiu aos organizadores que aquele tipo de mediunidade tornar-se-ia cada vez mais raro. De fato, hoje se contam nos dedos os grupos que trabalham com efeitos físicos, e são mais raros ainda aqueles que obtém fenômenos expressivos, com participação de ectoplasma tangível e visível. Será que na presente encarnação ainda assistirei um renascimento deste tipo de fenômeno para fins de estudos controlados? Espero que sim.

11.8.08

Onde será o 4o. ENLIHPE?



O 4o. Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - ENLIHPE acontecerá nos dias 27 e 28 de Setembro de 2009 no Instituto Espírita de Educação, à rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 695. Itaim-Bibi - São Paulo, Capital.

Inscrições com desconto até 31 de agosto de 2008.

Maiores informações e inscrições no site do Centro de Cultura - http://www.ccdpe.org

Veja também no site os expositores já confirmados.

O prazo de entrega dos trabalhos foi prorrogado para o dia 18 de agosto e os resultados serão divulgados em 15 dias.

10.8.08

Parabéns para o EC....



O Espiritismo Comentado chegou a vinte mil acessos desde a inserção do contador de acessos em agosto/setembro do ano passado. Obrigado a você que tem acompanhado nosso trabalho de perto.
Foram 200 matérias publicadas, entre ensaios, entrevistas, resenhas, artigos de diálogo com o leitor e divulgação de eventos.
Chegamos à terceira publicação na Universo Espírita, com a matéria sobre Victor Hugo, com a imagem e textos complementares criados pela competente equipe editorial da revista.
Com a implantação do FEEDJIT no blog ficamos mais próximos de você, e sabemos um pouco mais o que têm lido, procurado e em que cidades estão os leitores.
A Comunidade EC está principalmente na região sudeste e sul do Brasil, nas capitais nordestinas, e nas grandes cidades do centro-oeste/norte.
No exterior, acessaram este mês de Portugal, Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha, Holanda e Áustria.
A comunidade de Portugal é bastante diversificada. Temos leitores de Lisboa, Sintra, Porto, Gondomar, Guimarães, entre muitas outras cidades. Os portugueses gostaram da poesia Encarnações, da matéria sobre as Flores no Dólmen de Kardec e das informações sobre o vídeo de Chico Xavier. Dos ensaios, o que trata sobre Mediunidade Intuitiva tem sido muito acessado.
No Brasil, a matéria da AME de Juiz de Fora, remetendo os leitores para modelos de aulas de evangelização infantil foi das mais procuradas, parabéns à equipe de JF e obrigado pela "dica".
Em breve levantaremos as cidades norte-americanas que nos tem dado o prazer da visita.

Você quer voluntariar-se?



Virgílio Pedro de Almeida criou o bazar da AECX em 1970, que hoje leva seu nome em sua memória. Ele congregava donas de casa que enviavam seus filhos para a escola à tarde, em serviço ativo para o próximo.

Há muitos anos vem sendo coordenado pela Rose (Rozimare Passini Barbosa) e pela Maria Célia. E o perfil dos colaboradores diversificou bastante, mas manteve seu caráter voluntário.

A equipe se encontra no Lar Espírita Esperança, à rua Samuel Hahnemann (atrás do Hospital Espírita André Luiz), no bairro Salgado Filho - BH. As reuniões são às quartas feiras, das 14:00 às 17:00 horas.
Quem quiser voluntariar-se pode procurar a Rose às quintas feiras à tarde, na sede da Associação Espírita Célia Xavier ou às quartas-feiras à tarde no Lar Espírita Esperança.

Voluntários procurados:

- Bordadeiras,

- Crocheteiras

- Costureiras

- Pessoas com habilidade em tapeçaria

- Pessoas de boa vontade (para passar, dobrar, medir, etiquetar, etc.)

- Pessoas habilitadas que possam receber o trabalho sob encomenda para fazer em casa.



- Se você não puder voluntariar-se, mas quiser ajudar, pode doar material.

3.8.08

ENCARNAÇÕES



Os anos não trazem apenas cabelos brancos,
Vêm a experiência, mestra da vida, e a sabedoria.
É belo ser jovem e temerário, mas talvez,
Mais belo é ser velho e iluminado pela vida.

Cada idade tem seu próprio encanto, a beleza própria.
E a vida tem estações, à semelhança do ano:
A primavera da infância e da adolescência pura,
O verão da mocidade e o outono da madureza.

Mas o inverno da velhice não é o fim que aparenta.
Também a vida, à semelhança do ano, se encadeia
Em estações e se renova, nas encarnações.

O branquear dos cabelos é o princípio das nevadas
De um inverno. Mas após cada inverno voltará a
Primavera, na direção da sabedoria.


Poema de Leandro Couto, inspirado na crônica "O Homem Novo", do livro homônimo de autoria de J. Herculano Pires. 2ª ed. Edições Correio Fraterno, 1985. 107 p.

2.8.08

Quem foi Célia Xavier?



Foto 1: Célia Xavier


Jáder Sampaio

Perdoem-me os leitores que não são de Belo Horizonte. Eu sou membro da Associação Espírita Célia Xavier, e muitas pessoas nos perguntam amiúde: quem foi Célia Xavier? Geralmente, os mal informados arriscam algum parentesco com Chico Xavier (mãe, irmã e até filha já foi objeto de cogitação), mas a nossa Célia não tem parentesco com o médium de Pedro Leopoldo, embora já tenha se comunicado através dele.

Célia é belo-horizontina, nascida em 19 de novembro de 1916 na Rua Tupinambás, filha de José Pedro Xavier e Dona Orlanda Reis Xavier. Aos quatro anos sua família se mudou para Ubá, onde José Pedro trabalhou como joalheiro, dono de uma "joalheria de seis portas" (Relojoaria Ideal). Célia e suas irmãs foram internas do Colégio Regina Coeli em Rio Pomba, considerada a melhor escola da região.

Em uma das férias, enquanto tocava piano, Célia sentiu-se mal, e depois apresentou uma paralisia do lado esquerdo, possivelmente causada por um acidente vascular cerebral.

A família voltou para Belo Horizonte e passou a residir no bairro Santa Tereza. As sequelas foram diminuindo, e ela foi atendida no Hospital Militar, por intervenção do Sr. Neves. A família mudou-se para o bairro Calafate. O Sr.Xavier trabalhava como joalheiro, gravador, cravador e relojoeiro. Ele abriu a relojoaria Brasil em Belo Horizonte, e ensinou seu ofício a muitos outros profissionais da capital mineira.

As mulheres dividiam o serviço da casa, e Célia, já bem melhor, escolheu lavar e passar a roupa. Segundo a irmã, era uma jovem "alegre, trabalhadora e muito religiosa".

Quando moravam na rua Itapecerica, na Lagoinha (antes de mudarem-se para o Calafate), as mulheres da família trabalharam como cortadeiras e costureiras em uma loja de roupas infantis, inclusive Célia. Após mudarem-se, Célia continuou costurando roupas de criança sob encomenda.

Após alguns anos de tranquilidade, Célia queixou-se de dores no lado direito do abdômen, que foram diagnosticadas como um "problema de fígado" e tratadas, na época, com "banhos de luz". Ela piorou paulatinamente. Tratava-se de um câncer no aparelho digestivo, mas a medicina não dispunha dos recursos diagnósticos que tem hoje.

Na noite da desencarnação, ela chamou a mãe e disse "Mamãe, a senhora foi a melhor mãe do mundo". Ela indicou à mãe uma lata onde guardava o dinheiro das costuras, que economizara por muito tempo, e pediu que ela pagasse uma empregada antiga que a família tinha e que desse o resto de esmola aos pobres, velhos e aleijados. Pediu à irmã que desse três vestidos para as sobrinhas. Ariadne, sua afilhada, guarda até hoje este vestido. Ela enviou rosas para freiras, suas amigas.

Célia recebeu muitas pessoas amigas, sempre carinhosamente. Disse a uma prima que a tia Taninha (o nome era Sebastiana) estava presente (ela já havia desencarnado) e que pedia que ela fizesse as pazes com o pai (ainda encarnado).
Ela não frequentava reuniões mediúnicas, mas viu tantas pessoas no leito de morte que desabafou com sua família: "Meu Deus, devia ter desenvolvido a mediunidade".

O Monsenhor Horta visitou-a no leito de morte, chamado por um tio, e dispôs-se ouvir-lhe a confissão. Ele pediu que as pessoas saíssem para que ela confessasse, ao que ela recusou, porque não tinha pecado algum para confessar. A irmã e a sobrinha-afilhada confirmam que o sacerdote saiu dizendo: "Meu Deus, eu vim confortar essa moça e saí confortado por ela."

Célia chamou pelo Sr. Antônio Loreto Flores, presidente de um centro espírita ao qual desejava ver. Flores era conhecido por sua mediunidade na capital mineira. Ariadne informou que ele ia ao cinema, no que foi interpelado por Bezerra de Menezes - espírito, que lhe disse: "Célia precisa de você". Ele chegou para vê-la e cerca de meia hora depois, às 22:35 horas. Célia desencarnou no dia 01 de agosto de 1943.

Posteriormente, alguns espíritas amigos do casal Xavier os incentivou a construir um Centro Espírita em homenagem à memória da filha. Fico lhes devendo mais informações sobre a construção do Centro Espírita Célia Xavier .

A história de Célia ganhou notoriedade na capital mineira, e em algum tempo começaram a surgir velas, flores e outros símbolos religiosos colocados por concidadãos em seu túmulo, no cemitério do Bonfim. A família julgou por bem fazer a exumação dos restos mortais, guardando-os em uma gaveta numerada no cemitério para evitar a santificação de Célia pela população.
Agradeço a Ariadne e a Ilza Xavier os dados cedidos.

PS: Algumas mudanças foram feitas no texto desde a primeira publicação graças à atenção de Ariadne Xavier, a quem agradecemos.

Desencarne ou Desencarnação?


Celso Pedro Luft escreveu sobre formação de palavras no seu "Novo Manual de Português". Ele afirma que:

"Para a expansão de seus recursos vocabulares ou lexicais, serve-se a língua de dois recursos gerais: ampliação lexical interna e externa."

Na ampliação interna, temos os processos de derivação, que podem ser por prefixação, sufixação, prefixo-sufixação (parassíntese) e regressiva.

Consultei diversos dicionários, e todos eles apresentam a palavra desencarnação, até com o sentido espírita de "afastamento permanente (pela alma ou espírito) do corpo físico".

Nenhum deles (Houaiss, Aurélio, Nascentes, Laudelino Freire) apresenta a palavra desencarne, mas todos eles apresentam a palavra "encarne" com o sentido de "ato de encarnar".

O que posso concluir, salvo melhor juízo, é que seria preferível utilizar o substantivo desencarnação, que está dicionarizado e é bastante conhecido, mas não seria incorreto utilizar a palavra "desencarne", com o sentido de "ato de desencarnar", que seria possível por derivação prefixal. O que não se deve é confundir desencarne ou desencarnação com descarnar, parassíntese que significa retirar a carne do osso.

Espiritismo Comentado na Universo Espírita


O número 55 da revista Universo Espírita publicou a matéria "Doutrinação ou Atendimento?" do nosso blog. Além do que o leitor já conhece, há uma apresentação sintética da vida e obra de Hermínio Miranda, autor do livro "Diálogo com as Sombras", publicado pela FEB.

Leia também muitas outras matérias, que tratam de Stanislav Grof, Dependência Química, do episódio das fotografias de fadas que ludibriou Conan Doyle e diversas matérias sobre as associações de profissionais da área de direito e o Espiritismo.

Mocidade AECX nos anos 80


Mais uma foto nos foi cedida do acervo de Dalva e Márcio Xavier, registrando um passeio da mocidade da Associação Espírita Célia Xavier à cidade de Sabará na década de 80.
Parabéns aos 40 anos de vida institucional....

29.7.08

AJE-SP aprova Estatuto Social e elege Diretoria

Figura 1: Diretoria, Conselho Fiscal e Deliberativo da AJE-SP
A Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo (AJE-SP), fundada no dia 8 de março de 2008, aprovou no dia 14 de junho de 2008 o seu Estatuto Social, elegeu a primeira Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal. As duas assembléias foram realizadas na sede da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, à Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana, São Paulo-SP, onde será a sede provisória da recém fundada entidade.

Antecedendo a sua assembléia geral do dia 14 de junho a AJE-SP realizou um seminário aberto ao público em geral sobre as células-tronco, nos seus aspectos jurídico, médico e espírita. O médico e membro da Diretoria da Associação Médico-Espírita da cidade de Santos Dr. Décio Iandoli Júnior apresentou o tema "Mitos e Verdades sobre as Células-tronco" e o promotor de justiça de São Paulo Ricardo Barbosa Alves o aspecto Jurídico-Espírita das "Pesquisas com células-tronco embrionárias".

Resultado das eleições para os cargos diretivos da AJE-SP:

Diretoria Executiva:
Presidente: Tiago Cintra Essado;
Vice-presidente de Comunicação: Julia Nezu;
Vice-presidente de Eventos: Eduardo Ferreira Valerio;
Diretora Secretária: Maria Odete Duque Bertasi;
Diretor Financeiro: Rogeiro Barbosa de Castro

Conselho Fiscal:
Titulares: Débora Cristina do Prado Maida, Ubirajara Zilmar Rodrigues Nery e Ricardo Barbosa Alves. Suplentes: Marcelo Neves dos Santos, Marco Antonio Marcondes Pereira e Leocádia de Castro.

Conselho Deliberativo:
Francisco Aranda Gabilan (coordenador do CD), Izaias Claro, Ubirajara Zilmar Rodrigues Nery, Messias Mathey, Leocádia de Castro, Gelson Wanderley Domingos, Solange Korbage, Marcelo Palma Marafon, Luiz Paulo Sirvinskas, Orion Pereira da Costa, Maria Nazareth Moraes Carvalho, Luiz Carlos Storino, Marília Silva Alves de Castro, Sílvio Tonietto, Marco Antonio Marcondes Pereira, Ricardo Barbosa Alves, Ivete Maria Ribeiro, Paulo Eduardo Landin, José Felipe Donnangelo, Adoração Gimenez Domingos e Luciane Aparecida Falheiros.


Para mais informações acesse o site:
http://www.ajesaopaulo@com.br/
E-mail:
ajesp.sp@gmail.com
E-mail para imprensa:
comunicacao@ajesaopaulo.com.br
Endereço: Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana - São Paulo-SP, CEP 02036-011 - Fone: 11 - 2950.6554 (USE-SP)

26.7.08

Do You Know Bezerra de Menezes?




Film about Bezerra de Menezes debuts in August.

On August’s last days, it debuts a film about Bezerra de Menezes’ life. Try to watch it in its first days of presentation, in order to increase its time of exhibit.
The film seems to be good, both in photography and in interpretation. A bit of spiritist brazility in movies!
Watch its trailer in:
http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/index.php

Première du film sur Bezerra de Menezes en Août.

La première du film sur la vie de Bezerra de Menezes aura lieu à la fin Août.. Regardez-le pendant les premièrs jours d’exhibition, afin de la prolonger.
Le film promet des bonnes performances en photographie et en interprétation. Un peu de brésilité spirite aux cinés !

Regardez le trailer en :
http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/index.php


Filme sobre Bezerra de Menezes estréia em agosto.

O filme sobre a vida de Bezerra de Menezes estréia no final de agosto. Procure assistir na primeira semana de exibição, para que ele tenha vida longa nas telonas.
O filme promete, tanto em fotografia quanto em interpretação. Um pouco de brasilidade espírita nos cinemas.
Veja o trailer em:
http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/index.php


Traduções para o inglês e o francês: Vanilson Couto

Auto-de-Fé de Barcelona

Figura 1: Capa do Livro de Barrera


Florentino Barrera é um autor espírita argentino, ainda pouco conhecido no Brasil, senão por círculos espíritas seletos. Intelectual, fez pesquisas cuidadosas, adquiriu livros e trabalhos raros durante sua longa existência junto a nós e disponibiliza em seus trabalhos informações de difícil acesso ao pesquisador espírita.
O título do livro não lhe faz justiça. Barrera trata de diversos assuntos do interesse dos que estudam a história do Espiritismo na Espanha e seus impactos na América Latina, o auto-de-fé de Barcelona
[1] está descrito e documentado, as fontes são apresentadas, mas ele é apenas um mote para tratar rapidamente da evolução do Espiritismo na Espanha.
A narrativa impessoal e sintética de Florentino inicia-se com uma descrição detalhada dos vínculos de Kardec com a livraria francesa do século XIX.
O capítulo intitulado Análise Bibliográfica trata do evento no qual o Bispo de Barcelona retém e manda queimar um envio de livros e revistas espíritas francesas para a Espanha. Florentino inicia então um trabalho instigante de recuperar os eventos ao redor do auto-de-fé. Ele trata das ações da Igreja junto ao Estado com a finalidade de policiar o pensamento divergente às doutrinas eclesiásticas.
O capítulo “livros, livreiros e censura” apresenta as origens dos livros e o papel da inquisição espanhola nas relações Estado – Igreja. Barrera mostra os impactos que a intolerância ao Espiritismo causa nos países latinoamericanos de língua espanhola: a proibição do Espiritismo no Equador, a expulsão de espíritas de Montevidéu, a tentativa de assassinato de Cosme Mariño por uma beata na Argentina.
A ditadura de Franco, passada a união entre a nobreza e a igreja católica, sob a pena de Florentino, acolhe e encobre todo tipo e ato torpe realizado pelo Santo Ofício: fecham sociedades espíritas, “seqüestram livros e efetuam prisões”. O movimento espírita permanece subterrâneo durante quarenta anos.
Barrera descreve o trabalho de Molina e o renascimento do Espiritismo Espanhol, a partir das mudanças políticas na Espanha de 1979.
O capítulo “Espanha 1853-1888” faz uma apresentação do vigor e dos principais atores sociais do Espiritismo Espanhol. O leitor encontra uma lista extensa fontes bibliográficas produzidas por eles neste período. A clandestinidade é parceira da difusão da obra espírita espanhola e Barrera mostra indícios de livros espíritas levados por contrabandistas à Porto Rico.
Em “Os Opositores”, Florentino lista as obras escritas (e às vezes as obras espíritas redigidas em resposta) por religiosos e outros autores contrários às idéias espíritas.
O final do livro dedica-se ao auto-de-fé. Barrera mostra sua peregrinação pelas principais bibliotecas do planeta em busca de originais e informação, apresenta um fac-símile da breve comunicação de Kardec ao movimento espírita do acontecido, através da “Revue Spirite” e relaciona os relatos de protagonistas e testemunhas do ato, deixando indubitável a sua existência e a precisão dos relatos espíritas.
Apesar da impessoalidade e de pequenos erros ortográficos da revisão, fiz a leitura em menos de duas horas. Este é daqueles livros que, iniciada a leitura, não se quer tirar os olhos do texto. Ele marca a consolidação da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, desde os contatos feitos com Florentino pelo Eduardo, ainda encarnado, até sua realização em trabalho de equipe capitaneada pela operosa Emília Santos Coutinho.
[1] Auto-de-fé é um ato público de humilhação ou punição realizado geralmente por agentes do Estado contra expoentes de idéias contrárias às da Igreja. O auto-de-fé de Barcelona constituiu-se no seqüestro e queima de livros espíritas por ordem do bispo de Barcelona em 1861.


Livro: Auto-de-Fé de Barcelona
Autor: Florentino Barrera
Editor: CCDPE-ECM
96 páginas
14 X 21
ISBN: 9788590400035
1a. Edição
2007

20.7.08

AME-JF PUBLICA AULAS DE EVANGELIZAÇÃO


Figura 1: Borboleta e flor - criança de 6 anos (Júlia)


O Departamento de Evangelização da Criança da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora publicou uma página com links para download de aulas de evangelização infantil para diversas faixas etárias. http://www.evangelizacaojf.ddfserver.com/

As aulas podem ser salvas no seu computador, mas necessitam de um programa descompactador para serem abertas (winrar ou winzip). Elas são constituídas de uma síntese, com material de fixação variado, bibliografia e uma grande variedade de informações para os evangelizadores.

Podem ser utilizadas de diversas formas, não se constituindo uma "camisa de força" ou desestimulando os evangelizadores a prepararem suas aulas tendo em vista as necessidades de seus alunos e suas peculiaridades regionais.


Foto 1: Criança do semi-árido baiano


A evangelização infantil, pelo seu público, necessita de rico material pedagógico, o que tem sido colocado em segundo plano nas últimas décadas pelo movimento espírita, com honrosas iniciativas, como a da AME-JF.

18.7.08

José Damasceno Sobral, Poeta.

Figura 1: O fantasma. Gravura japonesa de Kunisada.


PROPÓSITO



Cousa alguma nos fará silenciar
essas verdades consoladoras,
quando o mundo,
mais necessitado do que nunca,
se debate nas garras da incompreensão.



Elas serão mal recebidas por muitos,
ridicularizadas por outros,
todavia
sempre encontrarão eco no coração de alguém.


Ainda que elas se elevem
como um brado sem repercussão,
restar-nos-á o consolo
de havermos contribuído com o pouco
ao nosso alcance
para despertar a humanidade
do pesadelo de suas ilusões.



Livro: Almas Libertas
Autor: José Damasceno Sobral
Divinópolis, 1949

O Espiritismo é eclético?


Figura 1: O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas

Deolindo Amorim foi convidado pelo presidente da Federação Espírita do Estado do Paraná (João Ghignone) e pelo Diretor do Jornal Mundo Espírita (Francisco Raitani) a escrever um livro, baseado nos artigos e entrevistas de rádio que fez, que distinguisse o Espiritismo das diversas manifestações doutrinárias do Espiritualismo, em 1957.
À época os cientistas sociais aproximavam o Espiritismo dos Cultos Afro-brasileiros, tomando por foco as práticas mediúnicas e membros do movimento espírita desenvolveram práticas sincréticas entre o Espiritismo e algumas doutrinas espiritualistas, tomando a reencarnação como ponto comum.
Deolindo, um autor com bagagem de conhecimentos acadêmicos, fundador do atual Instituto de Cultura Espírita do Brasil, escreveu um texto simples e claro, mostrando, na primeira parte, semelhanças e diferenças entre o Espiritismo e outros corpos doutrinários espiritualistas como: o Espiritualismo Moderno, a Fraternidade Rosa-cruz, a Cabala e a Teosofia.
Ele se posiciona abertamente contra o ecletismo (“escolha do que parece melhor entre várias doutrinas, métodos e estilos”). “É melhor discernir do que confundir, pois é discernindo que se põe ordem nas idéias para procurar a verdade”, afirma ele.
Na segunda parte ele discute a interpretação espírita do Evangelho. Ele combate duas abordagens que denomina de intelectualismo inócuo (a mera discussão histórica dos evangelhos, voltada apenas à demonstração de erudição) e o evangelismo improdutivo (a consideração do Evangelho como um “princípio de fé” a ser interpretado literalmente). Amorim destaca uma frase de efeito para mostrar como seria a exegese espírita dos evangelhos: “É o Espiritismo que interpreta o Evangelho, não é o Evangelho que interpreta o Espiritismo.” Deolindo valoriza, como Kardec, a ética cristã, como proposta mais importante para a modificação do homem. Ele desenvolve uma tese que defende a adaptação entre a moral cristã e a ética espírita.
A terceira parte é dedicada ao debate sobre os cultos materiais. Deolindo inicia discutindo as semelhanças e diferenças entre Espiritismo e Positivismo Comtiano, especialmente na fase da Religião da Humanidade, movimento este menos influente na sociedade brasileira contemporânea que no início do século XX. Ele mostra que apesar de ter alguns pontos de contato, o Espiritismo difere bastante do Catolicismo e passa a dissertar sobre os pontos comuns e diferentes entre Espiritismo e Umbanda. Amorim evidencia a ausência de culto, ritual, sacerdotes e símbolos no Espiritismo, todos presentes na Umbanda, a diferença de nomenclatura e a existência de um corpo de doutrina espírita, em comparação à tradição oral da Umbanda.
A quarta e última parte discute uma questão polêmica. Quem se pode chamar de espírita? Deolindo, coerente com a argumentação até então desenvolvida, considera espírita “quem aceita a doutrina integralmente, quem concorda com os seus princípios, quem se submete às normas morais que decorrem desses princípios”. Ele entende que a mera participação nas atividades de um centro espírita, como em reuniões mediúnicas, sem o conhecimento da doutrina espírita não é suficiente para se considerar a pessoa como espírita. Amorim fez uma revisão ampla da obra de Kardec para sustentar sua afirmação. Mostrou a conduta esperada pela diretoria da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas de seus associados e os critérios que utilizava para distinguir os simpatizantes dos membros. Debateu as teses de leitores da obra espírita que entendiam que se devia considerar espírita todo aquele que acreditava nas manifestações dos espíritos, e mostrou com fundamentação que estes apenas apontaram partes de Kardec que, lidas separadamente do conjunto da obra, lhes subsidiavam as conclusões apressadas.
Passados cinqüenta anos da publicação desta obra, o tema continua contemporâneo, embora algumas das polêmicas tenham tomado outro rumo. Hoje muitos antropólogos defendem a existência de sincretismos entre o Espiritismo Brasileiro e o Catolicismo, abandonando a linha de estudos que aproximou o Espiritismo dos cultos afro-brasileiros. Com a aceitação social e a ampla divulgação na mídia, os espíritas se tornaram socialmente aceitos pela população brasileira, e uma nova onda de sincretismos e de ecletismos têm sido objeto de debates nas Sociedades Espíritas. Neste novo cenário, recordar a argumentação de um trabalho tão lúcido sobre a identidade do Espiritismo é fundamental para as decisões que se impõem sobre a nova geração de espíritas brasileiros.
Jáder Sampaio

Livro: O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas
Autor: Deolindo Amorim
Editor: Federação Espírita do Paraná (1a. Edição) e Centro Espírita Leon Denis (Série Deolindo Amorim).
127 páginas
13,5 X 18,5