15.1.22

ESQUINA DO CÉLIA 2021

 


Entrevista de janeiro de 2022

https://www.youtube.com/watch?v=Ww8u7C5CJok


Jáder Sampaio


Perdoem os seguidores atentos do blog, mas em comemoração ao milhão e meio de acessos, vou divulgar as entrevistas feitas no programa Esquina do Célia, que vem sendo veiculado pela TV Célia Xavier, no YouTube, todo segundo sábado do mês, às 20 horas.

Existe um sumário com todos os programas na página ao lado da página inicial do blog, contendo os conteúdos, apresentação dos convidados, data e links para assistir onde julgar mais confortável (na TV, assentado no sofá, por exemplo).

O conhecimento avançou muito e é muito difícil (para não dizer, impossível) para um expositor ou autor espírita estar atualizado sobre todas as áreas do conhecimento. Por essa razão, apresentamos as áreas de formação dos entrevistados, para que quem assiste possa entender o que ele estudou profissionalmente, o que pode ser útil no tema sobre o qual estamos conversando.

Temos valorizado na nossa agenda, autores novos de livros espíritas, publicados por pequenas editoras (mas nem sempre), coordenadores de projetos no movimento espírita, tradutores, ou seja, pessoas trabalhadoras que nem sempre são conhecidas, que não costumam ser expostas na grande mídia. Assim vamos conhecendo outras casas espíritas, outras iniciativas e pessoas interessantes. É um espaço em que se pode conhecer o que está surgindo nas casas espíritas, trocar experiências, ver o que não se veicula normalmente na mídia ou nas reuniões públicas espíritas.

Com a ampliação das editoras de livros espíritas (nem sempre espíritas, e nem sempre com um corpo de revisores espíritas), criou-se certo temor pelos livros e autores novos. Os espíritas estão sempre perguntando uns aos outros se são autores confiáveis, o que gera um ambiente de resistência aos autores novos sérios. Penso que cabe às casas espíritas preparar seu público para que, nas palavras do apóstolo Paulo (1 Ts. 5:20-22): "Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom, abstende-vos de toda forma de mal." Com esse espírito, trazemos autores e expositores para que possam explicar suas publicações, mostrar em que se baseiam, analisar logicamente o que propõem. 

Em 2022 estamos com a ideia de ampliar um pouco a agenda do Esquina do Célia para divulgar iniciativas da nossa própria casa, mas a ideia original do programa continua. Há muito o que conhecer!

A sede da Associação Espírita Célia Xavier fica em um sobrado de esquina, onde conversávamos após o final das reuniões de mocidade, e o hábito se estendeu com o passar dos anos, até que houve um roubo à mão armada dos jovens que lá se encontravam. Depois disso, passamos a reunião para um horário diurno, mas mesmo assim é comum o encontro dos jovens na saída do Célia Xavier. 

Convido as almas jovens, desejosas de conhecer e conversar sobre o espiritismo em diversas perspectivas que participem desse programa, não apenas assistindo e curtindo nas mídias, mas perguntando e posicionando-se no chat, durante as entrevistas.

Agradeço à equipe da TV Célia Xavier: Parreira, Humberto, Márcinha, Pedro e todos os que não estão na telinha pessoalmente, mas possibilitam que ela esteja ao vivo.

Entrevistados de 2020

7. Raphael Vivacqua Carneiro: "Lamartine Palhano Júnior" - 13/02/2021

https://www.youtube.com/watch?v=flvCxQKRf2Y&t=161s

8. Alexandre Fontes da Fonseca: "Jornal de estudos espíritas, Valorizar Kardec e diversas publicações sobre física e espiritismo nos livros da Liga de Pesquisadores do Espiritismo" - 13/03/2021

https://www.youtube.com/watch?v=1XYgFBq_yho&t=17s

9. Alexandre Caroli Rocha: Chico Xavier - O Parnaso de Além Túmulo, uma dissertação de mestrado e Humberto de Campos, uma tese de doutorado. Como parte da Semana de Chico Xavier na AECX: Chico Amor Xavier. 10/04/2021

https://www.youtube.com/watch?v=x5WqaWFD7as

10. Daniel Salomão e Humberto Schubert: dois autores de Juiz de Fora-MG, falam de "Diálogos Espíritas" e da Sociedade Espírita Primavera. Um livro de perguntas e respostas ao espírito Ivon, através da mediunidade de Vinícius Lara. 08/05/2021

https://www.youtube.com/watch?v=VPoOiFGkTh8&t

11. Evandro Noleto Bezerra: o mais novo tradutor das obras de Kardec publicadas pela Federação Espírita Brasileira, que considerou as diversas edições em vida e suas mudanças. 12/06/2021

https://www.youtube.com/watch?v=tXMVaAFO2jM

12. Marcelo Orsiniexpositor e autor de obras literárias espíritas conversou sobre o projeto Espiritismo BH, que inclui uma Web Rádio, assim como sobre seu último livro "Ênio Wendling - pela vereda mediúnica". 10/07/2021

https://www.youtube.com/watch?v=3q3LYXS-M-w

13. Alexander Moreira-Almeida: psiquiatra, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde, além de ex-coordenador de órgãos internacionais de psiquiatria, fala das diversas pesquisas que ele conduziu ao longo da sua carreira acadêmica, na área da espiritualidade. 14/08/2021

https://www.youtube.com/watch?v=Q1SFTUdcHes

14. Alcione Andrade Albuquerque: Psicóloga, médium, autora de livros doutrinários e infantis, fundadora da Associação Médico Espírita de Minas Gerais e da Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas - Seção Minas Gerais. Ela fala de seu percurso e de seu livros. 11/09/2021

https://www.youtube.com/watch?v=5iAQAGNf1gw&t=15s

15. Adair Ribeiro Júnior: Engenheiro Naval, mergulhador e curador do Museu Virtual AKOL - Allan Kardec on-Line.   Adair explica como o museu foi criado e como foi feita a parceria com o Portal Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os documentos, sua obtenção, transcrição e tradução; as parcerias que foram se formando e algumas informações muito interessantes sobre essa trajetória internacional de fontes primárias são o objeto dessa conversa. 09/10/2021

https://www.youtube.com/watch?v=dv4UFikpi00&t=14s

16. Maurício A. Brandão: Funcionário público do estado de São Paulo, graduado em história. Maurício conversa conosco sobre o livro Cristão, que foi psicografado parte por ele, parte por Roberto Caetano. Tem por personagens centrais, Antônio, centurião romano que conhece o cristianismo e Cibele, liderança cristã na Villagio Fratello Gesú, situada há alguns dias de viagem de Roma. O livro não é apenas uma história com personagens da época, mas uma comparação das diferentes culturas romana, cristã, judaica, grega, através dos conflitos e decisões dos atores da narrativa e, principalmente, o acompanhamento da luta interior de quem quer que se pretenda tornar-se cristão. Sob essa última ótica, é algo bem atual e presente nos nossos dias. 14/11/2021

https://www.youtube.com/watch?v=-ZW4IPn0M2E


17. Wesley Caldeira:  defensor público do estado de Minas Gerais, atualmente presidente da Aliança Municipal Espírita de Montes Claros e do 14º Conselho Regional Espírita de MG. Articulista de Reformador, além de diversos capítulos de livro, publicou dois livros pela Federação Espírita Brasileira: Deus, antes e depois de Jesus e Da manjedoura a Emaús, sobre o qual conversamos na entrevista. 11/12/2021

https://www.youtube.com/watch?v=mHRdSMrwe44&t=4s

13.1.22

CHEGAMOS A UM MILHÃO E MEIO DE VISUALIZAÇÕES DO ESPIRITISMO COMENTADO


Comemoramos hoje, 13 de janeiro de 2022, um milhão e meio de visualizações do Espiritismo Comentado. Ele tem sido uma espécie de diário de notas dos estudos que vimos fazendo em torno do pensamento e do movimento espíritas, no Brasil e no exterior. São muitas leituras e reflexões ao longo dos anos.

Com a pandemia, vieram as palestras e o programa "Esquina do Célia", da TV Célia Xavier, que ganharam dois índices no Espiritismo Comentado, nas respectivas pastas. Um pequeno resumo e um link para as gravações no YouTube mostram nossa interlocução com diversos estudiosos e nossos estudos apresentados para públicos diversos.

Agradeço a todos que tornaram possível essa produção, lendo, questionando, contribuindo, seja concordando ou discordando, mas exercendo a liberdade de pensamento. 

Aos que nos acompanham, espíritas ou não, muita gratidão.

1.1.22

AS DIFERENTES REUNIÕES PÚBLICAS, DE ESTUDO E DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES ESPÍRITAS


"Declaração" de membro titular da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em Paris, na época de Allan Kardec

Jáder Sampaio


A divulgação do espiritismo, bem como o atendimento fraterno em associação à atividade de passes são duas frentes de atividade das sociedades espíritas em geral, associados às reuniões públicas.

Era muito comum no Brasil, os centros manterem reuniões públicas com estudo de “O Livro dos Espíritos” na primeira parte, seguido de “O Evangelho segundo o espiritismo” na segunda. Na metade do século passado já era comum a realização de reuniões mediúnicas de caráter privativo, evitando-se a realização de reuniões mediúnicas públicas, por diversas justificativas, incluindo aí uma forma de proteção institucional contra a criminalização do espiritismo, mas também preocupados com a integridade do médium e a união de pensamentos dos participantes da reunião.

Os membros de reuniões públicas eram aos poucos integrados às demais atividades da sociedade espírita, na medida em que demonstrassem interesse, frequência e aprendizagem, nos pequenos grupos, nos quais os dirigentes participam também das demais "frentes de trabalho" da casa espírita.

Há quarenta anos, em nossa casa, quando se desejava fundar uma nova reunião mediúnica ou preparar alguém para participar de uma reunião mediúnica, fazia-se um estudo continuado de “O Livro dos Médiuns”.

Com o tempo e a preocupação com a preparação das pessoas para as atividades próprias da casa espírita, bem como a ampliação de alguns centros espíritas na capital mineira, surgiram novas iniciativas de formação dos trabalhadores espíritas.

Em Minas Gerais houve uma iniciativa do Grupo Emmanuel, dirigido por diversos estudiosos, que consideravam importante o estudo do Novo Testamento (e do Antigo Testamento, eventualmente) que acabou substituindo nas reuniões o estudo de “O evangelho segundo o espiritismo” (que ficou como uma das fontes utilizadas nesse estudo), o que disseminou o pensamento de Emmanuel sobre a mensagem cristã e fez surgir novas iniciativas de exegese espírita dos evangelhos.

Para a formação dos trabalhadores da casa espírita, foram surgindo ciclos de estudos de doutrina e de mediunidade, especificamente, em diversos lugares no Brasil. Já tínhamos um ciclo de estudos de mediunidade na União Espírita Mineira, quando surgiu o COEM (Curso de Orientação Espírita e Mediúnica), uma proposta de estudos impressa no Paraná, salvo engano. Já existiam iniciativas em São Paulo, como os diversos cursos de formação propostos por Armond, como o de “Aprendizes do Evangelho”, por exemplo. As propostas incorporavam a nova literatura mediúnica produzida no Brasil, o que envolvia a obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, ditadas por Emmanuel e André Luiz, os livros de Cairbar Schutel e Vinícius e muitos outros autores que são vistos como obras subsidiárias. A FEESP chegou a publicar inúmeros livros de apoio aos seus cursos, que talvez hoje se encontrem nas bibliotecas dos núcleos espíritas mais bem estruturados.

Sociedades Espíritas como o Grupo Scheilla, em Belo Horizonte, articularam as iniciativas de formação ao acesso às atividades nos grupos. Nela funcionam paralelamente as reuniões públicas, muito concorridas e os cursos de formação, que ficaram conhecidos pelo grupo pelo nome de módulos, porque há uma introdução à doutrina espírita, uma preparação para a mediunidade, um módulo dedicado ao estudo dos evangelhos e um quarto módulo de apresentação sistemática das diversas atividades da casa, como reuniões de passe, etc. As reuniões públicas tratam de doutrina e temas espíritas de interesse do público que procura a casa espírita em busca de informação, consolo, apoio e orientação. 

A Federação Espírita Brasileira, por fim, considerando todas essas iniciativas em curso, em âmbito nacional, diferentes entre si, propôs os cursos de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE, que tiveram a sua versão de preparação para a mediunidade em dois volumes e posteriormente o Estudo aprofundado da Doutrina Espírita – EADE. Inicialmente apostilas, agora vendidas em forma de livros, trazem roteiros de estudo com referências a diversos autores espíritas. Propõe que os responsáveis por essa formação sejam mais facilitadores que palestrantes e incentivam os participantes ao estudo e à leitura orientada. Foram criados cursos de formação e trocas de experiência entre as pessoas que trabalham com o ESDE e houve adesão das federativas, especialmente a União Espírita Mineira.

Nesse momento temos, então, as reuniões públicas que se mantiveram como algo voltado aos que procuram o espiritismo em busca de auxílio e orientação e os grupos de estudo que visavam a formar o espírita e a preparar o trabalhador. Três iniciativas diferentes, que ao contrário do que se pensa, atraíram públicos diferentes. As reuniões públicas deveriam ser uma “porta de entrada” ao espiritismo e à casa espírita, mas muitas pessoas a transformaram em uma espécie de lugar de frequência semanal, assistindo a palestra, tomando o passe, sem conhecer as outras iniciativas que existem no núcleo que frequentam. Surgiram também, aqui e acolá, dirigentes cuja única ligação com a casa é a direção da reunião pública, o que fazem como um “mestre de cerimônias”, sem criar um vínculo entre os membros.

Estas transformações trouxeram algumas polêmicas ao meio espírita, que não cabem nesse artigo, por não dar para desenvolver os temas a contento: a questão da centralidade ou  não de Kardec nas reuniões públicas e atividades de formação dos trabalhadores espíritas, a questão dos novos autores e das novas editoras espíritas, alguns desses com perfil místico, de sincretismo oriental ou com as matrizes africanas, outros com afirmações sobre o mundo espiritual, isoladas e aparentemente contraditórias com a literatura geralmente aceita pelo movimento espírita. Junto a elas corre a questão da incorporação dos novos autores, coerentes com a doutrina espírita, com livros bem escritos, no que tange à racionalidade e fundamentação espírita. 

Espero que o final de ano, sempre marcado pela ideia de “fim de ciclo” e de parada para avaliação, nos permita refletir em nossas casas espíritas como estamos recebendo e preparando as pessoas que nos procuram com diversos objetivos, como os que buscam auxílio, os que buscam a introdução ao conhecimento espírita, os que buscam aprofundamento e estudo aprofundados e os interessados em integrar-se nas múltiplas atividades da comunidade espírita.