29.1.13

DÉJÀ VU: O INCÊNDIO EM SANTA MARIA-RS.



Foto de Santa Maria - RS

Uma casa de eventos cheia, na noite, com um espetáculo. A banda solta fogos no espaço fechado, para criar um visual inesquecível. Os fogos incendiaram o isolamento acústico e se espalharam rapidamente. Correria. Uma única saída. Os funcionários do estabelecimento não permitem a saída dos jovens, que se amontoavam, temendo a falta de pagamento. Fumaça, pânico, pessoas caídas e pisoteadas pela multidão. Sete mortos e trezentos feridos. Sete mortos?

Sim, não estou falando do incêndio na casa de shows em Santa Maria-RS, mas em um acidente semelhante acontecido em novembro de 2001, na capital mineira. O estabelecimento se chamava Canecão Mineiro, estava sem alvará de funcionamento, permitiu o uso de fogos inapropriados para o uso indoor, e passados onze anos, o STF estabeleceu responsabilidade da Prefeitura, há responsáveis pelo evento, mas o mais importante não aconteceu. Apesar da dor e do sofrimento dos envolvidos, o Estado não deu a devida atenção ao evento funesto, e ele se repetiu de forma quase igual, no sul do país.

Recordei-me imediatamente de uma matéria antiga que publicamos no EC, sobre o terremoto no Haiti, comparado ao do Chile. (http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2010/03/entre-o-chile-e-o-haiti.html Os espíritos, na metade do século XVIII, disseram:

"...Muitos flagelos resultam da imprevidência do homem. À medida que adquire conhecimentos e experiência, ele os pode afastar, isto é, preveni-los, se souber pesquisar suas causas" (questão 741)

Bem, então, mais importante que encontrar os culpados e puni-los, é aprender  com o ocorrido e tomar medidas concretas para que ele não aconteça mais.  As investigações não estão concluídas, mas parece evidente que nossas normas e ações ainda não foram suficientes para evitar um incêndio  tão funesto. Infelizmente, fomos todos incompetentes em nosso país para aprender com o Canecão Mineiro. Por isso paira na alma mineira essa trágica sensação de déjà-vu.

Obs: Déjà-vu, expressão francesa que pode ser traduzida como o "já visto". O Dicionário Houaiss o define como "forma de ilusão da memória que leva o indivíduo a crer já ter visto (e, por ext., já ter vivido) alguma coisa ou situação de fato desconhecida ou nova para si". 

25.1.13

POR QUE FAZEMOS UMA CAMPANHA DE NATAL NO CÉLIA XAVIER?



O ano de 2012 se foi, e com ele a campanha de natal da Associação Espírita Célia Xavier. A sociedade espírita que participo mantém uma carteira de ações de responsabilidade social, da qual esta campanha é uma pontinha.
 
Como ação social, ela não resolve o problema de segurança alimentar das populações envolvidas, mas sensibiliza todos os envolvidos. Penso que as ações mais resolutivas da AECX são a creche do Lar Espírita Esperança (em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte) e os cursos profissionalizantes de eletricista, mantidos na Casa de Etelvina, sem demérito aos demais trabalhos.
 
Diante de tanta propaganda do governo apontando para o aumento dos níveis de emprego e a ascensão de uma classe C, fica a impressão de que não há miséria no Brasil, que ainda é um país extremamente desigual. Após anos tropeçando na miséria pelas ruas e convivendo com pessoas honestas da comunidade que trabalham por uns trocados, penso que os brasileiros das classes mais favorecidas criamos defesas psíquicas para lidar com uma dor que não conseguimos resolver. Alguns preferem acreditar que se tratam de pessoas que não querem trabalhar, profissionais da mendicância (e talvez existam algumas assim), mas não se pode dizer que todos são assim.
 
Os fluxos migratórios trouxeram um grande número de pessoas trabalhadoras, mas com experiência voltada à realidade rural e geralmente subsistência, para as capitais e cidades de médio porte com oferta de emprego industrial. A incapacidade do poder público para receber, qualificar e tornar empregável este enorme contingente de pessoas, além de não apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, gerou este pesadelo do qual ainda sofremos os efeitos. A falta de soluções partilhadas com a sociedade ficou crônica.
 
A imprensa, no seu desejo de cobrar ações concretas do poder público, muitas vezes marginaliza estas pequenas ações, mostrando, por exemplo, pessoas que abusam da generosidade alheia. Contudo, quantas famílias e crianças não se beneficiam legitimamente deste tipo de iniciativa? As denúncias de desvios de recursos multiplicam-se, mas e as instituições sérias, como a nossa? Podem ser enquadradas em denúncias de casos isolados?
 

 
Penso que uma campanha como esta, longe de adormecer a consciência das pessoas, como acusam alguns, as sensibiliza. Os jovens saem do circuito casa-escola-consumo de lazer, e vão usar seu tempo em benefício de quem podem passar a conhecer.
 
Do ponto de vista cristão, pedir é sempre um exercício de humildade, especialmente quando pedimos para terceiros que necessitam. Nos retira do confortável cotidiano que aos poucos construímos. Não é apenas doar o tempo para se fazer uma cesta de alimentos, mas reconhecer que nossa sociedade, apesar dos avanços, ainda se constitui de forma injusta, que podemos fazer sempre alguma coisa e conhecer quem são as pessoas honestas que vivem sob o império da necessidade, apesar das políticas públicas.
 
Em uma próxima publicação, pretendo apresentar alguns resultados da campanha e agradecer às instituições que nos auxiliaram com a gelatina, que foi um dos gêneros que compuseram a simbólica cesta.
 

23.1.13

O QUE É PSICOMETRIA?


Estive ontem na União Espírita Mineira, discutindo os estudos sobre Psicometria com os participantes do ciclo de estudos sobre mediunidade, coordenados por Waldemar Duarte e Lourenço.

O conceito de psicometria é anterior a Kardec. Data de 1842, quando o norte-americano Joseph Rodes Buchanan propôs que as coisas têm uma emanação própria e que algumas pessoas (psicômetras) seriam capazes de percebê-las.
Ele se aproximou dos círculos espiritualistas em 1878, que se interessaram por sua proposta. Dizem os autores que a ascensão das ideias psicométricas acompanharam a ascensão do mesmerismo e do espiritualismo norte-americano, na década de 1840.


Após Buchanan, outro autor independente do movimento espírita e espiritualista foi o geólogo William Denton (1823-1883), inglês radicado nos Estados Unidos que descobriu que sua esposa e sua irmã tinham a faculdade psicométrica, quando deu a Elizabeth (esposa) um pedaço de fóssil, que ela identificou como pertencente a um paquiderme herbívoro, que vivia nos pântanos, semelhante a um elefante, antes que os especialistas tivessem feito sua classificação.

Hermínio C. Miranda interessou-se por um dos livros de Denton, intitulado A Alma das Coisas (veja a primeira imagem desta publicação), e fez um ensaio com base nos trabalhos deste autor intitulado Memória Cósmica.


No livro de Hermínio, há a transcrição de alguns casos como o de uma rocha de basalto negro semelhante à acima ilustrada. Elizabeth Denton identificou sua origem vulcânica, sua trajetória da região das geleiras, no norte, para o sul, descreveu a influência das correntes marítimas neste deslocamento (a rocha veio no fundo do mar, em contato com o solo, o que lhe gerou estrias), a presença de gelo e água acima, durante o deslocamento, até o seu depósito em uma bacia, em lugar amplo. Todas as informações eram corretas, segundo o geólogo, que não havia passado nenhum dado sobre a pedra a sua esposa.

Os casos são surpreendentes, como a descrição feita das sessões e do ambiente da câmara dos deputados americana, feitos a partir de um pequeno pedaço de damasco (um tipo de tecido) de um estandarte que havia sido tomado pelo exército britânico em 1814, levado para a Inglaterra e depois devolvido. Elizabeth mostra a falta de seriedade dos participantes das sessões, descreve o clima hipócrita e pomposo, e dá detalhes sobre o ambiente.

Os casos citados são tão extraordinários que geraram uma reação cética inicial, mesmo para um espírita que já viu tantos fenômenos incomuns. Minha reação inicial foi vencida com os relatos de outro livro: Os Enigmas da Psicometria, de Ernesto Bozzano.




Neste livro, mais de uma centena de casos é relatada, envolvendo objetos inanimados, plantas e animais. Outros psicômetras são estudados, como Edith Hawthorne, que publicou seus experimentos na revista Light, e, entre erros (poucos) e acertos (muitos) vai solidificando a existência deste tipo (anímico? mediúnico? misto?) de percepção extrassensorial. 

Como pesquisador, Bozzano não se satisfaz em transcrever, organizar e classificar os relatos, mas levanta as teorias capazes de explicá-los e as discute. A tese da emanação (alma das coisas) se torna uma entre uma dezena, e fica insuficiente para explicar as nuances e percepções variadas (e corretas) dos sensitivos. Bozzano afirma que não dá para prescindir da hipótese espírita na explicação de alguns dos fenômenos descritos.

Clarividência? Emanações fluídicas? Formas-pensamento? Memórias akásicas? Mediunidade? Subconsciente? Telepatia? Estas questões continuam presentes e desafiando os interessados em entender melhor este estranho fenômeno, que hoje é utilizado pela polícia norte-americana para a solução de crimes, ou apoia arqueólogos no achado e identificação de peças.

17.1.13

SINFONIA DO AMOR



Clique na imagem acima para assistir ao vídeo

Início de Janeiro, domingo pela manhã e estava na capital paranaense para descansar uns dias da rotina do ano que passou e deu-me uma vontade louca de conhecer a Federação Espírita do Paraná. Anos de correspondência eletrônica com Napoleão Araújo e apareci no domingo de manhã, horas antes de tomar o vôo de volta para BH.

Correndo o risco de nem ser recebido, cheguei à portaria com máquina fotográfica em mãos pedindo para conhecer a Federação. Qual não foi minha surpresa quando uma das voluntárias que auxiliava os interessados com uma livraria itinerante que é montada no hall do teatro se dispôs a me acompanhar e mostrar as instalações e trabalho da FEP. Conversa vai, conversa vem, encontramos amigos, muito queridos, comuns. O mundo é mesmo pequeno.

A visita é assunto para outras publicações, mas após cumprir meu trabalho de jornalista amador, fui ver o que encontrava na livraria, especialmente a produção regional.

Áurea me indicou um DVD, que desconhecia. Foi gravado em 2010, como evento de comemoração dos cem anos do nascimento de Chico Xavier. Chama-se Sinfonia do Amor. Comprei, curioso, e guardei para ouvir em particular na minha cidade montanhosa.

O trabalho de Plínio Oliveira é belíssimo. Emocionou e arrepiou de ouvir e ver. Gravado no Cine Alta, do Teatro Positivo em Curitiba-PR, tem o apoio da Orquestra da Paz, do Coro de Teatro da FEP e do Grupo Vocal Sou da Paz (que entra e sai de cena como se fosse mais um instrumento da orquestra).

É meio difícil dizer com palavras o que é a música, então consegui na internet a música final da Sinfonia, intitulada Um Cisco, para que o leitor do blog possa avaliar por si mesmo a suavidade e beleza da produção.

É possível adquirir o DVD completo na Federação. Na capa do DVD há um número de televendas: (41) 3225-2739. 

15.1.13

E A VIDA CONTINUA NO CINEMA E NAS LOCADORAS







A Agência Nacional de Cinema (ANCINE) publicou seu informe anual sobre filmes e bilheterias no Brasil. O filme "E a vida continua", com roteiro adaptado da obra de mesmo nome psicografada por Francisco Cândido Xavier, ficou em décimo lugar entre os filmes nacionais.

Ele foi exibido em 139 salas, tendo atraído um público de mais de trezentos e setenta mil pessoas. Agora já se encontra nas locadoras, em DVD e Blu-ray Disc. 

Não o encontrei ainda para venda nas livrarias e lojas do gênero, mas não deve demorar.

11.1.13

GRUPO SEGREDO NA CANTATA DE NATAL



Segue mais uma publicação da Cantata de Natal ocorrida em dezembro de 2012 na União Espírita Mineira. O Grupo Segredo faz músicas infantis, voltadas à evangelização da criança no meio espírita.

A música que eles escolheram, Remo da Esperança, é alegre e cativante. Vale a pena acompanhar a interpretação do grupo, que fez o público ir do bom humor ao riso. O grupo tem dois álbuns publicados: Segredo e Grupo Segredo: Pra Você.

9.1.13

SIMPÓSIO INTERNACIONAL ABRE INSCRIÇÕES PARA TRABALHOS SOBRE LITERATURA MEDIÚNICA



A Universidade Federal de Goiás comunica a organização e chamada de trabalhos para o III Simpósio Nacional de Letras e Linguística e para o II Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Entre os diversos grupos de trabalho, chamou-me a atenção o grupo abaixo, que se volta ao estudo da Literatura Mediúnica. Confiram aqui.



GT 10
A CHAMADA LITERATURA MEDIÚNICA EM QUESTÃO

Coordenadores: Prof. Dr. Ozíris Borges Filho (UFTM)
Prof. Dr. Sidney Barbosa (UnB)

Por literatura mediúnica entendemos o texto escrito por um médium e atribuído a uma entidade denominada de espírito, alma, fantasma ou gênio. O processo de recebimento desse texto, que pode ser literário, se dá, mais comumente, por um processo que é chamado de psicografia. O pesquisador italiano Ernesto Bozzano (1998) chama a essa literatura de “literatura de além túmulo”. Nesse sentido, pode-se afirmar, com toda a certeza, que a literatura mediúnica é um fenômeno cultural principalmente brasileiro há mais de um século. Devido a intenso programa editorial levado a efeito pelos espíritas
kardecistas e a uma grande aceitação do público leitor, milhões de livros mediúnicos já foram vendidos no Brasil e traduzidos para vários outros idiomas. Trata-se, geralmente, de poemas, romances, contos, crônicas, ensaios, histórias infantis e mensagens de autoajuda. Há romances mediúnicos que já tiveram mais de oitocentos mil exemplares vendidos. Para os padrões editoriais brasileiros, isso constitui um verdadeiro sucesso de
público. Textos desse tipo vêm constando das famigeradas “listas dos mais vendidos” em órgãos da imprensa popular, tais como a Revista Veja, na categoria que chama de “autoajuda e esoterismo”. No entanto, apesar dessa penetração maciça na sociedade brasileira como um todo e apesar de ser um fenômeno editorial desde o início do século passado, a literatura mediúnica vem passando quase despercebida pela crítica literária e pela Universidade no Brasil. Dessa situação surge uma pergunta evidente: por que livros
que contam com sucessivas edições e dezenas, às vezes centenas, de milhares de exemplares não chegam a interessar os acadêmicos e jornalistas da “grande imprensa”? Apenas nos anos 40 do século XX, com o chamado “caso Humberto de Campos”, é que houve uma movimentação da crítica literária pelos grandes jornais de todo o país com participação, inclusive, de membros da Academia Brasileira de Letras. Fora esse momento histórico, a crítica silenciou-se a respeito dessa produção literária. É bem verdade que dissertações e teses vêm sendo feitas nas mais diversas universidades do
país, notadamente a partir dos anos 1980, mas, mesmo assim, a produção é pequena e pouco divulgada. Este GT propõe-se a iniciar um trabalho que pretende romper com esse silêncio da crítica literária brasileira. Independente da ligação desse tipo de literatura com as religiões, a pergunta central que nos fazemos é: Que objeto é esse? Nosso propósito é a investigação científica desse corpus tão extenso. Receberemos inscrições de comunicações dos mais diversos tipos de pesquisadores sem restrições quanto ao método crítico adotado na análise da obra literária mediúnica. Serão bem-vindos trabalhos de pesquisa que abordem os textos literários mediúnicos tanto do ponto de vista das teorias literárias quanto das teorias linguísticas, independente das correntes críticas a que estejam vinculados.

2.1.13

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS PUBLICOU ENTREVISTAS SOBRE O ESPIRITISMO



O Dr. Alexandre Caroli Rocha avisou-nos da publicação realizada em 2010 pela Revista do Instituto Humanitas Unisinos sobre o espiritismo. Os links para as entrevistas se encontram em uma régua vertical, à esquerda, com os nomes dos respectivos entrevistados. Eles vêm da história, antropologia, teologia e outros campos do conhecimento.

Os temas são muito interessantes e polêmicos. O caráter cristão do espiritismo, as tendências minoritárias new age e capitalista (ética da prosperidade), os paralelos entre o espiritismo e os cultos afro, espiritismo e ecologia, reencarnação e ressurreição são brevemente tratados pelos autores, cada um em sua área de atuação e dentro de seu contexto de produção.

Obviamente, o rigor acadêmico dos autores não assegura verdade, nem um perfeito ajustamento com a nossa visão do espiritismo, mas o diálogo é bastante rico e merece um bom debate.

Feliz 2013 aos leitores do EC, com muitas questões para se pensar ao longo do ano.

PS: Após a primeira publicação desta matéria o Alexandre Caroli Rocha enviou mais uma matéria de Bernardo Lewgoy nesta revista e pediu que fosse reconhecida a fonte em que ele encontrou a referência, o site Espiritualidade e Sociedade, do nosso amigo comum, Maurício.