30.7.10
ESPIRITISMO NOS AÇORES: TERCEIRENSE DIVULGA SEU NOVO BOLETIM
29.7.10
CHICO XAVIER NA ONU?
26.7.10
CONCLUÍDA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS DO 6o. ENLIHPE
23.7.10
TEM ESPÍRITOS NO BANHEIRO?
21.7.10
15.7.10
KARDEC E A RELIGIÃO NATURAL
"O Espiritismo é chamado a desempenhar imenso papel na Terra. Ele reformará a legislação ainda tão frequentemente contrária às leis divinas; retificará os erros da História; restaurará a religião do Cristo, que se tornou, nas mãos dos padres, objeto de comércio e de tráfico vil; instituirá a verdadeira religião, a religião natural, a que parte do coração e vai diretamente a Deus, sem se deter nas franjas de uma sotaina, ou nos degraus de um altar. Extinguirá para sempre o ateísmo e o materialismo, aos quais alguns homens foram levados pelos incessantes abusos dos que se dizem ministros de Deus, pregam a caridade com uma espada em cada mão, sacrificam às suas ambições e ao espírito de dominação os mais sagrados direitos da Humanidade." Um Espírito
É um discurso forte, diria até mesmo revoltado, contra os abusos cometidos por alguns membros do catolicismo passado. Ele reflete bem o espírito francês que moveu a sociedade na direção da revolução francesa, marcada pelo Iluminismo.
Desconheço como foi feita a organização do livro Obras Póstumas, e não encontrei na pesquisa que fiz este texto na Revista Espírita. De qualquer forma, ele se acha ligado a Kardec e atribui ao Espiritismo o papel de revisão do cristianismo.
14.7.10
TV CEI LANÇA DESENHO ANIMADO SOBRE O ESPIRITISMO
13.7.10
KARDEC E A RELIGIÃO
TURMA DA MÔNICA CONTA HISTÓRIA DE REENCARNAÇÃO
Esta história já foi publicada em revistinhas. Alguém a adaptou para o vídeo, mas exige que o internauta leia os quadrinhos, que vão passando.
O que acham disso? As crianças gostaram? Comentem.
11.7.10
DIVULGAR E PESQUISAR
4.7.10
PARCERIA: NOVAS POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO SOCIAL
SOCIEDADE NOVA, IDEIAS NOVAS PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA
Hoje temos nas cidades de médio e grande porte um grande número de automóveis, inclusive dos frequentadores de casas espíritas. Todos temos que lavá-los e muitos de nós pagamos por este serviço, que costuma consumir o nosso tempo.
Ao mesmo tempo, a integração do jovem no movimento espírita envolve o estudo, a integração na casa, mas também a convivência do jovem com o jovem.
Fiquei pensando sobre a viabilidade de se fazer uma tarefa para os jovens, com base na lavagem dos carros, no espaço das sociedades espíritas, enquanto os trabalhadores e frequentadores fazem suas tarefas e assistem às reuniões.
Se eu fosse dirigente, retiradas as despesas com os custos da tarefa (água, material de limpeza, etc.) direcionaria parte deste recursos para a promoção social e parte dele para a ações culturais (bibliotecas, promoção de eventos, custeio de expositores de outros lugares, etc.) e não o utilizaria para as despesas fixas da sociedade espírita.
Se eu fosse dirigente de grupos de mocidade, aproveitaria para realizar a integração dos jovens, apresentar os novatos, trabalhar com todos a convivência cristã e, cá entre nós, seria um trabalho bem divertido em conjunto. Os jovens precisariam ser treinados para realizar a atividade, para que a limpeza ficasse com boa qualidade. Assim como a campanha do quilo, é uma boa oportunidade para distribuir mensagens aos transeuntes e "clientes".
Não pensei ainda nas implicações legais, mas todos assinariam o termo de voluntariado, os pais dos menores (com 16 anos ou mais) também, e como não há distribuição de lucros, empregados nem patrões, seria uma atividade de arrecadação de fundos para sociedades sem fins lucrativos, de preferência com utilidade pública.
O maior problema é conseguir um espaço adequado à atividade junto às sociedades espíritas.
Gostaria de ouvir pessoas da área de advocacia, juízes e outros profissionais do direito sobre esta ideia, assim como servidores públicos ligados à receita e à fiscalização.
1.7.10
TIAGO PAZ ESTUDA A IMAGEM DE CHICO XAVIER EM TESE DE DOUTORADO
Pelo que pude entender, seu interesse é atingir um número elevado de respondentes de todas as crenças para realizar o seu trabalho, razão pela qual ele pede que as pessoas respondam seu instrumento eletrônico.
O Espiritismo Comentado gostaria de apoiar a iniciativa e pede a seus leitores que respondam e indiquem a amigos e conhecidos a participação na pesquisa, dentro dos preceitos da ética e da responsabilidade da prestação de informações.
Segue o texto enviado pelo pesquisador na íntegra:
"Amigos e colegas,
Peço a colaboração de todos para responderem a um questionário que trata sobre a imagem de Chico Xavier junto ao público brasileiro. Esse questionário faz parte da minha pesquisa de doutorado em Psicologia Social, orientado pelo Prof. Dr. Celso Pereira de Sá, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
Para acessar ao questionário, basta clicar no link abaixo e responder.
http://pt.surveymonkey.com/s/pesq_quest
Se puderem, encaminhem esse e-mail para todos da sua lista de e-mails.
Obrigado,
Tiago Paz e Albuquerque
Aluno de doutorado
Programa de Pós-graduação em Psicologia Social
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Fone: 55 21 83544022
E-mail: tiagopaz@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/9814411412881480 "